Rock in Rio na Europa terá palco 'movido' por energia solar

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Rock in Rio na Europa terá palco 'movido' por energia solar

Mensagem por luimio »

rock in rio na europa terá palco 'movido' por energia solar

lisboa, 15 abr (lusa) - o palco principal do rock in rio 2008, que será realizado em lisboa e madri, vai funcionar com energia solar, com a utilização de 240 painéis para conversão da luz solar em eletricidade, revelou neste domingo a organização do evento.

a iniciativa está inserida na estratégia dos organizadores de sensibilizar o público para o problema das alterações climáticas.

o rock in rio 2008 ocorrerá em 30 e 31 de maio, e 6, 7 e 8 de junho no parque da bela da vista, em lisboa, e em 27 e 28 de junho, 4, 5 e 6 de julho em arganda del rey, em madri.

com a intenção de contribuir para a redução de emissões de carbono, a equipe do rock in rio vai instalar nas duas cidades um total de 240 painéis fotovoltaicos para produzir eletricidade para a montagem do palco principal.

a energia acumulada nos painéis será também utilizada durante os shows, mas como fonte de energia secundária.

com os painéis, que integram a própria estrutura do palco, os organizadores esperam produzir 19 mil quilowatts de eletricidade - o que equivaleria ao consumo diário de uma cidade com 2.500 habitantes - e evitar a emissão de nove toneladas de dióxido de carbono (co2).

terminado o festival, os painéis permanecerão tanto no parque da bela vista como em arganda del rey.

o rock in rio será realizado pela primeira vez em madri em 2008, em uma estratégia de internacionalização do projeto.

na capital espanhola será construída uma nova "cidade do rock", com área de 200 mil metros quadrados.

o acordo com as autoridades madrilenhas tem validade de três anos, o que levará à realização de pelo menos outras três edições do rock in rio.

o cantor espanhol alejandro sanz e a cantora ivete sangalo são os dois únicos artistas já confirmados para atuarem em lisboa e em madrid.
in:
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=7541


senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

axo mt b! s duvida! c a "soleira" q s apanha lá na moleirinha! ... em vez d terem lonas ou chapas a cobrir o palco, é 1 optima ideia por paineis! n deve demorar mt tempo até recuperarem o investimento inicial!

pod ser q agora comecem a nascer q nem cogumelos est tipo d iniciativas!

abraços

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, isto não pode passar assim às claras!!! então um desgraçado de um cidadão normal anda 3 anos para legalizar uma planta de painéis solares (desde que tenha potência acima de 5kw) e estes caramelos chegam e conseguem logo o projecto aprovado???

é de louvar a iniciativa da organização, sem dúvida.. estou é f#%##$ com a dgge!!! como é que o projecto deles passou à frente de toda a gente??
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

escalavardo Escreveu:bem, isto não pode passar assim às claras!!! então um desgraçado de um cidadão normal anda 3 anos para legalizar uma planta de painéis solares (desde que tenha potência acima de 5kw) e estes caramelos chegam e conseguem logo o projecto aprovado???

é de louvar a iniciativa da organização, sem dúvida.. estou é f#%##$ com a dgge!!! como é que o projecto deles passou à frente de toda a gente??
escalavardo , simples fizeram "pressão", mas idéia é boa e se tivermos em conta o mediatismo do espéctaculo para influenciar mentalidades em termos ambientais.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

deixem-me meter a minha colherada, a questão não é de mentalidades (gente a querer saber e investir em renováveis não falta) a questão é custos (€€€).
sobre esta notícia gostava de saber a potência dos "240 painéis". depois gostaria de dizer que a energia mede-se em kwh e não em kw pelo que os referidos "19 mil quilowatts de eletricidade - o que equivaleria ao consumo diário de uma cidade com 2.500 habitantes" não me dizem nada, aliás para mim é puro chavão especulativo e enganador. ah, e os paineis fotovoltaicos também não armazenam energia, produzem-na, quem armazena são as baterias.
alguém me diz qual a potência fotovoltaica instalada? (só para eu fazer contas)

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”