[AJUDA]Substituição deposito termoacumulador Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Gearbest Banner

Responder

Autor do tópico
Ze Pedro
Membro
Membro
Registado: quarta nov 16, 2016 6:53 pm
Estado: Desligado

[AJUDA]Substituição deposito termoacumulador Norquente

Mensagem por Ze Pedro » terça nov 07, 2017 9:41 am

Boas, chegou a altura de substituir o deposito norquente 200lt. as fugas de agua já começam a preocupar, assim peço a vossa ajuda para a decisão :)
Dúvidas:
- manter o deposito de 200lt para os 2 painéis? Falaram-me que podia ser prejudicial ter um deposito de só 200lts para os 2 paneis, devia ser de 300lts, tem influencia? Se alterar, terá de haver um reforço na estrutura de suporte, o que acresce custo!

- para poupar trabalho e €´s, a ideia era tentar usar um deposito com ligações idênticas, para substituição directa ( com a mesma fixação e ligações ), tenho uma empresa que diz ter isso, começas por Albi e termina em trónica mas é na sertã e eu estou em Lisboa, faz envio mas não sei!! :? Algum feedback?

- pedi vários orçamentos para a substituição, mas ate agora recebi apenas 1,parece-me que ou há muito trabalho ou poucos que quem queira trabalhar, :shock: e com valores um pouco altos (acho eu) acima dos 1100€ sem iva :o só o deposito!

Aceito sugestões e opinanços e recomendações! :) :)
Grato
Zp

GoogleAds
Membro
Membro
Registado: sabado jan 01, 2000 00:01 am
Estado:Ligado

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: [AJUDA]Substituição deposito termoacumulador Norquente

Mensagem por tlicas » terça nov 07, 2017 10:52 pm

Tive o mesmo problema e a solução foi trazer o deposito para baixo, abri o isolamento na zona de fuga - no meu caso junto à saída fria para o colector - e transformei o termossifão em circulação forçada, passando tubos entre o colector e o novo local em que ficou o depósito, tendo comprado um motor no ebay ~15 euros e feito controlador com arduino(esp8266). O depósito foi soldado a cobre. Está assim desde Abril e para já tudo ok. Se não te sentires à vontade para esse trabalho, pensa na compra de um depósito e sistema de motor+controlador e se calhar os 1100 euros chegam e ficas mais bem servido que com o termossifão.

Autor do tópico
Ze Pedro
Membro
Membro

Mensagem por Ze Pedro » quarta nov 08, 2017 9:19 am

Boas, obrigado tlicas pelo report, efectivamente não me sinto á vontade para fazer esse trabalho, se for coisas "básicas" de canalização ou eléctricas ainda vai, mas pouco mais!
A ideia também era aproveitar e colocar um controlador de termostato que não tem!
Quando te referes a sistema de motor+controlador, é o sistema circulação forçada e o deposito poderá ficar em qualquer lugar, pois terá sempre pressão, certo?
grato

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas » quarta nov 08, 2017 6:09 pm

Sim Zé Pedro, é isso, tem a vantagem de teres o depósito num local protegido das temperaturas frias da noite e como tal as perdas de temperatura no depósito serão menores. Se colocares o sistema de circulação forçada, o controlador do mesmo já te substitui o termostato.

Autor do tópico
Ze Pedro
Membro
Membro

Mensagem por Ze Pedro » sexta nov 10, 2017 11:28 am

tlicas Escreveu:Sim Zé Pedro, é isso, tem a vantagem de teres o depósito num local protegido das temperaturas frias da noite e como tal as perdas de temperatura no depósito serão menores. Se colocares o sistema de circulação forçada, o controlador do mesmo já te substitui o termostato.
Pois era bem, mas nao vejo onde o possa colocar :(

Enviado do meu X5max_PRO através de Tapatalk

Autor do tópico
Ze Pedro
Membro
Membro

Mensagem por Ze Pedro » segunda nov 13, 2017 10:25 pm

Boas, já estou a pensar em um aqs de tubos, os valores para um deposito termo-acumulador novo está com valores mt elevados, preço de kits novos.
Vamoss ver

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante