Projecto Solar "Casa da terrinha"

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
katsuma
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jan 20, 2015 10:21 am

Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por katsuma »

Boas,

Eu sou um usuário deste forum ja a um tempo e ja li varios topicos de projectos que alguns fizeram por aqui. Ate agora este forum foi o que mais me ajudou a entender esta areia de energia solar renovavel.

Agora para mim chegou o momento de meter as maos na massa e criar o meu proprio projecto solar, na casa dos meus pais.

No entanto estou com algumas duvidas em que tipo de direccao eu devo ir, se devo investir em baterias, o tipo de inversor... etc etc..

Gostaria que voces que ja tem a experiencia em criar o seu proprio sistema, me dessem uma ajuda em criar este projecto.

Pelo que li nas faturas da EDP esta casa gasta por mes em media 50kWH . Eu estive a fazer umas leituras com uma pinca amperimetrica e os valores quando os meus pais estao a usar mais a eletricidade (fazer jantar, a noite) vai por volta de 10 a 15 amperes.

Os electrodomesticos que a casa contem e os que consomem mais sao : forno eletrico(classe A), arca congeladora, maquina de lavar roupa.

Agora, a minha ideia pelo que estive mais ou menos a ver seria colocar um inversor hibrido , incluindo baterias e paneis solares com potencia de 1500W, talvez mais tarde poder aumentar essa potencia.

O que acham? Sera um investimento que ate faz sentido ? Ou sera necessario fazer um investimento muito maior ?
Se me pudessem ajudar agradecia imenso.

Cumprimentos.


solarbike1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jul 31, 2013 4:58 pm

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por solarbike1 »

Olá, algo importante de saber... "qual a terrinha" porque terrinha perto do Porto, e diferente de uma terrinha no algarve algo a ter em conta no campo solar...

falaste em baterias.... queres fazer Off grid? ou grid tie?

se for off grid acho que podias "ponderar" a troca de alguns electrodomésticos mais eficientes pois podias poupar uns euros.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por jmlflorencio »

Na minha (muito modesta) opinião, não faz sentido (financeiramente) investir para diminuir consumos de 50KWh em média... Isso são quê, 10 eur? Algo entre 120, 180 eur por ano? Iria demorar uma eternidade a recuperar...

Por outro lado, se estivermos a falar num projecto para satisfazer a curiosidade por estas coisas, o caso muda de figura. Mas mesmo assim seria de implementar numa localização onde o consumo fosse superior ;-)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por alexjp4 »

O contador é analógico ou digital? se for analógico (de rodinha) para esses consumos o que eu fazia era um painel até 200w para não ter que fazer a comunicação prévia e a EDP ir substituir o contador e instalava um inversor grid tie para injectar tudo o que não fosse consumido na rede e o contador andava para trás e servia tipo bateria mas sem qualquer investimento da tua parte.
Se já for digital, falta saber se a casa está habitada todos os dias, porque se não estiver, como o jmlflorencio diz o investimento vai demorar muitos ano a ser amortizado é uma questão de fazeres contas, mas claro que são os consumos que tens não vale a pena aumentares o consumo para ser rentável uma instalação fotovoltaica.


solarbike1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jul 31, 2013 4:58 pm

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por solarbike1 »

alexjp4 Escreveu:O contador é analógico ou digital? se for analógico (de rodinha) para esses consumos o que eu fazia era um painel até 200w para não ter que fazer a comunicação prévia e a EDP ir substituir o contador e instalava um inversor grid tie para injectar tudo o que não fosse consumido na rede e o contador andava para trás e servia tipo bateria mas sem qualquer investimento da tua parte.
Se já for digital, falta saber se a casa está habitada todos os dias, porque se não estiver, como o jmlflorencio diz o investimento vai demorar muitos ano a ser amortizado é uma questão de fazeres contas, mas claro que são os consumos que tens não vale a pena aumentares o consumo para ser rentável uma instalação fotovoltaica.
concordo, a questão também é pensar um pouco no futuro mesmo que o contador seja analogico isso pode mudar ATÉ 2020 (daqui 4 anos)

posso dizer que tenho os dois tipos off grid para iluminação cc e uma pequena TV que ligo de vez a vez.

grid tie é mais eficiente....

más e bom ter tv\iluminação quando faz aqueles temporais que leva a energia da companhia a baixo


Autor do tópico
katsuma
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jan 20, 2015 10:21 am

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por katsuma »

Boas!

