É possível criar um projecto solar de DIY (do it yourself - Faça você mesmo) em Portugal?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
explain.math
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 21, 2018 11:11 pm

É possível criar um projecto solar de DIY (do it yourself - Faça você mesmo) em Portugal?

Mensagem por explain.math »

Não sou o primeiro a pensar nisto nem concerteza serei o último. Mas gostaria de usar este fórum para perceber se a legislação em Portugal facilita a criação de um projecto solar mais "amador" (mas com paixão pela causa).

Por DIY estou a pensar, ao invés de contratar um serviço chave-na-mão, ser eu a comprar os painéis, a instalá-los, e a tratar pessoalmente ao máximo dos registos legais, das certificações e inspeção.

Em Portugal isto é possível?

1. Compensa comprar os painéis/inversor/etc. a um distribuidor português? Ou a mandar vir de algum país da Europa? Ou encomendá-los da China? Há custos alfandegários associados? (Visto que o custo dos painéis solares tem caído grandemente nos últimos anos penso que talvez se possa poupar bastante dinheiro mandando vir os painéis. Mas posso estar enganado)

2. Uma das vantagens de investir tempo num projecto DIY é que se tiver mais dinheiro para investir posso aumentar o sistema comprando mais painéis. Isto é permitido por lei? Ir aumentando a potência do sistema? Se não, posso inicialmente pagar por ter um sistema 10x maior do que inicialmente instalo e ir posteriormente adicionando mais painéis?

3. Qual o portal oficial para registar, consultar legislação, etc.? no site da DGEG não encontrei a informação que procurava

4. Conhecem algum recurso online gratuito que recomendem para aprender a montar um sistema fotovoltaico com conhecimentos intermédios/avançados?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: É possível criar um projecto solar de DIY (do it yourself - Faça você mesmo) em Portugal?

Mensagem por jmlflorencio »

Bem vindo. É perfeitamente possível fazer isso. Essas soluções já foram implementadas por vários utilizadores aqui do fórum. Dá uma leitura na secção do fotovoltaico que está tudo lá ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: É possível criar um projecto solar de DIY (do it yourself - Faça você mesmo) em Portugal?

Mensagem por serges »

O jmlflorencio escreveu tudo, tens muita informação por cá já agora passa na area das apresentações para te conheceremos melhor...

abraços e força no projecto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”