Construir Fogão a lenha

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Construir Fogão a lenha

Mensagem por Eletrico »

orbis Escreveu:se não és, pareces.
obrigado
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construir Fogão a lenha

Mensagem por Ferra »

boas.
devo dizer que já ajudei a montar um circuito de aquecimento num fogão parecido com esse. foi instalada uma serpentina na zona onde se queima a lenha e ligada a um circuito com um cilindro de 150 litros. fornecia água quente com fartura que o dono decidiu-se a montar uns radiadores pela casa. no inicio tivemos o problema de durante a noite o lume se apagar e a bomba de circulação continuar a fazer circular a água até esta atingir a temperatura de 55 graus. resultado: de manhã quase não havia água quente. solução aumentar a temperatura de disparo da bomba para 70 graus.
resolveu-se assim esse problema.
como radiadores havia 2 de 7 elementos e 1 de 11 elementos. na tarde em que estivemos a fazer experiencias já se sentia uma elevação na temperatura das divisões. uma coisa que notei foi que a temperatura dos radiadores nunca passou do suportavel ao toque.
não posso dizer mais nada porque isto foi durante umas ferias escolares em que ia trabalhar numa empresa de electricidade e canalizações (para ganhar uns tustos) e não voltei lá...
não sei se vale a pena mas que é possivel é.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Construir Fogão a lenha

Mensagem por ventoinhas »

essa faz-me lembrar os tempos em que residia nas obras em construçao ,e que faziamos um fogo em cima dum tubo galvanizado para obter agua quente .mas tinha que estar a agua sempre aberta para nao ferver a agua no tubo .em circuito fechado ja requer mais tecnica mas é claro que é possivel .
existem umas lareiras que consiste em pacar varios tubos no interior da lareira e o ar entra por baixo e é aspirado pelo ar quente da parte superior .quando se aspira o ar quente para enviar para o resto das divisoes outro ar vai ocupar esse lugar. e assim o que se gasta em electricidade do motor compensa com todas as calorias que sao recuperadas . alias ainda muito calor vai la para a rua quem quizer mesmo se aquecer bem é ensaier de se sentar em cima da cheminé .dai que para construir fogao a lenha mais eficaz teria que haver um meio de recuperar ainda mais as calorias que sao enviadas para onde o conforto nao é solicitado .ja agora um aparte em locais bastante frios as aves procuram as cidades para pacar a noite as temperaturas sao menos frias que nos arredores da cidade e isto porque existem as chemines (fabricas,lareiras etc) as luzes e outros meios de fornecer aquecimento constante .numa casa bem isolada e em locais proximos é a casa melhor isolada termicamente que mantem a neve em cima mais tempo isto sao exemplos simples mas que se podem constatar .o ar(vazio) nao se ve mas permite tantos fenomenos que no futuro e quando acabar a nossa idade os grandes cientificos iram dizer que na era do petrolio os conhecimentos pouco menos rodimentares eram que na idade da pedra;
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Construir Fogão a lenha

Mensagem por itisix »

isto vai paracer estúpido, mas andei a arrumar umas coisas em casa e dei com uma caldeira a gás. já não me lembrava dela.
era a caldeira que estava lá em casa quando a comprei e troquei por outra. é uma roca de 20kw. e o melhor é que não é electrónica. é de chama piloto.
vou tirar-lhe a casca para ver como posso po-la a dar calor com lenha.
basta-me fazer uma câmara de combustão para a lenha e umas ligações, mas onde exactamente colocar o permutador? pelo que tenho lido por aqui, é melhor não ficar em contacto com a chama, certo?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construir Fogão a lenha

Mensagem por Ferra »

força. depois posta aqui os resultados. penso que o unico problema vai ser a fuligem. a queima de lenha é diferente da queima do gaz.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”