Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
jorgeavlobo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mai 12, 2018 6:32 am

Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por jorgeavlobo »

Bom dia Foristas,

Moro numa moradia de 3 pisos em Alcochete e no telhado possuo um terraço plano de aproximadamente 2,60x2,40m como pode ser observado na imagem em anexo.

Eu gostaria de ter uma instalação discreta e profissional e apesar da minha residência não estar preparada para isso, eu estou disponível a realizar algumas obras.

No piso por baixo do terraço, possuo um quadro eléctrico parcial.

No terraço não possuo nenhuma tomada eléctrica nem tubo pvc que me permita a ligação direta à rede eléctrica da minha moradia.

Já li algures que os painéis têm que estar ligados a um disjuntor diferencial , descarregadores de sobretensão e disjuntor de corte. Li também que a estrutura dos painéis tem que ter ligação à instalação equipotencial (terra). Esta informação é correta?

Poderei instalar o disjuntor diferencial , descarregadores de sobretensão e disjuntor de corte no quadro eléctrico parcial que mencionei anteriormente?

Deverei instalar uma tomada eléctrica de exterior no terraço ou deverei colocar um tubo PVC com ligação ao quadro eléctrico parcial? (Por onde mais tarde passará o fio eléctrico).

Se optar pelo tubo, como poderei impedir que a água desça através do mesmo? Existe alguma forma especial de colocar o tubo ou deverá ter uma caixa a proteger a entrada do tubo?

Onde deverá ser colocado a tomada ou a extremidade do tubo no terraço?

Agradeço desde já a todos os que me ajudarem,
Atentamente,
JL
Anexos
Terraço Vista Sul
Terraço Vista Sul
Terraço Vista Sul.JPG (168.49 KiB) Visto 3339 vezes
Terraço Vista Norte
Terraço Vista Norte
Terraço Vista Norte.JPG (151.36 KiB) Visto 3339 vezes
Quadro Eléctrico Parcial
Quadro Eléctrico Parcial
Quadro Eléctrico Parcial.JPG (37.35 KiB) Visto 3339 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por serges »

Um grande projecto que aí vem, aguardemos pela opinião dos demais!

Parabéns pela partilha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por Quintas2 »

jorgeavlobo Escreveu: sábado mai 12, 2018 6:36 am Bom dia Foristas,

Moro numa moradia de 3 pisos em Alcochete e no telhado possuo um terraço plano de aproximadamente 2,60x2,40m como pode ser observado na imagem em anexo.

Eu gostaria de ter uma instalação discreta e profissional e apesar da minha residência não estar preparada para isso, eu estou disponível a realizar algumas obras.

No piso por baixo do terraço, possuo um quadro eléctrico parcial.

No terraço não possuo nenhuma tomada eléctrica nem tubo pvc que me permita a ligação direta à rede eléctrica da minha moradia.

Já li algures que os painéis têm que estar ligados a um disjuntor diferencial , descarregadores de sobretensão e disjuntor de corte. Li também que a estrutura dos painéis tem que ter ligação à instalação equipotencial (terra). Esta informação é correta?Na prática, para pequenas potências instaladas em autoconsumo, só é usual ter um disjuntor dedicado ao circuito fotovoltaico (tipo magnetotérmico), o qual liga ao mesmo diferencial que já protege o resto. Sendo para exterior, diferencial de 30mA. Descarregadores de sobretensão não é usual, mas é como tudo, se quiseres instalar, independentemente de teres painéis ou não, ficas com a instalação elétrica melhor protegida. Disjuntor de corte (assumo que te referes junto aos painéis, são normalmente dispensados com microinversores, embora eu os tenha instalado. Ligação à terra também é muitas vezes dispensada em pequenos projetos, mas eu também instalei.

Poderei instalar o disjuntor diferencial , descarregadores de sobretensão e disjuntor de corte no quadro eléctrico parcial que mencionei anteriormente? Sim

Deverei instalar uma tomada eléctrica de exterior no terraço ou deverei colocar um tubo PVC com ligação ao quadro eléctrico parcial? (Por onde mais tarde passará o fio eléctrico).Sem dúvida, tubo. Tomada em último recurso.

Se optar pelo tubo, como poderei impedir que a água desça através do mesmo? Existe alguma forma especial de colocar o tubo ou deverá ter uma caixa a proteger a entrada do tubo? Caixa estanque ou tubo acabando em arco com terminação virada para baixo.

