BIOMASSAS O AQUECIMENTO MAIS BARATO E ECOLÓGICO

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

esses valores não são para todas as carteiras


djkalu
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta set 19, 2007 5:30 pm

Encontrei isto

Mensagem por djkalu »

Imagem


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

bom gráfico djkalu.

acrescento o gás natural, que é sensivelmente 50% do propano e 55% do gasóleo de aquecimento (neste momento).
nem sei se o gasóleo de aquecimento já levou mais um tombo nos impostos.
alguém sabe se era já em 1 de janeiro? é que só devo receber facturas disso lá para o fim da próxima semana.


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Custo mensal do aquecimento a peletes

Mensagem por Magma »

na minha última intervenção, enganei-me e referi que o custo do meu aquecimento a peletes era de menos de 100 euros semanais, no entanto, eu queria dizer menos de 100 euros por mês.

perante os dados que forneci e que continuo a registar, gastando um saco por dia de 15 kg que custa 3,2 € (3,2 x 30 dias = 96€).

no entanto para a caldeira ter este rendimento é necessário uma limpeza regular, pois se o recipiente metálico onde se dá a combustão estiver obstruido, o rendimento diminui. também é preciso proceder à limpeza dos permutadores, deslocando uns ferros que se localizam lateralmente na caldeira ( é este o senão que apontava na minha última mensgem, dado que é mais um trabalho)


peço desculpa pelo engano


lá vem ele
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 23, 2007 11:35 pm

Mensagem por lá vem ele »

viva!

estando eu interessado num equipamento desta natureza, os tais 100 euros por semana que referiu anteriormente deixaram-me completamente ko. tal consume inviabilizava completamente a compra de tal equipamento. teria sérias dificuldades em suportar tais custos.

já os 100 euros mensais, atendendo à dimensão da sua casa (250 m2) parecem-me razoáveis. a minha tem apenas 180 m2 (90 no r/c ,mais 90 no 1.º andar), o que à partida resultará numa diminuição, embora que possivelmente pouco significativa nesse custo mensal, tornando ainda mais aliciante a solução dos pelletes.

ainda estou numa fase de estudo. foi bom ouvir a sua opinião, já que resulta de uma experiência prática.

a manutenção que fala, obriga a quantas intervenções por mês? qual o tempo médio de cada intervenção?


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central a peletes

Mensagem por Magma »

o recipiente onde se dá a combustão deve ser vigiado diáriamente para que os furos por onde se dá a passagem do ar estejam desobstruidos, caso contrário a queima torna-se incompleta (foram estas as instruções do tecnico). a operação é rápida e simples, basta tirar o recipiente, sacudi-lo num balde e voltar a colocar o mesmo no local, ou proceder à sua aspiração. os permutadores, limpam-se puxando uns ferros para trás e para a frente algumas vezes. estes puxadores tornam-se acessiveis ao abrir uma porta lateral.
a gaveta das cinzas pode ser esvaziada de quinze em quinze dias.
periódicamente, após o consumo de 500 kg de peletes, deve-se escovar a zona de combustão com uma escova fornecida.
a limpeza diária + o reabastecimento da tulha de peletes, demora 5 a 10 minutos.
é esta a minha experiência até ao momento.

vamos lutar por um desenvolvimento sustentável.


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Aquecimento central a peletes

Mensagem por jcaiado »

magma Escreveu:o recipiente onde se dá a combustão deve ser vigiado diáriamente para que os furos por onde se dá a passagem do ar estejam desobstruidos, caso contrário a queima torna-se incompleta (foram estas as instruções do tecnico). a operação é rápida e simples, basta tirar o recipiente, sacudi-lo num balde e voltar a colocar o mesmo no local, ou proceder à sua aspiração. os permutadores, limpam-se puxando uns ferros para trás e para a frente algumas vezes. estes puxadores tornam-se acessiveis ao abrir uma porta lateral.
a gaveta das cinzas pode ser esvaziada de quinze em quinze dias.
periódicamente, após o consumo de 500 kg de peletes, deve-se escovar a zona de combustão com uma escova fornecida.
a limpeza diária + o reabastecimento da tulha de peletes, demora 5 a 10 minutos.
é esta a minha experiência até ao momento.

vamos lutar por um desenvolvimento sustentável.
estou a ver que temos a mesma caldeira , realmente a parte da limpeza é a mais chata , na altura o tecnico que fez a instalação disse-me que era apenas seria necessário limpar o cesto uma vez por semana, mas rapidamente comecei a ver que pelo menos de dois em dois dias tem que ser limpo o ideal é mesmo todos os dias, pois como disse e muito bem, o rendimento diminui bastante. no meu caso os restos de que acumulam no cesto ficam de tal forma agarrados ao cesto, que só com a aspiração não vai lá, tenho mesmo que raspar... mas aqui acho que isto tambem é influenciado pela qualidade dos pellets que ando a consumir... vou tentar experimentar os da "soltotal", ouvi dizer que são melhores! a tulha bem cheia leva 45kg o que é pouco, para aumentar a capacidade, fiz uma chapinha do genero da tampa da tulha para colocar do lado oposto e assim coloco mais um saco ao alto aberto por baixo, em cima da tulha aumentando a capacidade para 60kg. para limpar os permutadores, já me lembrei de fazer uma chapa com uma pega com furação dos ferros, desta forma ao puchar a chapa, actuo sobre todos os ferros.... mas não tenho muita certeza que funciona bem, é capaz de ser necessario muita força , quanto a consumos ainda não fiz nenhuma media, pois a caldeira não tem potencia para a casa toda.. + de 320m^2, a intenção é no salão +- 100m^2 , quando houver €€€ aplicar ac e utizar a caldeira para o resto...
tambei fiquei admirado com o tempo que a caldeira demora a aquecer a agua , nunca tive caldeira a gasoleo, mas conheço quem tenha e realmente a aquece bem mais depressa a água, para já não falar que a caldeira a diesel tem isolamento que permite manter a agua dos permutadores entre os 40-60º durante bastante tempo, nesta, a agua cai para a temperatura ambiente... como no meu caso está numa zona da casa (jardim de inverno), mal isolado, em dias frios posso ter a agua muito baixa temperatura acho que este tipo de caldeira é bom para trabalhar em continuo com poucos on/off pelo meio. tenho uma programação semelhante à sua, e noto que demanha devido à sua lentidão não é grande opção para quem queira por exemplo utilizala por duas hora como é o meu caso. mas também nada é perfeito... mas saber que estamos a ajudar o meio ambiente sabe muito bem

atentamente,
jc


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: BIOMASSAS O AQUECIMENTO MAIS BARATO E ECOLÓGICO

Mensagem por itisix »

não querendo fazer publicidade, fica aqui um site com muitas soluções e preços (sempre dá para tirar uma ideia).

http://www.sitiodaslareiras.com/

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”