solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas tardes,

Acho que já apresentei algures meu fotovoltaico (autoconsumo 1,5kw) - tenho até agora conseguido medir que não dou quase nada à EDP :) ...pois uso uma bomba de calor + ventiloconvectores para aquecer a casa + 1 termoacumulador programado para ligar a partir das 11h am (quando há mais produção solar)...

Mas isso é até agora, pois com tempo mais ameno vou desligar... ficando com um excedente grande de energia (doada à EDP)... Minha dúvida é:

Alguém já usou um VE como "bateria solar" :) e que injectasse na casa (conforme necessário) alguma desta energia durante noite?

De momento o VE está fora durante o dia... mas podia ser uma ideia comprar um 2º VE usado (tipo 1 mitsubishi imiev ou leaf dos primeiros) para esta função mais eventualidades de transporte (nosso 2º carro faz para aí uns 100-200kms mensais...quase sempre parado apenas para eventualidades). Alguém já implementou algo do género?

Já vi no youtube de quem fez leaf um gerador mas na América onde até é possível em catástrofes não ter luz em casa e Leaf "alimentar" a casa - acho que na Europa isso não é possível tão facilmente pois não é tão fácil "isolar" a casa por exemplo, mas não percebo muito da coisa :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por t3lmo »

É possível com um Leaf ou Outlander PHEV, mas o sistema V2H não fica barato.
Além do mais é necessário no mínimo 6A constantes para carregar o VE o que implica ter mais painéis para aproveitar melhor a exposição em torno do pico solar.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por jpmp24 »

Se colocar baterias evita o desperdício certo?


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por Arcturo »

Freddy_krueger Escreveu: segunda mai 13, 2019 2:51 pm Boas tardes,

Acho que já apresentei algures meu fotovoltaico (autoconsumo 1,5kw) - tenho até agora conseguido medir que não dou quase nada à EDP :) ...pois uso uma bomba de calor + ventiloconvectores para aquecer a casa + 1 termoacumulador programado para ligar a partir das 11h am (quando há mais produção solar)...

Mas isso é até agora, pois com tempo mais ameno vou desligar... ficando com um excedente grande de energia (doada à EDP)... Minha dúvida é:

Alguém já usou um VE como "bateria solar" :) e que injectasse na casa (conforme necessário) alguma desta energia durante noite?

De momento o VE está fora durante o dia... mas podia ser uma ideia comprar um 2º VE usado (tipo 1 mitsubishi imiev ou leaf dos primeiros) para esta função mais eventualidades de transporte (nosso 2º carro faz para aí uns 100-200kms mensais...quase sempre parado apenas para eventualidades). Alguém já implementou algo do género?

Já vi no youtube de quem fez leaf um gerador mas na América onde até é possível em catástrofes não ter luz em casa e Leaf "alimentar" a casa - acho que na Europa isso não é possível tão facilmente pois não é tão fácil "isolar" a casa por exemplo, mas não percebo muito da coisa :(
Dos muitos posts que há neste forum sobre injeccao do excedente, não encontro esclarecimentos como efectivamente se evita a injecção.
O Freddy refere que colocou um termoacumulador + bomba de calor para evitar injeccao. Isto não é suficiente para evitar injeccao. Um termoacumulador funciona por termostato, ou seja depois do periodo de aquecimento em que a resistência está sempre ligada, entra num período de funcionamento em que a resistência liga e desliga. A maior parte das cargas funciona assim, ou seja não há modulação da potência. Porque é que isto é importante? Vou tentar explicar com um exemplo fictício para facilitar as contas

Imagine-se que existe uma produção solar às 13h de 1,5 kW. Durante o periodo de integração de 15m (entre as 13h e as 13,15), podemos dizer que a produção solar é constante, de que resulta que a energia produzida naquele periodo = 1,5 Kw/4= 375Wh

No mesmo periodo temos a funcionar um termoacumulador com potência de resistência de 3 kW. Mas a agua está quente e vamos assumir que o termoacumulador vai estar com a resistencia ligada durante 7,5 min (a primeira metade do período de 15m). A energia necessária para o consumo do termoacumulador = 3kW/8 = 375 Wh. Naquele período de 15min o valor da energia consumida e produzida é o mesmo e podemos assumir que não existe injeccao. Isto não é verdade.

