Caroço de azeitona

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Caroço de azeitona

Mensagem por jeanuc »

sei que na estremadura espanhola utilizam caroço de azeitona em substituição das pellets em salamandras.
alguém tem experiências sobre isto?
já agora, como é a receptividade dos lagares na venda do caroço de azeitona a particulares?


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por itisix »

jeanuc Escreveu:sei que na estremadura espanhola utilizam caroço de azeitona em substituição das pellets em salamandras.
alguém tem experiências sobre isto?
já agora, como é a receptividade dos lagares na venda do caroço de azeitona a particulares?
procura bem no forum que eu já vi disso por aí.


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por pmonteiro1 »

olha amigo ontem vi uma maquina com estes olhos a trabalhar com bagaço e caroço de azeitona misturado que espetaculo foi feita por metalomecanico , epá nao é aquela maquinazinha bonita mas está um espetaculo funcional e na perfeiçao estive la 3 horas a ver aquilo, parece um relogio ! ele compra ja com iva para o " porreiro pà porreiro !!! " a 10 centimos o quilo. produz quase nada de cinza ou seja limpeza uma vez por mes ja esteve a trabalhar a pellets diz ele experimentou a serradura mas nao deu mas...nao perdeu a esperança o gajo é uma maquina. propos me a alteraçao de uma a lenha p30 da roca para comer todos esses materiais vamos ver estou confiante eheheheh. cumps


pgilm
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por pgilm »

boa noite,

como dirigente de um lagar, estou aberto a venda de caroço a particulares.
produzimos cerca de 3.5 milhoes de quilos de bagaço por ano e este ano vamos ter um desencaroçador a funcionar e prevemos ter cerca de 250 toneladas de caroço para vender.

um dos problemas do caroço, é que a sua extracção coincide com a mesma altura da sua queima, e como ainda tem alguma humidade, o seu poder calorico é alterado. o melhor mm é comprar num ano para utilizar no outro.

a venda a particulares, não é uma objecção, antes pelo contrario, pq ate as exigencias de embalagem são diferentes e em mts casos nem existem, pq compram a granel e ´preço é mas barato.

quem estiver interessado pode deixar aqui a sua mensagem.

p.s. estamos no centro do país, a 2 km, de distancia da a1.

pedro gil


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por pmonteiro1 »

muito obrigado da minha parte mas nao tenho maquina !! virei para a lenha. mas o meu amigo que possui essa maquina abastece ai nessa fabrica, eheheh a malta nao anda distraida.cumprimentos


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por Magma »

tenho uma caldeira a peletes e gostava de esperimentar se funcionava com caroço de azeitona. onde é a fábrica que referiu. por favor envie-me detalhes (localização, preço e outrsa condições) para o meu email: [email protected]
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por raposo »

já há caldeiras dessa em portugal!!! importadas de itália!!!
a comer caroço de azeitona e serradura!!!

conheço representante!!!


BonoBono
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo out 26, 2008 4:36 pm

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por BonoBono »

boa tarde.

face a ter verificado neste forum saber quem comercializa máquinas que consomem caroço de azeitona, solicito que me possa indicar se possível, se existem recuperadores de calor a funcionar com esta biomassa.

também gostaria de saber quem é o representante, ou então, onde poderia conseguir mais informação acerca deste tipo de produtos, por aqui ou então através do mail: [email protected].

obrigado e cumprimentos.

Avatar do Utilizador

grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por grbestudio »

boas, eu tenho uma caldeira a queimar caroço de azeitona.
é da marca sime e o modelo é a solida 8 pl.
ela vinha de fabrica preparada para pellets e com o caroço de azeitona não funcionava muito bem. no manual não vinha informação suficiente para poder alterar parâmetros de modo a funcionar bem, então investiguei na net e encontrei um manual de serviço de uma máquina semelhante que usa o mesmo controlador (sy325). após algumas horas de observação da máquina a queimar caroço de azeitona lá consegui que ela funcionasse a 100%. alterei os tempos de funcionamento de algumas etapas do arranque como o tempo de estabilização, a quantidade de caroço que cai do sem fim, força da ventilação.
resultado: em vez de gastar 800€ de pellets por ano gasto 250€ de caroço de azeitona, o que acho uma valor muito bom para uma casa grande como a minha.
Anexos
silo-caroço-azeitona.jpg
silo-caroço-azeitona.jpg (31.16 KiB) Visto 28302 vezes
sime-solida-8-pl.jpg
sime-solida-8-pl.jpg (87.36 KiB) Visto 28302 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por serges »

antes de mais os meus parabéns, mas peço lhe que partilhe essa informação, a alteração que fez a sua caldeira para outros poderem seguir os seus passos...

