EcoForest VS ExtraFlame

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

boa noite

se ajudar vou informar a comunidade sobre as 2 primeiras semanas de operação da minha ecoforest hidrocooper.

tenho uma vivenda com 250m2 para aquecer, com 88 elementos de radiação.
a caldeira funciona bem, desde que se percam 5 minutos por dia para uma pequena manutenção.
estes 5 minutos são absolutamente imprescindíveis para que ela não se desligue, pois o copo onde se efectua a queima tem tendência para ficar obstruído, e sem oxigénio não há fogo .
por isso tal como o magma diz no início do tópico, basta perder esses 5 minutos para que tudo corra bem.

durante os primeiros 30 minutos a caldeira trabalha para aquecer lentamente a água do sistema. este é o único problema. a demora a aquecer a casa. está longe de ser imediata. só ao fim dessa meia hora é que se nota de facto uma diferença na temperatura interna da casa. mas se ligar-mos todos os dias (eu ligo de manhã 2 horas e à tarde 4 a 6 horas dependendo do tempo em que estou em casa), a casa fica muito confortável. ao ponto de no dia de natal ter de a desligar pois estava a ficar a casa excessivamente quente (não a desliguei durante a manhã, só a meio do dia).
tenho sempre todos os elementos a aquecer a casa uniformemente (sem poupanças portanto) e os consumos são de 1 saco por cada 6 horas, ou seja a caldeira gasta 2,5 kg de pellets por hora, 0,50€ por hora, 3 a 4€ por dia.

nos primeiros 2 ou 3 dias a caldeira estava sempre a bombar ao máximo, até aquecer a casa toda (em especial as paredes). agora, tal como foi dito anteriormente, ela reduz para o mínimo após algum tempo de funcionamento (modulação). digo com alguma certeza, que esta caldeira dá para aquecer qualquer vivenda em portugal que não tenha arrojos arquitectónicos (pés direitos enormes ou salas gigantescas). qualquer vivenda "normal", até 350m2/120 elementos de radiação. e com um sistema bem dimensionado, claro.

se tiverem uma vivenda a ser construida, eu pessoalmente acho uma boa opção. o preço foi 3400€ já com instalação. se tivermos em conta os preços de outros tipos de caldeiras (gasóleo, gás) ou até outros sistemas é de facto muito competitivo. isto porque com cerca de 400€ temos um inverno quente. com gás ou gasóleo isso é impossível.
com outros sistemas (ac, bombas de calor, geotermias, etc) talvez se gaste também pouco, mas o custo do sistema, mais instalação leva a um retorno só para o tempo dos nossos bisnetos

quanto a fiabilidade, só num futuro saberei, mas a manutenção diária, e de fim de temporada são importantes para que não haja futuros problemas.

portanto resumindo:
prós -> preço da caldeira (3400€)
instalação (demorou 3 horas)
economia (3 a 4€ dia)
capacidade de aquecimento (acreditem que funciona, e bem...)

contras -> tempo de resposta (demora a aquecer)
manutenção diária (imprescindível, mas 5 minutos chegam)


este tópico foi importantíssimo para a minha tomada de decisão final...
espero que ajude quem estiver a precisar de tomar essas decisões agora.

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Kami
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Kami »

boas

pode me dizer em relação ao barulho que faz? na divisão que fica ao lado ouve-se o trabalhar da máquina?

obrigado e cumps

kami


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

bom dia kami,

a minha está na garagem por baixo da casa e eu não a ouço a funcionar. só quando lá vou abaixo.

o barulho que faz é o da queda dos pellets e dos motores (senfim e ventilador de extracção).
não é absolutamente silenciosa mas também não é incomodativa. se for para dormir com ela na divisão ao lado, e for de noite com silêncio absoluto, aí garanto-lhe que a vai ouvir. mas como de noite ela em princípio estará desligada. normalmente programa-se (e a minha também está assim) para ligar uma hora antes de acordar, para que a casa esteja confortável ao sair da caminha . se assim for, poderá ouvi-la se ela ficar ao lado do quarto. mas se ficar mais longe não terá problemas.
é menos ruidosa do que uma máquina de lavar roupa ou loiça, se ajudar a comparação.

uma coisa que me esqueci de relatar anteriormente é que ela deita sempre um pouco de sujidade, das cinzas, quando se faz a limpeza. tal como uma lareira ou recuperador de calor. se for para ter dentro de casa, na sala, lavandaria, etc, convém aspirar frequentemente à sua volta.

