Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Boa tarde,

gostaria de recolher opiniões sobre que tipo de painel usar para fornecer faseadamente energia para uma caravana.

Estou a pensar começar com 100W e irei por fases até 400W se for necessário. Há quem se governe com 100W e acho possível, contudo, dado que os paineis não terão inclinação acho boa ideia ter mais paineis a recolher energia digamos a 25% em vez de 1 painel a recolher na mesma proporção.

A pergunta principal agora será entre usar o painel clássico usado em habitações versus um painel que se está a usar muito em caravanas e barcos. Foto do mesmo:

Imagem

Para além da questão do peso, são praticamente imperceptíveis para o transeunte e assim acaba por ser menos apetecível a roubos apesar de ficar bem colado.

O clássico é mais pesado mas parece ser mais resistente a longo prazo. Vi alguns casos de semi flexiveis ficarem baços ou riscados com o tempo (não sei se é mito)

Já agora, que controlador de carga recomendam para uma aplicação deste género?

PS. apesar de o intuito ser montar num bem móvel, gostaria de ter uma solução que fosse polivalente para o caso de querer um dia remover e aplicar noutro local ou em algo imóvel. será este o motivo pelo qual será melhor optar pelo painel clássico que em média dura 25 anos?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por jmlflorencio »

A cobertura desses paineis flexíveis terá obrigatoriamente que ser mais frágil que a dos painéis convencionais, pelo que creio a sua durabilidade será menor.

Outra questão é que os painéis com potências tão pequenas têm preços (relativos, em eur/W) mais caros que os 'normais', a ponto de poder compensar a instalação de um painel 'clássico' de 300W em vez de, por exemplo, 2 de 100W.

Juntando a isso a hipótese de um dia os converter para uso estacionário, eu avançaria para os painéis tradicionais...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

A preocupação vai mesmo para a durabilidade. São expostos a todo o tipo de agressão do meio ambiente como estacionamento em àreas com água do mar + areias + folhas que caem/pinhas/outros + etc...etc...

Basicamente a preocupação vai para o "revestimento" do painel e materiais usados na sua construção (metais, cabos, etc...)

Parece-me então melhor ir para os tradicionais.


Quando a controlador há alguma sugestão que possa ter em conta seja a solução 4 paineis de 100w ou essa referida de 300w podendo passar a 2 de 300w? Procuro apenas algo de básico para controlar a carga de forma eficiente e que seja visível facilmente do interior.

PS- e que seja portátil/maneirinho dado que é para estar dentro da carrinha, não me convém um controlador enorme em termos de tamanho


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por jmlflorencio »

Podem ser 2 de 250 (são os mais comuns e mais baratos), por exemplo... Mas talvez começasse com um apenas, talvez...

Os controladores de carga creio que são pequenos, algo do género do volume de uma caixa de 6 ovos?

Mas alguém dará uma ajuda com mais conhecimento ;-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

jmlflorencio Escreveu:Podem ser 2 de 250 (são os mais comuns e mais baratos), por exemplo... Mas talvez começasse com um apenas, talvez...

Os controladores de carga creio que são pequenos, algo do género do volume de uma caixa de 6 ovos?

Mas alguém dará uma ajuda com mais conhecimento ;-)
Falei em paineis de 100w apenas porque é o que vejo ser usado com grande frequencia nas caravanas e semelhantes como é o caso dos barcos.

Não sei se haverá alguma razão por detrás desta escolha generalizada de paineis individuais de 100W que depois são acoplados a mais paineis. Há quem consiga fazer tudo com 100W mas eu gostaria de ter algo mais.

Esqueci-me de um GRANDE detalhe que é perguntar-vos, malta entendida no assunto, se posso adquirir uma solução de controlo de carga que permita carga externa via tomada.

Sei bem que é SACRILÉGIO, um fulano comprar paineis solares e depois usar corrente a 220v para carregar baterias... Mas aqui a ideia é ter um circuito paralelo que permita alimentar tudo e mais um par de botas quando estiver com acesso à corrente 220V em parque de campismo ou outros.

vou abrir outro tópico para não baralhar este com a minha ideia de projeto.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por rocker_pt »

Um painel de 150W é suficiente! Em 4/5 horas carrega a bateria nas primeiras horas do dia e fica inteiramente disponivel para uso instantâneo após isso.

A energia necessaria numa caravana será no máximo:
- bombagem de agua por curtos periodos de tempo: 60W (15min=0.015kWh)
- iluminação a LED: 4 x 5W = 50W é mais que suficiente (5horas= 0.25kWh)
- pequena TV led: 30W (5horas= 0.15kWh)
- Radio/leitores MP3: 10W (5horas= 0.05kWh)
- portatil: 60W (5horas= 0.3kWh)
Total 0.7kWh

Uma bateria de apoio 12V 120A 1.44kWh de chumbo é mais que suficiente usando no máximo 50% da carga (na prática 30%)
Fica por 285€ aqui + bateria 120A (200€)

