o meu sistema solar misto.

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

Como não sou expert nesses assuntos, não sei não.

O quê eu pretendia era algo como o meu UPS faz, mais de 241,5V na entrada, ele ajusta a saída para abaixo dos 220V.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por CrOhN »

Precisamente, o que pensas que acontece na UPS? Tem um transformador com várias entradas, e seleciona a entrada mais adequada de forma a que a tensão de saida se aproxime o mais possível da tensão nominal.

Agoras que falas na UPS, poderá ser uma opção para encontrares um transformador que possas usar. UPS velhas é coisa que não falta por aì.
visitante2 Escreveu:
Hum não sei se é assim tão linear hehe
Pois é, mas é tão linear quanto isso. A EDP no PT o que faz para subir e baixar a tensão? O transformador tem vários pontos de ligação no secundário, e eles escolhem o mais adequado para a tensão que se pretende. Tu em casa fazes o mesmo, numa escala menor, e com tensões diferentes.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: o meu sistema solar

Mensagem por MRider »

Eu tinha a ideia que a tensão subia por falta de escoamento da energia.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: o meu sistema solar

Mensagem por visitante1 »

Isso por acaso já foi falado num tópico algures.
Só resultará se o problema não for impedancia na linha, ou seja se a voltagem estiver constantemente num valor alto e sem variações, nem por consumo ou por produção, assim concerteza poderse-a baixar para o valor pretendido com o tal trafo.
Se o problema for impedancia na linha nem com trafo 240/150 se consegue alguma coisa!
A forma mais comum de verificar isso é muito facil de analisar, basta verificar se ao colocarmos carga na linha esta baixa abruptamente ou se injetarmos nela a tensão sobe.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por CrOhN »

A tensão não precisa de estar sempre alta e sem variações. Mesmo com o transformador do exemplo que dei, a tensão poderia chegar aos 260V que o inversor ainda veria 240V, se baixar, o inversor vê sempre menos tensão.

Na minha opinião, o problema de impedância de linha só se colocaria com muita potência a injectar. E não me refiro a microgeração, teria que ser muito superior a isso.

Uma impedância de linha que seja afectada por uma microgeração, terá que ter alguma coisa de muito errado nas ligações. Só se a produção e consumo estiverem muito distanciados, e com condutores finos. A titulo de exemplo, para uma microprodução subir 10V na rede, e estando a debitar 15A, teria que estar ligada ao consumo por um cabo de cobre de 4mm2, com 100m de comprimento.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: o meu sistema solar

Mensagem por visitante1 »

Posso dar-te o exemplo de uma linha com 300 metros, metade a cabo de 16mm aluminio outra metade a cabo de 50mm até ao pt
com potencia de 3000w a ser injetada a tensão a disparar para valores acima dos 260Vac.
Com consumos na ordem do mesmo valor tensão desce aos 190V facilmente.
Posso dar o exemplo de mais umas quantas na mesma situação ou até bem pior, nas horas de maior radiação não conseguem produzir.
Posso garantir-te que nessas situações nem os mais experientes na matéria conseguiram dar a volta á situação!, alías conseguiram mas duma forma menos "normal"!!!.

Num dos casos foi resolvido com a substituição da linha de 16mm por uma de 70mm!
Achas que o transformador não foi opção? foi mas de nada valeu nessas situações!
Mas não quer dizer que numa situação de tensão alta por feitio e não defeito não possa ser válido.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema solar

Mensagem por Celestino »

CrOhN Escreveu:...Uma impedância de linha que seja afectada por uma microgeração, terá que ter alguma coisa de muito errado nas ligações. Só se a produção e consumo estiverem muito distanciados, e com condutores finos. A titulo de exemplo, para uma microprodução subir 10V na rede, e estando a debitar 15A, teria que estar ligada ao consumo por um cabo de cobre de 4mm2, com 100m de comprimento.
Nem de perto nem de longe. Era bom era... Olha para o histórico dos parâmetros diários da minha microprodução. O dia 29 de Março é um bom exemplo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por CrOhN »

pnunes Escreveu:Posso dar-te o exemplo de uma linha com 300 metros, metade a cabo de 16mm aluminio outra metade a cabo de 50mm até ao pt
com potencia de 3000w a ser injetada a tensão a disparar para valores acima dos 260Vac.
Com consumos na ordem do mesmo valor tensão desce aos 190V facilmente.
Posso dar o exemplo de mais umas quantas na mesma situação ou até bem pior, nas horas de maior radiação não conseguem produzir.
Posso garantir-te que nessas situações nem os mais experientes na matéria conseguiram dar a volta á situação!, alías conseguiram mas duma forma menos "normal"!!!.

Num dos casos foi resolvido com a substituição da linha de 16mm por uma de 70mm!
Achas que o transformador não foi opção? foi mas de nada valeu nessas situações!
Mas não quer dizer que numa situação de tensão alta por feitio e não defeito não possa ser válido.

Bom, com variações desse género, realmente, o transformador só por si, não resolveria. Pioraria o problema com tensão baixa.


Mas ok. Foi uma sugestão. Quem quiser experimentar, experimente. Eu não tenho problemas desse tipo... Embora a tensão cá de casa passe muitas vezes os 250V, o stecagrid de 500W nunca se queixou.