Os contadores de energia tem um registo de energia para a injecção e outro para o consumo. Estes registos são incrementais e nunca se somam. O registo de consumo nos primeiros 7,5 min do período incrementa (3kW-1,5kW)/8= 187,5 Wh. Nos segundos 7,5m do período não há consumo (o registo não incrementa), mas o registo da injeccao cresce 1,5kW/8 = 187.5 Wh.

Conclusão, apesar da energia produzida ser exactamente igual à energia consumida, aquilo que é lido pelo contador é consumo 187,5 Wh e injecção 187,5 Wh.

Este é um exemplo fictício, mas reflecte bem o que se passa na realidade. A maior parte das pessoas que tem autoconsumo injecta muito mais do que pensa. A unica forma de saber é medir por um processo de que simule o contador.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por visitante1 »

Existem inversores preparados para injeção zero.

Eu até nem me importo de oferecer energia a rede, desde que nas horas em que necessito dela não tenha que a pagar também.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por Arcturo »

visitante1 Escreveu: terça mai 14, 2019 1:34 pm Existem inversores preparados para injeção zero.

Eu até nem me importo de oferecer energia a rede, desde que nas horas em que necessito dela não tenha que a pagar também.
Mas acho que paga, como demonstrei acima!

Quais são os inversores preparados para injecção zero (sem baterias)? neste caso mudam reduzem a potencia gerada pelos paineis? Parta implementar isto é necessário um sistema de controlo que vá ao geral ler o consumo total para dar ordem de redução de potências aos inversores. Isto acrescenta complexidade à solução, sem vantagens nenhumas, porque não há beneficio económico para o consumidor.

Depois há outro ponto que normalmente não é considerado. A forma como se conta injeccao é uma particularidade portuguesa. Nos outros países não é assim. Por exemplo na Alemanha também há registo de energia, mas o que é contabilizado é o balanço em 15 min (não tenho a certeza deste período de tempo). Como os equipamentos não vêm configurados para a realidade portuguesa, podem dizer que a injeccao é zero, mas isso não é verdade. Uma vez coloquei esta questão a um fabricante alemão de inversores que vende para Portugal e estava a leste disto


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por Freddy_krueger »

Caro Arturo,

Se calhar não me expliquei bem...

Quando falei na bomba de calor...bem sei que ela faz picos mas os consumos são sufiientes para minha produção solar até 11h da manhã e após 17h... o pico é que acaba por fazer oferecer energia à rede...

Por isso coloquei no termoacumulador o tal temporizador para que aparelho não comece a reaquecer água a seguir ao meu banho (7h), ou quando termostato acha indicado, mas forçando-o a fazer mais tarde - por volta das 11.30/12h... quando tenho mais produção solar...sei que ele vai estar ligado a queimar electrões (para repor aquecimento perdido) umas 2-3horas...foi apenas nesse sentido...sei que quando termostato atingir temperatura, ele não vai continuar a aquecer/gastar energia...acontece que depois também já tenho menos produção solar e já a consigo gerir apenas com consumo doméstico "normal"...

Espero ter esclarecido... :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por CrOhN »

Com os inversores hibridos, actualmente, é possível combinar fontes de energia (solar + rede), e funcionar sem baterias. Nada de grid-tie. Para mim, são a solução quase ideal.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por jmlflorencio »

Já dá para dispensar baterias? Isso é uma vantagem, de facto...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por visitante1 »

Ok! Mas não estou a ver vantagem alguma sobre um simples inversor ligado a rede com kit injeção zero! Ou estarei enganado
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por CrOhN »

Sem bateria, concordo, não terá grande vantagem. A não ser, o não ser grid tie, dispensando artimanhas para não injectar (havendo solar suficiente, funciona standalone).

