Painel solar para alimentar bomba de lago

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por OzPT »

Boas,

Tenho uma bomba de lago que segundo informação do livro de instruções consome 50W (http://products.einhell.pt/pt_pt/jardim ... 750-n.html).
Como a bomba é só para funcionar durante o dia, queria por a funcionar com um painel solar.
Encontrei um de 50W de 12v por 75€, daqueles para autocaravanas.
Agora a minha duvida é, basta fazer ligação directa dos cabos do painel aos cabos da bomba ou preciso de alguma coisa no meio para gerir a corrente que passa?

Desde já obrigado.
Última edição por OzPT em sexta ago 21, 2015 10:30 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por OzPT »

Já agora, onde é que eu posso comprar em sites o estrangeiro mais barato?
Até podem ter kit's proprios já com tudo...


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por Alves10 »

Boas, atenção que a bomba que está a pensar em compra é de corrente alternada e 230v. Pelo que se comprar um painel solar terá de comprar tambem um inversor para transformar os 12v corrente continua em 230V corrente alterna.
Na minha opinião mais vale comprar uma bomba que trabalhe directamente com a tenção do painel, assim evita muita confusão. Compre um painel pelo menos uns 50% mais potente do que a bomba pois o sol nem sempre está a dar no ângulo ideal do painel e aí a potencia desce consideravelmente.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por jmlflorencio »

E não era melhor ligar isso a uma bateria, essa sim alimentada pelo painel? Caso contrário creio que vai correr mal, ou não? Basta estar céu nublado e já não há bomba de lago para ninguém...


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por Alves10 »

Isto deve ser puramente para efeito decorativo, pelo que se não trabalhar em alguns dias de céu encoberto não deve fazer grande mal. É que ao meter uma bateria tambem teria de ter algum controlador de carga, senão a bateria descarregava até ao fim e durava muito pouco tempo.
Há coisas bem giras a preço irrisório na net (e já completas), mesmo que aquilo só dure um ano, pelo preço dá para ir mudando todos os anos de bomba.

http://www.ebay.co.uk/itm/45CM-Solar-Po ... 4aec7e3101
http://www.ebay.co.uk/itm/Solar-Power-W ... 1ea10f74ae

Até me está a dar vontade de ter um lago no quintal só para ter uma coisa destas. :D


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por jmlflorencio »

Ena, esses chineses 'inventam' tudo :D


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por OzPT »

Obrigado pelas respostas.

Eu já tenho a bomba á mais de 1 ano e o intuito dela é fazer circular a agua do lago para não estar estagnada e ajuda a criar oxigénio. Isto é fundamental nos dias de mais calor.
No inverno se tiver nublado ligava á rede. Como no verão tem de estar todos os dias ligada, estava a pensar reduzir esse consumo com um pequeno painel já que ha sempre sol quando ela está a trabalhar.
Vou ver isso do inversor que era a minha duvida principal, se era necessário ou não.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por Emanuel Couto »

OzPT Escreveu:Vou ver isso do inversor que era a minha duvida principal, se era necessário ou não.

Como já aqui foi referido, a melhor opção seria uma bomba (DC) com tensões compatíveis com o painel.

Que poderá ser ligada ao painel sem qualquer problema.

Caso queira um acumulador de energia (bateria) nesse caso deverá levar um conversor/controlador.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Painel solar para alimentar bomba de lago

Mensagem por Alves10 »

Com a informação de que já tem a bomba a minha sugestão é que compre um kit autoconsumo (um painel e um inversor dos que injectam na rede) desta forma vai estar a produzir a energia para a bomba e ainda aproveita a energia restante para os gasto da casa. Acrescentava ainda um temporizador na bomba para que apenas trabalhe de dia (penso que será suficiente para por oxigénio da agua).

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”