Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Emanuel Couto »

alexjp4 Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Pois... nos tempos que correm todo o cuidado é pouco... :|
alexjp4 acho que és capaz de fazer esta revisão com uma "perna as costas"...


Obrigada pela partilha!

Será que mais malta teve esta revisão... :?:
Estou a espera que num dia de nevoeiro apareça o técnico da Norquente para fazer as revisões que estão pagas e não efectuadas :cry:
Acho que é mais a calansisse e como ele trabalha sem qualquer problema é o deixa andar, tenho a resistência do AQS de tubos para montar a quase 1 ano, só quando não tiver agua quente é que vou instalar a resistência e há-de ser num dia de chuva :evil:
Para aquilo que eles fazem não tenho qualquer problema em fazer a revisão é só a questão de comprar o glicol (o que vi era embalagens de 10lts mas não sei qual a concentração) e 10 lts se for o concentrado dá para dar e vender.
Pode ser que seja para o ano :D

Epá... não sabia :(

Fazes bem em começar a fazer tu mesmo as revisões... e partilhar mais informações a respeito.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

O AQS da Norquente foi comprado ao abrigo do acordo do governo do Sócrates com os fabricantes de AQS e que contemplava (penso que) 5 revisões anuais, no meu caso só fizeram 1 ao fim de 2 anos, por isso ainda faltam 4, mas vou esperar sentado e devem aparecer como D. Sebastião num dia de nevoeiro lol.
Aquilo que eles fizeram foi lavar os paineis, atestar de liquido solar (glicol) o sistema, substituíram a válvula de pressão (válvula que está em cima no depósito da água), e olharam para o suporte para ver se estava tudo bem, nada mais, por isso penso que qualquer pessoa que saiba usar uma chave inglesa e para que lado se desaperta e aperta, pode fazer a manutenção e com os 100€ que levam dá para comprar glicol para o resto da vida util dos paineis.

Avatar do Utilizador

Ze Pedro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 16, 2016 6:53 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Ze Pedro »

Boas,também tenho um TS 200L da Norquente, instalado em 02/2010 que está com fuga de agua no depósito :(
Até á pouco tempo tinha se portado bem mas esta primavera veio a fuga, com alguns de nós fomos contactados por um individuo com tlm 963805065 que disse que era para marcar a revisão dos painéis de AQS da Norquente como referiu o alexjp4 e assim foi, paguei a revisão e ficou de voltar para ver a fuga....esta-se mesmo a ver....ainda estou á espera...lol, e a fuga continua !
Alguém recomendado/credível para ver o que se passa com o deposito na zona de Lisboa?
Grato pela ajuda.
Zp


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

Ze Pedro Escreveu:Boas,também tenho um TS 200L da Norquente, instalado em 02/2010 que está com fuga de agua no depósito :(
Até á pouco tempo tinha se portado bem mas esta primavera veio a fuga, com alguns de nós fomos contactados por um individuo com tlm 963805065 que disse que era para marcar a revisão dos painéis de AQS da Norquente como referiu o alexjp4 e assim foi, paguei a revisão e ficou de voltar para ver a fuga....esta-se mesmo a ver....ainda estou á espera...lol, e a fuga continua !
Alguém recomendado/credível para ver o que se passa com o deposito na zona de Lisboa?
Grato pela ajuda.
Zp
O mal foi teres pago a revisão se necessitava de se ver uma fuga era na altura ou se não podia ser nesse dia pagavas quando fizesse o trabalho todo, pelo que ele me disse era do norte por isso se for a cobrar a deslocação mais vale comprares um depósito novo nem que seja de outra marca desde que apoie nos suportes.
Se for como os termoacomuladores é um depósito novo por causa do isolamento não dá para soldar.
Esperemos que a fuga esteja a vista e que dê para soldar, já viste onde está a fuga?
Não te posso ajudar porque não conheço ninguem que trabalhe com AQS na zona de Lisboa e os que conheço... :shock:
Boa sorte!

Avatar do Utilizador

Ze Pedro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 16, 2016 6:53 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Ze Pedro »

Boas alex,obrigado pela resposta; a fuga começou por ser na zona onde se encontra a ligação eléctrica/resistência de apoio na lateral do deposito, agora já pinga nos parafusos da chapa exterior do deposito(por baixo) e onde estão as uniões de entrada da agua.
Penso que deve ser fuga na parte interior do deposito onde se encontra a resistência e depois se espalha pelo revestimento exterior do deposito saindo por onde der...
Não queria mexer pois posso piorar e depois não saber o que fazer... :s
Se alguem souber algo agradeço! ;)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por CrOhN »

Já aconteceu a um familiar meu. A solução adaptar um acumulador em Inox. Não ficou bem igual, mas tem funcionado.

