CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por pmonteiro1 »

amigos venho aqui pedir a alguem entendido na materia, colocaram me aqui em casa uma caldeira lenha roca p30 , penso que algo se passa os radiadores (elementos) so estao quentes na parte superior vou colocando a mao descendo e morno .ate que no retorno alguns quentes outros morno e ate alguns quase frios o que passará??? a bomba é uma grundfos o vaso de expansao de 18 litros.dá ideia que a circulaçao nao é efectuada em condiçoes, foram porgados e ate se abriu a torneira que tem em baixo para melhor circulaçao.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por manuelcar »

aquecimento desigual sugere ar no circuito.
Porreiro, pá!


tomeses83
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por tomeses83 »

boas amigo!!

se os radiadores estão quentes em cima e alguns quentes no retornos quer dizer que a água está a circular. primeiro deves ver a que temperatura o termóstato está regulado, a água deve circular aos 60º-70º. depois tens que meter lenha com força, lenha essa que deve arder bem. se não estas a fornecer energia suficiente no recuperador, claro que os radiadores não aquecem. o que podes ver mais são os isolamentos, se há algum lugar das tubagens onde existem muitas perdas.

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por pseudominus »

pela descrição a circulação está a ser feita. segue o indicado pelo tomeses83. vê tb se a bomba está numa velocidade adequada (interruptor na bomba, dependendo do modelo instalado) . pode ser uma velocidade muito baixa. começa com a velocidade mais elevada e depois vai baixando. o termostacto tb deve ser regulado para uma temp de 40-45ºc pelo menos para começar.


Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por pmonteiro1 »

está bomba no maximo velocidade, lenha seca , temperaturas da maquina 60/70 e ás vezes mais, perdas nao é possivel tudo isolado e como afirmei a parte de cima dos radiadores quente do meio para baixo mornos e frios na saida, vou mais pela ideia do amigo manuelcar ar nas tubagens. isto so acontece nalguns radiadores. ja purguei todos e a insistir nos mais altos ja me fartei de tirar agua e nada.como poderei superar isto?? se for ar como retirar??


tomeses83
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por tomeses83 »

boas!!

sim é possivel que seja ar nas tubagens, no entanto os pontos mais altos do circuito de aquecimento devem ter purgadores de ar, normalmente são os radiadores os pontos mais altos. por isso se houver ar, esse deveria ir para esses pontos. mais se os radiadores estão quentes em cima e frios em baixo, quer dizer que a água liberta todo o calor que tem na parte superior do radiador. eu continuo a apostar que não estas a fornecer energia fucifiênte. experimenta ver de quanto em quanto tempo a bomba faz circular a água. esse sistema já esteve a funcionar bem e agora é que deu problemas?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por manuelcar »

os fabricantes geralmente incluem uma secção de diagnóstico de avarias nos manuais de funcionamento dos equipamentos. procura lá o significa a desigual distribuição da temperatura pelo corpo do radiador. também não é indiferente se é a parte de cima ou a de baixo que está mais quente. já li algo sobre isso mas não me recordo onde. infelizmente não posso ajudar.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Tigre1973
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 08, 2009 1:39 pm
Localização: Montijo

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por Tigre1973 »

olá amigo, boa tarde.

não sei se já resolves-te o teu problema, mas aqui fica a minha humilde opinião.
não se trata de ar nas tubagens, pois se tiveres ar, não passa àgua. se tiveres ar acumulado nos radiadores, o ar está em cima, logo o centro do radiador devia estar mais quente que o topo.
para mim, o teu problema é uma afinação incorrecta de todos os caudais dos radiadores.
cada radiador tem uma torneira em cima (que em principio deverá ser com cabeça termoestática para regulares a temperatura de fecho) e em baixo no tubo de retorno tem mais uma torneira (que é normalmente um parafuso sextavado interior).
essa torneira tem que ser regulada de modo a garantir que o caudal em todos os radiadores é exactamente igual.

uma maneira simples de o fazeres é:
1-> caldeira (ou fonte de calor desligada);
2 -> abrir as cabeças termoestáticas todas para o máximo;
3 -> fechar todas as torneiras de caudal;
4 -> abrir 1 volta todas as torneiras de caudal (normalmente, o final deverá ficar a 3/4 de volta, mas assim garantes que não estás a forçar a bomba circuladora);
5 -> ligar a fonte de calor e verificar como estão todos os radiadores (ver se estão todos uniformemente quentes).
6 -> os radiadores que estão mais perto da fonte de calor devem estar mais quentes, por isso, ir fechando a torneira de caudal de cada um deles em passos de 1/8 de volta;

o passo 6 deve ser executado lentamente com intervalos de 5 a 10 min em cada radiador para deixar as temperaturas estabilizarem;

no fim, colocas as cabeças termoestáticas no valor de temperatura que desejas para cada divisão (normalmento o número 3 quer dizer 18 graus).

