EcoForest VS ExtraFlame

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

MCZ NOVA HIDRO

Mensagem por menoalexx »

alguém tem uma salamandra mcz? e que me podem dizer? consumo, tipo de aquecimento, avarias, assistencia...
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jeanuc »

um conselho, descarrega os manuais das duas salamandras e compara.
duas coisas contra a mcz, tens que dizer à salamandra que tipo de pellets é que tens (a ecoforest faz automaticamente, é chato quando trocas com frequencia de pellets), e a limpeza dos permutadores que é manual é aparentemente mais complicada que na ecoforest.


menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por menoalexx »

estive a ler manuais e não percebi o porquê de em nova a mcz custar muito mais que a ecoforest.
pelo que decidi comprar uma ecoforest hidrocooper 24kw
ecoforest hidrocooper 24kw - 3000€ preço nova com dedução no irs de 798€ que consigo ir buscar, fica-me em 2200€ com dois anos de garantia, a mcz que tinha em vista já era usada e estavam a pedir 1500€ sem garantia.

penso que tomei a decisão mais sensata.
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

SALAMANDRA MCZ

Mensagem por menoalexx »

alguém tem uma salamandra a pellets mcz e que tal?
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


jorgeaguiar63
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 21, 2009 3:30 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jorgeaguiar63 »

bom dia.
já estamos fora da época do frio (pelo menos do inverno), mas como tive um pequeno problema com a minha extraflame (termóstato do depósito das peletes avariou-se) e como também não me está a agradar a assistencia prestada pela empresa que me forneceu a máquina, gostaria de saber:
1º - quem é o representante da extraflame em portugal.
2º - quem é que poderá dar assistência aquela marca na zona norte do país, mais propriamente arredores do porto (em santo tirso).
alguém pode-me ajudar?
obrigado!


JCardoso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 29, 2010 11:36 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por JCardoso »

estou a construir moradia e preciso decidir o tipo de caldeira a colocar para aquecimento. tenho andado a recolher opiniões relativamente ao vários tipos: a gasoleo; gas, lenha e pellets. no geral todos me têm aconselhado a caldeira a pellets, não so pela eficiência mas sobretudo pelos consumos. pelo que ja li neste forum, isso comprova-se.
andei a "investigar" o local onde poder adquirir e apercebi me que existe uma empresa, larinox - em aveiro, que comercializa a marca ecoforest. chamou me atenção (porque esse factor me interessa muito!) que estejam agora a fazer uma campanha de descontos (20%, acho). será de aproveitar, julgo eu, pelo que me apercebo torna a caldeira ainda mais barata comparativamente com a extraflame.


jorgeaguiar63
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 21, 2009 3:30 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jorgeaguiar63 »

jcardoso Escreveu:estou a construir moradia e preciso decidir o tipo de caldeira a colocar para aquecimento. tenho andado a recolher opiniões relativamente ao vários tipos: a gasoleo; gas, lenha e pellets. no geral todos me têm aconselhado a caldeira a pellets, não so pela eficiência mas sobretudo pelos consumos. pelo que ja li neste forum, isso comprova-se.
andei a "investigar" o local onde poder adquirir e apercebi me que existe uma empresa, larinox - em aveiro, que comercializa a marca ecoforest. chamou me atenção (porque esse factor me interessa muito!) que estejam agora a fazer uma campanha de descontos (20%, acho). será de aproveitar, julgo eu, pelo que me apercebo torna a caldeira ainda mais barata comparativamente com a extraflame.
caro amigo, se está a construir uma moradia e se está com um orçamento um pouco dilatado, na minha opinião (discutivel, claro), a melhor solução seria instalar painéis solares fotovoltaicos e ter um aquecimento eléctrico. quando construi a minha moradia (recuperada de uma casa antiga), também andei a ver que tipo de aquecimento seria o ideal. para as águas sanitárias escolhi os paineis solares e estou muito contente. para o aquecimento da casa, também ponderei e depois de alguma investigação resolvi aplicar uma caldeira extraflame. como o meu orçamento era um bocado limitado e não poderia aplicar o que mais gostaria (era o caso de painéis solares e uma única máquina para aquecimento/arrefecimento/ventilação e desumificação), pois para as duas coisas teria que desembolsar cerca de 43 mil euros (custos de 2007).
se o seu caso é como o meu, a nível económico, é a solução mais acertada, no entanto, tenha a certeza que vai ter um bocado de trabalho semanal e mensal quando a tiver instalada: limpar as cinzas, carregar os sacos de pelletes, barrulho da máquina se esta for montada dentro de casa (por norma é na sala - sendo decorativa), etc.