boas novas energias
sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Ecochama
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 27, 2008 9:11 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Ecochama »

boa noite

estou a desenvolver um estudo sobre o potencial energético do caroço de azeitona e posso garantir que as vantagens em relação aos pellets são muitas - maior poder calorífico, humidade constante e preço mais acessível. além disso tem-se a garantia de que a qualidade é sempre a mesma independentemente de marcas: não há mistura de produtos mas sim 100% combustível. a sua utilização em caldeiras a biomassa não é uma novidade e é utilizado com alguma frequência em portugal.

a minha dúvida é: alguém sabe se este produto pode ser utilizado em caldeiras do tipo ecoforest e extraflame?


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jeanuc »

tenho uma ecoforest hidrocooper, e estou satisfeito.
na altura da aquisição estava muito inclinado para comprar uma mcz, mas cada vez que falava com o vendedor o preço alterava (3600, 3800, 4200, 4500), pelo que não gostei e acabei por comprar uma ecoforest por 3000. a extraflame era demasiado cara, 4300, tendo sido logo afastada.
ser lenta no arranque é normal, pois garante um aquecimento gradual de toda a estrutura da caldeira, evitando tensões causadas por um aquecimento desigual da câmara de combustão.
em termos de manutenção diária a limpeza do permutador é simples e rápida, assim como dos outros elementos da hidrocooper, embora suje um pouco em redor.
em termos de manutenção (não limpeza) é simples, e sempre que liguei para o vendedor este respondeu de forma clara. a construção da caldeira é simples, e as funções (não documentadas no manual, que é mau), muito úteis para diagnosticar problemas, sendo acesso aos componentes simples e eficaz.
muito bom também é o controlo que se tem sobre os diversos parametros da caldeira (não conheço outras do mesmo tipo), nomeadamente depressão do ar de entrada, velocidade do ventilador de saída, modo de gestão do ar, temperatura da água de circulação (muito útil para quem tem pavimento radiante), temperatura de standby, etc.


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jcaiado »

jeanuc Escreveu:tenho uma ecoforest hidrocooper, e estou satisfeito.
na altura da aquisição estava muito inclinado para comprar uma mcz, mas cada vez que falava com o vendedor o preço alterava (3600, 3800, 4200, 4500), pelo que não gostei e acabei por comprar uma ecoforest por 3000. a extraflame era demasiado cara, 4300, tendo sido logo afastada.
ser lenta no arranque é normal, pois garante um aquecimento gradual de toda a estrutura da caldeira, evitando tensões causadas por um aquecimento desigual da câmara de combustão.
em termos de manutenção diária a limpeza do permutador é simples e rápida, assim como dos outros elementos da hidrocooper, embora suje um pouco em redor.
em termos de manutenção (não limpeza) é simples, e sempre que liguei para o vendedor este respondeu de forma clara. a construção da caldeira é simples, e as funções (não documentadas no manual, que é mau), muito úteis para diagnosticar problemas, sendo acesso aos componentes simples e eficaz.
muito bom também é o controlo que se tem sobre os diversos parametros da caldeira (não conheço outras do mesmo tipo), nomeadamente depressão do ar de entrada, velocidade do ventilador de saída, modo de gestão do ar, temperatura da água de circulação (muito útil para quem tem pavimento radiante), temperatura de standby, etc.
viva,

