Recomeçar projecto misto

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por visitante1 »

só que neste caso não é possivel corrigir fator de potencia nenhum, como está a ser imposto pela carga e essa carga é a rede não é possivel.
existem é inversores que permitem mexer em certos parametros e a partir dai controlar a reativa, mas não sao esses baratuxos..
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por CrOhN »

Tempo perdido, o factor de potência é muito variável para o conseguires só com um condensador.


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Pois, material chinoca.
Tudo tem um custo ehehehe4heh


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Como diz o PNunes a carga é a própria rede. De qualquer maneira irei experimentar, já que fica sempre aquela dúvida "e se tivesse experimentado?" Mal não faz. Também se metem uns condensadores nas fluorescentes para compensar a reatância do balastro. Isto nos antigos. Os electronicos, ainda não abri nenhum, também devem ter.
A ver vamos, nestas coisas temos que ir um pouco pelo esperimentalismo. Dá sempre mais gozo

Fiquem bem e esperemos um pouco mais de sol eheheheh

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois Cabul!
Eu tb vou fazer uma coisa parecida, numas das fases (AC) do meu sistema.

No meu caso! Esta fase, é mesmo bem puxada!!
Com grandes cargas indutivas..... tipo!
Compressor, máquina de soldar, serra circular, rebarbadoras... tenho uma das grandes, quando a ligo a frio! Ultrapassa os 3000 watts, e tb máquina de lavar louça e roupa etc!

Enfim!!! Tudo cargas complicadas......

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Emanuel Couto Escreveu:Pois Cabul!
Eu tb vou fazer uma coisa parecida, numas das fases (AC) do meu sistema.

No meu caso! Esta fase, é mesmo bem puxada!!
Com grandes cargas indutivas..... tipo!
Compressor, máquina de soldar, serra circular, rebarbadoras... tenho uma das grandes, quando a ligo a frio! Ultrapassa os 3000 watts, e tb máquina de lavar louça e roupa etc!

Enfim!!! Tudo cargas complicadas......

Abraço.
Mas vais ligar a uma fase da Dª EDA, ou vais experimentar a uma "fase" a partir do inversor normal? Se for a esta, em princípio não faz sentido, já que se não estiveres a consumir, não há injecção, a não ser que estejas com as máquinas a trabalhar e com falta de potência do inversor convencional, digo eu.....

Cumps

PS: Falo da Dª EDA, porque estive 2 anos na Terceira, 1987-89 e a "senhora" foi-me apresentada. De vez em quando, com alguma assiduidade faltava aos compromissos, se é que me entendes eheheheheheh......

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Emanuel Couto »

Sim faz sentido! E já foi testado! E fez toda a diferença!
Só que foi com uma bateria de capacitores à bruta.

Queria fazer uma coisa como deve ser! Com filtro, com um fusivel e uma resistência em paralelo, para descarregar os capacitores.

Na verdade esta fase vái andar quase sempre desligada do resto do circuito, pois não quero adiantar a corrente em relação à tensão, pois não era nada bom para o inversor!

Numa parte da casa tenho algumas máquinas onde faço os meus trabalhos de serralharia, carpintaria, vou fazendo uns biscates!!
Gosto de fazer de tudo um pouco e vamos sempre poupando uns cobres...

E é por aí que passa este fase, vinda do inversor, e continua para outra parte da casa onde tenho a máquina de lavar louça e roupa.

E mesmo tendo um bom inversor, quando ligo estes aparelhos, cria oscilações em todo o circuito, e a corrente fica um pouco fora de fase, obrigando o inversor a compensar, com grandes cargas reativas.

Sem falar que consome mais energia, os fios aquecem mais, portanto, mais perdas por efeito joule.

E quero fazer com que a bateria de capacitores, tenha um comutador manual, para quando as cargas pesadas nesta fase estiverem desligadas.
Por exemplo! Se eu ligar lá, outro tipo de coisa.

Tb já estive na terceira! Mas só de passagem!
Nunca estiveste em S.Miguel ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Não, nunca estive em "S.Meguel", esteve por pouco mas situações pontuais não o permitiram.
Quanto à "fase" como lhe chamas, se calhar faz sentido. Se tiveres o grid ligado directamente aos painéis e/ou aerogerador, em simultâneo (paralelo) com o inversor, este ligado ao banco de baterias, assim, efectivamente existe um aproveitamento do grid, poupando o banco de baterias ligado ao inversor. Este serve como suporte/fornecimento de "linha de rede" ao qual o grid vai "apalpar" tanto a presença de tensão como a frequência. Penso que afinal tem alguma lógica.
Como esta situação ainda não me tinha ocorrido, talvez se consiga arranjar um esquema para estes circuitos independentes que ao detectarem as variações do factor de potência, possam automáticamente meter blocos de condensadores no circuito de forma a compensar os desfasamentos
Gostaria que o pessoal do fórum comentasse este assunto, no sentido de acrescentar mais alguma info.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

Ligando um inversor grid ao inversor normal não vai dar" barraca"?
Quando não houver consumo para onde vai ir a corrente que o inversor de rede está a injectar no inversor normal.?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Emanuel Couto »

Mas eu tenho um inversor normal!
Que liga as baterias! Não é um grid-tie!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