JCardoso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 29, 2010 11:36 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por JCardoso »

fui ver os modelos da ecoforest e acabei por fazer negocio, um bom negocio, julgo.
adquiri uma hidrocopper de 24kw, suficiente para as áreas em questão e para os elementos de radiador que pretendo colocar. como é um modelo de interior, vou colocá-la num salão amplo na cave da casa que servirá tambem como "sala de convivio". a limpeza da máquina terá de ser regular, pelo menos uma vez por semana, mas compensa dado que não perderei muito tempo, 5 minutos será o suficiente. dão me a garantia normal, fazem me o arranque da máquina e prestam assistência quando necessária. optei por me dirigir aos representantes da marca, larinox, e penso que foi o melhor que fiz. deixou me bastante agradado porque como estao a efectuar um outlet este mês, consegui um desconto superior ao que esperava . a maquina custava 3790€ com iva e fizeram me um desconto de 25%. ficou me por 2842,50€. para a semana ja a vão instalar.


zma
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por zma »

boa tarde.

pretendo adquirir uma salamandra a pellets já para este inverno para a minha moradia com 200m2 de piso radiante hidraúlico, 30 dos quais com um pé direito com 5.5m, é uma sala designada "mezanine" com comunicação com um salão no piso superior com 42m2. estou indeciso entre a ecoforest 24kw mais "barata" e a cantina 29kw. entre os orçamentos que pedi uns aconselharam a ecoforest hidrocooper 24kw e outros a cantina 29kw. tenho algum receio que a hidrocooper apesar dos 18 kw necessários "contas feitas por um vendedor" para a minha moradia seja curta! o qu é que acham?

obrigado
cumprimentos


cister
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 18, 2009 12:01 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por cister »

boas tardes.
estou para adquirir uma ecoforest cantina super e gostava de saber se alguem tem uma igual . quanto foi o custo da caldeira?
é para ser colocada na garagem, por isso aconselharam-me o modelo cantina porque dizem que tem menos perdas de calor. será assim?
a área a auecer é de +/- 200 metros quadrados e tem +/- 140 elementos de aquecimento
será a opcção mais correcta?
agradecia opniões se possivel.

obrigado


North
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta set 15, 2010 9:14 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por North »

boa tarde,

pelo que disse aqui um conterraneo (eu sou da zona de viseu ele é da zona da guarda) realmente as temperaturas das casas das várias experiências apresentadas não se comparam com as nossas nesta zona. mesmo que pelas 23h30m desligue o aquecimento e a casa tenha nessa altura cerca de 19/20 graus após a noite desce para cerca de 14/15 (nos dias mais frios obviamente).

muitas contas já fiz em relação ao suposto consumo se comprar uma hidro copper da ecoforest (24kw) pelo catalogo consigo verificar o consumo no máximo/minimo se fizer as contas pelo máximo torna-se absurdo para as cerca de 12 horas em que preciso de ter o aquecimento ligado durante cerca de 6 meses (+- 3.200€ pelos 6 meses mesmo a gastar cerca de 2.000€ de gasóleo por inverno compensava o gasoleo). não sei que tipo de consumos terei de considerar para conseguir fazer um cálculo aproximado, varia no minimo de 1,4kg/hora a 5,2kg/hora.

se alguem souber:
para uma casa de 1 piso, cerca de 250/280m2, 110 elementos, 4 toalheiros, que perde cerca de 5/6 graus por noite que é necessário recuperar ao ligar, para ligar das 18h às 24h (6horas) das 6h às 9h (3horas) e possivelmente das 13h às 15h (2horas)=> total de 11horas 3 periodos e para tentar manter +- 20/21 graus na casa quanto gastarei por dia em kg de pelletes?