tambem tenho uma hidrocooper à 2 anos e não tenho tido problemas, a minha foi um bocadinho mais barata, pois já sou cliente do distribuir (larinox) à muito tempo! tambem estive inclinado para outras marcas bem mais caras, mas como não percebia nada deste tipo de equipamentos, decidi comprar a mais barata que encontrei para que se fosse barretada o prejuizo fosse o menor possivel e tambem porque a larinox fica perto da minha casa, a assistencia tecnica estaria assegurada . como já disse a caldeira tem funcionado muito bem mas tem alguns inconvenientes:
- barulho que no meu caso não se coloca, porque está na casa das maquinas....
- limpeza diaria - para que se retire o maximo rendimento, exige que se faça uma limpeza diaria aos permutadores e cinzeiro. não sei se é da qualidade dos pellets (presumo que sim), mas cria-se borrão no cinzeiro com muito poucas horas de uso que lá está vai diminuir o rendimento do conjunto...
- sujidade criada na limpeza! o sistema de limpeza dos permutadores deveria ser mais evoluido....
- arranque lento! aqui não concordo com o jeanuc. acho que a maquina deveria ter a opção de arrancar sempre no nivel maximo até atingir a temperatura da agua seleccionada, quando atingisse este valor passaria o valor pre programado de arranque. desta forma o corpo da caldeira e o circuito de tubagens era aquecido mais rapidamente... alías já dei esta recomendação à larinox para ser transmitida ao fabricante, trata-se apenas de incluir mais uma função no sofware, haja vontade de o fazer...
- reservatorio dos pellets muito pequeno! eu costumo atestar e no fim ainda lhe espeto mais um saco meio aberto de cabeça para baixo no acesso ao tanque! sempre são mais 15kg de capacidade
- grande parte das cinzas caem fora do cesto (pode ser que já tenham corrigidoesta situação, é bastante simples... basta duas chapinhas)

enfim uma maquina simples que cumpre o pretendido... mas que tem que ser vigiada... o ideal era ter limpeza automatica dos permutadores tipo extraflame e limpeza mais eficaz do cinzeiro e aí sim era uma máquina... pedir não custa e pelo preço comparativamente às outras marcas não se pode exigir muito mais!

como tenho a minha instalada num local onde não necessito de aquecimento, estou a tentar diminuir as perdas por radiaçãoe convecção para ar e transmitir o maximo possivel ao circuito do aquecimento. começei por comprar uma placa de vermiculite para colocar no interior do vidro. outro grande ponto de perda de calor por convecção é a tampa de camera de combustão. vou ver se posso colocar vermiculite pelo interior da tampa, depois estou a pensar em isolar exteriormente o corpo da caldeira, só não sei fe o faça com lã de rocha com uma espuma adesiva que existe (tenho que ver se aquenta a temperatura) e por fim só falta mesmo utilizar utilizar os gazes da combustão para pré aquecer o ar da combustão. com estas alterações espero elevar a temperatura no corpo da caldeira e transferir o maximo de energia para a agua embora estas coisas não regra de 3 simples, reduz daqui aumenta do outro lado, mas sempre se deve conseguir mais 1/1,5kw para a agua..

cpts,
jc


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por artujorge »

cumprimentos.
estou interessado em adquirir uma caldeira pellets para aquecer 96 elementos.
tenho uma moradia nova (2 meses) com pré-instalação feita (irradiadores da roca e tubagem em pex multicamadas).
pela leitura do tópico dá para perceber que a opinião dos participantes tende em considerar a edilkamin a mcz e a rika como boas marcas. a verdade é que eu não posso investir demasiado (mais de 6000 euros é de mais para mim), mas também não gostava de adquirir um equipamento que me dá constantes problemas e sobretudo com pouca eficiência no consumo/aquecimento. tendo em conta isto e o facto de que sairá daqui a minha decisão, gostava que me informassem, tendo em conta a relação preço/qualidade, quais as melhores máquinas deste tipo e as casas que as comercializam.
nota: é a primeira vez que participo neste fórum, aliás inscrevei-me agora mesmo.
parabéns pela qualidade do fórum e do tópico em particular.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Mónica »

já que mais ninguém lhe responde vou tentar:

pelo que pesquisei, se não procurar uma caldeira de "casa de máquinas", mas uma que emite algum calor (e por isso deve estar instalada na casa), encontra coisas por menos de 6000 (a partir de 3500/4000 acho que já encontra), dependendo da potência que precisa.
tente contactar representantes das marcas.

cumprimentos,

mónica


mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por mirai »

boas a todos,

tendo em conta que este tópico já está de alguma forma desactualizado... coloco uma questão:

neste momento os aparelhos a pellets da ecoforest já têm limpeza automática? ou continuam a ter esta desvantagem em relação à concorrência?

estou a ponderar a compra de um aparelho e estou a tentar descubrir qual a melhor opção. neste momento a que ganha mais força é a ecoforest, mas queria esclarecer algumas questões.

obrigado a todos,
mirai


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

boas mirai,

as ecoforest não têm limpeza automática.
mas a limpeza dos permutadores é uma operação que se faz em 20 segundos por dia.
vale mesmo a pena pagar mais 30 ou 40% do preço da caldeira por essa limpeza?
deves conseguir uma hidrocooper por cerca de 3500€ enquanto as extraflame custam mais de 5000€.
sim a qualidade das extraflame é melhor, por isso cada um tem de pesar os prós e os contras.
esses 1500€ dão para 3 ou 4 invernos de pellets.
fica ao seu critério.