Obrigado deste ja o vosso feedback, e bom saber tambem o que voces acham se este tipo de investimento faz sentido ou nao.
Por outro lado, se estivermos a falar num projecto para satisfazer a curiosidade por estas coisas, o caso muda de figura. Mas mesmo assim seria de implementar numa localização onde o consumo fosse superior ;-)
Sim, e principalmente por duas razoes. Pela minha curiosidade e para ver se essa casa fica o mais independente possivel. Essa casa e dos meus pais e como ja estao a ficar mais velhos(um deles ja reformado), queria dar uma ajuda a eles , obviamente eu faco o investimento todo , eles depois ficam simplesmente a pagar menos a EDP (espero eu).
falaste em baterias.... queres fazer Off grid? ou grid tie?
Eu estava a apontar mais para um sistema hibrido, em que estaria ligado a rede , paineis e bateria.
Sei que e mais caro, mas o problema e mesmo nos periodos de mais consumo acontece sempre a noite :/...
Olá, algo importante de saber... "qual a terrinha"
A casa esta perto de Pombal.
O contador é analógico ou digital?
é digital :/


solarbike1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jul 31, 2013 4:58 pm

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por solarbike1 »

well....sol de dia... queres baterias... consumo nocturno...

paineis solares sim....

mas...essa terrinha no pombal e ventosa a noite?


Autor do tópico
katsuma
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jan 20, 2015 10:21 am

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por katsuma »

mas...essa terrinha no pombal e ventosa a noite?
não, faz pouco vento.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por Quintas2 »

Eu também considero que não vale a pena o investimento. Gasta esse dinheiro nem que seja a ajudar os teus pais a pagar as contas à EDP.

1500 W em painéis produzem para cima de 2000kWh/ano. E os teus pais gastam 600kWh/ano. Mesmo tendo em conta perdas com a armazenagem em baterias, 1500W são de certeza excessivos. Mas, mesmo melhor dimensionado, parece-me má ideia, do ponto de vista económico. E, se os teus pais estão "velhotes", a menos que tu possas gerir as coisas, em particular sistemas com baterias que requerem mais cuidados, só lhes vais dar mais dores de cabeça.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por alexjp4 »

Como os consumos não são grandes (bem pelo contrário) e para não fazeres um investimento muito grande visto que não é só pelo lado económico que tens interesse em começar com um projecto fotovoltaico, penso que poderias ter duas hipóteses, isto sendo tu a fazer o que não é muito complicado, e que seria um painel até aos 150W e 1 inversor grid tie talvez conseguisses a volta dos 300€, isto se houver consumos razoáveis durante o dia, se não houver eu optava por um painel de 200w, 1 inversor de 500w, o regulador e uma bateria de 250Amp e colocava a iluminação, e a televisão a ser alimentada pela bateria que em principio deve dar para os valores de consumo que tens, (convém ver o consumo da televisão e mais ou menos o tempo que está ligada) e depois ir ajustando a potência do painel e das baterias e ou o tipo das baterias) porque há umas que podem ser mais descarregadas que outras e aí talvez não ser necessário tantos amp´s, não esquecer de fazer um selector para poder escolher a corrente das baterias ou da rede (pode arranjar um inversor que faça a passagem automaticamente) mas aí os valores já são outros, e com os elementos que forneceste tambem é um pouco difícil dar uma ideia mais concreta.
Porque os 50Kw de consumo mensal nada nos diz que não vão lá só ao fim de semana e cozinham com fogão eléctrico e fazem 3 maquinas de roupa por exemplo assim devem chegar aos 50kw/mês.
Outra hipótese que não vai tanto ao encontro daquilo que queres é por exemplo substituíres as lâmpadas por lâmpadas de led´s que podes comprar no ebay relativamente baratas e diminuis ainda mais o consumo mensal e ajudas tambem os teus pais.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por apmendes »