agradecido
north


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jcaiado »

north Escreveu:boa tarde,

pelo que disse aqui um conterraneo (eu sou da zona de viseu ele é da zona da guarda) realmente as temperaturas das casas das várias experiências apresentadas não se comparam com as nossas nesta zona. mesmo que pelas 23h30m desligue o aquecimento e a casa tenha nessa altura cerca de 19/20 graus após a noite desce para cerca de 14/15 (nos dias mais frios obviamente).

muitas contas já fiz em relação ao suposto consumo se comprar uma hidro copper da ecoforest (24kw) pelo catalogo consigo verificar o consumo no máximo/minimo se fizer as contas pelo máximo torna-se absurdo para as cerca de 12 horas em que preciso de ter o aquecimento ligado durante cerca de 6 meses (+- 3.200€ pelos 6 meses mesmo a gastar cerca de 2.000€ de gasóleo por inverno compensava o gasoleo). não sei que tipo de consumos terei de considerar para conseguir fazer um cálculo aproximado, varia no minimo de 1,4kg/hora a 5,2kg/hora.

se alguem souber:
para uma casa de 1 piso, cerca de 250/280m2, 110 elementos, 4 toalheiros, que perde cerca de 5/6 graus por noite que é necessário recuperar ao ligar, para ligar das 18h às 24h (6horas) das 6h às 9h (3horas) e possivelmente das 13h às 15h (2horas)=> total de 11horas 3 periodos e para tentar manter +- 20/21 graus na casa quanto gastarei por dia em kg de pelletes?

agradecido
north
viva north,

à pergunta de quanto vai gastar, não lhe consigo responder, pois cada caso é uma caso como é facil perceber, mas pelas perdas de temperatura que refere, de certeza que vai gastar muito, embora este muito seja menos que o valor do gasoleo! agora se permite dar um conselho, deixe-se estar com a sua caldeira a gasoleo, porque primeiro com a área de habitação que possui, com as perdas que possui, quase 100% que a maquina de 24kw vai ser insuficiente e mesmo que fosse suficiente, não imagina o trabalho que dá andar a carregar a maqiuna de pellets todos os dias (a capacidade do reservatorio é muito pequena), fazer limpeza. o mesmo é valido para a versão de 29kw que deverá ser mais aconselhavel para o seu caso embora continue a ter os inconvenientes anteriores. se me permite, se quer avançar para redução de custos, pode faze-lo via pellets, aconselho outro tipo de maquina, que tenha um cilo já com alguma capacidade (500kg para efectuar uma carga semanal por exemplo), muito importante que tenha limpeza automatica dos permutadores, pois o rendimento reduz substancialmente se a limpeza não for efectuada diariamente, com recolha automatica de cinzas (aqui não é tão critico), depois que tenha um deposito de agua com alguma capacidade (litros), e depois que tenha um modo de standbay em que permita a caldeira trabalhar num regime minimo entre arranques de forma a manter a temperatura da agua, assim no arranque da caldeira esta já tem agua quente o corpo da caldeira tambem está quente é só ligar a circuladora, e o arranque fica quase como uma maquina a gasoleo em que a produção é quase instantanea. é que estas maquinas tem um arranque muito lento e até acho que funcionam melhor em continuo do que estar a fazer varios arranques.

depois tem a alternativa da bombas de calor de alta temperatura, mas daquilo que conheço e só conheço uma marca com capacidade para elevar a agua a 70-80º, a potencia maxima é 16kw, tem o inconveniente de aumentar a potencia contratada, logo o aluguer do contador vai aumentar mas como utiliza 6 meses, não é por aqui.... em termos de custos de exploração, e tendo em conta apenas o leio, arrisco-me a dizer que deve ficar mais barato que os pellets por causa da tarifa bi-horária! agora conte um investimento inicial na casa dos 9.000€ para a bomba de calor enquanto a caldeira de biomassa como deve ser deve ficar na casa dos 6-7.000€. por isso faça bem as contas para ver se compensa mudar de combustivel....

