Rendimento de caldeiras

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Rendimento de caldeiras

Mensagem por jeanuc »

pouco se tem falado de rendimento de caldeiras, pois a maioria de nós não tem conhecimentos, nem capacidade de fazer grandes alterações da configuração da caldeira.
pretendo assim que se coloquem assim algumas considerações práticas, que podem ajudar a reduzir consumos, e logo melhor o ambiente.
coloco já alguns aspectos que tentei controlar para aumentar o rendimento:
-temperatura dos gases de saída - máx 190ºc, min 85ºc - quanto maior for a temperatura de saída menor o rendimento. soluções: diminuir a velocidade de queima, diminuir a temperatura de fluido de trabalho.

-diminuir a percentagem de humidade das pellets - regra de ouro - boas condições de armazenamento. para ajudar coloquei um saco de pellets em cima da salamandra, secando ainda um pouco mais as pellets.

- aumentar a eficiência da queima - um aspecto mais dificil de controlar pois não tenho muitas maneiras de controlar a qualidade da queima. reduzi a quantidade de ar admitido, porque assim dissipo menos calor para aquecer ar que não vai ser utilizado na queima. o ponto limite foi quando a formação de resíduos de carvão foram evidenciados. em paralelo reduzi a velocidade de extracção para que a queima seja mais lenta e que as partículas formadas se precipitem com mais facilidade.

são apenas algumas ideias...

- calor residual dos gases de escape - aspecto sobre o qual ainda não fiz muita coisa, mas pretendo alterar esta situação. um das primeiras ideias que tive foi utilizar uma serpentina de cobre para aquecer água, e assim fazer o apoio aos paineis solares. a condensação de água não é problema, pois a chaminé é estanque (como deveria ser) e tenho ponto de recolha de condensados. a acumulação de cinzas na serpentina não deverá ser problemática pois a sua área (para acumulação) é pequenas e seria colocada de modo a permitir a sua limpeza simples. a seguinte seria aquecer o ar de admissão da caldeira. faria isso utilizando um tubo que envolve a chaminé de saída. entre o tubo externo e o interior estariam laminas de alumínio para aumentar a transferência de calor e realizar a união mecânicas dos dois tubos. e depois era ligar à entrada de ar da salamandra.


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Rendimento de caldeiras

Mensagem por jcaiado »

ora aqui está um tema que agrada, pois tambem tenha uma caldeira a pellets

no meu caso, como o local onde está instalada, não necessita de muito aquecimento, vou tentar por começar a isolar ao maximo com lã de rocha toda a parte do permutador, diminuindo assim a capacidade de aquecimento do ar, e potenciando a potencia que é transmitida à agua... tambem gostava de pré aquecer o ar de admissão com um sistema semelhante para a recuperação do calor libertado pelo tubo de exaustão... será que este pré aquecimento trará alguma vantagem bem bem como a solução de isolar com a lã de rocha???? é que não percebo muito disto mas parece-me que fazem algum sentido para o pre-aquecimento do ar tambem estava a pensar num tubo envolvente ao da exaustão onde o ar entra pelo topo superior do tubo (tenho cerca de 3 mt de chaminé no interior da casa), e era recuperado na parte inferior do tubo. claro que a parte inferior do tubo que circunda o de axustão tem de estar ermeticamente estanque, para o obrigar o ar a entrar no topo ir descendo por efeito de depressão provocado pela explulsão dos gases de de combustão da caldeira. se calhar consigo colocar ar pré aquecido a cerca de 70-80º, isto são tudo ideias apenas..... e não tenho certeza que funcionem

jc


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Rendimento de caldeiras

Mensagem por jcaiado »

jeanuc Escreveu: -diminuir a percentagem de humidade das pellets - regra de ouro - boas condições de armazenamento. para ajudar coloquei um saco de pellets em cima da salamandra, secando ainda um pouco mais as pellets.
esta ideia, utilizo-a mas é para aumentar a capacidade reservatorio dos pellets sempre são + 15kg

jc


Autor do tópico
jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Rendimento de caldeiras

Mensagem por jeanuc »

eis duas ideias para um permutador de calor para o ar de entrada da caldeira
Imagem
a primeira figura mostra um esquema feita com tubo flexivel de alumínio de um diametro pequeno. está rodeado por um tubo que está isolado com fibra de vidro.
a segunda é composta por uma série de aneis seccionados, que servem como aletas para aquecer o ar de entrada. o tubo exterior também é isolado, sendo um tubo duplo de inox que contém fibra de vidro entre os dois tubos (é muito usado nas caldeiras a gasóleo para diminuir o ruído).
atenção ao sentido de circulação de ar e gases de escape que são opostos para aumentar a eficiência do permutador.
como a possibilidade de acumular poeiras dentro do permutador é elevada, o ideal é também montar um filtro de entrada.


Autor do tópico
jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Rendimento de caldeiras

Mensagem por jeanuc »

eis um esquema de um permutador de calor para aqs
Imagem
o objectivo seria combinar este permutador com paineis solares.
assim a sonda de temperatura 1 por estar dentro do tubo de exaustão aquece muito mais depressa que a sonda 2, comanda a válvula de três vias que dirige o fluxo do fluido de trabalho para os paineis ou para este permutador. a utilização deste estratagema permite compensar a baixa velocidade das válvulas de três vias, que usualmente demoram entre 5 a 10 segundos a alternar de circuito.
a segunda sonda é a sonda de controlo da temperatura do permutador. funciona como a de um painel solar, sendo montada com um t ou então simplesmente amarrada ao tubo de cobre. estando fora do tubo de exaustão demora mais tempo a aquecer, mas também é menos corroida que a sonda nº1.
como os tubos usados são de cobre, tendo este uma elevada condutividade termica, a possibilidade de sobrepressão, por evaporação de água, é baixa, desde que a sonda nº2 seja colocada perto da saída do tubo de exaustão, tal como no esquema.


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Rendimento de caldeiras

Mensagem por jcaiado »

caro jeanuc,

a minha ideia para o permutador de calor é semelhante sua solução da figura 2, até porque para implementar a da figura 1, não tenho espaço, uma vez que apena tenho cerca de 3cm entre tubo de exaustão e a parede! agora gostava era mesmo de ter uma ideia da mais valia de efectuar o pre-aquecimento do ar da combustão, para ver se vale a pena ou não estar com o trabalho...

jc


Autor do tópico
jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Rendimento de caldeiras

Mensagem por jeanuc »

teoricamente ao aquecimento do ar de entrada tem como vantagem de diminuir a energia que se despende para aquecer o ar em excesso que é utilizado na combustão, e a parte do ar que não reage (70% de azoto).
assim pode-se aumentar o rendimento da caldeira.
além disso ao aumentar a temperatura dos gases de entrada aumenta também a temperatura de combustão e dos gases de escape. temos um gradiente térmico maior entre o fluido de trabalho e os gases de combustão com uma eficácia maior na permutação.
em relação à tua escolha, o esquema da figura1 é mais fácil de implementar e mais barato. o grande problema é entrares tubo de alumínio de 3cm de diametro. ele existe pois na empresa onde trabalho temos várias saídas de escape de máquinas montadas com esse tubo. mas não sei te dizer quem vende em portugal o tubo pois o equipamento veio da alemanha, com todos os acessórios.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”