Experiência - luz solar/produção de energia

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Experiência - luz solar/produção de energia

Mensagem por RSSilva »

Estava eu em casa a ver as nuvens passar :roll: e lembrei-me de fazer uma pequena experiência :idea:
Filmei em simultâneo o sol (a aparecer e a se esconder por detrás das nuvens); a sombra que fazia no solo e o meu DIY powermeter.
Deste modo, podemos visualizar a reação do micro-inversor ao surgimento dos raios solares e o aumento relativamente rápido (ou lento) da produção de energia.
Pelas sombras no solo, conseguimos ter uma melhor percepção da "aparição" dos raios solares.
No powermeter, que é um emonGLCD, canto superior direito, observamos a produção de energia.
O sistema é de 1000w com dois micro-inversores INVOLAR MAC500, com orientações diferentes, SE e SO. Foi filmado às 16H00.
Com certeza que algo semelhante já foi efetuado. Fica aqui apenas "mais" uma brincadeira.

A imagem foi acelerada em 2X para não fica demasiado aborrecido.
Não liguem às imperfeições do vídeo... :oops: foi a minha primeira tentativa de realização... :D


Link
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Experiência - luz solar/produção de energia

Mensagem por jmlflorencio »

Bem engraçado, e a variação ainda é rápida, para um vídeo que só está a 2x a velocidade normal ;)


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: Experiência - luz solar/produção de energia

Mensagem por vitorchelo »

Com esta experiência tem se outra dimensão da realidade, muito útil para tirar algumas dúvidas e incertezas ...;-)
Just saying :D :roll:


ballroom
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta ago 04, 2017 9:08 am

Re: Experiência - luz solar/produção de energia

Mensagem por ballroom »

Bem fixe!

Como era de esperar com a ocultação da radiação, ou pelo menos diminição face à oposição das nuves, a produçãr baixa imenso!
A produção dos dois painéis não seria superior com orientação sul?
Não sei qual a zona do país pelo que pode mudar a otimização da orientação.

Obrigado pelo video!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Experiência - luz solar/produção de energia

Mensagem por RSSilva »

Virados a sul, seria superior. Estão nestas orientações para aproveitar a orientação do telhado.
Para colocar virados a sul, implicaria uma estrutura metálica muito maior e esteticamente não seria nada agradável.
Por outro lado, estas orientações permitem obter uma potência menos concentrada ao meio do dia e mais distribuídas ao longo do dia, situação esta que eu prefiro.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk


Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”