espero ter ajudado.
Sem outro assunto,
Melhores cumprimentos,
Tigre1973


Autor do tópico
pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por pmonteiro1 »

exactamente meu caro amigo era isso mesmo ja resolvi o problema á umas semanas atras ,nao dei por fim este topico por distracçaoacabei por conhecer um outro amigo noutro forum que me elucidou da mesma maneira e resolvi o problema.muito obrigado pela resposta.

Avatar do Utilizador

Tigre1973
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 08, 2009 1:39 pm
Localização: Montijo

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por Tigre1973 »

antes assim.
pena que não tenha valido de nada a minha resposta, mas pelo menos, pode ser que seja útil a outras pessoas.
fica bem.
Sem outro assunto,
Melhores cumprimentos,
Tigre1973


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por artujorge »

eu tenho um problema algo semelhante. tenho uma casa com 2 pisos: 96 elementos.
os purgadores estão a funcionar bem, pois os radiadores estão quentes em cima (mas mornos em baixo - em todos).
coloco o recuperador com muita lenha, água a sair a 70 e ás vezes 80º. torneiras termoestáticas completamente abertas. tudo bem isolado.
a casa é nova (5 meses) e tem bons isolamentos.
contudo não consigo temperaturas acima dos 17º dentro de casa (excepto na cozinha que é onde está o recuperador).
as torneiras do caudal estão todas completamente abertas.
será que é por causa das torneiras estarem todas abertas que a minha casa aquece pouco?
e se é, o procedimento na sua calibragem é igual ao descrito, ou basta fechar ligeiramente e de igual forma todas as torneiras?


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por sugarstorm »

tigre1973 Escreveu:olá amigo, boa tarde.

não sei se já resolves-te o teu problema, mas aqui fica a minha humilde opinião.
não se trata de ar nas tubagens, pois se tiveres ar, não passa àgua. se tiveres ar acumulado nos radiadores, o ar está em cima, logo o centro do radiador devia estar mais quente que o topo.
para mim, o teu problema é uma afinação incorrecta de todos os caudais dos radiadores.
cada radiador tem uma torneira em cima (que em principio deverá ser com cabeça termoestática para regulares a temperatura de fecho) e em baixo no tubo de retorno tem mais uma torneira (que é normalmente um parafuso sextavado interior).
essa torneira tem que ser regulada de modo a garantir que o caudal em todos os radiadores é exactamente igual.

uma maneira simples de o fazeres é:
1-> caldeira (ou fonte de calor desligada);
2 -> abrir as cabeças termoestáticas todas para o máximo;
3 -> fechar todas as torneiras de caudal;
4 -> abrir 1 volta todas as torneiras de caudal (normalmente, o final deverá ficar a 3/4 de volta, mas assim garantes que não estás a forçar a bomba circuladora);
5 -> ligar a fonte de calor e verificar como estão todos os radiadores (ver se estão todos uniformemente quentes).
6 -> os radiadores que estão mais perto da fonte de calor devem estar mais quentes, por isso, ir fechando a torneira de caudal de cada um deles em passos de 1/8 de volta;

o passo 6 deve ser executado lentamente com intervalos de 5 a 10 min em cada radiador para deixar as temperaturas estabilizarem;

no fim, colocas as cabeças termoestáticas no valor de temperatura que desejas para cada divisão (normalmento o número 3 quer dizer 18 graus).

espero ter ajudado.
caro artujorge,

tente seguir o conselho do membro tigre1973.
poderá ser esse o seu problema.

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por artujorge »

as minhas torneiras estão completamente abertas. para as fechar tenho que dar cerca de 8 voltas. se só abrir uma volta isso não vais forçao a bomba e aumentar a pressão do sistema.
atenção que eu tenho tubo pex.
agradeço uma explicação.

