CAP Fotovoltaico

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
ktm333
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo nov 16, 2014 1:55 pm

CAP Fotovoltaico

Mensagem por ktm333 »

Boa Noite a todos :)
Terminei o meu curso de Técnico de Energias Renováveis, em Julho de 2014, durante o curso um formador, disse-me que com este curso, poderia-mos assinar projetos(penso que o CAP seja para isso mesmo)... A verdade é que eu acabei o curso, fiz um estágio numa empresa de Reparação de eletrodomésticos, que não tem nada a ver com o curso mas já para arranjar esta comecei o estágio com 2 semanas de atraso, mas passando a frente, acabei o estágio, apresentei a PAP(Prova de Aptidão Profissional), e terminei o curso com uma média de 14V, fiquei com o Nível 4QRQ, e até agora, trabalho nada! O que eu quero saber é se tenho mesmo a "capacidade" de assinar projetos, ou foi só mais uma das mentiras que me pregaram durante o curso? A única coisa que tenho é o certificado de habilitações e aquela folha para o caso de querer ir para a faculdade..
E desde já, obrigado ;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Para assinar projectos não!
Terá que ter habilitações ao nível do ensino superior.

Infelizmente há tanta gente qualificada neste país (que levaram anos a estudar para tirar os seus cursos) e na altura que saem das universidades ((não conseguem trabalho)).

Por este facto, muitos optam por emigrar, para terem a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho...

Mas esta lacuna é a nível mundial, e a tendência é mesmo piorar...
Pois o homem ficou "refém" da nossa amiga tecnologia.. onde antigamente havia um posto de trabalho, hoje pode haver um robô, e ele nunca reclama de ter um salário baixo, ou de não ter (10) minutos para tomar um café.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
ktm333
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo nov 16, 2014 1:55 pm

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por ktm333 »

Emanuel Couto Escreveu:Para assinar projectos não!
Terá que ter habilitações ao nível do ensino superior.

Infelizmente há tanta gente qualificada neste país (que levaram anos a estudar para tirar os seus cursos) e na altura que saem das universidades ((não conseguem trabalho)).

Por este facto, muitos optam por emigrar, para terem a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho...

Mas esta lacuna é a nível mundial, e a tendência é mesmo piorar...
Pois o homem ficou "refém" da nossa amiga tecnologia.. onde antigamente havia um posto de trabalho, hoje pode haver um robô, e ele nunca reclama de ter um salário baixo, ou de não ter (10) minutos para tomar um café.
Obrigado pela resposta!!
Eu já imaginava que não dava, mas queria ter a certeza, afinal foi mais uma das mentiras..... Eu acabei por não ir para a universidade por duas razões, uma é o facto de ter uma matemática mais fácil, e a de Engenharia das Energias Renováveis é a A, chegava ao exame e tinha um 1 ou coisa parecida, a outra é a falta de dinheiro! Agora andei a ver numa faculdade privada, uma Licenciatura em Energias e Ambiente, não sei se será bom ou não, mas é uma licenciatura, vai ter é de ser só se trabalhar, o que estou a ver que é complicado, estou desde Setembro em casa, e não vejo maneira de arranjar nada, sair do pais também não me parece boa ideia porque não tenho experiência em nada..
Um dos problemas do trabalho hoje em dia é esse, a tecnologia facilita-nos o trabalho, mas também nos "estraga" os postos de trabalho, podem argumentar a vontade que alguém tem que desenvolver a tecnologia... mas são precisos muito menos para desenvolver a tecnologia que para fazer o trabalho que a máquina vai fazer!
Será esta Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente uma boa solução? Qual será a diferença deste para um de Engenharia das Energias Renováveis? O curso é este.. http://www.isec.universitas.pt/index.ph ... e-ambiente

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por visitante1 »

