Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

AMLN
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 27, 2009 2:32 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por AMLN »

boas,
obrigado a todos pelos esclarecimentos, duvidas e soluções aqui avançadas e que permitiram fazer a minha escolha com mais fundamento
optei pelo termossifão 200l da norquente com modulo solar
no dia 6 agosto fui ao balcão do montepio e fiz a encomenda, paguei a pronto
hoje dia 13 recebi uma chamada da norquente a confirmar a encomenda, ficando eu então à espera do contacto do instalador... sou da região de aveiro.
parece então que a norquente ainda aceita encomendas, estava com receio que ja fosse tarde...
quando tiver mais novidades volto aqui


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

mamilcar Escreveu:
master Escreveu:também acho que em igualdade de circunstancias deve-se dar a preferencia aos produtos portugueses.
o problema é que as circunstancias não são iguais, as marcas estrangeiras na sua maioria têm mais energia anual produzida e são mais baratas.
tirando uma ou outra marca portuguesa, as outras são caras e fornecem pouca energia (segundo as comparações do quadro da campanha)
a melhorzita é mesmo a norquente, mas não têm capacidade de produção / entrega / assistencia etc... para além de servir só meia dúzia de distritos.
vou tratar da papelada para 2 paineis, 1 para mim 200lts e de reserva (já tenho 1 painel) e o outro para o meu pai de 300 lts
estou neste momento indeciso entre a rigsun e a openplus, nos 200 ltrs a rigsun é melhor, nos 300 trs é o inverso.
boas,

é uma boa solução!... garantes "potencia" e "acarinhas" a produção nacional com a openlpus (que realmente tem boa capacidade energética no tf300l).

não sei se reparaste na "fake" que, no caso dos tf200l, é a marca com maior capacidade energetica (superior à norquente)... só que mais cara!...

no meu caso eu optei pelo tf200l da norquente (pelas razões que já expus aqui no forum). fiz a encomenda no dia 04/08 e sei que a marca já a aceitou faltando mesmo a marcação!.....mas sei que vou ter de esperar!....
quando referi "fake" queria dizer "falke"........


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

amln Escreveu:boas,
obrigado a todos pelos esclarecimentos, duvidas e soluções aqui avançadas e que permitiram fazer a minha escolha com mais fundamento
optei pelo termossifão 200l da norquente com modulo solar
no dia 6 agosto fui ao balcão do montepio e fiz a encomenda, paguei a pronto
hoje dia 13 recebi uma chamada da norquente a confirmar a encomenda, ficando eu então à espera do contacto do instalador... sou da região de aveiro.
parece então que a norquente ainda aceita encomendas, estava com receio que ja fosse tarde...
quando tiver mais novidades volto aqui

boas,

também tenho novidades....e boas!...
fiz a encomenda no dia 4 e ontem, dia 13, fui contactado pela norquente para combinar a instalação... para meu espanto estão disponíveis para a mesma a partir de 1 setembro!.... ficou marcado para o dia 22/09 por minha conveniência já que entro de férias a 21.

estes exemplos demonstram que a norquente conseguiu normalizar o tempo de resposta e está a cumprir com os prazos regulamentados.


chevalier
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 14, 2009 12:58 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por chevalier »

pessoal, tou indeciso entre a adesão ao sitema de termosifão da norquente de 200 lts, ou o da vulcano , tb de 200lts.
sei que existe uma diferença enorme, mas como a vulcano é uma marca muito conceituada e o representante mora perto da minha zona (figueira da foz), não sei para qual ir.
podem ajudar??


Factorenergia
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 14, 2009 12:25 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Factorenergia »

chevalier Escreveu:pessoal, tou indeciso entre a adesão ao sitema de termosifão da norquente de 200 lts, ou o da vulcano , tb de 200lts.
sei que existe uma diferença enorme, mas como a vulcano é uma marca muito conceituada e o representante mora perto da minha zona (figueira da foz), não sei para qual ir.
podem ajudar??
a norquente tem preços mesmo acessiveis, no entanto não é nada de especial também, cá vai a curva de rendimento do colector norquente.

Imagem

o colector vulcano já é melhor que o norquente, mas será mais caro também. cá vai a curva do colector vulcano:

Imagem

podes ver todos os sistemas financiados pelo governo aqui: www.paineissolares.gov.pt

e aqui as certificações dos colectores: http://solarkey.dk/solarkeymarkdata/col ... cates.aspx

abraço,
nelson silva


Factorenergia
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 14, 2009 12:25 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Factorenergia »

não sei se já repararam na immosolar, também tem colectores razoaveis, e penso que nao chega ao preço da vulcano,

cá vai a curva de rendimento da immosolar:

Imagem


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por system32 »

sou só eu ou não se vê essas curvas??


já agora arranjas as da solution cf?
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

factorenergia Escreveu:
chevalier Escreveu:pessoal, tou indeciso entre a adesão ao sitema de termosifão da norquente de 200 lts, ou o da vulcano , tb de 200lts.
sei que existe uma diferença enorme, mas como a vulcano é uma marca muito conceituada e o representante mora perto da minha zona (figueira da foz), não sei para qual ir.
podem ajudar??
a norquente tem preços mesmo acessiveis, no entanto não é nada de especial também, cá vai a curva de rendimento do colector norquente.

