Kits injecção zero e inversores

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por jmlflorencio »

No caso apontado a energia desviada para o cilindro era exactamente a produzida em excesso. Não sei se o termo ventilador permite essa proporcionalidade, ou se tem que estar sempre a 100% da sua potência.

De resto, é um sistema de desvio semelhante a outros


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por CrOhN »

No Termo ventilador, só a desviar para a resistencia. Com o motor do ventilador directo. Agora para um aquecedor a oleo ou similar, perfeitamente possível. Mas só mesmo para para não desperdiçar, porque o que vai libertar em calor, será uma insignificancia.

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por RSSilva »

luisp16 Escreveu:O que me dizem deste sistema?
http://solarimmersion.co.uk/
Imaginem que tenho 750w em painéis e durante o dia ninguém está em casa era possível usar este sistema para desviar a energia excedente para um termoventilador em vez de um cilindro ?
Esse sistema não é mais do que um desviador de excesso de energia produzida. Tal qual outros tantos que existem no mercado.
Certo, é que , com algum engenho, é possível reproduzir um aparelho desses a 1/5 de preço indicado ou menos.
Quanto ao termoventilador não me posso pronunciar. Mas se tem pelo menos uma resistência pode servir como carga para ligar ao desviador.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por microbrain »

https://youtu.be/fr75StMRma0
E este inversor, so injecta a energia que a casa estiver a produzir, isto permitiria ter um mppt para um banco de baterias e das baterias a este inversor.

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por rocker_pt »

Q
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por rocker_pt »

Luisp16, um modo de desviar a energia excedente parece-me que poderá ser feita com este equipamento:
https://www.ev-power.eu/_d5118.html
Powerwatt.jpg
Alguem conhece? alguem já configurou?

É para Trifásico mas deve funcionar com 2 fases sem corrente
Deteta a tensão automaticamente e depois verifica se ha transito de energia para a rede
Tem 2 Triacs que dá para modular a potência da carga conectada de acordo com a energia excedente disponível. tem tambem mais 2 saidas de relés + 2 num modulo externo se necessario (podemos programar a ordem)

O regulador avalia as correntes eléctricas medidas e, se determinar a energia excedente disponível produzida pela instalação fotovoltaica, liga as cargas ligadas de acordo com as prioridades ajustáveis, enquanto tenta constantemente manter o fluxo de energia zero através do módulo de detecção de corrente

Tem software para configuração no computador.
Alguem testou?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por rocker_pt »

Havendo energia excedente, pode-se especificar a ordem das saidas "de escape" (triacs + relés), e pode-se especificar o limite de cada saida:
exemplo:
triac1 programamos limite eg. a 1.5kw para ligar um aquecedor. Quando atinge este limite liga o triac2 programado para o limite eg. a 1.2kw para ligar o cilindro solar...etc
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Localização: Lisboa

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por luishmendes »

Boa tarde.
Alguém me sabe informar se o Inversor Effekta 5000 para instalações com armazenamento injecta na rede quando as baterias estão carregadas a 100% e a produção dos painéis foto-voltaicos é superior ao consumo ?


RuiP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 15, 2017 11:15 pm

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por RuiP »

luishmendes Escreveu: domingo dez 25, 2016 6:56 pm Boa tarde.
Alguém me sabe informar se o Inversor Effekta 5000 para instalações com armazenamento injecta na rede quando as baterias estão carregadas a 100% e a produção dos painéis foto-voltaicos é superior ao consumo ?
Também tenho a mesma dúvida!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por Quintas2 »

Apesar deste tópico já ser antigo, penso que faria mais sentido estar no Autoconsumo. Não sei é se mudá-lo agora causará problemas a quem o segue.

Obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por visitante1 »

luishmendes Escreveu: domingo dez 25, 2016 6:56 pm Boa tarde.
Alguém me sabe informar se o Inversor Effekta 5000 para instalações com armazenamento injecta na rede quando as baterias estão carregadas a 100% e a produção dos painéis foto-voltaicos é superior ao consumo ?
Esse inversor não é de ligação á rede, é um stand-alone, por outras palavras não está preparado para injetar na rede publica.
É um Hibrido que permite ser alimentado atravez de paineis solares ou outra fonte DC, acoplado a baterias e também pode ser alimentado pela rede nomeadamente para garantir bypass caso a fonte DC/bateria esgote.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por Mário Liberato »

Bons dias,pessoal adepto e consumidor da energia solar
Montei o mês passado 6 painéis Poli de 265W da marca Suntech,uma unidade auto consumo trifásico de 1590 Wp,Um microinversor de 500W,Auto-consumo,pois tenho 2 bombas trifásicas para a rega e abastecimento de casa,al~em de ter em permanência ligados ,2 arcas frigorificas grandes,Um frigorifico com congelador independente,tambem grandinho,e estou sempre em casa.Faço umas coisa na agricultura tambem para consumo proprio,e pedia a vossa ajuda para ser informado se ,face ao que tenho sempre ligado,a produção solar chega,é claro será quando há Sol.Os painéis estão montados num telhado inclinado virado a Sul sem qualquer sombreamento.As águas quentes são fornecidas por Termosifão de 300 litros,de tubos de vácuo.Muito OBRIGADO pela informação e ajuda que me possam dar.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por jmlflorencio »

Mário Liberato Escreveu:Bons dias,pessoal adepto e consumidor da energia solar
Montei o mês passado 6 painéis Poli de 265W da marca Suntech,uma unidade auto consumo trifásico de 1590 Wp,Um microinversor de 500W,Auto-consumo,pois tenho 2 bombas trifásicas para a rega e abastecimento de casa,al~em de ter em permanência ligados ,2 arcas frigorificas grandes,Um frigorifico com congelador independente,tambem grandinho,e estou sempre em casa.Faço umas coisa na agricultura tambem para consumo proprio,e pedia a vossa ajuda para ser informado se ,face ao que tenho sempre ligado,a produção solar chega,é claro será quando há Sol.Os painéis estão montados num telhado inclinado virado a Sul sem qualquer sombreamento.As águas quentes são fornecidas por Termosifão de 300 litros,de tubos de vácuo.Muito OBRIGADO pela informação e ajuda que me possam dar.
Boas. Bem vindo (?).