as minhas observações são baseadas na experiencia da hidrocoper de 24kw que possuo. habitação só de um piso mas com mais alguns elementos radiadores que a sua (não sei ao certo quantos, porque tambem possuo ventiloconvectores). quando comprei a hidrocoper já tinha noção das suas limitações (não existia a versão de 20kw sequer), agora não fazia ideia do trabalho que dava para a alimentar e limpar. mas como era casa de fim de semana e ferias, e pelo preço de aquisição (comprei logo nas primeiras unidades a serem comercializadas pela larinox a um preço que nada tem a ver com os peços que são praticados actualmente), arrisquei e comprei, agora uma coisa é certa, se lá estivesse a viver diarimamente já me tinha desfeito dela e optado por uma das opções anteriores, pois não gosto de ser escravo de maquinas, ou até mesmo gasoleo, que era o que devia ter feito inicialmente, até porque no meu caso justificava-se mas a pegada ecologica falou mais alto...

desculpe o testamento, mas a intenção é mesmo ajudar

cpts,
jc


North
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta set 15, 2010 9:14 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por North »

agradeço pela explicação apresentada, tinha precisamente também bastante receio em relação à manutenção que atrás era referida pelos diversos comentários e não posso estar mais de acordo consigo "não gosto de ser escravo das máquinas" na minha opinião as máquinas existem para nos servir e não o contrário.
tenho ainda uma outra opção que será talvez a que vou optar. tenho pré-instalação de ar-condicionado em praticamente todas as divisões, infelizmente para o ambiente e enquanto as energias menos poluentes não tiverem um preço considerado razoável, será uma opção que irei ter em conta. para já, neste inverno, vou-me deixar ficar com o que tenho e tentar poupar mais gasóleo.

obrigado
north


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jcaiado »

north Escreveu:agradeço pela explicação apresentada, tinha precisamente também bastante receio em relação à manutenção que atrás era referida pelos diversos comentários e não posso estar mais de acordo consigo "não gosto de ser escravo das máquinas" na minha opinião as máquinas existem para nos servir e não o contrário.
tenho ainda uma outra opção que será talvez a que vou optar. tenho pré-instalação de ar-condicionado em praticamente todas as divisões, infelizmente para o ambiente e enquanto as energias menos poluentes não tiverem um preço considerado razoável, será uma opção que irei ter em conta. para já, neste inverno, vou-me deixar ficar com o que tenho e tentar poupar mais gasóleo.

obrigado
north
se tem pre-instalação de ac, então é mesmo uma hipotese a ter em consideração.... vai é ficar com toda a instalação do aquecimento por radiadores a "enfeitar". outra hipotese é manter a caldeira a gasoleo (reduzia a potencia do queimador se der para isso) para aquecer os toalheiros e um mais alguns espaços onde necessitem de aquecimento de pouca duração e depois instalava ac nas zonas onde necessita de aquecimento sempre a bombar (tipo zonas sociais). desta forma já consegue reduzir significativamente o custo total de exploração com o aquecimento.

ps. na resposta anterior onde refiro "não existia a versão de 20kw sequer" queria dizer 29kw.

cpts,
jc


AlbaHeating
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta out 21, 2010 7:04 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por AlbaHeating »

moderado
Última edição por Volt em sexta out 22, 2010 3:49 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Violação da regra 4


AlbaHeating
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta out 21, 2010 7:04 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por AlbaHeating »

moderado
Última edição por Volt em sexta out 22, 2010 3:42 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Violação da regra 4