Onde deverá ser colocado a tomada ou a extremidade do tubo no terraço?Onde der mais jeito para ligação à instalação existente. Sendo uma cobertura plana, de preferência acima do nível de potencial acumulação de água ou na parede vertical - não sei se te pertence ou é do vizinho. E cuidado para não estragar a impermeabilização existente

Agradeço desde já a todos os que me ajudarem,
Atentamente,
JL
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
jorgeavlobo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mai 12, 2018 6:32 am

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por jorgeavlobo »

Quintas2, obrigado pela rápida resposta que foi imensamente esclarecedora. Denoto pelas suas palavras que tem conhecimento na área. Agora surgem-me mais perguntas se não se importar :idea:
  • O quadro eléctrico parcial que eu tenho aparenta ter espaço para um "descarregadores de sobretensão"?
  • Que disjuntor diferencial deverei colocar? Poderia aconselhar as especificações?
  • Que disjuntor de corte poderei colocar? Poderia aconselhar as especificações?
  • Os 3 componentes referidos anteriormente cabem no quadro eléctrico parcial que eu atualmente tenho?
  • Poderei colocar o tubo PVC com terminação virada para baixo e ainda a caixa estanque para complementar?
  • Tem alguma imagem de um tubo com a terminação virada para baixo? (assim posso supervisionar o trabalho que me for feito).
  • Pode-me aconselhar uma caixa estanque, nomeadamente uma marca e modelo ou algumas especificações?
  • Aconselha o tubo PVC de que diâmetro?
  • Deverei passar um fio de terra do quadro eléctrico para a estrutura pelo mesmo tubo PVC que o fio eléctrico?
  • Se eu no futuro (por um motivo qualquer) necessitar de passar mais fios eléctricos do telhado, poderei utilizar o mesmo tubo colocando agora um de maior diâmetro ou deverei colocar um tubo vazio extra para futuros upgrades?
  • Suponho que a estrutura que me forem colocar no terraço para suportar os painéis irá ter que ser aparafusada à placa, não me irá criar pontos de possíveis infiltrações? O que deverei fazer ou exigir que façam para evitar isto?
Adicionei algumas fotografias elucidativas da forma que eu penso passar os fios pela parede até ao quadro eléctrico parcial. Claramente que não sou nenhum picasso nem electricista, vê algum problema na minha sugestão?

Agradeço toda a ajuda que me fossa fornecer.
Atentamente,
JL
Anexos
Quadro Eléctrico Parcial
Quadro Eléctrico Parcial
Quadro Eléctrico Parcial.JPG (43.71 KiB) Visto 3286 vezes
Terraço Vista Sul
Terraço Vista Sul
Terraço Vista Sul.JPG (167.11 KiB) Visto 3286 vezes

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por t3lmo »

Olhando para as fotos quase parece a minha parede interior, na qual a minha solução foi:
- Usar a tubagem da antena para trazer um cabo de 3 condutores (telhado até à caixa de TV);
- Ligar aos 230V que tinha na caixa de TV (usualmente para ligar amplificadores de sinal);
- Coloquei um disjuntor no quadro principal para a saida da alimentação da caixa de TV, ficando assim exclusivo para os paineis.
(não tenho antenas de TV, tenho cabo)
Em suma, não tive que fazer obras e usei o que havia.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
jorgeavlobo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mai 12, 2018 6:32 am

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por jorgeavlobo »

t3lmo Escreveu: segunda mai 14, 2018 8:53 pm Olhando para as fotos quase parece a minha parede interior, na qual a minha solução foi:
- Usar a tubagem da antena para trazer um cabo de 3 condutores (telhado até à caixa de TV);
- Ligar aos 230V que tinha na caixa de TV (usualmente para ligar amplificadores de sinal);
- Coloquei um disjuntor no quadro principal para a saida da alimentação da caixa de TV, ficando assim exclusivo para os paineis.
(não tenho antenas de TV, tenho cabo)
Em suma, não tive que fazer obras e usei o que havia.
Obrigado pela sugestão,é muito bem pensado mas infelizmente não tenho antena no telhado nem tubagem.

Atentamente,
JL

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por t3lmo »

É tudo por cabo distribuido da caixa central?
Atenção que em muitas situações existe tubo instalado até à placa da telha. No meu caso tive que aceder a esse tudo levantando as telhas.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
jorgeavlobo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mai 12, 2018 6:32 am

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por jorgeavlobo »

Instalação de cabo coaxial em estrela com origem do exterior.
Não tenho tubo instalado até à placa, a caixa aberta que se vê na imagem é da instalação coaxial e termina ali (ou melhor na tomada seguinte).

Adicionei mais alguns pormenores à imagem para corrigirem se acharem necessário.

