Injecção solar mono e tri com relógio (para os mais entendidos)

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Injecção solar mono e tri com relógio (para os mais entendidos)

Mensagem por n4rs »

Boa tarde,
Tenho uma questão que acho pertinente e que pode resultar para otimizar consumos e reduzir a injeção num sistema trifásico, que acho que desta forma pode funcionar em monofásico.
Então é o seguinte. Vi este Kit trifásico https://www.solarshop.pt/index.php?_rou ... trifasico6
No fundo, segundo o que percebo, é um micro-inversor que injeta em cada fase. Cada 2 paineis têm 1 microinversor que injeta em cada uma das fases.
O problema dos sistemas trifásicos é que na maioria do tempo estão a injetar 1 ou 2 terços de energia na rede e a consumir só numa (a maioria tem a ver com bombas de piscinas trifásicas segundo o que já me apercebi por muito que tenho lido no forum).
Não sou muito experiente nisto mas julgo ter encontrado uma solução acessível para este problema.
Esquema de desenho
Esquema de desenho
Passo a explicar.
O sistema da solarshop injeta com um micro-inversor em cada fase. Mas posso ter os 3 micro-inversores em série, correto?
A Fase F1 passa sempre diretamente para o consumo da cozinha e outros (que é o maior da casa).
Neste caso coloquei um temporizador da SONOFF (30€ que tem wireless) que nas horas em que a bomba da piscina liga, deixa passar a corrente em separado para cada uma das fases em separado, alimentando em sistema trifásico. Nas horas em que a bomba da piscina não funciona, deixa passar apenas a corrente das fases F1 e F2 em série para a fase F1 mais à frente que é a de maior consumo.
Isto pode funcionar desta forma?
Agradeço comentários, soluções, sugestões, etc.
Obrigado.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Injecção solar mono e tri com relógio (para os mais entendidos)

Mensagem por CrOhN »

Salvaguardando que a comutação entre estados seja bem feita, funciona. Os inversores ao ser ligados na fase mais usada, terão que ser em paralelo e não em série. Evitas de por o sonoff, basta que ligues o comando do sistema ao contactor da bomba. Liga bomba, cada inversor na sua fase, desliga bomba, os 3 na mesma fase.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”