Além do depósito, um dos paineis também estilhaçou.

Avatar do Utilizador

Ze Pedro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 16, 2016 6:53 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Ze Pedro »

CrOhN Escreveu:Já aconteceu a um familiar meu. A solução adaptar um acumulador em Inox. Não ficou bem igual, mas tem funcionado.

Além do depósito, um dos painéis também estilhaçou.
Eu tenho tido sorte com os painéis até agora td ok!!! nok nok
Quando te referes ao acumulador é ao deposito em si certo? è que o este deposito deve ser em cobre revestido a inox.
A
E arranja-se isso facilmente só o deposito? Sabes onde?
Obrigado. ;)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

Ze Pedro Escreveu:Boas alex,obrigado pela resposta; a fuga começou por ser na zona onde se encontra a ligação eléctrica/resistência de apoio na lateral do deposito, agora já pinga nos parafusos da chapa exterior do deposito(por baixo) e onde estão as uniões de entrada da agua.
Penso que deve ser fuga na parte interior do deposito onde se encontra a resistência e depois se espalha pelo revestimento exterior do deposito saindo por onde der...
Não queria mexer pois posso piorar e depois não saber o que fazer... :s
Se alguem souber algo agradeço! ;)
Tenho um não mas não conheço, apesar de já estar a quase um ano para desligar a alimentação da resistência e aproveitar para ligar outra resistência de outro AQS, entretanto estava na net a ver se conseguia ver como era a resistência dei com isto (é o site de outro forum se não for permitido peço aos administradores que o apaguem)
http://forumdacasa.com/discussion/34499 ... s-a-vista/ parece que não vais ter muitas hipoteses mas a esperança é a ultima a morrer.
acho que tenho que ir ao chinês comprar outro AQS que o da norquente tambem deve estar a dar o berro :twisted: e pelo menos custa uma fracção do da norquente se se esqueceram de lá colocar todo o material que deviam.

Avatar do Utilizador

Ze Pedro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 16, 2016 6:53 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Ze Pedro »

Muito obrigado Alex, já vi que é crónico, vou avaliar a situação é ver se descubro a melhor solução.
Grato


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

Incentivos do governo e incentivar a compra de produtos fabricados em Portugal e por empresários portugueses!!!! Mais uns milhões para engordar alguém. Com certeza alguém recebeu muitos € pelo meio fecham a porta, e deixam os clientes a berrar.

Responsabilidades? 0 É o retrato do nosso país, infelizmente.

Chiça do que eu me livrei, tive o sistema este sistema comprado, mas entre o venho agora, vou amanhã e vou prá semana, consegui anular o negócio e ir para outra empresa. Até hoje 0 problemas 0 chatices.

Mas esta coisa das manutenções, também é uma coisa que qqer um com mínimo de conhecimento, pode fazer.
Inté


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

Se optares por comprar um depósito cuidado porque parece pelo menos é o que falam no outro forum quem fez os depósitos para a Norquente foi a empresa Videira ou seja corres o risco de comprares outro depósito com problemas por isso....
Informa-te primeiro quem é o fabricante do depósito e foge da Videira.
Envia um e-mail para a Videira para saber se o depósito é de fabrico deles e conta-lhes o que aconteceu, o mais certo é descartarem-se da responsabilidade e depois sempre podes dar conhecimento a empresa que lhes fez a certificação (ISO) e que de certeza os depósitos não deveriam ser fabricados da forma como foram e por isso não estão a cumprir com as normas (ISO).
Boa sorte!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por jmlflorencio »

Os produtos da Videira são tidos como de muito boa qualidade, pessoal...

De certeza que a marca era essa? E de certeza que o problema não foi numa válvula de segurança qualquer? É que por muito bom que sejam os depósitos, não há milagres...