Eu tenho ma minga casa um painel de 180 W ligado a 4 baterias de 200A cada da Tudor, para alimentar a iluminação e televisão. As baterias foram-me dadas quando foram substituídas de uma central de telecomunicações. Têm cerca de 15 anos, pois fui eu que as montei novas e fui eu que as retirei quando as mesmas foram substituídas. Já as tenho em casa há cerca de 5 anos e ainda estão aí para as curvas.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por alexjp4 »

Pois, com 800Amp de baterias e com um painel de 180W se não consumires muito estás a vontade o problema é ter-se que comprar as baterias que têm um custo muito elevado.
é o que estou a pensar fazer mas com um painel de 195W que me sobrou e como tenho que comprar as baterias vou para os 200/250Amp que pelas minhas contas e consumos consigo ficar autonomo na iluminação e na TV pelo menos nos dias em que haja sol e 1 ou dois encobertos se houver mais dias encobertos a opção é passar a tv para os 220v da rede.


Rodas730
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado out 22, 2011 8:15 pm
Localização: Fig da Foz

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por Rodas730 »

O problema que encontrei no projecto que estou a ponderar. É os picos de consumo. Uma máquina de café, secador e etc, tem consumo exagerado. O que requer um bom inversor que no meu caso será de 5000w.

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk


Ignátius
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta set 16, 2016 9:57 am

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por Ignátius »

alexjp4 Escreveu:... um painel até aos 150W e 1 inversor grid tie talvez conseguisses a volta dos 300€, isto se houver consumos razoáveis durante o dia, se não houver eu optava por um painel de 200w, 1 inversor de 500w, o regulador e uma bateria de 250Amp e colocava a iluminação...
Desculpa a ignorância mas não percebo a razão de um inversor de 500w para um painel de 200w. Qual a razão?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projecto Solar "Casa da terrinha"

Mensagem por alexjp4 »

Tens aqui duas situações diferentes uma é 1 painel e o inversor grid tie ( e este inversor tem (deve) ser da potência (ou aproximada) do painel) em que tudo o que produzes é colocado na rede de casa e depois se consumires consumiste se não consumires vai para a rede, a outra onde parece que te está a fazer confusão, tudo o que é produzido vai para as baterias ou se elas estiverem carregadas o controlador/regulador solar não permite que elas recebam mais energia este sim tem que suportar o painel de 200W e depois quando estiveres a consumir, vais buscar 12V as baterias e necessitas de os converter em 220V para o consumo da televisão e lampadas a questão do inversor ser de 500W é que assim podes retirar das baterias até 500W, a televisão tem um pico de arranque que é facilmente absorvido pelo inversor e durante o dia com sol podes ligar mais qualquer coisa que o inversor aguenta (desde que a bateria esteja carregada) e amanhã podes meter mais umas baterias e paineis e não tens que comprar outro inversor e a diferença de preço não é significativa, o inversor é um pouco como o diferencial da EDP que tens em casa permite "retirares" das baterias até a potência do inversor, com 1 de 500W podes consumir até 500W se tiveres um de 10W só podes consumir até 10W não tem nada a haver com o painel, podias ter 1500W de paineis e teres um inversor de 10W (não fazia sentido mas era possível) ou teres um painel de 10W e teres um inversor de 5000W ( o que tambem não fazia muito sentido a não ser que te dessem o inversor ou tivesses um banco de baterias enorme e fizesses por exemplo um consumo de até 5000W 1 vez por mês) claro que isto são extremos mas para te tentar explicar para que serve o inversor este inversor é diferente dos grid tie.
Espero que tenhas percebido e não tenhas ficado mais baralhado.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”