Essa questão devia estar num tópico próprio, para a podermos analisar com mais detalhe...

Para verificar se a produção é ou não suficiente tem que se analisar os valores de modo instantâneo, com recurso a sensores e algum armazenamento de dados.

Há kits prontos a instalar de várias marcas: owl intuition, efergy, etc...


Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por Mário Liberato »

Ok,JMLFlorêncio Obrigado pela sua resposta.O meu maior problema é que eu,de electricidade só tenho conhecimentos básicos,e nem sequer sei onde comprar os sistemas de que fala.Agradeço imenso se me informar onde os devo adquirir.Quanto ao novo tópico,eu pensei que o estava a fazer,mas afinal,agora reparei que estava a "dar"resposta a outro tópico.Vou ver se sei emendar o erro,pois cada vez percebo menos disto.Se é se alguma vez percebi.Abraço.


Seraparamim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 08, 2017 11:53 am

Re: Kits injecção zero e inversores

Mensagem por Seraparamim »

RSSilva Escreveu: quarta jul 27, 2016 10:22 am Olá, penso que posso ajudar qualquer coisa...

Falarei do sistema da Openenergymonitor - https://openenergymonitor.org/emon/ - que foi o sistema que eu construi.
Como já foi dito, funciona com um microprocessador arduino. Para quem não sabe, este microprocessador é controlável por qualquer computador e um cabo usb; logo, é possível alterar muitos parâmetros do sistema, por exemplo: ajustar a tensão da rede, ajustar os sensores de corrente, a carga (que deve ser resistiva pura), desfasamento entre tensão e corrente, entre outros.

A coisa funciona assim: com a ajuda de uma ou duas pinças que medem a corrente consumida e/ou a fornecida pelos paineis fotovoltaicos, são feitas uns cálculos matemáticos a cada 20ms (milisegundos) e ajustada a energia a ser desviada. Isto quer dizer que o sistema está sempre a calcular o desvio pois lá em casa a energia consumida também está sempre a mudar. Como devem imaginar 20ms é menos que um piscar de olhos, por isso a percisão é elevada.

O sistema usa um triac para efetuar o desvio. O triac, para quem não sabe, é regulável por uma pequena corrente, deixando passar uma grande corrente, neste caso até 40A. Assim, o arduino vai "dizendo" ao triac, através da sua "gate", quando deve deixar passar ou não.

A carga resistiva, que deve ser uma resistência de um aquecedor tem de ser de valor superior ao que o sistema fotovoltaico deve produzir, para que quando os consumos da habitação sejam muitos poucos, quase tudo o que for produzido, possa ser consumido pela resistência.

Agora vem a parte mais interessante.

Este sistema permite trabalhar com sistemas de pouca ou muita potência, pois aproveita uma "janela" de tolerância dos nossos contadores (que habitualmente é de 1W) e nunca deixa que, entre o que é consumido, produzido e o que é desviado, ultrapasse este valor de 1w, mesmo com uma resistência de 3kw ou mais...

Parece difícil de acreditar. Eu tive muitos problemas iniciais em configurar o sistema, mas neste momento e com quinze dias a funcionar em pleno, posso dizer que é preciso e fiável.

O que o sistema faz é a cada 20ms calcular o que está a ser consumido pela habitação e o que está a ser produzido pelos painéis fotovoltaicos e logo que se aperceba que produz mais do que consome, começa a contar a tal "janela", que na openenergymonitor se chama de "buquet" e antes de atingir os 3600 joules (equivalente a 1w), "diz" ao triac para ligar durante um determinado tempo (que é sempre muito pequeno) para se ligar. Este tempo é na ordem dos milisegundos até três ou quatro segundos, depende da potência da resistência, MAS, sempre sem ultrapassar 1W, fazendo baixar a tal "janela". Isto é um vai e vem constante, para cima e para baixo, sempre dentro da casa do 1w. Assim o contador ou fica parado e/ou não contabiliza consumos.

Na realidade, a potência desviada é o ligar da resistência por instantes à potência máxima. Não é um desvio de apenas, por exemplo 240w, que corresponde ao diferencial do consumido/produzido. É sempre à potência total da resistência.

Tudo isto é possível ser visto no nosso Pc através de um programa que se chama "Arduino" ou outro de programação semelhante, ou através do EmonGLCD, para quem quiser o construir... ou comprar.
https://openenergymonitor.org/emon/modu ... ildguide13

Se deixei ficar dúvidas, estejam à vontade em perguntar..

Já agora, com um ferro de soldar e um medidor de corrente/multimetro, qualquer um de vós pode construir o sistema...

Bem hajam!
Olá bom dia a todos. RSSilva eu já tenho 1 umonpi com pinça amperimétrica para medir a produção solar e outra para medir o consumo da casa (com os esp8266). Estou muito interessado em conseguir canalizar o excedente para o meu termoacumuldor. Onde consigo arranjar o esquema electrónico e o codigo para carregar para o arduino?

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”