Camarada! a experiencia arranja-se! se cá não consegues, não tenhas medo do estrangeiro, desde que não vás á deriva claro.
Cá não está fácil, como sabes.
As vezes pensamos que lá fora é um bicho de 7 cabeças mas não é bem assim, não estou a dizer com isto que é fácil, mas é melhor que cá certamente.
Quando estou fora tenho saudades de casa, mas só por causa do clima, da comida e da família, fora isso nada mais...
É logico que terás maior chance lá fora se fores licenciado, por isso se tiveres oportunidade licencia-te e parte! para ser pobre já somos muitos...
Um pais que considero bom para viver e trabalhar é a Alemanha, muito rigor, muito método e muito dinheiro... os Portugueses lá safam-se bem, são desenrascados, so tem um problema, estão sempre a confundi-los com os Turcos, mas se te identificares corretamente logo distinguem pela positiva, Tuga=desenrascado, Turco=(não posso dizer aqui).
Boa sorte.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
ktm333
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo nov 16, 2014 1:55 pm

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por ktm333 »

visitante1 Escreveu:Camarada! a experiencia arranja-se! se cá não consegues, não tenhas medo do estrangeiro, desde que não vás á deriva claro.
Cá não está fácil, como sabes.
As vezes pensamos que lá fora é um bicho de 7 cabeças mas não é bem assim, não estou a dizer com isto que é fácil, mas é melhor que cá certamente.
Quando estou fora tenho saudades de casa, mas só por causa do clima, da comida e da família, fora isso nada mais...
É logico que terás maior chance lá fora se fores licenciado, por isso se tiveres oportunidade licencia-te e parte! para ser pobre já somos muitos...
Um pais que considero bom para viver e trabalhar é a Alemanha, muito rigor, muito método e muito dinheiro... os Portugueses lá safam-se bem, são desenrascados, so tem um problema, estão sempre a confundi-los com os Turcos, mas se te identificares corretamente logo distinguem pela positiva, Tuga=desenrascado, Turco=(não posso dizer aqui).
Boa sorte.
Experiência arranja-se se houver trabalho para a ganhar, e o que tenho visto(quase nada) ou pedem um engenheiro, ou pedem 2 ou 3 anos de experiência, coisa que eu nem o estágio tenho na área do curso... :( Já vários me familiares me disseram "vai para fora" e eu já pensei muito nisso, só que "não sei fazer nada" tenho alguns conhecimentos, mas nada comprovado..
O meu problema da Licenciatura, é o dinheiro, se arranjar um trabalho até lá, tento, se não arranjar, não sei o que hei-de fazer! Já andei a ver também cursos de eletricista, seria uma mais valia mas não me aparece nada(só para fazer o 12º coisa que já tenho).
De todos os países que tenho visto e ouvido falar, a Alemanha seria sem duvida a minha escolha, para além de estarem a apostar nas energias renováveis, pelo que sei têm muita falta de mão de obra qualificada(e também falta de gajos sem medo de se sujar).
Outro dos problemas é a lingua, então o Alemão que parece sei lá o que, o inglês safo-me mais ou menos, dá para desenrascar mas nada por ai além! O que eu preciso agora é mesmo de arranjar alguma coisa para ganhar experiência e ver se tiro a licenciatura.. ;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois, a coisa está mesmo complicada... :(

Boa sorte.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Vou deixar aqui só o meu ponto de vista...

Primeiro foste tirar um curso com um determinado propósito e só depois de o concluíres foste procurar informação sobre o real potencial do mesmo? Quanto a mim foi um erro. Esses cursos (quanto a mim), super promovidos por entidades como a MasterD, idep e outros, são simplesmente um negócio PARA ELES. É um negócio vender cursos!

Nunca vi ninguém detentor de um cursos desses tirar proveito profissional REAL. Dizes que "não sabes fazer nada" mas queres assinar projetos. Então afinal de contas que trabalho é esse o de "assinar projetos"? É justamente por isto que se tiram cursos superiores, não é um curso técnico/profissional por muito bom que seja, que permita a seja quem for começar a "assinar".

