Recomeçar projecto misto

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Meti o desenho no Word, é só abrir e ampliar o desenho para o tamanho A4, a ver se dá, senão ou me explicam outra maneira, ou através do soft,
Vejam lá se dá
Anexos

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]



Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Tá difícil, será que zipado dá?

vamos a ver
Anexos
cImpresso.rar
(66.89 KiB) Transferido 193 vezes

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Cabul Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:Ou melhor também tem que repor depois, e isso ligado a um rele, para comutar para a rede resumindo pensando bem acho que é igual ao teu sistema ...mas o meu controlador é a parte .
O teu conversor não desliga quando a tensão das baterias fica abaixo de um determinado limite, por exemplo 11V ou 10,5V ? Normalmente os conversores detectam a baixa tensão das baterias e automaticamente, desligam-se. Nesse caso, ao desligar-se, o relé por falta de tensão nos terminais vai para a situação de repouso, comutando todo o sistema para a rede pública até voltares a activar o conversor.

Boas, sim ele apita "sinal sonoro" de baixa tensão, mas será que essa baixa tensão não será demais para as baterias tipo os tais 10.5v e o controlador fica vermelho, mas devia se recarregar quando fica amarelo digo eu...ou parar co o consumo.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Esteves »

Fica aqui uma tabela, para terem uma ideia como afinar as "placas"

Como podem ver tudo que seja abaixo dos 11.9 ou 1.98 já é arriscar as baterias.

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Muito bom, já tinha visto uma destas em qualquer lado, por isso é que tenho o controlador regulado para recomeçar a carga aos 11.9V
Elas não são nada baratas, para se arriscar


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

ProjectSolar Escreveu:
Cabul Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:Ou melhor também tem que repor depois, e isso ligado a um rele, para comutar para a rede resumindo pensando bem acho que é igual ao teu sistema ...mas o meu controlador é a parte .
O teu conversor não desliga quando a tensão das baterias fica abaixo de um determinado limite, por exemplo 11V ou 10,5V ? Normalmente os conversores detectam a baixa tensão das baterias e automaticamente, desligam-se. Nesse caso, ao desligar-se, o relé por falta de tensão nos terminais vai para a situação de repouso, comutando todo o sistema para a rede pública até voltares a activar o conversor.

Boas, sim ele apita "sinal sonoro" de baixa tensão, mas será que essa baixa tensão não será demais para as baterias tipo os tais 10.5v e o controlador fica vermelho, mas devia se recarregar quando fica amarelo digo eu...ou parar co o consumo.
Pois, supostamente ao entrar em alarme, devia deixar de converter tensão e desactivar a saída. Se não, há no mercado sensores de tensão que disparam nos limites que podemos programar. Por exemplo no meu controlador, que já tem o comparador para inicio/fim de carga, posso adaptar para desligar o conversor, ou montar um novo circuito só com essa finalidade. Enquanto agora "apalpa" a tensão da bateria para carga e descarga, posso meter a "apalpar" as meninas, ligando ou desligando o conversor conforme os parametros que introduzirmos


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

AVISO,CHAMADA DE ATENÇÃO sobre o desenho, tanto para os que copiem a imagem ou utilizem o wincircuit, reparem que EXISTE UM SHUNT entre o Test-A/Resistênica variável de 10K e o pino 2 do LM1458. Não é possível fazer uma pista de cobre na placa para os ligar, assim optei por fazer um shunt à posteriori na parte onde são colocados os elementos.

