Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Mensagem por pedrosilva »

Ouvi hoje na rádio
central solar fotovoltaica, a construir numa área de cerca de 185 hectares [...] prevendo a venda de energia, a preços mais competitivos, directamente às unidades industriais existentes nos pólos industriais do concelho, de forma a torná-los mais apelativos à instalação de novas unidades industriais.

http://www.diarioleiria.pt/noticia/41691

https://www.facebook.com/permalink.php? ... 2605705835


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Mensagem por jmlflorencio »

Só a mim é que parece descabida a aposta em grandes centrais solares concentradas? Tanto telhado que há para aí disponível...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Mensagem por Emanuel Couto »

jmlflorencio Escreveu: sexta fev 22, 2019 11:34 pm Só a mim é que parece descabida a aposta em grandes centrais solares concentradas? Tanto telhado que há para aí disponível...
Dá mais jeito ser assim... :mrgreen:
Enfim.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Mensagem por accoelho »

Isto so pode ter "historia" por detrás.
Sabemos que as zonas industriais são uma enorme fonte de rendimentos pras edp.
Uma câmara quer invertir o que não tem para cativar.....

Avatar do Utilizador

gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Mensagem por gigaz »

as concentradas não funcionam por FV, mas sim pelo ciclo mais comum de aquecer água e fazer rodar turbina com o vapor, ou ciclo stirling.

mas Pombal só faz sentido se não olharam para o diagrama de irradiação ou querem vender o vapor/calor diretamente.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Mensagem por Master »

A mim parece-me boa notícia, todos sabemos que a competitividade de uma empresa começa nos custos de fabrico... e o principal é a energia paga... das mais caras da europa, o que logo á partida deixa os nossos produtos mais caros comparados com outros países.
Se com os painéis se consegue baixar essa tarifa e se essas empresas para além dessa energia mais barata ainda colocarem painéis nos próprios telhados das fábricas... vão ter custos muito mais baratos e com preços para concorrer com os demais produtos estranjeiros.
E a câmara vendendo energia mais barata e mesmo que ganhe pouco ou nada.... ganha empresas na sua região, ganha IMIs, mais impostos, mais empregos, mais desenvolvimento, etc.....
Eu aqui perto de mim já temos o Marl, com painéis centralizados e concentrados... tudo rodeado de painéis ;)
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Mensagem por pedrosilva »

O mais interessante nesta notícia, para mim, é exactamente aparecer concorrência à EDP. Ser uma Câmara Municipal a fazê-lo levanta logo dúvidas, preferia que fosse uma empresa privada, mas não deixa de ser interessante. Espero que a CM faça um investimento com pés e cabeça, sem compadrios e tenha lucro na venda da energia em vez de subsidiar à parva um mau investimento.
Será interessante saber se a REN vai receber alguma coisa desta venda ou se a distribuição sendo local (adjacente à ZI?) não toca à REN. Só os "custos de acesso" são mais caros do que a energia solar pv hoje em dia.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16141
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Câmara de Pombal ‘viabiliza’ central solar de 15 milhões de euros

Mensagem por serges »

Noticias muito interessantes quem sabe não venha aí as boas noticias do siplex para os particulares, zé povinho poder instalar os seus paineis solares e poder injectar na rede o excedente... com mais valias... não como agora!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”