Painéis solares dão desconto no IMI.

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Painéis solares dão desconto no IMI.

Mensagem por O_volt »

Como já tinha referido noutro tópico, há descontos no IMI no que diz respeito à instalação fotovoltaica.
Agora resta saber: potência, que tipo de terreno, etc...

http://www.dinheirovivo.pt/economia/int ... 36&page=-1
Os incentivos às energias renováveis estão de volta, seis anos depois de José Sócrates ter criado um "excelente contributo para aumentar a eficiência e a autonomia energética do país" através da comparticipação de 50% do investimento feito em painéis solares. Mas desta vez, a ajuda é totalmente diferente e deixa de fora tanto quem tem painéis em casa, como quem quer vir a adquiri-los.
A medida criada pela reforma fiscal verde estabelece a atribuição de um apoio fiscal que reduz o IMI em 50% a quem utiliza terrenos catalogados como "outros" nas Finanças para a instalação de painéis fotovoltaicos. É por isso que a ajuda vai passar ao lado de muitos portugueses que até investiram nestes mecanismos, mas que os têm afectos às suas moradias.
De qualquer forma, quem tem painéis solares em terrenos, e já vende energia à rede elétrica nacional, no final do ano poderá contar com uma redução em 50% da coleta do IMI.
A proposta que integra a reforma da fiscalidade verde abre a redução de IMI aos terrenos "que sejam exclusivamente afetos à produção de energia a partir de fontes renováveis". Ainda assim, pela falta de mecanismos geradores de energias limpas - as mini-eólicas ainda são pouco utilizadas, tal como os sistemas de co-geração - acaba por se destinar praticamente só a estes sistemas. Pelo menos por enquanto.
A criação desde incentivo já tinha sido proposto pela comissão que trabalhou a reforma fiscal verde e chega já em janeiro. No entanto, o governo perdeu uma oportunidade para colocar em prática a lei que aprovou em setembro e que autoriza o auto-consumo. Ou seja, a nova regra que determina que os portugueses passam a poder criar toda a energia doméstica que necessitam, vendendo apenas o que sobre à rede elétrica pública, uma vez que a nova regra deixa de fora os prédios de habitação.
O acesso ao benefício para os terrenos não-habitacionais está dependente de uma comunicação às Finanças e comprovativo de utilização daquele espaço para produção de energia. Neste caso, o desconto poderá vigorar por cinco anos.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Painéis solares dão desconto no IMI.

Mensagem por Njay »

Por outro lado, pelo menos até recentemente, teres um AQS (obrigatório para microprodutores, tanto qto me lembro) valoriza a tua casa, e pagas mais IMI,
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Painéis solares dão desconto no IMI.

Mensagem por Celestino »

Njay Escreveu:Por outro lado, pelo menos até recentemente, teres um AQS (obrigatório para microprodutores, tanto qto me lembro) valoriza a tua casa, e pagas mais IMI,
Onde é que isso está escrito Njay?
Do que me chegou ao conhecimento até hoje, isso poderá traduzir-se num coeficiente minorativo, fazendo diminuir o valor do imóvel e por consequência diminuir o valor do IMI.
Será que já está alguma coisa em sentido diverso no OE2014 que eu ainda não tenha visto?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Painéis solares dão desconto no IMI.

Mensagem por Njay »

Lembro-me de ter feito a simulação do IMI do site do estado (não me lembro do url) e ter AQS contribuir para o aumento do, penso que lhe chamam "coeficiente de conforto", que aumenta o valor da casa (e logo o IMI).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Painéis solares dão desconto no IMI.

Mensagem por Celestino »

Penso que é ao contrário Njay.
Deves ter colocado sistema central de climatização, não?
Vê o que diz o CIMI:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... cimi43.htm
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Painéis solares dão desconto no IMI.

Mensagem por Celestino »

Quanto ao assunto do tópico, que até já anda por aqui espalhado em mais do que um local, esqueçam essa cena.
Isso é para os gurus e não para nós. Parece-me mais um exemplo de um regime a pedido dos amigos...
Reparem que se aplica a imóveis "exclusivamente afetos à produção de energia a partir de fontes renováveis" e isso não acontece em nenhuma das nossas micros. Não percam tempo com estas notícias sensionalistas...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Painéis solares dão desconto no IMI.

Mensagem por Njay »

Fiz isto já há uns 3 anos, e tenho ideia de haver mesmo um "item" para indicar se a casa tem painel solar AQS. O simulador hoje não o tem. Não tenho sistema de climatização, mas tive a ver bem no link que deixaste (obrigado), e se calhar relaciona-se com o item "Utilização de técnicas ambientalmente sustentáveis, activas ou passivas", só que é minorativo e não majorativo e devo ter trocado isso.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”