Algarve: Monchique ganha 1ª Central de Biomassa da região

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Algarve: Monchique ganha 1ª Central de Biomassa da região

Mensagem por luimio »

faro, 30 jan (lusa) - o algarve vai ganhar a primeira central de biomassa em 2012, estrutura amiga do ambiente que transformará resíduos de floresta em electricidade, cujos objectivos, além de obter energia, é prevenir incêndios e oferecer empregos.

a biomassa é feita a partir de mato, resíduos de cascas, folhas ou ramos de árvores, árvores, produtos agrícolas como a beterraba ou cereais ou ainda a partir de gás animal.

em declarações à lusa, o presidente da câmara de monchique, carlos tuta, afirmou estar convicto que a construção da central de biomassa arranca ainda antes do final de 2009.

a edp, por seu turno, disse à lusa que a conclusão da central está prevista para 2012.

"temos a expectativa de, durante o prazo estabelecido para a implementação da estratégia de geração de electricidade com base em biomassa florestal em portugal, que como se sabe termina em 2012, se concluir a central", explicou fonte das relações públicas da edp.

questionada pela lusa sobre se a edp é que irá fazer a obra, a empresa explicou que serão lançados "concursos públicos", levando a uma agregação de empresas de especialidades diversas, capazes de "consumar a edificação da central em cerca de dois anos e meio".

a central de biomassa terá um investimento na ordem dos 75 milhões de euros da bioeléctrica - empresa controlada pela edp altri - e estima-se que vá gerar cerca de 20 empregos directos e cerca de 150 empregos indirectos para recolha, processamento e transporte da biomassa, adiantou à lusa a empresa.

a central de biomassa ficará na localidade de alcanforado, foz dos besteiros, que faz fronteira com o concelho de odemira e vai produzir energia para "satisfazer um consumo médio anual de cerca de 100 mil habitantes", indica a edp.

esta central vai "dar escoamento útil aos excedentes gerados nas actividades de exploração florestal" e converterá "toda a biomassa florestal residual, actualmente sem valor económico, em electricidades", explicou a mesma fonte da edp.

confiante sobre o sucesso da central, o autarca de monchique, conta que é uma forma de contribuir para a diminuição dos incêndios e para ter as matas limpas e também vai trazer.

"cada tonelada de resíduos será pago entre 25 a 30 euros", mencionou carlos tuta.

a valorização da biomassa florestal faz parte da estratégia nacional para a promoção e desenvolvimento das energias renováveis.

em 2006, o governo abriu 15 concursos para novas centrais de produção de electricidade através da biomassa, com uma potência conjunta máxima de 100 megawatts, segundo a informação disponibilizada no site da direcção-geral de geologia e energia.

portugal tem como objectivo atingir em 2010 uma meta de 150 megawatts de energia eléctrica produzida através da biomassa.

a edp tem, desde 1999, uma central em mortágua, a pioneira em portugal e na europa, com o mesmo tipo de biomassa que vai ser a central de monchique e é responsável por uma segunda central em vila velha de ródão, que iniciou há um ano a exploração comercial.

segundo informações da edp, um dos grandes benefícios desta central de monchique é que vvai escoar a biomassa produzida na exploração florestal "dinamizando a gestão florestal e o ordenamento do território" através da diminuição do risco de incêndio florestal.

ccm.

lusa/fim

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”