Painel solar na marquise - newbie

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
marlonbeta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça jul 22, 2014 9:13 pm

Painel solar na marquise - newbie

Mensagem por marlonbeta »

Olá todos,
Sou novo por aqui e estou muito interessado em energias renovaveis. Estive a ler algumas coisas aqui no forum e queria a vossa opinião.
Moro em um Apartamento arrendado e ja pensei em por um painel solar lá na marquise que tem mais ou menos 3x1,5metros, no lugar das plantas que estao sempre a morrer, lol.
Tem uma boa exposição solar, tenho sol na parte da manha direto entre as 8 ou 9h até ao meio dia ou entao a outra marquise do outro lado onde tenho o sol durante a tarde. Minhas duvidas são:
1. posso por la um painel solar sem ter chatices com os vizinhos ou senhorio ou autorizações da camara,? o painel nao seria fixado na fachada do predio ficaria "em pé" em um supote proprio
2. tenho um consumo mensal de + ou - 150Kw, so tenho a maquina de lavar roupa em standby todo o resto eu desligo da ficha, portanto compensa investir para produzir tão pouco?
3. Li em algum lado aqui no forum sobre um relé para alterar o consumo dos paineis/bateria para a energia da EDP. Como isso funciona?

Muito obrigado
Última edição por marlonbeta em quarta jul 23, 2014 10:01 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
marlonbeta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça jul 22, 2014 9:13 pm

Re: Painel solar na marquise - newbie

Mensagem por marlonbeta »

Bom, não tenho nada de especial. Estudei Eng electrotecnica mas deixei o curso e agora sou + um funcionario publico. daí o meu interesse em renováveis, acho que estou mais para curioso do tipo que faz as coisas na garagem do que para profissional.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Painel solar na marquise - newbie

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!
Em qual área de engenharia eletrotécnica estudou!?

A respeito das suas perguntas! Acho que devia falar primeiro com o senhorio :!:

O painel que estava a pensar colocar seria de quantos watts!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”