Com uma bateria, mesmo que pequena, abrem-se outras possibilidades.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por Freddy_krueger »

CrOhN Escreveu: quinta mai 16, 2019 9:46 am Com uma bateria, mesmo que pequena, abrem-se outras possibilidades.
Pois... com uma bateria mesmo que reduzida, qualquer excesso de produção momentânea (nossos electrodomésticos que mais gastam funcionam por picos de funcionamento, certo?), permite que não haja desperdicio de energia... bem visto (acho)!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


bertilsigurd1
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo mai 12, 2019 10:23 pm
Localização: Praia da Luz

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por bertilsigurd1 »

Uma área similar para evitar o envio do excesso para a EDP é, afinal, a questão da fase monofásica ou trifásica.
Minha casa tem três fases com uma grande bomba de calor de ar de água como consumidor pesado na fase 1.
Então, se eu investir em um projeto PV de 1,5 kW, eu tenho a escolha exclusiva de um inversor monofásico.

Isso significa que vou optar por adicionar minha entrega do inversor à fase em que a bomba de calor de ar de água está localizada. Embora esta bomba funcione mais suavemente com a função de inversor, esta fase irá, em certos momentos, fornecer o excedente para a EDP.
Nas outras duas fases recebo tudo na entrega do EDP.

Então a questão é como "inteligente", o novo medidor que a EDP irá instalar na casa, é. Será que, antes de calcular meu consumo total, compensaria minha entrega para a EDP da fase 1 com meu consumo da fase 2 e 3?

Alguém tem experiência com isso?
É preciso ir para a produção de 4kw para encontrar um inversor trifásico.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por visitante1 »

O que é consumido é contabilizado para pagar, o que é produzido e consumido no momento é poupado, o excesso....temos pena :)

Não precisas de 4kW para colocar um trifásico, com muito menos já existem inversores adequados, a partir de 6 painéis solares fotovoltaicos de 60 células (mais comuns) já existem inversores.

Isto para não falar nos APS de 1000w para 4 painéis
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


bertilsigurd1
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo mai 12, 2019 10:23 pm
Localização: Praia da Luz

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por bertilsigurd1 »

Eu tenho procurado por inversores com menor poder que entregam a 3 fases, mas não encontrados. Você tem alguma sugestão?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por visitante1 »

Sim:
APS YC1000 Trifásico (para 4 painéis)
Solis 5K 4G Trifásico (Huawei) com tensões DC a partir de 160Vdc ou seja uns 6 Painéis de 60 células ou preferencialmente de 72 células
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por CrOhN »

O facto de entregarem nas 3 fases não resolve o problema. Podes estar a injectar e estar a consumir na mesma. Só se o contador for daqueles...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por visitante1 »

Tantas casas com trifásico só com consumo na R
As vezes nem se apercebem disso
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


bertilsigurd1
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo mai 12, 2019 10:23 pm
Localização: Praia da Luz

Re: solar fotovoltaico 1,5KW autoconsumo - evitar desperdicios...

Mensagem por bertilsigurd1 »

Obrigado por suas sugestões. Mas um não pode ser usado como um inversor string apenas como um micro inversor, um por painel? O outro é bom, mas tem 5000 watts de potência.

Se assim for, ele pode ser conectado com painéis de 1500 watts, aguardando expansão posterior. Relate o registro no DEGE como uma instalação de 1500 watts, sem inspeção. Então, se achar apropriado, invista em mais painéis, que aguardam conexão após a notificação ao DEGE sobre uma instalação de 5000 watts, até que, após 18-24 meses, o DEGE tenha encontrado tempo para inspecionar a usina e depois ligar os painéis entre 1500 watts a 5000 watt?

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”