Injecção na rede com contador analógico

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
caetano
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta fev 10, 2011 7:23 pm

Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por caetano »

Boa tarde,

Já muito foi falado sobre isto, mas a informação às vezes é algo dúbia, e antiga também, e em termos de legislação temos que nos manter actualizados.

De modo simples, pretendo saber as consequências de ter um excedente de energia a injectar na rede, e de modo a simplificar, imaginemos que será de 10kWh por mês. Não pretendo ser nenhum micro produtor.

1º Sendo o contador analógico, suponho que ele ande para trás. Isto significa que vai deduzir na conta de electricidade no final do mês ?

2º Em termos de legislação, é necessário comunicar à EDP de modo a justificar a injecção na rede ?

Desde já agradeço qualquer tipo de esclarecimento.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por klinzter »

é pá, se não queres ser um micro produtor, porque é que queres injectar o excesso?

caso queiras injectar, tens que avisar os gajos :P
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
caetano
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta fev 10, 2011 7:23 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por caetano »

porque se eu quero uma determinada produção no inverno, no verão vou ter kWh a mais, e não me interessa comprar baterias, portanto poderei injectar na rede e ter desconto e ser win-win, ou terei que de alguma forma impedir que esse excesso vá para a rede ?

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por mda »

Segundo a nova lei que entrará em vigor em Janeiro até mesmo os sistemas isolado deveriam comunicar. Eu por acaso tenho um sistema com contador analógico, que funciona muito bem, mas como não quero nada com esse pessoal, vou passar para um sistema isolado com todos os custos que dai advém.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por Emanuel Couto »

Há que ter cuidado com aquilo que vão escrever...!

Não se esqueçam que este fórum é visto por muita gente...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
caetano
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta fev 10, 2011 7:23 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por caetano »

Quer isso dizer portanto que não posso usar grid tie em qualquer circunstância, ou posso usá-lo desde que não produza mais do que o consumo e/ou terei que me registar como micro produtor no caso de haver excesso ?

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por sergiomms »

Nunca vais reduzir a factura da electricidade, se o contador tiver consumo negativo, serás visitado por um inspector....
Sendo uma leitura mensal ou bi mensal, não consegues "guardar" a energia na rede no verão e consumir no inverno.
Se produzires e consumires tiras o valor da factura e metes-o no equipamento, não reduzes nada!
Eu diria que podes fazer o que quiseres, desde que cumpras os limites de potência que contrataste com o fornecedor e que consumas tudo o que produzires mesmo sem informar ninguém, lembra-te de usar um inversor certificado.

Quando tiveres a produzir mais do que o consumo, reporta o comportamento do contador analógico.
sergiomms

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por visitante1 »

sergiomms Escreveu:Nunca vais reduzir a factura da electricidade, se o contador tiver consumo negativo, serás visitado por um inspector....
Sendo uma leitura mensal ou bi mensal, não consegues "guardar" a energia na rede no verão e consumir no inverno.
Se produzires e consumires tiras o valor da factura e metes-o no equipamento, não reduzes nada!
Eu diria que podes fazer o que quiseres, desde que cumpras os limites de potência que contrataste com o fornecedor e que consumas tudo o que produzires mesmo sem informar ninguém, lembra-te de usar um inversor certificado.

Quando tiveres a produzir mais do que o consumo, reporta o comportamento do contador analógico.
Não percebi esta explicação!!! se o homem tem um analógico, não sei se estás a ver!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por sergiomms »

O quê, o de reportar o comportamento?
Pode ser um video no youtubiiii. Eu gostava mesmo de ver o contador a andar para trás.
sergiomms


ahramis
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por ahramis »

Algo contra o gridtie?? Estranho....


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por CrOhN »

Ao que eu vejo, mesmo que o contador não ande para trás, já é bom. Aliás, desta forma, torna-se "indetectável"! Agora se andar.... E com cuidado para não aparecerem contagens negativas... "Porreiro pá!"


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por Silverio28 »

Depende da quantidade de painéis. Se tiver só 2 ou 3 painéis de 250w nunca vai ter producao negativa no fim do mês. Pois o que está a reduzir durante o dia vai ser bem compensado a noite.
Se quiser 10 paineis aí já é muito, aí sim já vai ter produção negativa e aí já ade ter problemas.
Os contadores digitais é que se deveria por a dúvida. Pois com contadores analógicos nem se deveria estar a abrir outro topico, os digitais é que ainda existe algumas duvidas. Se o excesso conta como consumo, pois existem alguns contadores que só contam num sentido.


ahramis
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por ahramis »

Pois... essa definição sobre os contadores digitais qdo surgirá? Certamente q a EDP vai cobrar bem para os adequar ao gridtie...


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por Silverio28 »

Não surgiu nem vai surgir. Lol. Bem como a informação sobre os sistemas híbridos. Ainda nem saiu e já está desactualizada. Lol.


ahramis
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por ahramis »

Sistemas híbridos para quem quiser investir em baterias... não será o caso de toda a gente.


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por Silverio28 »

Sim. Mas eu estou a dizer que quem quer investir não tem legislação.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por sergiomms »

A faciidade do ontador analógico é que podes "guardar" a energia doo dia para a usar à noite, ou até aproveitar uma semana de sol por outra com pouco.
Mas atenção à data da leitura :)
sergiomms


ahramis
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por ahramis »

A dúvida é clara: quem n quiser chatices de contagens negativas com a EDP, o q faz? Pede um novo contador, digital e q n ande para trás??


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por Silverio28 »

ahramis Escreveu:A dúvida é clara: quem n quiser chatices de contagens negativas com a EDP, o q faz? Pede um novo contador, digital e q n ande para trás??
Eu acho que tens de ter um contador que conte nos 2 sentidos... Assim estar a dar. A EDP. Se o sistema tiver mais ou menus optimizado não Ades dar grande coisa.
Se não ou baterias ou híbrido.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Injecção na rede com contador analógico

Mensagem por visitante1 »

Para uma habitação com consumos dentro dos parametros medios nem com os 1.5kw em paineis se conseguira superar os gastos. Poderá acontecer num ou outro mes de melhor radiação.
Se isso for previsivel acontecer será so desligar um seccionador...

No entanto penso que ao comunicar que se tem um autoconsumo, o comercializador de energia deve estar atento e provavelmente vai alterar o contador, o que sera uma pena!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”