dois inversores

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
oiram
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 05, 2014 8:48 am

dois inversores

Mensagem por oiram »

Bom dia ao forum.
Estou a fazer um projeto, para futura aquisiçao de um sistema fotovoltaico independente, para poder ter energia numa pequena casa de ferias e fins de semana.

Tenho varias duvidas antes de adquirir o material, vou expolas e aguardo a ajuda do forum. obrigado a todos.

1- no meu caso em particular é para uso esporadico, uma vez ao mes (+/-) sera que com um so painel fotovoltaico (com capacidade suficiente) terei capacidade de carga no banco de baterias para utilizaçao esporadica?

2- de quantos amperes serao precisos para iluminaçao, pequenos eletrodomesticos inclindo microondas, pequeno frigorifico, tv, bomba de agua.

3- poderei ligar dois inversores no banco de baterias, um de onda modificada para os aparelhos suportados (iluminaçao etc etc) e um outro de onda pura com a capacidade dos aparelhos mais senciveis.

creio que por agora é tudo, obrigado a todos.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: dois inversores

Mensagem por Alves10 »

Bom dia, ao ler o seu tópico fico na duvida se um sistema solar será o mais adequando, é que o investimento é alto para uma tão pequena utilização temporal. Há no mercado vários kits que fazem o que pretende, mas aconselho-o a fazer umas contas à duração das baterias e ao seu custo. Parece-me que a melhor situação para si será ou ligar-se à rede eléctrica normal ou comprar um pequeno gerador Diesel.

Ps: isto é apenas um conselho.


Autor do tópico
oiram
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 05, 2014 8:48 am

Re: dois inversores

Mensagem por oiram »

Bom dia, é certo que ja pensei tambem nessas possiveis alternativas, ás quais nao sao de descartar, mas no caso da rede eletrica nacional, os custos sao enormes desde a distancia da baixada ate a casa sao enormes, entre outros (certiel, eletricista encartado, etc etc) no caso do gerador temos o barulho e as horas mortas em que so precise de uma luz ou do frigorifico.

obrigado na mesma.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: dois inversores

Mensagem por Emanuel Couto »

Oiram, a sua ideia de um projecto destes é muito interessante!

Mas não vai conseguir fornecer energia aos equipamentos que referiu, com apenas (1) painel!!

Ainda se fosse só para iluminação ((por exemplo a (12V)) (1) painel de (250Watts) dava perfeitamente, agora para os electrodomésticos que citou, nem pensar!!

Equipamento necessário (para um gasto racional da energia instantânea)...!

Esqueça os conversores de onda modificada (dinheiro mal gasto)... Opte por apenas um de onda pura, de (2000Watts\24V) pelo menos (1000Watts) em painéis, para (500A) de baterias ((estacionárias))

Estes valores vão depender muito dos electrodomésticos conectados ao sistema! Não ligar o microondas num pico do frigorífico, tempo que vai permanecer na habitação, etc etc.....
Para não ter estas preocupações (os valores referidos acima, teriam que ser muito.... mais altos)

Boa sorte com o projecto, vá colocando duvidas....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


faísca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 16, 2009 8:31 pm

Re: dois inversores

Mensagem por faísca »

Olá Mário,

Estou de acordo consigo acerca dos dois inversores, essa é a minha ideia.
No meu caso, tenho 5 painéis, 2 policristalinos de 85w cada, e 3 monocristalinos, 2 de 90w e 1 de 100w, um controlador Steca 30A, quero comprar um de 60 amperes, e um inversor de 1200w de onda modificada, estou a juntar dinheiro para adquirir um de 3000w de onda pura, e para acumular, 2 baterias de chumbo ácido de 157 amperes cada. Com isto tenho uma casa a funcionar à dois anos com frigorifico, très televisores lcd, receptor de satélite, rádio, playstation, câmara de vigilância, e três portáteis, a água da casa é fornecida por uma bomba no pôço com 600w, e para a rega da horta uma de 550w. Com se consegue isto? Gerindo apenas o funcionamento das duas bombas.
Para a iluminação tenho em separado um sistema eólico de 500w, com um banco de 8 baterias gel de 40A cada que eram de uma mota elétrica que tive, tenho dentro de casa 19 lampadas led de 3w e 1 económica de 11w-12v, no exterior tenho mais 3 de 11w-12v.
Posso mostrar-lhe tudo isto a funcionar em Colares, Sintra.

