Bom dia,
Gostaria de obter a vossa opinião em relação a como ligar as minhas 10 baterias de 12V de forma a obter os 24V necessários para ligar ao inverter.
Eu tenho tudo a funcionar mas a minha questão põe-se em relação a onde (Em que polos) ligar o inverter hibrido para obter melhores resultados.
Será que podemos discutir um pouco esta questão.
Obrigado.
Ligação de baterias
-
Autor do tópico - Novo membro
- Mensagens: 3
- Registado: segunda mar 05, 2018 4:03 pm
Ligação de baterias
- Anexos
-
- baterias.jpg (31.51 KiB) Visto 2384 vezes
-
- Administrador
- Mensagens: 16144
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Ligação de baterias
Boas bem vindo
O processo parece bem mas deixemos as opiniões aparecerem...
Ja agora peço te para te apresentares na zona correcta, obrigado
O processo parece bem mas deixemos as opiniões aparecerem...
Ja agora peço te para te apresentares na zona correcta, obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Novo membro
- Mensagens: 3
- Registado: segunda mar 05, 2018 4:03 pm
Re: Ligação de baterias
A minha duvida tem a ver mais com os pontos onde devem ser ligados os cabos que vão ao inverter.
Será que posso ligar os cabos em qualquer ponto do esquema ou se faz diferença ligar o positivo no primeiro grupo de baterias e o negativo no ultimo grupo de baterias. (Em pontos opostos do conjunto)
Será que posso ligar os cabos em qualquer ponto do esquema ou se faz diferença ligar o positivo no primeiro grupo de baterias e o negativo no ultimo grupo de baterias. (Em pontos opostos do conjunto)
-
- Membro Silver
- Mensagens: 476
- Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
- Localização: Mexilhoeira Grande
Re: Ligação de baterias
O esquema está correto e é o mais utilizado.
Se fosse eu ligaria as baterias a 2 barramentos (positivo e negativo), utilizaria cabos com o mesmo comprimento para fazer as ligações das baterias aos barramentos e depois utilizaria um cabo de maior secção para ligar dos barramentos ao inversor híbrido.
Com a utilização de barramentos a secção dos cabos que ligam as baterias podem ser menores poupando alguns euros.
O teu inversor híbrido não funciona a 48v?
Se sim era preferível se possível comprar mais 2 baterias e o sistema ser a 48v para ter menos perdas e trabalhar com correntes mais baixas.
Boa sorte para o projeto.
P.S. - Já agora passa pelo tópico das apresentações e faz a tua
Se fosse eu ligaria as baterias a 2 barramentos (positivo e negativo), utilizaria cabos com o mesmo comprimento para fazer as ligações das baterias aos barramentos e depois utilizaria um cabo de maior secção para ligar dos barramentos ao inversor híbrido.
Com a utilização de barramentos a secção dos cabos que ligam as baterias podem ser menores poupando alguns euros.
O teu inversor híbrido não funciona a 48v?
Se sim era preferível se possível comprar mais 2 baterias e o sistema ser a 48v para ter menos perdas e trabalhar com correntes mais baixas.
Boa sorte para o projeto.
P.S. - Já agora passa pelo tópico das apresentações e faz a tua
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac
AQS Solar térmico 20 tubos vácuo
Nissan Leaf 40kw
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac
AQS Solar térmico 20 tubos vácuo
Nissan Leaf 40kw
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1724
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Ligação de baterias
Em Bold o procedimento tomado como o mais correcto quando se têm bastantes paralelos de baterias.aaviegas Escreveu: ↑quarta mar 14, 2018 12:23 am A minha duvida tem a ver mais com os pontos onde devem ser ligados os cabos que vão ao inverter.
Será que posso ligar os cabos em qualquer ponto do esquema ou se faz diferença ligar o positivo no primeiro grupo de baterias e o negativo no ultimo grupo de baterias. (Em pontos opostos do conjunto)