Então passamos 5 anos na faculdade a fazer o quê? É tudo matéria para encher chouriço? E aliás, o que referes "matemática mais complicada", ela não é mais complicada para chatear. Ela é necessária para o curso, concordemos ou não. Em qualquer curso vai sempre existir um calcanhar de aquiles e o aluno que enfrentar essa dificuldade com sucesso será premiado com a licenciatura. Quem não tiver essa capacidade é simples, não será licenciado. E é isto que irá distinguir a pessoa X da pessoa Y no mercado de trabalho. Se eu contratar alguém para trabalhar comigo em energias renováveis vou preferir aquele que provou conseguir dar a volta e licenciar-se ou seja lá que grau for. O que acontece em algumas empresas é que se contratam os técnico/profissionais porque lhes podem pagar menos. Mas isso já desiquilibrou o mercado portanto hoje em dia conseguem-se licenciados a preço de saldo portanto os técnicos não têm hipótese e por esse motivo é que não encontras trabalho.

Desculpem-me mas estas coisas revoltam-me e não estou aqui numa de ataque pessoal, acreditem. Tiraste o curso de boa fé, julgando tu que te iria preparar e foste enganado. Estas empresas de formação nem devia ser legais por enganarem sistematicamente as pessoas menos atentas.

Digo atentas porque era suposto pesquisarem mais antes de pagar o curso. Ter espirito critico para perceber o que podem ou não retirar de um curso destes. Chateia-me que se tirem cursos para assinar coisas, seja curso profissional ou licenciatura... quanto a mim é logo um ponto de partida errado.


Sinceramente faria 1 das 2 coisas:

1. sentes-te capaz de estudar? escolhe um curso, observa os requerimentos para acesso ao ensino superior. A matemática para a prova de acesso é dificil? investe em explicações de matematica e preparação para esse exame em particular. Faz o exame, aprova e investe na tua formação superior.

2. não estás virado para estudar? emigra. Já os licenciados (e superior) estão enrascados, com o teu CAP não vais vingar em principio (reforço: em principio. ninguém tem certezas). Lá fora, por exemplo frança tens ordenados minimos liquidos à volta dos 1200€. Cá, é a miséria que se sabe.

Pessoalmente, daria sempre preferencia à hipotese 2. Trabalho cá e não me posso queixar mas estou em permanência a enviar curriculos para o estrangeiro. Assim que surgir hipotese vou-me por no alho. Gosto muito do meu país mas o país não gosta de mim (nós) e somos violados todos os dias com impostos e taxas.

Em todo o caso, boa sorte! Espero que tenhas sucesso.


Autor do tópico
ktm333
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo nov 16, 2014 1:55 pm

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por ktm333 »

LeNnOxLeWiS Escreveu:Vou deixar aqui só o meu ponto de vista...

Primeiro foste tirar um curso com um determinado propósito e só depois de o concluíres foste procurar informação sobre o real potencial do mesmo? Quanto a mim foi um erro. Esses cursos (quanto a mim), super promovidos por entidades como a MasterD, idep e outros, são simplesmente um negócio PARA ELES. É um negócio vender cursos!

Nunca vi ninguém detentor de um cursos desses tirar proveito profissional REAL. Dizes que "não sabes fazer nada" mas queres assinar projetos. Então afinal de contas que trabalho é esse o de "assinar projetos"? É justamente por isto que se tiram cursos superiores, não é um curso técnico/profissional por muito bom que seja, que permita a seja quem for começar a "assinar".

Então passamos 5 anos na faculdade a fazer o quê? É tudo matéria para encher chouriço? E aliás, o que referes "matemática mais complicada", ela não é mais complicada para chatear. Ela é necessária para o curso, concordemos ou não. Em qualquer curso vai sempre existir um calcanhar de aquiles e o aluno que enfrentar essa dificuldade com sucesso será premiado com a licenciatura. Quem não tiver essa capacidade é simples, não será licenciado. E é isto que irá distinguir a pessoa X da pessoa Y no mercado de trabalho. Se eu contratar alguém para trabalhar comigo em energias renováveis vou preferir aquele que provou conseguir dar a volta e licenciar-se ou seja lá que grau for. O que acontece em algumas empresas é que se contratam os técnico/profissionais porque lhes podem pagar menos. Mas isso já desiquilibrou o mercado portanto hoje em dia conseguem-se licenciados a preço de saldo portanto os técnicos não têm hipótese e por esse motivo é que não encontras trabalho.