Geralmente começa-se assim por baixo, mas depois pensa-se na possibilidade de ter um pouco mais de energia para alimentar um frigorifico de 60W a 12V (se for um bom frigorífico tem termostato e poderá ligar apenas alguns periodos)
Nesse caso a "brincadeira" ficará resolvida com o tal painel de 300W (outro controlador de carga para 300W) e outra bateria de 120A
Se houver disponibilidade de algum €€ existe esta bateria aqui litio 3.7kwk. Esta bateria durará uma vida inteira, eventualmente ficará para os netos.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por rocker_pt »

LeNnOxLeWiS Escreveu:Sei bem que é SACRILÉGIO, um fulano comprar paineis solares e depois usar corrente a 220v para carregar baterias... Mas aqui a ideia é ter um circuito paralelo que permita alimentar tudo e mais um par de botas quando estiver com acesso à corrente 220V em parque de campismo ou outros.
vou abrir outro tópico para não baralhar este com a minha ideia de projeto.
Isso faz-se com um circuito de 230€
Sem Título.jpg
Sem Título.jpg (10.96 KiB) Visto 6603 vezes
Última edição por rocker_pt em quarta dez 21, 2016 5:20 pm, editado 1 vez no total.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por OliveiraF »

rocker_pt Escreveu:Um painel de 150W é suficiente! Em 4/5 horas carrega a bateria nas primeiras horas do dia e fica inteiramente disponivel para uso instantâneo após isso.

A energia necessaria numa caravana será no máximo:
- bombagem de agua por curtos periodos de tempo: 60W (15min=0.015kWh)
- iluminação a LED: 4 x 5W = 50W é mais que suficiente (5horas= 0.25kWh)
- pequena TV led: 30W (5horas= 0.15kWh)
- Radio/leitores MP3: 10W (5horas= 0.05kWh)
- portatil: 60W (5horas= 0.3kWh)
Total 0.7kWh

Uma bateria de apoio 12V 120A 1.44kWh de chumbo é mais que suficiente usando no máximo 50% da carga (na prática 30%)
Fica por 285€ aqui + bateria 120A (200€)

Geralmente começa-se assim por baixo, mas depois pensa-se na possibilidade de ter um pouco mais de energia para alimentar um frigorifico de 60W a 12V (se for um bom frigorífico tem termostato e poderá ligar apenas alguns periodos)
Nesse caso a "brincadeira" ficará resolvida com o tal painel de 300W (outro controlador de carga para 300W) e outra bateria de 120A
Se houver disponibilidade de algum €€ existe esta bateria aqui litio 3.7kwk. Esta bateria durará uma vida inteira, eventualmente ficará para os netos.
Concordo com tudo!
Só acho que o painel de 150W é um pouco curto para o inverno, principalmente com alguns dias seguidos com baixa radiação. Eu iria para um de 200W +/-
Embora se calhar o uso da auto-caravana seja mais no verão. :D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

rocker_pt Escreveu:Um painel de 150W é suficiente! Em 4/5 horas carrega a bateria nas primeiras horas do dia e fica inteiramente disponivel para uso instantâneo após isso.

A energia necessaria numa caravana será no máximo:
- bombagem de agua por curtos periodos de tempo: 60W (15min=0.015kWh)
- iluminação a LED: 4 x 5W = 50W é mais que suficiente (5horas= 0.25kWh)
- pequena TV led: 30W (5horas= 0.15kWh)
- Radio/leitores MP3: 10W (5horas= 0.05kWh)
- portatil: 60W (5horas= 0.3kWh)
Total 0.7kWh

Uma bateria de apoio 12V 120A 1.44kWh de chumbo é mais que suficiente usando no máximo 50% da carga (na prática 30%)
Fica por 285€ aqui + bateria 120A (200€)

Geralmente começa-se assim por baixo, mas depois pensa-se na possibilidade de ter um pouco mais de energia para alimentar um frigorifico de 60W a 12V (se for um bom frigorífico tem termostato e poderá ligar apenas alguns periodos)
Nesse caso a "brincadeira" ficará resolvida com o tal painel de 300W (outro controlador de carga para 300W) e outra bateria de 120A
Se houver disponibilidade de algum €€ existe esta bateria aqui litio 3.7kwk. Esta bateria durará uma vida inteira, eventualmente ficará para os netos.
Muito obrigado pela resposta... é tão completa que nem me vou dar ao trabalho de abrir para ja outro topico com estes detalhes. Na verdade vou apenas completar/modificar o inventario feito com dados que detenho agora do projeto:

- Para a bombagem de água, a bomba é bastante inferior, faz 5W (é usada para aquários/sistemas de computadores). Não tem grande fluxo, mas a ideia é justamente poupar na água e não ter grande caudal (http://www.aquatuning.co.uk/water-cooli ... ra-version)

- Iluminação devo ir para algo mais fraco, vi lampadas no ikea a 0.8W mas teriam que correr com inversor e haveria potencialmente perdas pelo caminho. portanto vamos assumir que fica a 30W no pior dos casos (também uso candeeiros, velas e iluminação led a bateria)

- TV não terei, terei um projetor que uso esporadicamente para filmes à noite, não tendo nessa altura nada ligado a não ser o projetor e carregador de telemoveis ou outros. O projetor é de 50W no mínimo. Irá correr durante 3 horas no máximo quando corre.