Avatar do Utilizador

Ze Pedro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 16, 2016 6:53 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Ze Pedro »

Obrigado Alex pelas dicas,
As válvulas parecem estar todas ok, quase de certeza que é o depósito pelo que dá para observar.
Cumprimentos


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

Boas,
Esqueçam os depósitos da Norquente em cobre, o meu 2º, já era!... mais um permutador que foi à vida.
O primeiro sinal foi a válvula de segurança do primário começou a descarregar constantemente, é o sinal de rompimento do circuito primário, agora está misturado com as águas sanitárias, solução temporária foi colocar um tampão no local da válvula, para não continuar a inundar o telhado com água.
Por enquanto tenho beneficiado destes dias de sol e não tem faltado água quente, só espero que os painéis resistam as estas temperaturas baixas da noite, pelo menos até alteração para CF, mas agora vai ser tudo em inox e mesmo assim com protecção (ânodo de magnésio).
Para mim, é uma GRAVE falha destes depósitos da Norquente em cobre, não terem protecção anódica, é algo irresponsável a roçar o crime!..
Cpts.


rsolar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 08, 2017 12:10 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por rsolar »

Boas,

Tem aqui uma enorme diferença, o barato sai sempre caro.
Tenho um solahart que tem 35 anos, lev manutenção todos os 3 anos.
Qualidade insuperavel.

cumprimentos


manuel_pais
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado fev 10, 2018 3:39 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuel_pais »

Bom dia, temos cá em casa instalados 3 painéis marca norquente, que a cerca de 1 ano e meio partiram 2 painéis. Entretanto estamos a pensar substituir estes painéis (os dois partidos, e o que está intacto, por novos painéis) por outros de outra marca, visto a marca norquente ter falido ...
Já vimos algumas marcas, solius silversol2, ou ariston kairos CF 2.0. Neste caso só seriam necessários 2 paineis destas marcas.
Alguém conhece estes painéis, que possa dar uma opinião se estão satisfeitos, ou sugerir outras marcas?
Em termos de produção eren, o solius silversol2, e o ariston kairos CF2.0 estão +/- iguais, contudo a marca solius "oferece" 10 anos de garantia e a ariston só 2 anos, se bem que isto das garantias, pode não dizer nada, pois a marca norquente também oferecia 6 anos e foi o que foi ....

Agradeço ajudas / opiniões :)
Obrigada.


manuel_pais
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado fev 10, 2018 3:39 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuel_pais »

coelholima Escreveu: terça abr 09, 2013 1:57 pm sergiomms , podes indicar o nome do vidro (se é que tem alguma designação), para que os demais utilizadores também o possam tentar encontrar?

Eu também necessito de um vidro, mas estamos longe geograficamente (sou de Santa Maria da Feira), pelo que o custo do transporte deve inviabilizar a coisa...
Bom dia, temos cá em casa instalados 3 painéis marca norquente, que a cerca de 1 ano e meio partiram 2 painéis. Entretanto estamos a pensar substituir estes painéis (os dois partidos, e o que está intacto, por novos painéis) por outros de outra marca, visto a marca norquente ter falido ...
Já vimos algumas marcas, solius silversol2, ou ariston kairos CF 2.0. Neste caso só seriam necessários 2 paineis destas marcas.
Alguém conhece estes painéis, que possa dar uma opinião se estão satisfeitos, ou sugerir outras marcas?
Em termos de produção eren, o solius silversol2, e o ariston kairos CF2.0 estão +/- iguais, contudo a marca solius "oferece" 10 anos de garantia e a ariston só 2 anos, se bem que isto das garantias, pode não dizer nada, pois a marca norquente também oferecia 6 anos e foi o que foi ....

Agradeço ajudas / opiniões :)
Obrigada.


manuel_pais
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado fev 10, 2018 3:39 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuel_pais »

coelholima Escreveu: terça abr 09, 2013 1:57 pm sergiomms , podes indicar o nome do vidro (se é que tem alguma designação), para que os demais utilizadores também o possam tentar encontrar?

Eu também necessito de um vidro, mas estamos longe geograficamente (sou de Santa Maria da Feira), pelo que o custo do transporte deve inviabilizar a coisa...
Bom dia, também tenho cá em casa dois colectores solares da marca norquente que partiram, estamos a pensar substituí los por outra marca, mas aproveitando o sistema (depósito e instalação existente), será que poderia dizer como resolveu a sua situação?

Obrigada.


Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tlicas »

Se calhar já vai tarde ... mas aqui vai.
Também me partiram os 2 paineis da Norquente e a solução foi substituir os vidros por painel alveolar de policarbonato, já lá estão à 3 anos e para já tudo em ordem. Encontram-se estes paineis de policarbonato nas superficies de bricolage por ~20 euros cada


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por CrOhN »

Também resolvi dessa forma. No ultimo vendaval é que voou de lá para fora. Tenho que arranjar uma solução mais eficaz de fixação....

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”