Bateria 48V para sistema de 24V

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
jol8485
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jan 06, 2018 7:53 pm

Bateria 48V para sistema de 24V

Mensagem por jol8485 »

Boas,

Como se encontra baterias de lithium a 48V mais baratas do que as de 24V, pergunto o que é necessário, para ligar um sistema fotovoltaico de 24V a uma bateria de 48V, e qual a eficiência das opções, conversor de tensão, MPPT, ... :?:

Obrigado.


Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: Bateria 48V para sistema de 24V

Mensagem por Silva28 »

Boas,

Não estou por dentro do preço das baterias, mas se é pelo o preço, atenção porque não é por ter 48V que tem necessariamente mais capacidade de armazenamento. O que interessa, é o resultado do produto: tensão (V) x capacidade (Ah).

Para um sistema fotovoltaico com baterias estacionárias, e tendo em conta o baixo preço e robustez, será mais aconselhado baterias de ácido.

A eficiência das baterias depende sobretudo da intensidade de descarga que lhe der, quanto mais intensa, menos eficiente. Para obter-se o niveis de tensão adequados entre sistemas, "brinca-se" com as ligações em série e paralelo (no caso de serem várias).

Para obter a energia em AC, precisa de um controlador de carga (MPPT ou outro) e um inversor, ou alternativamente, apenas um inversor híbrido. A eficiência de um inversor DC-AC ronda os 90% e do MPPT os 95-98%


Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Bateria 48V para sistema de 24V

Mensagem por Navig8tor »

jol8485 Escreveu: sexta jan 12, 2018 1:48 pm Boas,

Como se encontra baterias de lithium a 48V mais baratas do que as de 24V, pergunto o que é necessário, para ligar um sistema fotovoltaico de 24V a uma bateria de 48V, e qual a eficiência das opções, conversor de tensão, MPPT, ... :?:

Obrigado.
Mesmo sendo um iniciante nestas andanças vou tentar responder a uma parte da pergunta (aquela que a minha pesquisa sobre o assunto me permite ter umas noções):

As baterias de lithium (packs) com tensão de 24v ou 48v não são mais do que conjuntos de células com uma tensão individual nominal de cerca 3,2v (caso das LiFePO4, que segundo o que tenho pesquisado serão a melhor opção actualmente para um sistema fotovoltaico) sendo que para 48v são necessárias 16 células.

Admitindo que cada célula tem por exemplo uma capacidade de 100Ah, ligando as 16 células em série obtém-se uma bateria (pack) a funcionar a 48v e com uma capacidade de 4,8kWh. Este pack iria custar sensivelmente o mesmo que um pack de 24v composto por células de 200Ah, no entanto teriam uma capacidade semelhante em kWh (cerca de 4,8).

Ora respondendo directamente à questão, a única maneira de obter uma bateria de 48v mais barata que uma de 24v é optar por células com uma capacidade (Ah) inferior, uma vez que para perfazer os 48v vão ser necessárias o dobro das células.

Como disse no início, sou um iniciante nestas coisas e não tenho formação na área, por isso desde já agradeço que se estiver a dizer uma grande asneira me possam corrigir... :D


.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”