Página 1 de 3

Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 2:38 pm
por dmachado
Boas,

Tenho estado a ler sobre os kits injecção zero, mas não entendi para onde vai o excesso de energia. É utilizada alguma carga (por ex. resistência) de modo a dissipar essa energia? Ou são os painéis que acabam por aquecer?

Outra questão, é como é que o inversor consegue distinguir entre a solicitação da rede da casa e a exportação para a rede, sendo AC não se consegue detectar o "sentido" da corrente numa pinça amperimétrica... ou consegue?

Obrigado.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 3:46 pm
por Alves10
Boas, em resposta ao que acontece ao excesso de energia, esta é "canalizada" para uma carga como diz, pode ser um termo-acumulador, um aquecedor eléctrico ou outro tipo de equipamento que não seja muito "esquisito" com a energia que recebe,(é que esta energia não é uma forma de onda sinusoidal pura, o que pode ser um problema para alguns equipamentos).
Em relação ao sentido da corrente este consegue ser medido com a pinça amperimetrica e com a ajuda do microprocessador que o equipamento tem, este faz uns cálculos e ajusta a carga em função da energia que está a mais. Para ser mais fácil de entender o funcionamento imagine uma lâmpada ligada um Dimmer, e um amperímetro na entrada da energia do quadro electrico, arranjamos alguém com paciência para estar sempre a olhar para o amperímetro e com a mão no potenciómetro do dimmer a fazer o ajuste da carga de modo a o amperímetro ficar a Zero. O equipamento (smartbox) faz este trabalho automaticamente.

Espero ter ajudado com esta simples explicação.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 5:30 pm
por dmachado
Boas, obrigado pela explicação.

Só não conseguia perceber como é que na fase de entrada na casa o aparelho distingue entre o que sai ou o que entra.

Entretanto li isto http://openenergymonitor.org/emon/mk2/pvmeasurement" onclick="window.open(this.href);return false; e penso que já entendi, será pela voltagem da rede vs voltagem no inversor.

Vou continuar a investigar...

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 5:33 pm
por Alves10
Esse site tem isto muito bem explicado, com muitos pormenores, ainda pensei por o link aqui mas não sabia se era permitido, agrada-me que o tenha descoberto.

Boa investigação. :D

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 5:47 pm
por dmachado
:idea: Isto já me dá para pensar num sistema sem baterias e com mais alguns Wp...

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 5:54 pm
por Alves10
Se dá, pense num sistema que possa distribuir a energia pelos equipamentos electricos da casa conforme ela vai "sobrando", a placa que controla isto é o arduino que tem enormes potencialidades. É que podemos deixar equipamentos a fazer tarefas durante o dia para gastar a energia em excesso, assim de repente penso nas maquinas de lavar, desumidificador, AC, aquecedores, etc. É uma questão de fazer a gestão do seu funcionamento, e sem a necessidade de um grande investimento em baterias, Isto não é para ficar autónomo, mas sim gastar o mínimo da rede.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 6:06 pm
por dmachado
O arduino é do melhor que há, o complicado é aproveitar as potencialidades dele que são quase infinitas!

Para já tinha pensado num cilindro 80-100-120 ou mais litros junto da máquina da roupa, para descarga do excesso. Ali quero instalar um arduino que me vai gerir a água quente dos painéis solares (e desse cilindro talvez) durante os meses de verão e de excesso de temperatura (sensores a 30 e tal metros etc, vai ser bonito).

Essa ideia de alternar as utilizações ao longo do dia é interessante e faz todo o sentido, obrigado pela sugestão.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 7:37 pm
por Alves10
Ainda lhe deixo uma outra sugestão, utilize inversores individuais, um por cada painel, vai ver que fica com o sistema muito mais eficiente e com a vantagem de ao avariar um painel ou inversor a produção ser pouco afectada. Ao por em serie muitos painéis temos a desvantagem de a corrente que percorre todos eles ser igual á do que tiver pior rendimento, é se temos o azar de apanhar uma sombra ou sujidade lá se vai grande parte da produção.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 9:08 pm
por JMLorenzo
Já existem micro inversores em que não precisam nada do que esta escrito acima.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 46&t=17576" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 04, 2014 9:19 pm
por Alves10
Parecem bastante interessantes, mas é uma pena não aproveitarem toda a energia, eles simplesmente deixam de produzir para não injectar o excesso, agrada-me mais a solução de poder desviar essa energia para algum lado.

PS: Li um pouco em Z a pagina, posso estar enganado.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: terça jun 10, 2014 12:19 am
por pedrosilva
Já li num site de fabricante sobre um inversor híbrido e "zero export" que enviava o excedente para um acumulador de água quente, isto quando as baterias já estavam cheias.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: terça jun 10, 2014 8:07 am
por dmachado
Eu quero evitar as baterias, é mais uma manutenção e preocupação perfeitamente dispensável, na minha opinião.