Espero que aproveitem e era bom que postassem sobre os resultados, para o pessoal do fórum tirar dúvidas


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Já montei o seguidor solar. Consegui meter o controlo dos dois eixos numa só placa. Ainda faltam os relés e as ldr, ainda não chegaram. Para os testes utilizei duas ldr duns velhos candeeiros solares dos chinocas que tinha no jardim, mas só a enfeitar, já não funcionavam, a placa interna de controlo estava completamente calcinada, não trazem qualquer isolamento.
Anexos
Aqui, no ponto de equilibrio, as duas ldr estão calibradas e areceber a mesma luminosidade. Se meter mais luz para a esquerda, aparecem 12V negativos, se desviar para a direita, aparecem 12V positivos. Ou seja o motor cc rodará para um sentido ou para o outro até chegar à posição equidistante. Para não estoirar com os transistores em caso de curto circuito no motor, vou meter relés controlados pelo circuito, os quais vão comandar o motor.
Aqui, no ponto de equilibrio, as duas ldr estão calibradas e areceber a mesma luminosidade. Se meter mais luz para a esquerda, aparecem 12V negativos, se desviar para a direita, aparecem 12V positivos. Ou seja o motor cc rodará para um sentido ou para o outro até chegar à posição equidistante. Para não estoirar com os transistores em caso de curto circuito no motor, vou meter relés controlados pelo circuito, os quais vão comandar o motor.
42.JPG (89.58 KiB) Visto 4428 vezes
Vê-se a placa com os dois circuitos montados ao inverso um do outro.A aparência não é a melhor porque em vez duma placa de CI, utilizei uma das furadas. Entretanto também já fiz o circuito no wincircuit. Assim que tiver o resto do material (falta-me a lampada UV) faço um, fica melhor
Vê-se a placa com os dois circuitos montados ao inverso um do outro.A aparência não é a melhor porque em vez duma placa de CI, utilizei uma das furadas. Entretanto também já fiz o circuito no wincircuit. Assim que tiver o resto do material (falta-me a lampada UV) faço um, fica melhor
41.JPG (88.83 KiB) Visto 4428 vezes

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

boas então novidades por aqui 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Tenho vindo a atualizar o meu sistema mais que nunca, primeiro em equipamentos e por fim vai ser no campo solar... Eis uma questão que reparei no meu primeiro dia "hoje" . Referente ao amperímetro estar a 0A é porque quando a carga esta máxima o controlador não faz consumo logo eu pensei e puxei um pouco pelo inversor ate ele repor e reparei que ele subiu logo 11A-15A .

A minha questao é a seguinte, antes que chegue o rele ou questoes.

1ºTipo deve se recarregar as baterias a 100% e descarregar a 40% ou 30% seguidas com controladores ou como eu me deparei hoje, mal se gasta xx % o controlador recomeça a repor, como acontece com os telemóveis não deixamos acabar e metemos a carregar isto vicia certo?

2º Num rele ele ao passar do inversor para a rede só corta o lado AC do inversor, logo ele ficara ligado o resto da noite caso falhe a carga nas baterias e se ele em satndby gastar 100 ou 150w vai levar as baterias ao "casco" ?

Cumpts


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

ProjectSolar Escreveu:Tenho vindo a atualizar o meu sistema mais que nunca, primeiro em equipamentos e por fim vai ser no campo solar... Eis uma questão que reparei no meu primeiro dia "hoje" . Referente ao amperímetro estar a 0A é porque quando a carga esta máxima o controlador não faz consumo logo eu pensei e puxei um pouco pelo inversor ate ele repor e reparei que ele subiu logo 11A-15A .

A minha questao é a seguinte, antes que chegue o rele ou questoes.

1ºTipo deve se recarregar as baterias a 100% e descarregar a 40% ou 30% seguidas com controladores ou como eu me deparei hoje, mal se gasta xx % o controlador recomeça a repor, como acontece com os telemóveis não deixamos acabar e metemos a carregar isto vicia certo?

2º Num rele ele ao passar do inversor para a rede só corta o lado AC do inversor, logo ele ficara ligado o resto da noite caso falhe a carga nas baterias e se ele em satndby gastar 100 ou 150w vai levar as baterias ao "casco" ?