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por mirai »

obrigado sugarstorm.

na realidade acho que me vou manter na ecoforest


mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por mirai »

tenho novo dado,

a salamandra da ecoforest que me aconselharam (larinox) foi a h.cooper mini.

no entanto tenho outro orçamento em que me colocaram uma salamandra que não conhecia:

http://www.ecoar.pt/conteudos/default.asp?id=36

qual das duas acham melhor, isto sem olhar aos preços, porque neste caso não mudam muito.

pelo que vi a ecoforest é mais eficiente, 91 para os 85. mas também tem ligeiramente menos potencia...

obrigado

Avatar do Utilizador

Slow_Hands
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta nov 11, 2009 10:13 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Slow_Hands »

boas,
tenho uma ecoforest hidrocopper há cerca de 2 meses que comprei em vila real (casa do lavrador) por 3200€ (o orçamento mais barato que me deram para este aparelho) e até agora estou bastante satisfeito com a relação qualidade/preço.
também estou satisfeito com os trocos que poupo em relação à caldeira a gasoleo que tinha antes!

cumprimentos


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

mirai,

qual o tamanho da casa a aquecer e quantos elementos de radiação?
é preciso saber que volume (m3) é que tem para aquecer e se a casa é bem/média/mal isolada.
no entanto é sempre melhor ter mais capacidade de aquecimento do que a menos...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por mirai »

sugarstorm Escreveu:mirai,

qual o tamanho da casa a aquecer e quantos elementos de radiação?
é preciso saber que volume (m3) é que tem para aquecer e se a casa é bem/média/mal isolada.
no entanto é sempre melhor ter mais capacidade de aquecimento do que a menos...
são 52 elementos e casa mal isolada.

peço desculpa por um equivoco meu, o modelo da ecoforest que me aconselharam foi o h.cooper e não o h.cooper mini.

assim sendo são aparelhos com potencias muito diferentes.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

sim, a hidrocooper tem muito mais potência.
mas para 52 elementos chega perfeitamente.
a sua casa não tem 250 m2 de àrea pois não?
se os orçamentos forem iguais eu ia pela ecoforest.
mas para tão poucos elementos (eu tenho 88 mais 2 toalheiros) se calhar a mini até é suficiente...

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por mirai »

250m2 não... mas é muito fria mesmo.

a diferença é mais de 1400 euros.

a solução mais cara é de uma empresa(não importa refeir qual), com uma assistência pós venda diferente da outra cotação(espero eu).

a tal outra cotação trata-se de um mero instalador, e isso é que não me agrada muito.


myself11
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por myself11 »

sou novo no fórum, e como as caldeiras a gasóleo não me conseguem convencer, estou a inclinar-me para uma caldeira a pellets.

para além de aquecimento central, dão simultaneamente para aqs? demorará é muito a aquecer a água, não?


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

as caldeiras a pellets dão para aqs.
mas é necessário ter um depósito com serpentina para esse efeito e isso vai encarecer muito a instalação.
o ideal é ter já um depósito de dupla serpentina instalado num sistema de circulação forçada solar. desse modo a caldeira a pellets vai complementar o sol.

o tempo que demora a aquecer só depende de: potência da caldeira vs quantidade de água a aquecer.
- muita água com caldeira fraca = muito tempo
- pouca água com caldeira boa = pouco tempo

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por carrizog60 »

bom dia

alguem me sabe dizer quais as dimensoes recomendadas para cada modelo de caldeira da ecoforest?
tenho piso radiante numa casa de uns 300m2 sensivelmente,vidro duplo com corte termico no vidro(sao vidros grandes) mas sem estoros ou portadas.
a caldeira esta na cave onde tem acesso por uma escada ao r/c e tb primeiro andar(um vao alto).
o problema é que se tenho divisoes onde sinto o chao quente e a divisao tb quente em muitas isso n acontece e por mts pellets que queime n aquece a casa...
tenho tb metade das divisoes ligadas pois se ligar todas ai é que a temp. da agua nao passa dos 40/42 graus...

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”