- Outros: carregar telemóvel e portátil > não consigo bem fazer estimativa, o uso não é muito regular. Vamos assumir então os 60W

- Frigorifico preciso dele full time e encontrei um modelo que consome 30W. Consome 50W apenas ao ligar e ganhar temperatura. Em tempos quentes/verão abrasador é capaz de estar a gastar mais, algo entre os 40 e 50. Mas prefiro ir para a tua estimativa de 60W para estar confortável. (Existe também uma versão hibrida alimentava por gás ou electricidade para casos onde esteja sem electricidade)

como é que fazes essas contas para apurar o consumo/hora? dividir consumo do aparelho por 24h?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

OliveiraF Escreveu: Concordo com tudo! Só acho que o painel de 150W é um pouco curto para o inverno, principalmente com alguns dias seguidos com baixa radiação. Eu iria para um de 200W +/-
Embora se calhar o uso da auto-caravana seja mais no verão. :D
Vou preferir pecar por excesso e devo dizer que a ideia será dividir o seu uso entre inverno e verão a 50%.

Aliás, vou evitar o verão quase, não gosto muito de calor. Vou usar no inverno, altura em que irei aquecer a carrinha usando o A/C no quente com o motor ligado durante um tempo e depois eventualmente um pequeno aquecedor eléctrico para emergências. Apesar de que isso será espero eu uma hipótese remota dado que não devo sair de portugal muitas vezes para países muito frio e seja como for a carrinha está completamente isolada, tenho muitas mantas e botijas de água quente. Adicionalmente, o facto de ter fogão a gás dentro da carrinha (com as devidas precauções em termos de gases toxicos) faz com que também aqueça o ambiente interior.

Do que vi nas lojas que recomendaram aqui no forum encontrei 2 paineis de 150W (2x SolarWorld SW150) por 354.24€, o que me parece perfeitamente aceitável e pelas vossas sugestões e cálculos parece-me suficiente para o consumo diário certo?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

rocker_pt Escreveu:
LeNnOxLeWiS Escreveu:Sei bem que é SACRILÉGIO, um fulano comprar paineis solares e depois usar corrente a 220v para carregar baterias... Mas aqui a ideia é ter um circuito paralelo que permita alimentar tudo e mais um par de botas quando estiver com acesso à corrente 220V em parque de campismo ou outros.
vou abrir outro tópico para não baralhar este com a minha ideia de projeto.
Isso faz-se com um circuito de 230€
Sem Título.jpg
rocker_pt: foi gralha o "230€"? era suposto ser 230V ou é um sistema que custa 230€?

A minha dúvida está no circuito em si. Ou seja: pretendo que todo o circuito passe para a linha de 220v que alimento por cabo vindo do exterior. A função que pretendo é que todo o consumo passe para a rede exterior e ao mesmo tempo carregue as baterias todas de forma automatica e limitada (que pare de carregar quanto estiver a topo)

A bateria da carrinha não entra neste circuito, vou deixá-la de fora. Contudo, quero perceber se consigo criar um circuito que aproveite o alternador sem o sobrecarregar. Carregando de forma prioritária a bateria da carrinha como é sua principal função e que o excedente passe para as baterias de lazer.


Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por Interrogação »

Numa Autocaravana:

Tenho 2 painés de 100w
Tenho 3 baterias de 90Ah
Tenho um controlador de 20A baratucho do eBay China, mas que permite várias configurações, incluindo a voltagem limite de carregamento (14.8v para chumbo).
Tenho um inversor de 300w / 600w

Tenho 1 frigorífico eléctrico de 90w regulado a 50% do ciclo de funcionamento, 5 telemóveis e 1 portátil, para além da iluminação e bomba de água - e uso raro de um dispositivo electrico (< 150w).

No Verão, a produção é mais do que suficiente.
No Inverno, e tendo em atenção que muitos dias estão nublados, teria vantagem em ter mais um painel... dá para usar mas as baterias não carregam totalmente (14.8v durante a carga)

A única fonte de carga para as baterias é dos painéis... (tenho o carregamento a partir do alternador desligado).

Nunca precisei de ligar à electricidade exterior.


Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por Interrogação »

Carregar outras baterias a partir do alternador:
pesquisar por
split charge system
voltage sensitive relay

2 exemplos:
Duritc 0-727-33
Enerdrive VSR

Cuidado com a utilização de diodos, pois fazem voltage drop e depois as baterias não carregam com a voltagem correcta para as carregar totalmente


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por accoelho »

Mas afinal é para caravana ou autocaravana?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por serges »

LOl a diferença não é muita já que ambas são moveis...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

accoelho Escreveu:Mas afinal é para caravana ou autocaravana?
Nem uma nem outra. Usei a palavra caravana apenas para ilustrar a situação mas na verdade é uma carrinha que será alterada para uso esporádico como "auto caravana".

em todo o caso, seja caravana ou autocaravana não faz grande diferença já que ambas as modalidades beneficiam do alternador do motor.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por accoelho »

....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Paineis solares: rigidos vs semi flexiveis [caravana]

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

accoelho Escreveu:....
quer elaborar?

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”