Disjuntor Bipolar 6A
Cabo eléctrico 3G 25mm2
Tubo PVC 32mm

O que acham?
Anexos
Quadro Eléctrico Parcial.JPG
Quadro Eléctrico Parcial.JPG (46.32 KiB) Visto 3221 vezes
Terraço Vista Sul.JPG


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por Quintas2 »

jorgeavlobo Escreveu: segunda mai 14, 2018 4:10 pm Quintas2, obrigado pela rápida resposta que foi imensamente esclarecedora. Denoto pelas suas palavras que tem conhecimento na área. Agora surgem-me mais perguntas se não se importar :idea:
Puro engano, sou um mero curioso e há aqui no fórum utilizadores bem mais conhecedores.
O quadro eléctrico parcial que eu tenho aparenta ter espaço para um "descarregadores de sobretensão"?
O tamanho é aproximadamente igual ao de um diferencial
Que disjuntor diferencial deverei colocar? Poderia aconselhar as especificações?
A instalação parece recente. De certeza que não tem proteção diferencial? Fotos macro do quadro geral e parcial?
Se já tens disjuntores magnetotérmicos não se deve justificar disjuntor dif. mas sim interruptor diferencial. Se o quadro tiver falta de espaço, o disjuntor dif. permite poupar espaço, pois acumula as duas funções. Especificações: ver com um eletricista ou uma boa loja (Rexel, Efapel, etc.), mas há que ver a potência nominal a proteger, a sensibilidade (30mA), a classe (corrente alternada) e o atraso no disparo: [attachment=0]Interruptores diferenciais.pdf[/attachment]

Que disjuntor de corte poderei colocar? Poderia aconselhar as especificações?
Depende da potência a instalar, idealmente fase + neutro
Os 3 componentes referidos anteriormente cabem no quadro eléctrico parcial que eu atualmente tenho?
Poderei colocar o tubo PVC com terminação virada para baixo e ainda a caixa estanque para complementar?
Sim, mas não me parece justificar-se.Vai aumentar o tamanho da caixa estanque e uma boa caixa ainda é carota. Entrada por baixo da caixa estanque é o suficiente e subir a caixa para a parte inferior ficar a cota acima da borda impermeabilizada
Tem alguma imagem de um tubo com a terminação virada para baixo? (assim posso supervisionar o trabalho que me for feito).
Pode-me aconselhar uma caixa estanque, nomeadamente uma marca e modelo ou algumas especificações?
Aconselha o tubo PVC de que diâmetro?
Havendo possibilidade, nunca é demais deixar folgado.
Deverei passar um fio de terra do quadro eléctrico para a estrutura pelo mesmo tubo PVC que o fio eléctrico?
Pode ser. Também pode ser um cabo já com a terra
Se eu no futuro (por um motivo qualquer) necessitar de passar mais fios eléctricos do telhado, poderei utilizar o mesmo tubo colocando agora um de maior diâmetro ou deverei colocar um tubo vazio extra para futuros upgrades?
Tubos separados facilitam o enfiamento, mas a distância parece pequena, pelo que tudo junto não deve ter problema.
Suponho que a estrutura que me forem colocar no terraço para suportar os painéis irá ter que ser aparafusada à placa, não me irá criar pontos de possíveis infiltrações? O que deverei fazer ou exigir que façam para evitar isto?
Claro que sim, mas podes antes lastrá-la, desde que a placa aguente a carga: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... te#p247429
Adicionei algumas fotografias elucidativas da forma que eu penso passar os fios pela parede até ao quadro eléctrico parcial. Claramente que não sou nenhum picasso nem electricista, vê algum problema na minha sugestão?

Agradeço toda a ajuda que me fossa fornecer.
Atentamente,
JL
Confirma tudo com um eletricista credenciado.
Anexos
Interruptores diferenciais.pdf
(609.87 KiB) Transferido 85 vezes
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por Quintas2 »

jorgeavlobo Escreveu: segunda mai 14, 2018 10:49 pm Instalação de cabo coaxial em estrela com origem do exterior.
Não tenho tubo instalado até à placa, a caixa aberta que se vê na imagem é da instalação coaxial e termina ali (ou melhor na tomada seguinte).

Adicionei mais alguns pormenores à imagem para corrigirem se acharem necessário.

Disjuntor Bipolar 6A
Cabo eléctrico 3G 25mm2
Tubo PVC 32mm

O que acham?
Parece bem, mas é 2,5mm2.
Eu punha a caixa estanque acima da linha azul.
Cumprimentos,
Quintas2


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Pré-Instalação Painéis Fotovoltáicos

Mensagem por OliveiraF »

Ia fazer a mesma correcção do Quintas2 relativamente ao cabo.
Acho que existem umas caixas estanques com valvula de pressurização, ou algo assim, qeu ajuda a que não se forme humidade no seu interior devido a variação de temperatura. Não seria aconselhado neste caso?

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”