Desculpem-me mas estas coisas revoltam-me e não estou aqui numa de ataque pessoal, acreditem. Tiraste o curso de boa fé, julgando tu que te iria preparar e foste enganado. Estas empresas de formação nem devia ser legais por enganarem sistematicamente as pessoas menos atentas.

Digo atentas porque era suposto pesquisarem mais antes de pagar o curso. Ter espirito critico para perceber o que podem ou não retirar de um curso destes. Chateia-me que se tirem cursos para assinar coisas, seja curso profissional ou licenciatura... quanto a mim é logo um ponto de partida errado.


Sinceramente faria 1 das 2 coisas:

1. sentes-te capaz de estudar? escolhe um curso, observa os requerimentos para acesso ao ensino superior. A matemática para a prova de acesso é dificil? investe em explicações de matematica e preparação para esse exame em particular. Faz o exame, aprova e investe na tua formação superior.

2. não estás virado para estudar? emigra. Já os licenciados (e superior) estão enrascados, com o teu CAP não vais vingar em principio (reforço: em principio. ninguém tem certezas). Lá fora, por exemplo frança tens ordenados minimos liquidos à volta dos 1200€. Cá, é a miséria que se sabe.

Pessoalmente, daria sempre preferencia à hipotese 2. Trabalho cá e não me posso queixar mas estou em permanência a enviar curriculos para o estrangeiro. Assim que surgir hipotese vou-me por no alho. Gosto muito do meu país mas o país não gosta de mim (nós) e somos violados todos os dias com impostos e taxas.

Em todo o caso, boa sorte! Espero que tenhas sucesso.
Eu quando comecei o curso, numa escola profissional(Gustave Eiffel durou 3 anos), foi mais com o intuito de tirar o 12º, mas ficar também com um curso, e aprender uma profissão, nunca gostei muito de estudar, mas sei que tem de ser, e sempre tive notas razoáveis, acabei o curso(12º) com 17 anos....
Parte prática do curso, não foi nenhuma, a escola não tinha condições mas mesmo assim abriu o curso, quem é que saiu prejudicado, nós alunos...
Isto do CAP foi apenas para ter a certeza, durante o curso foi-me dito por um formador que poderíamos assinar projetos, não acreditei lá muito, e pelos vistos confirma-se que era mentira!
Eu não disse que a matemática era mais complicada para chatear, acho-a mais complicada, e como a que aprendi é diferente, não sei se será fácil, é uma das razões para ter "fugido" da engenharia, mas mesmo assim tenho de ponderar bem se vou ou não, as explicações era bom mas sem trabalho, com o pai desempregado, a mãe a receber pouco mais que o ordenado mínimo, e uma irmã, é muito complicado...
Nunca acreditei que se aprendesse muito nessas empresas que "dão" cursos, mas o meu foi mesmo numa escola, e acabei por não aprender muita coisa, o pior foi mesmo o estágio que era onde pensava aprender, e meteram-me numa empresa que não tinha nada a ver..
Também já andei a ver Estágios Profissionais na área do curso para ver se aprendia a parte prática, porque só a teoria não me serve de nada, mas nem isso aparece..

Quando ao estudar ou emigrar a solução penso que seja, estudar(Licenciatura que meti em cima, 3 anos), e depois emigrar, em Portugal não vejo maneira de ir em frente, ainda sou novo(18), agora falta-me o trabalho para pagar a faculdade, sem isso é "impossivel"..
Obrigado pelas respostas, e boa sorte! ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por serges »

Obrigado por este testemunho e quem sabe abrir os olhos aos mais "distraidos" pois estas falsas promessas das escolas para angariar alunos e depois ficarem neste impasse.

Desejo te sorte na tua decisão para ti e para a tua familia.

Vai participando por cá!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
ktm333
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo nov 16, 2014 1:55 pm

Re: CAP Fotovoltaico

Mensagem por ktm333 »

Passei por este tópico só para dizer, que passados 3 anos a estudar energias renováveis, me encontro a trabalhar na área "contrária", a montar postos de combustíveis.. Parece ironia mas não é! LOL
Mas pronto, o bom é ter arranjado trabalho, e não está a ser uma má experiência, pode ser que no futuro me possa dedicar as renováveis ;)

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”