Ferdinando
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 04, 2010 6:46 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Ferdinando »

boa noite
li com alguma apreensão os comentários de jcaiadao.
adquiri um aparelho ecoforest hidrocoper, cantina, 29 kw, há uma semana. fi-lo na convicção de que as "pellets" são o combustível do futuro próximo, mas há algumas questões que queria aqui colocar para ver debatidas e esclarecidas.
presumo que há fabricação de "pellets" com várias matérias primas, de entre as quais as que resultam de aproveitamento de móveis velhos para reciclagem. ora, sabendo nós que a maioria desses móveis contêm produtos como o verniz e mdf's, isto não fará com que este combustível prejudique o funcionamento dos aparelhos?
uma outra questão prende-se com a limpeza dos ditos. encontram-se no mercado uns baldes que se conectam a um aspirador para aspirar as cinzas. só que as cinzas não ficam no balde e passam para o aspirador. então, sabe-me dizer ou alguém me sabe dizer qual é a função do balde?
obrigado


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jcaiado »

ferdinando Escreveu:boa noite
li com alguma apreensão os comentários de jcaiadao.
adquiri um aparelho ecoforest hidrocoper, cantina, 29 kw, há uma semana. fi-lo na convicção de que as "pellets" são o combustível do futuro próximo, mas há algumas questões que queria aqui colocar para ver debatidas e esclarecidas.
presumo que há fabricação de "pellets" com várias matérias primas, de entre as quais as que resultam de aproveitamento de móveis velhos para reciclagem. ora, sabendo nós que a maioria desses móveis contêm produtos como o verniz e mdf's, isto não fará com que este combustível prejudique o funcionamento dos aparelhos?
uma outra questão prende-se com a limpeza dos ditos. encontram-se no mercado uns baldes que se conectam a um aspirador para aspirar as cinzas. só que as cinzas não ficam no balde e passam para o aspirador. então, sabe-me dizer ou alguém me sabe dizer qual é a função do balde?
obrigado
viva,

em relação aos pellets, acho que o mais importante é o poder calorifico e o seu teor de humidade. os materiais que são utilizados no seu fabrico é que vão defeinir o seu poder calorifico, é certo que existem madeiras que tem mais pci que outros. penso que desde que seja madeira ou derivados, não deverá afectar directamente o funcionamento da caldeira, vai sim afectar indirectamente, pois consoante a qualidade do pellet, vai produzir mais ou menos cinza, pode criar "borrão" no copo de queima. no final reflete-se no rendimento da caldeira e sobretudo na manutenão (limpeza) da mesma. é por isso que existe tanta discussão entre esta e aquela marca de pellet.

em relação a esses baldes que refere, não aconselho a sua utilização, pois só está a estragar o seu aspirador! existem uns proprios com aspirador incorporado (custam na casa dos 80€ se não me falha a memoria), estes sim devem utilizados para o efeito, agoram até existem uns que já nem utilizam filtros... o bricomarche/intermarche costuma ter disso.

jc


Ferdinando
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 04, 2010 6:46 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Ferdinando »

fico-lhe grato pela informação.
para complementar o caso das pellets - e acho que a troca de informação é importante para todos nós - eu estou a adquirir sacos de pellets da marca nova lenha,kda., com fábrica em oleiros (castelo branco), ao preço unitário de 3,70 euros (saco de 15 quilos). caso compre uma palette completa, sai a 3,50 euros e duas palettes fica a 3,40 euros por saco.
de facto, concordo que somos também escravos da máquina, que precisa de "comida" frequentemente; ora, o modelo cantina é alto e não é fácil para todos carregarem a coisa.
depois, existe um defeito nestas máquinas: não tem pernas ajustávfeis. isto significa que estão assentes no chão, por vezes desniveladas e sem possibilidades de limpeza. sobreisto, mandei um e-mail para a fábrica espanhola, em vigo, e eles responderam-me que vão aceitar a sugestão e incluir essas pernas (patas) nos modelos de 2011-2012 (mas mais caros), começando a "experiência" pelo modelo vigo, passando depois aos restantes.
assim, gostaria de saber qual a sua opinião sobre o tipo de pellets que eu uso ou se, na sua experiência, aconselharia outras.
um grande obrigado.

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Leinad1 »

alguém me pode dizer um sitio com bons preços que venda salamandras a pellets no porto/gaia? se for em aveiro ou algo assim também aceito se justificar no preço ou qualidade de serviço.

talvez seja melhor responderem-me por pm.


Responder

Voltar para “Biomassa sólida”