Vem-me à memória o tempo das televisões a válvulas em que existiam uns equipamentos um pouco menos sofisticados que este: http://purevolt.trustpass.alibaba.com/p ... lator.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: o meu sistema solar

Mensagem por visitante1 »

Saõ os estabilizadores de tensão, ainda são utilizados largamente, por exemplo a Refer (comboios) utiliza em quase todos os pontos de alimentação de sinalização em que as salas são equipadas com a chamada "autonomia infinita". Eu traduzo:
Alimentação vinda da rede com ups/bateria
Alimentação vinda da catenária a alimentar a mesma bateria
Esta alimentação vinda da catenaria (25KVolt) como está sujeita a variaçoes forte devido ás cargas (comboios) leva um estabilizador.

http://www.irem.it/ENG/groups/power_sup ... izers.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Lembrei que também tenho um inversor Fronius que mede a impedancia da rede, acho que todos os inversores deveriam ser equipados com essa funcionalidade, ai dá para ver o que realmente se passa com essa situação
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

Ontem, a tensão também fez feriado, voltou pro mormal 230...245V
E o steca grid voltou ao trabalho, mas havia momentos em quê fazia um enorme xiadouro, e acabava por não sincronizar.
Acabei por verificar quê era o factor potência quê andava nos 0,40....0,70
Quando passava dos 0,75 sincronizava.
Ora mais uma situação......


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

Hoje fiz mais um teste,
Com o steca grid ligado ao inversor e posso afirmar ao visitante2 que me questionou anteriormente.
Se não houver consumo dos w que o steca produz ele não funciona, tem de haver escoamento dos w.
Com este teste eliminei uma hipótese(solução) pro meu problema de tensão elevada na rede.
Assim contínuo com o problema por resolver.


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

ja houve quem fala-se em algo parecido, mas eu não cheguei a conclusão nenhuma.
sera possivel usar o contactor:SIEMENS - 3RH11221AP00 - CONTACTOR, 2NO+2NC, 230VCA,
para fazer a separação entre a rede e as alternativas???
tenho usado reles com 8 polos, mas tenho aqui um que não esta a funcionar a 100% de vez em quando dispara o diferencial das alternativas.

obrigado
Anexos
SIEMENS - 3RH11221AP00 - CONTACTOR, 2NO+2NC, 230VCA
SIEMENS - 3RH11221AP00 - CONTACTOR, 2NO+2NC, 230VCA
SIEMENS - 3RH11221AP00 - CONTACTOR, 2NO+2NC, 230VCA.jpg.jpg (7.4 KiB) Visto 4250 vezes


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por CrOhN »

Isso já foi falado em tempos aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... or#p193323" onclick="window.open(this.href);return false;

Embora seja possível, não é aconselhavel faze-lo, podendo mesmo ser perigoso! Existe a possibilidade de as 2 fontes serem ligadas entre si. A forma correta é usar 2 contactores com encravamento mecanico e electrico.

Tipo isto:
Changover contactor
Changover contactor
01.jpg (26.1 KiB) Visto 4232 vezes
Outra coisa: mesmo que fosse aconselhável, tens noção que esse contactor é só para 6A (AC15)? Isso são só 1380VA a 230V!


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

Ok, era uma hipótese, pois tenho aqui um parado.
Assim tenho que arranjar um relé igual aos que já tenho e não tem dado problemas.


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

Dentro em breve estou pra fazer mais uma actualização ao meu sistema.
Outro inversor de rede, outro painel solar.
Vou ver o que consigo arranjar e o que o sol dará.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: o meu sistema solar

Mensagem por Emanuel Couto »

accoelho Escreveu:ja houve quem fala-se em algo parecido, mas eu não cheguei a conclusão nenhuma.
sera possivel usar o contactor:SIEMENS - 3RH11221AP00 - CONTACTOR, 2NO+2NC, 230VCA,
para fazer a separação entre a rede e as alternativas???
tenho usado reles com 8 polos, mas tenho aqui um que não esta a funcionar a 100% de vez em quando dispara o diferencial das alternativas.

obrigado

Para este tipo de aplicação, não é necessário ter contactores em duplicado!! São utilizados em alguns sistemas industriais, mas com potências muito diferentes.

Se os contactores forem ligados de forma correta, não vai haver qualquer problema, mesmo que haja, e resulte na queima do indutor de comando, eles entram em repouso (deixando passar apenas uma fonte de energia).

Inclusive se houver um problema nos contactos inversores, de entrarem em curto, juntando as duas redes, se tiveres as respetivas proteções, do lado da (EDP) e (ALT) não vai haver problemas de maior!!!

Agora convém estar atento às potências!!
Se colocares uma carga maior do que o mesmo suporta, vai começar a aquecer, o que irá encurtar o seu tempo de vida útil, se a diferença for muita, até poderá resultar na sua queima.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

Então afirmas que é possível usar o contactor que tinha referido?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: o meu sistema solar

Mensagem por Emanuel Couto »

accoelho Escreveu:Então afirmas que é possível usar o contactor que tinha referido?
Se a carga a colocar nele não for superior às suas especificações! Claro que sim.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

Por enquanto a carga andará nos +/- 400w


Autor do tópico
accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: o meu sistema solar

Mensagem por accoelho »

Imagem
Mais um aumento de autonomia, + 2 baterias

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”