Cumpts
Questões pertinentes. Mas este tipo de baterias, não são como as pilhas, nas questões de viciação. Nos carros, o alternador está sempre a produzir energia, já que o próprio carro está a consumir, nas electronicas, nas velas, etc, ou seja o controlador vai sempre permitindo o débito de corrente o suficiente para manter a bateria com uma carga mais ou menos estável. Faz esse trabalho, aumentando ou diminuindo a corrente de excitação nas indutoras. Quanto mais corrente enviar para as indutoras, maior é o campo electromagnetico, aumentando a corrente produzida no induzido.
Assim, quando estás a consumir energia das tuas baterias o controlador em simultaneo está a carregar. O problema põe-se por exemplo à noite, ou se estás a consumir mais do que é produzido, levando ao abaixamento da tensão das baterias, ou seja à carga disponível. Quando baixa para um determinado nível, pré-determinado é suposto o conversor (eu chamo-lhe conversor, porque na realidade converte tensão contínua em alterna, não inverte nada, isto é uma tradução directa do inglês) avisar com um sinal luminoso e/ou sonoro. É também suposto parar a função de conversão, ficando somente a gastar energia como se estivesse em modo standby. É aí que entra o relé ou no caso de correntes mais fortes, um contactor, que ao deixar de ter tensão nos seus bornes, passa à posição de repouso, passando a fornecer energia da rede ao sistema.
Ao passar a essa função pode-se arranjar maneira de também desligar o conversor. Entretanto andei a pesquisar na net e já saquei um esquema de um LVD, que faz a "apalpação" da tensão da bateria, a qual podemos programar, por exemplo aos 11,9V por aí. Quando atinge esse valor, (convém ser inferior ao valor mínimo limite do controlador de carga) acciona por exemplo um relé para desligar o conversor, ou actua directamente num contactor de alta potência, cortando o fluxo de energia das baterias para o conversor. Por outro lado, supondo que as baterias estão já um pouco baixas, mas ainda não atingiram o limite mínimo de disparo, se liga por exemplo um motor dum berbequim, dum frigorífico, etc, há um pico instantaneo de descarga nas baterias, que vão, nesse pico, abaixo da tensão de referencia. O LVD, tem que saber que isso per si não é ainda condição para disparar, ou seja tem que ter um atrazo de 2 ou 3 segundos para que as baterias estabilizem, ou seja só deve cortar o circuito se a quebra de tensão se prolongar continuamente por alguns segundos.

Espero que o que escrevi te faça sentido

Cumps

PS. Assim que acabar os controlos dos motores, amanha chegam os relés, vou fazer um LVD (Low Battery Disconnet circuit) para testar

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Cabul Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:Tenho vindo a atualizar o meu sistema mais que nunca, primeiro em equipamentos e por fim vai ser no campo solar... Eis uma questão que reparei no meu primeiro dia "hoje" . Referente ao amperímetro estar a 0A é porque quando a carga esta máxima o controlador não faz consumo logo eu pensei e puxei um pouco pelo inversor ate ele repor e reparei que ele subiu logo 11A-15A .

A minha questao é a seguinte, antes que chegue o rele ou questoes.

1ºTipo deve se recarregar as baterias a 100% e descarregar a 40% ou 30% seguidas com controladores ou como eu me deparei hoje, mal se gasta xx % o controlador recomeça a repor, como acontece com os telemóveis não deixamos acabar e metemos a carregar isto vicia certo?

2º Num rele ele ao passar do inversor para a rede só corta o lado AC do inversor, logo ele ficara ligado o resto da noite caso falhe a carga nas baterias e se ele em satndby gastar 100 ou 150w vai levar as baterias ao "casco" ?