A maior questão é aproveitar bem o excesso de água quente nos meses de Verão, e por aí penso ser possível adiantar muita coisa, nas máquinas da roupa e louça, até ao cozinhar se pode usar água já quente e poupar muita energia.

No inverno, toda a energia é bem vinda, claro...

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 11, 2014 12:51 pm
por Alves10
Boas dmachado, vi isto " Immersun " na net e lembrei-me de partilhar, pareceu-me uma peça fundamental na instalação de um sistema como o que refer, com isto podemos optimizar ao máximo toda a energia captada pelos painéis e utiliza-la em algo útil. De uma vista de olhos, o sistema está muito bem pensado, pena o preço, mas é uma ideia.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 11, 2014 1:35 pm
por dmachado
Boas, não sei se era um link, mas não consigo ver...

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 11, 2014 1:37 pm
por Alves10
Eu tinha-me esquecido de por o nome Immersun para que possa pesquisar. Veja a maneira como é possivel destribuir a energia de uma forma inteligente em 3 cargas.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: quarta jun 11, 2014 1:43 pm
por dmachado
Sim, obrigado, já tinha pesquisado essa solução, no meu caso basta uma saída para a resistência do termoacumulador de 800 litros que é onde se concentra toda a energia térmica da casa...

Um dos de 200€ chega e sobra no meu caso, é pena ser tão complicado fazer a versão arduino...

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: sexta jun 27, 2014 12:29 pm
por dmachado
Após muita pesquisa, vou optar por um sistema de injecção zero em torno de 1.250-1.500W, o qual descreverei abaixo e peço as vossas críticas e sugestões no sentido de melhorar estas "especificações":

Inversor Soladin 1500 Web com interruptor DC

5 painéis entre 250w e 290w, 30V mppt - é o espaço que tenho no meu telhado, na zona com melhor exposição solar, e sem interferir nem com a clarabóia nem com as velux

Questão: qual a melhor forma de ligar os 5 painéis para aproveitar as capacidades do inversor ao máximo? Tudo em série? Díodos de by-pass?

Suportes para instalação em telha lusa - uma só fileira.

Questão: os vendidos na alemanha dão? alguma sugestão de onde comprar cá em PT a bom preço?

Controlador de injecção zero: ZEROBOX MR2 ligado a uma resistência de 3600W

Agradeço a vossa ajuda.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: sexta jun 27, 2014 1:58 pm
por CrOhN
Para esse inversor, tudo em série, e mesmo assim.... (Tensão minima MPPT 150V). O ideal era serem paineis de 72 celulas.

O resto fala com o Pedro Lima.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: sexta jun 27, 2014 2:24 pm
por dmachado
Ok tenho em vista painéis de 72 células 290W 35Vmppt, mas já estou a ver que devia ir para painéis com maior voltagem...

Quero ficar abaixo do limite de vistoria (Decreto-Lei n.º 101/2007 de 2 de Abril), ou seja 1000w no inversor.

O Soladin 1000 requer 130V no mínimo, pelo que diz no site, mas com 1350wp de painéis no máximo. Ou seja, 4 painéis destes de 35Vmppt vão para os 140V/1200w, por aí tudo ok, ou 5 painéis 250w 30V mppt vão para os 150V/1250w, ainda melhor, deverei ir por aí.

Já vi painéis de 46V, mas não foi cá, vou procurar melhor e entretanto falar com o Pedro Lima, obrigado pela dica, um abraço.

Re: Kits injecção zero e inversores

Enviado: segunda jul 07, 2014 5:13 pm
por dmachado
Bom, em face de alguns preços que tenho visto de microinversores, estou tentado a instalar um sistema de 4 painéis de 250-290w cada e um microinversor de 500w por cada par de painéis.

Isto manter-me-ia abaixo do limite de vistoria de 1Kw+, e dado que os controladores para evitar a injecção na rede operam junto ao quadro, coloco as seguintes questões aos entendidos:

1. se fizer inicialmente uma instalação de 1Kw como referia acima no telhado da casa, e mais tarde outra semelhante na placa da garagem/lavandaria, são independentes uma da outra e mantêm-se ambas fora de vistoria - correcto?

2. um controlador de não-injecção na rede como este opera junto do quadro e por isso poderá servir para evitar a injecção por um, ou por ambos os sistemas - os microinversores ligam-se à rede da casa na tomada mais próxima, o controlador "controla" tudo junto ao quadro - estou a pensar bem?

Obrigado.