1. Há, ok, fiz confusão.
No entanto, por exemplo:
Tem um inversor (eu gosto mais de chamar conversor, porque converte Dc em Ac, não inverte nada) por exemplo a debitar de forma flutuante entre 1 e 3Kw, directamente do banco de baterias. Estas continuam simultaneamente a ser carregadas quer pelos painéis, quer pelo aerogerador. Agora imaginem que existe (já sei que o Emanuel não tem) um grid ligado directamente a outra conjunto de painéis, a injectar na rede em permanência. Como vai ligar diversas máquinas ao inversor, começa a puxar por ele e em consequência pelo banco de baterias. E se, para obviar estas sobrecargas, durante aquele período de necessidade temporária de potência adicional, se ligar um grid, por exemplo de 500W em paralelo? e assim aliviar um pouco as baterias e o respectivo inversor? Já alguém experimentou? Ou seja Se o inversor estava pelo menos a debitar 1Kw em contínuo, com picos até aos 3Kw, se o grid estiver a fornecer em permanência 500W, o inversor flutuará entre 500W e 2,5Kw, aliviando-o e às baterias. Certo, ou estou a meter os pés pelas mãos e vai dar "barraca" como diz o amigo "Fumas", se lhe posso chamar assim...
2. a outra era a questão do factor de potência e já está esclarecido. Eu estava a misturar os dois assuntos. Mea culpa


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por CrOhN »

Se os consumos se mantiverem acima do que o grid esteja a debitar, não vejo porque não funcione.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Emanuel Couto »

sua idéia! Não deixa de ser pertinente!
Vamos lá ver se percebi!

Um (inversor normal) e ligado as baterias, fornecendo energias para as cargas neles ligadas.....

Depois com um conjunto de painéis em separado, e ligado um inversor (grid-tie).

Ligando o mesmo em paralelo, pode ser em qualquer parte do circuito, pois ele vai sincronizar com a frequências do (inversor normal), ajudando o mesmo, reduzindo o seu trabalho, e poupando as baterias .

É isto que querer dizer?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

PS: tenho de mudar o meu nick Loiol :-D
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Emanuel Couto »

visitante2 Escreveu:PS: tenho de mudar o meu nick Loiol :-D
Não é preciso!!!! (visitante2)

Tb já pensei no assunto que colocaste! E tb tenho dúvidas!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Emanuel Couto Escreveu:sua idéia! Não deixa de ser pertinente!
Vamos lá ver se percebi!

Um (inversor normal) e ligado as baterias, fornecendo energias para as cargas neles ligadas.....

Depois com um conjunto de painéis em separado, e ligado um inversor (grid-tie).

Ligando o mesmo em paralelo, pode ser em qualquer parte do circuito, pois ele vai sincronizar com a frequências do (inversor normal), ajudando o mesmo, reduzindo o seu trabalho, e poupando as baterias .

É isto que querer dizer?
Nem mais nem menos. Como diz o amigo CrOhN, a questão está só em que os consumos permanentemente se mantenham acima do valor que o grid fornece, para tirar o máximo proveito do mesmo e para que o inversor normal continue a "debitar" alguma potência para servir de referência ao grid. Mas isto só tem interesse se se tiver uma eólica e/ou painel dedicado ao grid e assim puder comutar entre a rede do inversor e a rede exterior, conforme as necessidades. Neste caso, sempre que necessário, comuta-se para a rede privada, evitando assim descargas maiores do banco de baterias

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por visitante1 »

Então porque não utilizam antes um hibrido? há sol funciona pelo sol, não há faz bypass e trabalha pela rede.
Aliás o meu W7 está a fazer isso com cargas mais violentas, adaptei-o, nem foi necessário um hibrido.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

pnunes Escreveu:Então porque não utilizam antes um hibrido? há sol funciona pelo sol, não há faz bypass e trabalha pela rede.
Aliás o meu W7 está a fazer isso com cargas mais violentas, adaptei-o, nem foi necessário um hibrido.

Excelente ideia, nem sabia da existência disso. quem sabe sabe. Como se costuma dizer, "são muitos anos a virar frangos" eheheheh.Podes dar mais indicações, por exemplo uma indicação de equipamento?
E quanto ao W7, como fizeste?
cumps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por visitante1 »

Tenho um controlador que está a fazer uma supervisao constante á bateria/barramento DC e quando este desce abaixo dum determinado nivel que é programável dá ordem de bypass.
Isto é feito com uma determinada temporização pois como devem saber ao meter instantaneamente uma carga maior tipo 2000w a bateria tem tendencia a baixar repentinamente,
por isso é que escolhi um inversor com bypass robusto e COM PRIORIDADE A REDE para ser eu a decidir quando ele deve ou não fazer bypass.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Emanuel Couto »

Não sabia que o Paulo virava frangos!!!! :lol:

E aposto que o controlador referente é o outback ! ele tem esta opção.

Apesar de, no meu caso, não fazer sentido esta comutação, como sabes! Tenho sempre a circular na casa duas fontes de energia em simultaneamente, EDA/Inversor.

Pois vou distribuindo as cargas nas duas, se tenho muito potencial no circuito do inversor, coloco mais cargas no mesmo, se tenho pouco, vou passando para a EDA.

E assim, o circuito do inversor leva mais tempo ligado.

Já tive no máximo, 2 semanas e 3 dias, ligado seguidos....

Infelizmente com este tempo, tem estado mais tempo desligado que ligado.

Quanto à idéia do Cabul!
Nunca me passou pela cabeça, que desse para fazer uma coisa destas!

Em relação aos inversores híbridos para sistemas isolados (off-grid)
A grande diferença, é que vai buscar múltiplas fontes de energia.... painéis fotovoltaicos, baterías e a rede eléctrica, ou mesmo a uma eólica, ou gerador.

Mas ele também tem o seu limite de potência como os inversores convencionais.

E seguindo a linha de  pensamento do Cabul! mesmo sendo um inversor híbrido, será que poderia ser ajudado por um inversor grid-tie?

Bom fim de semana.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”