Avatar do Utilizador

Tigre1973
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 08, 2009 1:39 pm
Localização: Montijo

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por Tigre1973 »

artujorge Escreveu:as minhas torneiras estão completamente abertas. para as fechar tenho que dar cerca de 8 voltas. se só abrir uma volta isso não vais forçao a bomba e aumentar a pressão do sistema.
atenção que eu tenho tubo pex.
agradeço uma explicação.
olá amigo, boa tarde.

se pensares um bocado, verás que não tens problemas.
vamos supor que tens 8 radiadores.
se todos os radiadores tiverem a torneira de baixo toda aberta, a secção total de entrada nos radiadores é 8 vezes superior à secção da tubagem que tens em casa.
ora, se cada um dos 8 radiadores tiver apenas 1/8 da aberto, a soma dos 8 dá exactamente a secção da tubagem.
e mesmo que a soma total dê um pouco inferior, não é por isso que a bomba irá rebentar com a tubagem. aliás, duvido que a tua bomba circuladora consiga alguma vez rebentar com um tubo em pex (cuja pressão de rutura deve ser algo perto dos 10bar e dos 100 graus centigrados). até porque tu deves ter uma válvula de descarga por pressão que está regulada para os 3 bar. e a bomba circuladora nao consegue gerar 10 bar. quando muito, gera uns 4 ou 5, e mesmo assim...
espero ter ajudado.
Sem outro assunto,
Melhores cumprimentos,
Tigre1973


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por artujorge »

tenho 11 radiadores.
em todos eles fiz o seguinte:
a torneira roda 7 vezes para abrir ou fechar completamente. então, fechei-as todas (7 voltas) e abri 4 voltas. os radiadores matêm-se muito quentes em cima e mornos em baixo.
o que acha. 4 voltas são suficientes ou não e se não como devo calibrar.

e se aumentar a velocidade da bomba? eu tenho uma grundfos.

Avatar do Utilizador

Tigre1973
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 08, 2009 1:39 pm
Localização: Montijo

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por Tigre1973 »

olá.

olha, eu tenho 14 radiadores e 3 toalheiros.
tenho a seguinte configuração:
-> 4 quartos com 1 volta aberta com a cabeça termoestática no 4;
-> 3 toalheiros com 1 volta aberta com a cabeça termoestática no 3,5;
-> restantes radiadores com 0,75 voltas aberta com a cabeça termoestática no 3,25;

possivelmente, tens pouco fluxo de água.
eu tenho a minha bomba na circulação máxima.
mas não te esqueças que quanto maior for a circulação de água, menos tempo ela tem para aqucer no teu recuperador (ou caldeira, não sei o que tens.). se for na caldeira a gás ou a gasoleo, maior será o consumo.

espero que tenha ajudado.

p.s.: mas é normal que a temperatura no topo seja superior à temperatura no fundo do radiador. não é normal é uns estarem muito mais quentes que os outros (com a casa toda à mesma temperatura e com as cabeças temoestáticas todas no mesmo valor...)
Sem outro assunto,
Melhores cumprimentos,
Tigre1973


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por artujorge »

ok. já percebi.
obrigado.


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por artujorge »

bem. ainda relativamente a este assunto gostaria de uma nova explicação.
este ano apercebi-me que tenho 2 radiadores que não aquecem tanto como os restantes.
resolvi colocar em prática o conselho dado.
desta forma e depois de muito experimentar, ficou desta forma:
radiador da cozinha (que é o que aquece mais): 1/10 de 1 volta;
radiadores do andar onde está o recuperador (que são os que aquecem mais a seguir ao da cozinha): 1/2 de 1 volta;
radiadores do andar superior (que aquecem relativamente bem): 3/4 de uma volta;
os dois radiadores do andar superior que aquecem mal: torneira completamente aberta.
convém lembrar que as torneiras rodam 8 vezes para fechar completamente.
resultado: os radiadores mantinham-se mais frios que os restantes.
decidi não forçar mais, abri novamente todas as troneiras e esperar que alguém, aqui, me possa ilucidar melhor.


a_cruz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 20, 2015 9:35 am

Re: CALDEIRA LENHA MUITO URGENTE

Mensagem por a_cruz »

Esse método é realmente eficaz!

Eu que não percebo nada da poda, consegui melhorar as coisas cá por casa!
Tinha um radiador que nunca aquecia quando os outros estavam ligados!

Agora já os consigo por todos a aquecer em simultâneo!

Só ainda não me agrada é o fato de me parecer que aquecem pouco!

Aliás, no fundo estão quase frios sempre.


No meu caso em alguns radiadores o regulador de caudal ( em baixo ) teve de ficar quase fechado. Há algum problema?

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”