Aquecimento central a peletes

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central a peletes

Mensagem por Magma »

verifiquei que este tema já foi debatido neste fórum, mas, agora que a estação fria está novamente a caminho, gostaria de pedir a opinião ao fórum, sobre esta forma de aproveitamento de biomassa.

a minha casa tem cerca de 300m2 e pré-instalação de aquecimento central e isolamento razoável/bom. agora, estou a pensar em aplicar os radiadores instalar uma caldeira a peletes, que ficará instalada num compartimento no da casa (com chaminé/tubo inox de exaustão) que comunica directamente com quase todos os compartimentos da mesma. assim estou também a contar que libertação de calor da caldeira ajude a aquecer a casa.

no entanto, estou ainda um pouco verde em relação á diversidade de equipamentos (vantagens e desvantagens) e respectivos preços. o preço das peletes também poderá ser determinante na minha escolha.

cumprimentos a todos os membros do fórum.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central a peletes

Mensagem por Magma »

reparei que ninguém respondeu ainda.

seria interessante que os membros do fórum que têm este tipo de caldeiras, ou que conhecem esta tecnologia, compartilhassem as suas experiências sobre consumos, poder calorifico, etc.

na zona onde resido não tenho acesso a gás natural e o gasóleo, para além de poluente está cada vez mais caro. é este o motivo porque gostaria de saber mais sobre estas caldeiras, não tenho qualquer interesse comercial nesta situação.

cumprimentos a todos os membros do forum.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

aguenta aí um bocado. tem paciência. eu não respondo porque não sei.


OmeuNOME
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta out 17, 2007 8:48 pm

Mensagem por OmeuNOME »

também gostava de saber mais informações sobre esse tipo de aquecimento, uma vez que também estou a pensar usar essa tecnologia cá em casa.

só vi aparelhos da marca ecoteck mas ainda não sei os preços, em princípio irei saber preços depois de amanhã, mas ainda me restam algumas dúvidas sobre qual devo escolher.

opiniões serão bem vindas.


Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central a peletes

Mensagem por Magma »

ok. depois dá algum feedback.

cumprimentos
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central peletes

Mensagem por Magma »

acabei de saber que o modelo hidrocopper da ecoforest poderá custar à volta de 3050 euros, na versão sem aquecimento de águas sanitárias.

no entanto, a potencia anunciada (24 kw) poderá ser pouca para a minha situação, com mais de 300 m2 para aquecer, embora conte com a ajuda de dois recuperadores a ar quente, na sala e na cozinha. o isolamento da casa penso que é bom.

gostaria de saber opiniões de quem conhece melhor este sistema, ou que já o possui.

cumprimentos ao fórum.

Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

para essa área, é capaz de ser necessário quase o dobro.


Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central a peletes

Mensagem por Magma »

de facto, ao fazer uma simulação no site da vulcano, verifiquei que para aquecer a minha casa, partindo do persuposto que tem bom isolamento, é necessário 28 a 29 kw.

ainda assim, nem sempre terei necessidade de aquecer toda a casa em simultâneo. normalmente só utilizo 3 quartos e wall onde vou instalar a caldeira, devido á sua grande área também serve de sala, não havendo necessidade de utilizar a sala diariamente.

ainda assim, no caso de necessitar de aquecer toda a casa em simultâneo, posso utilizar os recuperadores da sala e cozinha. assim teria disponivel a seguinte potência 24+8+8 = 40kw (os recuperadores de ar quente terão uma potência de 8 a 10 kw cada um).

no entanto, são contas feitas por um leigo na matéria, e por isso aceito as vossas opiniões.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

acho que está bem. como tenho um recuperador sei que dá essa potência. mas estás a fazer cálculos partindo do principio que vais usar a potência máxima. nunca se devem usar os equipamentos muito tempo na potência máxima, portanto aconselho a que escolha uma caldeira mais potente.


Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central a peletes

Mensagem por Magma »

não tinha pensado nessa situação.

uma vez que não tenho acesso gás natural, que outras fontes de energia devo considerar para além das peletes?

não sei se as bombas de calor são adequadas para aquecimento central com radiadores.

obrigado e cumprimentos.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

acho que há caldeiras a pellets com potências superiores, nem que não sejam de outras marcas, e pelo preço que essa custa não me parece nenhuma pechincha. falou-se nisso já no fórum. experimenta fazer umas pesquisas.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

embora ja se tivesse falado no assunto anteriormente :
-prever espaço de 9m² para stock dos peletes milho ou trigo +aproximadamente4m² para a instalacao dos equipamentos é claro que depende dos modelos
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central a peletes

Mensagem por Magma »

é verdade que este tema já foi debatido no fórum, no entanto, ainda não apareceu ninguém possuidor deste sistema a compartilhar as suas experiências. seria interessante que tal acontecesse.

tenho pesquisado modelos de caldeiras a peletes (extraflame, ecoteck, ecoforest, mcz, palazzetti, envirofire e edilkamin) e, no entanto, não consigo encontrar modelos que tenham potências superiores a 27 kw e que possam ser instaladas na zona nobre da habitação.

as caldeiras com esta tecnologia, dos poucos modelos que consegui averiguar, têm preços muito altos. se alguém possuir, ou conhecer este tipo de caldeiras e me poder ajudar, fico desde já agradecido.

cumprimentos a todos os membros do fórum.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

netcruiser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Localização: vialonga

Mensagem por netcruiser »

caro companheiro,

vou montar (melhor, vou pagar pra me montarem ) um queimador de pellets, para aquecimento central.

se kiseres posso reenviarte um mail com os dados técnicos de dois queimadores. 1 queimador de pellets e outro hibrido, queimador de pellets ou lenha.

tenho dois paineis solares de vácuo para akecimento de águas sanitárias, o queimador de pellets para aquecimento central, uma lareira (lenha) numa sala de estar e jantar de 60m2, com recuperador de calor para a sala e um dos quartos. para terminar, tenho o ac, com bomba de frio e de calor.

a lareira está colocada na zona central da casa, para que as paredes interiores absorvam o calor e o dessiminem. pode parecer um pouco estupido, mas acho um disparate ter uma lareira numa extremidade da casa, costas com uma parede que dá para a rua. alguém já colocou a mão numa parede, na rua, e sentiu o calor da lareira???

abraço ambientalista

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

uma boa ideia!

está cada vez mais verde!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

se a lareira estiver bem isolada com lã de rocha, não há transferência de calor pela parede.

Avatar do Utilizador

netcruiser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Localização: vialonga

Mensagem por netcruiser »

orbis Escreveu:se a lareira estiver bem isolada com lã de rocha, não há transferência de calor pela parede.

todas as paredes exteriores, que toquei e que têm por dentro uma lareira encostada, apresentam-se quentes (no exterior).
podem realmente estar mal isoladas,...mas ....com a lã de rocha a isolar uma parede exterior, reflecte o calor para dentro da chaminé....termodinâmica...lá vai a subir ... e sai por onde entra o pai natal.

abraço

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não. para isso é que lá está o recuperador de calor.

Avatar do Utilizador

netcruiser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Localização: vialonga

Mensagem por netcruiser »

então anda por aí muita lareira muito mal isolada!!!

abraço

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a maior parte. posso-te dizer que a minha está colocada contra uma parede interior, que forçosamente é fina. não se nota a parede aquecer nada do outro lado.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”