Cumpts
Questões pertinentes. Mas este tipo de baterias, não são como as pilhas, nas questões de viciação. Nos carros, o alternador está sempre a produzir energia, já que o próprio carro está a consumir, nas electronicas, nas velas, etc, ou seja o controlador vai sempre permitindo o débito de corrente o suficiente para manter a bateria com uma carga mais ou menos estável. Faz esse trabalho, aumentando ou diminuindo a corrente de excitação nas indutoras. Quanto mais corrente enviar para as indutoras, maior é o campo electromagnetico, aumentando a corrente produzida no induzido.
Assim, quando estás a consumir energia das tuas baterias o controlador em simultaneo está a carregar. O problema põe-se por exemplo à noite, ou se estás a consumir mais do que é produzido, levando ao abaixamento da tensão das baterias, ou seja à carga disponível. Quando baixa para um determinado nível, pré-determinado é suposto o conversor (eu chamo-lhe conversor, porque na realidade converte tensão contínua em alterna, não inverte nada, isto é uma tradução directa do inglês) avisar com um sinal luminoso e/ou sonoro. É também suposto parar a função de conversão, ficando somente a gastar energia como se estivesse em modo standby. É aí que entra o relé ou no caso de correntes mais fortes, um contactor, que ao deixar de ter tensão nos seus bornes, passa à posição de repouso, passando a fornecer energia da rede ao sistema.
Ao passar a essa função pode-se arranjar maneira de também desligar o conversor. Entretanto andei a pesquisar na net e já saquei um esquema de um LVD, que faz a "apalpação" da tensão da bateria, a qual podemos programar, por exemplo aos 11,9V por aí. Quando atinge esse valor, (convém ser inferior ao valor mínimo limite do controlador de carga) acciona por exemplo um relé para desligar o conversor, ou actua directamente num contactor de alta potência, cortando o fluxo de energia das baterias para o conversor. Por outro lado, supondo que as baterias estão já um pouco baixas, mas ainda não atingiram o limite mínimo de disparo, se liga por exemplo um motor dum berbequim, dum frigorífico, etc, há um pico instantaneo de descarga nas baterias, que vão, nesse pico, abaixo da tensão de referencia. O LVD, tem que saber que isso per si não é ainda condição para disparar, ou seja tem que ter um atrazo de 2 ou 3 segundos para que as baterias estabilizem, ou seja só deve cortar o circuito se a quebra de tensão se prolongar continuamente por alguns segundos.

Espero que o que escrevi te faça sentido

Cumps

PS. Assim que acabar os controlos dos motores, amanha chegam os relés, vou fazer um LVD (Low Battery Disconnet circuit) para testar
Boas, nao sei se ja reparou mas o meu banco de baterias já nao é o mesmo. Vou investigar esse tipo de circuitos.

Cumpts


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Efectivamente, não tinha reparado na alteração. Não sei se o princípio se mantém.

Acabei o seguidor solar, seguem fotos. Testado e calibrado, funciona 100%. Activa +- a cada 2 graus de variação
Anexos
parte superior da pcb com as resistências fotosensíveis. Estão montadas diametralmente opostas para cada eixo, com uma inclinação de +- 45graus
parte superior da pcb com as resistências fotosensíveis. Estão montadas diametralmente opostas para cada eixo, com uma inclinação de +- 45graus
43.JPG (78.2 KiB) Visto 4227 vezes
A pcb com as conecções. Utilizei um cabo utp. 4 resistencias, 8 terminais.
A pcb com as conecções. Utilizei um cabo utp. 4 resistencias, 8 terminais.
44.JPG (73.99 KiB) Visto 4227 vezes
Circuito já pronto e testado com os relés. Infelizmente engaram-se e mandaram-me os suportes dos relés para calha din. Soldeio-os directamente na placa. Cada motor tem dois relés os quais fazem a inversão de rotação graças a dois diodos, invertidos um em relação ao outro para cada relé. A placa gere os dois motores, quer para o eixo vertical quer para o horizontal
Circuito já pronto e testado com os relés. Infelizmente engaram-se e mandaram-me os suportes dos relés para calha din. Soldeio-os directamente na placa. Cada motor tem dois relés os quais fazem a inversão de rotação graças a dois diodos, invertidos um em relação ao outro para cada relé. A placa gere os dois motores, quer para o eixo vertical quer para o horizontal
45.JPG (90.26 KiB) Visto 4227 vezes

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

bom trabalho 8-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

visitante2 Escreveu:boas então novidades por aqui 8-)
Já funciona o seguidor solar de 2 eixos

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Patalhetas »

Cabul Escreveu:Efectivamente, não tinha reparado na alteração. Não sei se o princípio se mantém.

