Carregador para array baterias AGM

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Carregador para array baterias AGM

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Boas,

Estou à procura de mais informações sobre qual seria o carregador ideal 220v para carregar baterias AGM ligadas em PARALELO.

Idealmente, se o carregador carregar baterias de ácido normais (de carro) era melhor ainda.

Para baterias normais, a referencia que tenho são os carregadores CTEK que nunca me deixaram ficar mal. Conseguia deixar o carregador ligado o ano todo se fosse preciso que o carregador fazia a manutenção da bateria.

A questão é que sendo um banco de baterias, não sei se posso usar um carregador deste estilo dado que estão programados para gerir apenas 1 bateria. Pretendo gerir no minimo 2 baterias AGM de 12V 100Ah podendo no futuro aumentar para 3 ou 4.

Estas baterias irão receber energia solar no futuro mas quero ter como base o carregamento através de carregador para já.

Alguma recomendação?
Última edição por LeNnOxLeWiS em quinta mai 18, 2017 11:12 am, editado 1 vez no total.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Carregador para array baterias AGM

Mensagem por CrOhN »

Metes um carregador para cada bateria. Ou um de 24V para cada 2.

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Carregador para array baterias AGM

Mensagem por MVS »

Esse carregador (CTEK) é excelente para uma bateria. Para 2 baterias em série não convém ter duas fontes switched no mesmo circuito.
Deverias ter um carregador para 240V AC / 24V DC p/ AGM. Digo AGM porque as tensões máximas de carga para uma bateria Gel, AGM e Flooded são distintas, estão aqui ordenadas por ordem crescente de tensão máxima. Esta tensão máxima varia também com a temperatura ambiente (baixa com o aumento da temperatura). Deves evitar temperaturas elevadas particularmente durante a carga. Uma bateria selada ácida (SLA) carregada em excesso promove a evaporação do seu electrólito (venting) e consequente destruição prematura da bateria.

Carregadas em série mesmo bem balanceadas as baterias chegam à fase de absorção a tensões distintas. A única forma de carregarem de uma forma realmente segura seria com o uso de um BMS em que o sistema controla o carregador com base na tensão individual de cada bateria. Para 2 baterias podes estar na situação em que o aumento de complexidade não compensa os benefícios mas com mais baterias (4, 5 e 6) em série isto agrava-se. É depois na fase de float que se dá realmente o balanceamento das baterias em série.

Um carregador genérico de 600W para SLA (CC/CV c/ fall back float voltage) da BMS Battery em que o podes pedir já afinado para a tensão de Verão (28,8V) mais conservadora pode ser a tua alternativa mais económica.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Carregador para array baterias AGM

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Obrigado pelas vossas respostas

E se ligar as baterias, sejam as 2 ou sejam as 4 de forma a preservar 12v de output? Usando cabos todos do mesmo comprimento e ligando por exemplo desta forma (versão do meio):

Imagem

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Carregador para array baterias AGM

Mensagem por MVS »

Sim pode ser feito assim.

Tem atenção que quando ligas as várias baterias em paralelo ficas com uma capacidade muito elevada. O teu CTEK dependendo do modelo pode depois carregar de uma forma muito lenta e não comutar automaticamente para a tensão de float ficando a "castigar" lá em cima a uma tensão mais elevada durante muito tempo.

De cada vez que carregas andar a mexer nesse tipo de cablagem também não é nada cómodo.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Carregador para array baterias AGM

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Encontrei um rapaz na net que tem um sistema semelhante ao que eu pretendo criar e desta forma parece-me que vou optar pelo seguinte: CTEK D250S Dual, CTEK SMARTPASS e CTEK MXS 25

O CTEK D250S Dual basicamente gere os carregamentos de 2 fontes. Portanto, em andamento tenho o alternador a alimentar o D250S que carrega o banco de baterias em modo DC-DC. Parado passa automaticamente para carregamento através de painéis solares. É um gestor MPPT, o que me agrada só por si.

Ele carrega a 20Ah o que daria para um AGM de 100Ah mas não para muito mais que isso. É aí que entra o SMARTPASS que adiciona 80Ah ao poder de carregamento. Ficamos assim com carregamento de 100Ah no total que dará para um banco de até 400Ah segundo diz o tal entendido

Já o MXS 25 é um carregador para quando tenho acesso aos 220V (parque de campismo ou outros) que depois de ligado irá carregar o banco de baterias e depois de estarem a 100% irá ver se a bateria de arranque da carrinha precisa de carga e fará o carregamento se necessário.

Aqui vai o esquema que encontrei:

Imagem

CTEK D250S Dual + Smartpass - 550€
CTEK MXS 25 - 300€

É uma solução carissima mas acho que em componentes individuais iria gastar o mesmo e iria ter muito mais trabalho. Isto é uma solução simples QB

Que vos parece?

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”