Cumps
Domingos


Autor do tópico
oiram
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 05, 2014 8:48 am

Re: dois inversores

Mensagem por oiram »

Olá Emanuel, um bom dia para si e obrigado pelas dicas.
No meu caso em particular é para utilizaçao muito esporadica, um ou quando muito dois fins de semana num mes, creio que nao preciso de grande investimento em paineis, mas sim em baterias, visto que a utilizaçao serao 2 dias num mes, os paineis so preciso deles para me carregarem as baterias enquanto eu nao estiver, serao as restantes 28 dias.


Autor do tópico
oiram
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 05, 2014 8:48 am

Re: dois inversores

Mensagem por oiram »

Bom dia Faisca deve de ser bem aliciante e outra coisa qualquer boa (que agora me falta a palavra) lol, ver esse sistema a funcionar.

vou fazer-lhe uma lista (+/-) detalhada e aguardo a sua critica

ELETRODOMESTICOS A TRABALHAREM SIMULTANEO (aos quais nao consigo controlar nem gerir o funcionamento, tenho de calcular como sempre ligados)

-Pequeno frigorifico- 48 horas ligado, em uso deve de ser (+/-) 24H
-Iuminaçao - 17 pontos de luz em simultaneo nao mais de 4 (3 ou 4 horas dia)
-Tv (duas) 4 horas
-Bomba de agua (será de 750w)

RESTANTES EQUIPAMENTOS (Agora estes sim, ja posso gerir o funcionamento e o tempo de utilizaçao)

-Microondas
-Maquina café
-Torradeira
-Varinha magica
-Aparelho de som
-Exaustor cosinha
-Exaustor wc
-Sanwsheira
-Esquentador
-Secador de cabelo
-Portatil
-Carregador de telemovel

Basicamente o pretendido é:
1- ter um banco de baterias com capacidade de amperes para no minimo 48H
2- ter uma fonte renovavel para carregar as baterias durante os 28 dias restantes de nao utilizaçao de nenhum equipamento
3- saber ao certo com que inversor de onda pura posso contar tendo em conta os quatro equipamentos que trabalham em simultaneo mais um ou outro com que possa fazer a tal gestao gestao
4- devido ao custo dos equipamentos, sera que no mesmo banco de baterias posso ter dois inversores ligados fazendo a separaçao dos que trabalham com onda pura e onda modificada.

Obrigado mais uma vez


faísca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 16, 2009 8:31 pm

Re: dois inversores

Mensagem por faísca »

Boa noite Mário,

Um inversor de onda pura que o deixa descansado na utilização dos equipamentos descritos, uma vez que o consumidor mais exigente da lista é o esquentador (+-4000w), e que implica que a bomba de agua funcione em simultâneo, está no link abaixo;
http://www.ebay.de/itm/5000W-REINER-SIN ... 58ab0e4e66" onclick="window.open(this.href);return false;
Se prescindir do esquentador eletrico, então basta o do seguinte link;
http://www.ebay.de/itm/3500W-7000-Watt- ... 1#shpCntId" onclick="window.open(this.href);return false;
Baterias; pelo menos 600A
4 paineis de 100W = 28A
1 regulador de carga 30A

Cumps

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: dois inversores

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, pois como o amigo emanuel mencionou para o que voçê quer tem de ter pelo menos uns 1000W, porque o problema está na recuperação das baterias, para o dia seguinte, ora estas vão recuperar bem quando não estiver lá como é óbvio, mas se estiver lá 2 ou 3 dias e se gastar bem no 1º dia, já irá ser um pouco complicado gastar o mesmo no 2º dia, porque mesmo em 8 horas de sol mais forte, estas recuperam no max. 224Ah se for a 28Ah/h, por isso 1º tem de fazer contas a quantos amperes vai gastar por dia e ao juntar isto tudo já fica a saber o que precisa em paineis, fazendo sempre contas ao total dos amperes que os paineis vão gerar por hora ( em dias de céu limpo )..

