Projeto

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
RSantana
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça set 27, 2016 8:41 am

Projeto

Mensagem por RSantana »

Boas pessoal,

Estou a pensar "construir" um painel fotovoltaico, apenas para alimentar 3 filtros de aquário que consomem a volta de 15w cada um e uma luminária em led com 5 Metros (fita).

Estou a ver isto:

http://m.ebay.co.uk/itm/20pcs-6x6-Solar ... 0408.m2460


http://m.ebay.co.uk/itm/30A-12V-24V-LCD ... nav=SEARCH


E usar baterias de carro para acumular a eletricidade, não sei quantas devo usar.


Pretendo seguir os passos deste vídeo https://youtu.be/mjWHHqNO7qI
E depois um aro em alumínio para não ficar as esquinas do vidro exposta.



Aceito muitas opinioes e sugestões, pois adoro eletronica, mas na parte de energia solar ainda sou leigo.


Este projeto tem o intuito apenas de reduzir a conta da EEM e nao vender eletricidade.


Obrigado

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projeto

Mensagem por MRider »

Olá
Se for para efeitos didácticos faz bem em construir você mesmo.

Mas se pretende uma coisa duradoura nada como comprar já feito. Sai muito mais barato e com mais potência.
Quanto às bateria de carro não são as mais indicadas para descargas profundas, se o fizer muitas vezes as baterias se deterioram muito rapidamente.
Terá de usar baterias deep cycle, ou então as ideais seriam de lítio. Duram uma vida quando bem mantidas.

Quanto ao regulador se for para brincar um pouco poderá ser desses do ebay, mas se pretende algo que aproveite todo o potencial do painel, terá de adquirir um regulador com mppt.
Live long and prosper!


Autor do tópico
RSantana
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça set 27, 2016 8:41 am

Re: Projeto

Mensagem por RSantana »

Boa mrider, como disse o meu intuito com esse projeto é apenas ligar o equipamento elétrico dos aquários. O que leva à crer que necessito de um painel de talvez 100 watts. Achas que alguns dos que existem no aqui vai de encontro ao que pretendo? Sei que a bateria de Carro não é ideal, baterias de litio eu tenho de 7,4 volts que uso no modelismo.

Não é uma prioridade instantânea fazer isto, por isso estou aberto a opiniões e sugestões, para fazer uma coisa que dure e a baixo custo.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projeto

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Como o Mrider diz fica mais barato se comprares um painel já construído mesmo que seja acima dos 100W dá-te para carregares mais a bateria e aumenta a produção porque tens que contar com as percas, vê no OLX e em outros sites de vendas que encontras até usados a bom preço, quanto as compras vê bem porque compras acima de 35€ pagas o IVA e custas de desalfandegamento, se for "apanhado" pela alfandega e se os motores e a iluminação não for a 12v vais ter que comprar tambem um inversor para passar dos 12V para os 230v.
As baterias de carro não são as ideais mas se conseguires umas baratas ou mesmo usadas e que não faças grandes descargas há quem as tenha já há bastante tempo e a funcionarem é tudo uma questão de veres os valores.
Com tudo isto não quer dizer que desistas da ideia.
vai dando noticias.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo projeto!

Segue os conselhos da malta...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
RSantana
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça set 27, 2016 8:41 am

Re: Projeto

Mensagem por RSantana »

alexjp4 Escreveu:Boas

Como o Mrider diz fica mais barato se comprares um painel já construído mesmo que seja acima dos 100W dá-te para carregares mais a bateria e aumenta a produção porque tens que contar com as percas, vê no OLX e em outros sites de vendas que encontras até usados a bom preço, quanto as compras vê bem porque compras acima de 35€ pagas o IVA e custas de desalfandegamento, se for "apanhado" pela alfandega e se os motores e a iluminação não for a 12v vais ter que comprar tambem um inversor para passar dos 12V para os 230v.
As baterias de carro não são as ideais mas se conseguires umas baratas ou mesmo usadas e que não faças grandes descargas há quem as tenha já há bastante tempo e a funcionarem é tudo uma questão de veres os valores.
Com tudo isto não quer dizer que desistas da ideia.
vai dando noticias.

Pois é, esqueci de referir que os filtros são 220v, apenas os LEDs são 12v. Mas já tenho um inversor daqueles usados em carros.

Estive a ver no OLX alguns, o problema pode ser enviar para a madeira.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Projeto

Mensagem por alexjp4 »

Não há nada como falares com os vendedores porque os preços dos portes são quase os mesmos, demoram é mais tempo a chegar a Madeira.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projeto

Mensagem por MRider »

Eu tenho 1500 w em painéis e não foi comprado nada na Madeira. lol
O user Pedro Lima arranja bom material para o pessoal.

E por transitário é barato
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projeto

Mensagem por MRider »

PS. Cuidado com os inversores de onda quadrada
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”