Acabei o seguidor solar, seguem fotos. Testado e calibrado, funciona 100%. Activa +- a cada 2 graus de variação
lol,
este trabalho é de louvar, pois é duro fazer um circuito nesses moldes.

agora deixa me perguntar-te uma coisa, já testas-te com nuvens ?
pois eu no meu, usa fotodiodos, tive de baixar a sensiblidade, para não andar feito tonto a procura do sol !!!

ps.
excelente trabalho ;)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, excelente trabalho, aguardo fotos da vista geral da "maquina".

Cumpts, e bom sol para todos.


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Patalhetas Escreveu:
Cabul Escreveu:Efectivamente, não tinha reparado na alteração. Não sei se o princípio se mantém.

Acabei o seguidor solar, seguem fotos. Testado e calibrado, funciona 100%. Activa +- a cada 2 graus de variação
lol,
este trabalho é de louvar, pois é duro fazer um circuito nesses moldes.

agora deixa me perguntar-te uma coisa, já testas-te com nuvens ?
pois eu no meu, usa fotodiodos, tive de baixar a sensiblidade, para não andar feito tonto a procura do sol !!!

ps.
excelente trabalho ;)
Obrigado
1. Ontem aconteceram duas coisas:
a. Fui de tarde às compras e demorei-me mais do que pensava, cheguei a casa já a anoitecer, conclusão o braço vertical estava solto, porque desde o eixo horizontal do suporte onde ele roda até ao suporte do painel vão cerca de 12cm. Com o anoitecer e o sol no horizonte quase a fazer um ângulo de 90graus relativamente ao suporte vertical o motor recebia tensão para baixar, ao chegar ao limite imposto pelos 12cm arrancou o embolo interior. Ou meto um fim de curso aí nos 7 ou 8graus, ou mudo o suporte do braço os 12cm para trás, assim o painel consegue descer e ficar na vertical. o motor não ardeu, porque o painel ao soltar-se e ficar na perpendicular as resistencias ficaram equilibradas e o seguidor deixou de mandar tensão para ele,
b. Quanto às nuvens, não teve problema, porque em vez de diodos, são resistências fotosensíveis, ou seja mudam a sua resistencia conforme a luminosidade, mesmo com nuvens a luminosidade mesmo com sombra que chega às resistencias é igual, por isso mantêm-se sempre equilibradas.
2. Seguidor solar:
a. O circuito original do seguidor não tem diodos de protecção à entrada, para o caso de inadvertidamente se trocar a polaridade. Vou acrescentar,
b. Na caixa de controlo vou meter dois inversores duplos, cuja função é, em automático, o seguidor controla o painel, em manual controlamos nós, para o caso de se ter que rodar o painel em qualquer dos eixos.
c. Vou metar dois fusíveis de painel um para cada seguidor e um disjuntor de curto circuito e outro térmico (este serve para cortar o circuito no caso por exemplo do motor encravar durante algum tempo e estar a consumir muita energia sem desligar, podendo arder).

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Esteves »

Mete 2 atuadores de parabólica não são caros cerca de 35€ cada e assim fica o assunto resolvido, os atuadores já trazem fins de curso.

Quanto a placa do seguidor estou a ver que é maquina.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por visitante1 »

Está interessante parabéns, tenho que ver isso a funcionar de perto.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”