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por grbestudio »

terei todo o prazer em ajudar quem tenha uma caldeira igual (sime solida 8 pl). devo alertar para máquinas que se encontrem em garantia, se as pessoas mexerem em parâmetros que possam estragar a máquina, perdem a garantia porque vão mexer em menus protegidos para serem alterados só por técnicos da marca. quem se meter nesta aventura tem que ser muito consciente e cuidadoso para não estragar.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por serges »

obrigado!

pessoal agora é questionar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


petei
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jul 21, 2011 2:33 pm

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por petei »

O caroço de azeitona pode ser uma boa fonte energética renovável, depois de ser seca num secador o seu poder calorifico aumenta bastante, há uma empresa nacional que se dedica-se projectos e fabricação de sistemas de secagem completos...
vale a pena apostar em energias renováveis e em empresas nacionais para ajudar o nosso pais a sair deste buraco financeiro...


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por Tó Miguel »

Resíduos da produção de azeite e da cortiça aproveitados para energia

João Carlos Almeida Ribeiro Claro, docente e investigador do Centro de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), responsável por um projecto que permite transformar em energia os resíduos da produção de azeite e da cortiça, diminuindo os efeitos do impacto ambiental, foi um dos vencedores do “Green Projects Awards” de 2011, atribuído na Culturgest.
O processo que a UTAD pretende implementar faz o tratamento dos resíduos e efluentes das unidades de produção de azeite através da utilização de resíduos da indústria da cortiça. O processo dá origem a um produto ou material que, por sua vez, não se constitui num novo problema, nomeadamente, no que se refere ao seu destino final.

O produto resultante apresenta um grande potencial de valorização constituindo-se em biomassa com um elevado poder calorífico. Este facto abre excelentes perspectivas no âmbito da valorização energética, por exemplo, na produção de pellets e briquetes. Desta forma, encontra-se uma solução para os resíduos e obtém-se uma mais-valia económica para as unidades de produção de azeite.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50965&op=all
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Joao Roque
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo nov 20, 2011 12:28 am

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por Joao Roque »

ola
alguem ai sabe dar uma dica pros parametros da caldeira multiheat da baxi pra queimar caroço de azeitona?
é que tenho uma regulei como se fosse cereal e faz uma fumaceira louca e pouco rendimento.


ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por ffbento »

Ora vivam,

Algumas dúvidas relaccionadas com o tema:

- Alguém já experimentou queimar o bendito caraço numa hidrocopper por exemplo?

- O acendimento do caroço é semelhante ao dos pellets? Ou seja, basto o caroço cair no copo e com a resistência e ventilação, incendeia?

Obrigado,

ffbento


Snows
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado dez 22, 2012 7:06 pm

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por Snows »

Olá a todos,
Comprei uma caldeira a biomassa e cria comprar caroço de azeitona, Sabem onde posso comprar?
email: [email protected]

Obrigado
Abraço
Snows


Snows
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado dez 22, 2012 7:06 pm

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por Snows »

grbestudio Escreveu:boas, eu tenho uma caldeira a queimar caroço de azeitona.
é da marca sime e o modelo é a solida 8 pl.
ela vinha de fabrica preparada para pellets e com o caroço de azeitona não funcionava muito bem. no manual não vinha informação suficiente para poder alterar parâmetros de modo a funcionar bem, então investiguei na net e encontrei um manual de serviço de uma máquina semelhante que usa o mesmo controlador (sy325). após algumas horas de observação da máquina a queimar caroço de azeitona lá consegui que ela funcionasse a 100%. alterei os tempos de funcionamento de algumas etapas do arranque como o tempo de estabilização, a quantidade de caroço que cai do sem fim, força da ventilação.
resultado: em vez de gastar 800€ de pellets por ano gasto 250€ de caroço de azeitona, o que acho uma valor muito bom para uma casa grande como a minha.
Olá,
Podes informar onde posso comprar o caroço de azeitona...!
Obrigado
Snows


angelo.torres
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 01, 2013 1:31 am

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por angelo.torres »

Boas noites
Acabei de adquirir uma caldeira hergom dth 30s, que queima casca de amendoa, bagaço de azeitona, pellets e a lenha.
Gostaria de saber quem fornece o caroço de azeitona perto ou realmente perto da zona da guarda.

Obrigado
meu mail é: [email protected]

Avatar do Utilizador

Ngcmonteiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça fev 12, 2013 11:26 pm
Localização: Fundão

Re: Caroço de azeitona

Mensagem por Ngcmonteiro »

Boas,
É a minha primeira vez por aqui e espero aprender bastante e poder contribuir com alguma experiência na minha área. Mas pra ja procuro caroço de azeitona de boa qualidade e preço convidativo. Alguém sabe de um bom fornecedor para revenda?
Eu gosto é de aprender!
NM

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”