Inversores trifásicos

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Inversores trifásicos

Mensagem por acorreiajr »

Olá a todos,


Tenho andado a estudar a hipótese de instalar paineis solares em Lisboa e no Alentejo.
Em ambas, tenho ligações trifásicas.

Em Lisboa estou a pensar colocar 2 paineis de 315w cada (LG Neon MonoX), pois são a medida perfeita para o espaço que tenho disponível na varanda.

No Alentejo tenho espaço de sobra e logo verei. Vou manter a instalação limitada a 1.5Kw.

Idealmente, deveria usar inversores trifásicos. Contudo, só encontro modelos de 3Kw para cima.

No caso de Lisboa, penso que é pacífico injetar numa só fase os 630w (que, mesmo na produção máxima, serão seguramente menos à saída do inversor).

Quanto ao Alentejo... perderei algo se instalar um inversor para instalações com o dobro da capacidade? I.e., será que funciona sequer? :)

Se puderem comentar, agradeço.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inversores trifásicos

Mensagem por jmlflorencio »

Há pelo menos um modelo de micro inversor conhecido, creio que é um APS de 1000w. Mas não sei como se comportará com apenas 630W de campo solar...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Inversores trifásicos

Mensagem por Jorge Rocha »

Se não é para colocar a trabalhar motores trifasicos, para quê essa complicação? Em ultimo recurso colocam-se 3 inversores, de 500W cada, distribuindo assim pela rede trifasica.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Re: Inversores trifásicos

Mensagem por acorreiajr »

Obrigado

De facto, tenho equipamentos trifásicos em ambas as instalações.
Contudo, dado que continuarei ligado à rede, julgo que não terei problemas.

Já me falaram num inversor APS 500w. Com as perdas normais, poderia servir para grupos de 2 paineis (ainda que com algumas perdas nos períodos de produção máxima).

Gostaria de comprar inversores que me permitissem evoluir no futuro, mas estou a concluir que terei que ajustá-los à produção atual. Se mais tarde quiser aumentar o campo solar, terei que substitui-los.

Avatar do Utilizador

paulofmiranda
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta ago 04, 2016 6:52 pm

Re: Inversores trifásicos

Mensagem por paulofmiranda »

Um bocado tarde esta resposta, mas para quem estiver interessado, existe o APS YC1000-3.
Dá para ligar até 4 paineis (até 310W cada painel), ou 3 paineis (até 360W cada painel).

Podem encontrá-lo à venda na Solarshop: http://www.solarshop.pt/index.php?route ... uct_id=442

Ficha técnica: http://emea.apsystems.com/wp-content/up ... _04-16.pdf

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”