Agora com uns 1440W em paineis ( uns 6 ) + controlador de 60A, os mesmos poderiam injectar entre 440Ah em 8h nas baterias, caso os mesmo fossem de 240W cada, ai sim poderia voltar a consumir basicamente o mesmo, mas tendo sempre em atenção à percentagem das baterias, para que as mesmas não ultrapassassem o limite max. de descarga..

Eu comecei aos poucos com paineis pequenos abaixo dos 50W só para iluminação e para carregamento de alguns gadgets, porque não podia comprar paineis maiores no inicio, assim fui calculando sobre o que queria deixar de ter na rede a consumir e passar para o solar, e agora em agosto com a instalação dos 2 novos paineis de 240W, já irei poder tirar partido de mais algumas coisas, não poderá ser muito ainda mas já estou a 15% do trajecto que pretendo alcançar..

Amigo tudo depende do dinheiro que se tem para gastar, se tiver algum para gastar, então meta logo algo em condições, se não tiver muito então começe aos poucos e vá fazendo upgrades de tempos em tempos, agora verifique bem a instalação e como ficará feita, deixe sempre protecções no sistema, não vá acontecer alguma coisa, assim voçê fica mais descansado ok..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: dois inversores

Mensagem por david_neves »

oiram Escreveu:Bom dia Faisca deve de ser bem aliciante e outra coisa qualquer boa (que agora me falta a palavra) lol, ver esse sistema a funcionar.

vou fazer-lhe uma lista (+/-) detalhada e aguardo a sua critica

ELETRODOMESTICOS A TRABALHAREM SIMULTANEO (aos quais nao consigo controlar nem gerir o funcionamento, tenho de calcular como sempre ligados)

-Pequeno frigorifico- 48 horas ligado, em uso deve de ser (+/-) 24H
-Iuminaçao - 17 pontos de luz em simultaneo nao mais de 4 (3 ou 4 horas dia)
-Tv (duas) 4 horas
-Bomba de agua (será de 750w)

RESTANTES EQUIPAMENTOS (Agora estes sim, ja posso gerir o funcionamento e o tempo de utilizaçao)

-Microondas
-Maquina café
-Torradeira
-Varinha magica
-Aparelho de som
-Exaustor cosinha
-Exaustor wc
-Sanwsheira
-Esquentador
-Secador de cabelo
-Portatil
-Carregador de telemovel

Basicamente o pretendido é:
1- ter um banco de baterias com capacidade de amperes para no minimo 48H
2- ter uma fonte renovavel para carregar as baterias durante os 28 dias restantes de nao utilizaçao de nenhum equipamento
3- saber ao certo com que inversor de onda pura posso contar tendo em conta os quatro equipamentos que trabalham em simultaneo mais um ou outro com que possa fazer a tal gestao gestao
4- devido ao custo dos equipamentos, sera que no mesmo banco de baterias posso ter dois inversores ligados fazendo a separaçao dos que trabalham com onda pura e onda modificada.

Obrigado mais uma vez
É necessário que estude mais um pouco sobre electricidade, basta usar o forum, existe um tópico com testes sobre onda pura e onda modificada.
De longe a melhor opção é dimensionar já o sistema para o futuro, se for apenas com renováveis, nunca comprar painéis com menos 230w, pensar num sistema a 24v mínimo.

Se colocar a potencia de cada electrodoméstico e duração do mesmo vai ter uma estimativa sobre o banco de baterias e painéis necessários.
A opção lógica é ter um gerador a diesel para os consumos altos, basta gastar 50euros em isolamento nem vai notar que ele está lá. e 1 painel 230w para luzes e outros baixos consumos, se sobrar euros, gaste em electrodomésticos mais eficientes.

As renováveis precisam de uso para se rentabilizarem, o mesmo investimento na sua casa própria, permite poupar algumas centenas de euros anuais.

Deixo uma ideia que tive para um amigo na mesma situação.
que tal colocar num reboque o sistema todo, estrutura, painéis, inversor e baterias, nem tem que se preocupar com os ladroes.
Num reboque com 4m por 1.65m consegue se colocar 8 painéis 250w, quando vai de viagem basta fechar o sistema ao meio.
Assim consegue uma rentabilidade, tanto em casa como de ferias.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”