Imagem

o colector vulcano já é melhor que o norquente, mas será mais caro também. cá vai a curva do colector vulcano:

Imagem

podes ver todos os sistemas financiados pelo governo aqui: www.paineissolares.gov.pt

e aqui as certificações dos colectores: http://solarkey.dk/solarkeymarkdata/col ... cates.aspx

abraço,
nelson silva
boas

já se disse aqui mais do que uma vez que os rendimentos dos paineis da norquente não são nada de especial, mas o poder calorifico deles são superiores aos outros (ao fim e ao cabo o que me interessa é que com a mesma radiação solar tenho uma temperatura superior (a água aquece mais depressa) com os paineis da norquente do que com os outros paineis neste caso da vulcano, o que para zonas onde haja pouco sol no inverno se calhar faz a diferença, para alem de que o preço não se compara nem de perto, é muito inferior, os materiais da norquente não são inferiores aos dos outros paineis, são em inox os paineis e o revestimento do depósito, por isso deve durar uns aninhoooos, agora se tens problemas de estetica?! aí se calhar um painel fica melhor do que dois no telhado mas estando no telhado um ou dois paineis, para mim um telhado já não é a mesma coisa, quanto á assistência não sei, porque felizmente ainda não precissei, de qualquer maneira tens assegurada pelo menos durante 6 anos independentemente de ela estar perto ou longe, já li aqui no forum quem tenha paineis (doutras marcas) á varios anos e nunca fizeram nenhuma manutenção nem tinham conhecimento que tal era necessario o que prova que realmente a manutenção.... de qualquer maneira ao fim dos 6 anos não tens de recorrer á norquente para te fazerem a manutenção.
a vulcano as pessoas conhecem o nome pelos esquentadores e o que estas a comprar é um painel de aqs, uma coisa não inplica a outra.
eu escolhi a norquente e ainda não estou arrependido, tambem hoje com 40cº quem é que necessita de água quente


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

system32 Escreveu:sou só eu ou não se vê essas curvas??


já agora arranjas as da solution cf?
são mais rectas do que curvas


Factorenergia
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 14, 2009 12:25 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Factorenergia »

alexjp4 Escreveu:
system32 Escreveu:sou só eu ou não se vê essas curvas??


já agora arranjas as da solution cf?
são mais rectas do que curvas
meter até eu metia norquente, pois é bastante acessível, a fábrica é que parece que não merece estar num programa assim pois não acompanha o pedido dos clientes


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

factorenergia Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
system32 Escreveu:sou só eu ou não se vê essas curvas??


já agora arranjas as da solution cf?
são mais rectas do que curvas
meter até eu metia norquente, pois é bastante acessível, a fábrica é que parece que não merece estar num programa assim pois não acompanha o pedido dos clientes
boas

parece que já não é assim pelo que o mamilcar diz, fez o pedido no dia 4/8, foi contactado no dia 13 e instalavam no dia 1 de setembro ele é que não quiz, por isso já estão bastante bem e mais do que dentro dos prazos e alem disso parece que a pmelink tambem estava com demoras a reencaminhar os pedidos para os fabricantes, (está algures por aí num poste qualquer).
se leres os postes, de outras marcas algumas tambem estão com dificuldade para cumprir os prazos.
è obvio que marcas que não têm pedidos fazem as instalações mais rapidamente, e não quer dizer que sejam mais eficientes do que outras que demoram mais.
sei que a norquente chegou a ter 100 pedidos por dia, quantos pedidos têm as outras?
eu estive 2 meses e 3 semanas a espera e não estou nada arrependido até ficava 3 meses á espera (claro que preferia que mo instalassem mais cedo atè porque o dinheiro já lá estava)para alem do poder calorifico tambem está o preço que não tem concorrência, e não é por ser mais barato que é de pior qualidade que os outros.


Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tlicas »

atenção que as curvas apresentadas pelo factorenergia não êm nada a ver com o painel que a norquente tem no programa, já que este painel tem o rendimento óptico de 0.731 e as perdas em 5,4, valores que não têm nada a ver com os valores que foram apresentados.
mamilcar, qual é a empresa que te vai instalar os painéis? é que eu pedi em 1/7 e só me marcaram para 22/9
cumprimentos
tlicas


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

tlicas Escreveu:atenção que as curvas apresentadas pelo factorenergia não êm nada a ver com o painel que a norquente tem no programa, já que este painel tem o rendimento óptico de 0.731 e as perdas em 5,4, valores que não têm nada a ver com os valores que foram apresentados.
mamilcar, qual é a empresa que te vai instalar os painéis? é que eu pedi em 1/7 e só me marcaram para 22/9
cumprimentos
tlicas

boas,


tlicas, sinceramente não sei!....como já disse atrás fiquei surpreso quando fui contactado
já que contava com a marcação bem mais tarde.... a juntar à surpresa o telefonema foi efectuado numa altura em que estava em reunião de trabalho pelo que não estava em condições de desenvolver a conversa, no entanto, fui contactado directamente pela norquente e tenho a certeza que não se referiram a nenhum instalador...
como vivo muito perto da sede da empresa pode ser que nesta zona sejam os próprios tecnicos da empresa que estejam a fazer a instalação... ou então... o instalador da minha zona está mais "folgado"...( já agora, vivo na maia e a sede é em s.mamede infesta - matosinhos).
de notar que o amigo "amln" também foi contactado no mesmo dia mas, como ele afirma, a data será combinada com o instalador ( o amln é da zona de aveiro).
outro aspecto a ter em conta é que mostraram disponibilidade para instalar a partir de 1 setembro mas, a meu pedido, a instalação será a 22 setembro altura em que entro de férias.
aguardemos novos desenvolvimentos!!!!!!!!!....


chevalier
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 14, 2009 12:58 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por chevalier »

bem pessoal, lá me decidi e escolhi vulcano, pela fiabilidade, que penso existir, e por haver representantes e instaladores na minha zona.
mas desde já quero aqui deixar o meu muito obrigado por todo o esclareceimento , pois aprendi muito neste canto.
quando tiver novidades deixo-as aqui.
obrigado


ENERGY4ALL
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 17, 2009 4:43 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por ENERGY4ALL »

moderado por violar o artº 4º
Última edição por jmal em terça ago 18, 2009 3:54 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Moderado


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

energy4all Escreveu:moderado
boas

na realidade aqui não é o local apropriado, procura melhor que há um topico só para os profissionais colocarem lá os seus produtos.

cumprimentos
Última edição por jmal em terça ago 18, 2009 3:55 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Moderado


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

chevalier Escreveu:bem pessoal, lá me decidi e escolhi vulcano, pela fiabilidade, que penso existir, e por haver representantes e instaladores na minha zona.
mas desde já quero aqui deixar o meu muito obrigado por todo o esclareceimento , pois aprendi muito neste canto.
quando tiver novidades deixo-as aqui.
obrigado

parabens!...
o que interessa é decidir!...optaste pela vulcano... também é uma boa escolha!
eu optei pela norquente...
mas o importante é que seja o sol (limpo e grátis!...) a aquecer a água....


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

o que interessa é decidir!...optaste pela vulcano... também é uma boa escolha!
eu optei pela norquente...
ambas as empresas são certificadas pelo que ambas são escolhas seguras. não é assim?
Porreiro, pá!


tecnica
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 13, 2009 9:30 am
Localização: Vila Nova de Gaia-Viana do Castelo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tecnica »

meus caros sou instalador e já instalei as seguintes marcas destre programa (solutions,vulcano,junkers,sanitech,hewalex,zantia e termosolar) nas quais nenhuma sou representante ou parte interressada.
o que devo dizer é que norquente é aquilo que costumo chamar de painel feito na garagem.
reparem por favor na potencia temica obtida com 3 paineis e comparem com, como já foi dito a vulcano.
e vejam por exemplo um solutions.

não ha milagres. agora se não querem gastar muito dinheiro, querem aproveitar este programa e pertendem equilibrar a relação preço/qualidade vejam a sanitech.

ps- pretence ao grupo sanyo e isso já deve dar mais alguma garantia. não?!


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

tecnica Escreveu:meus caros sou instalador e já instalei as seguintes marcas destre programa (solutions,vulcano,junkers,sanitech,hewalex,zantia e termosolar) nas quais nenhuma sou representante ou parte interressada.
o que devo dizer é que norquente é aquilo que costumo chamar de painel feito na garagem.
reparem por favor na potencia temica obtida com 3 paineis e comparem com, como já foi dito a vulcano.
e vejam por exemplo um solutions.

não ha milagres. agora se não querem gastar muito dinheiro, querem aproveitar este programa e pertendem equilibrar a relação preço/qualidade vejam a sanitech.

ps- pretence ao grupo sanyo e isso já deve dar mais alguma garantia. não?!

boas,

tal como o "manuelcar" diz qualquer uma das marcas atrás referida é certificada pelo que têm que respeitar os paremetros exigidos pela certificação e, portanto, de qualidade...quer sendo feitos na "garagem"...quer sendo feitos em serie na linha de montagem!...
quanto ao resto... cada qual tem os seus critérios de escolha... o importante é que escolham!... e aproveitem a campanha!
mas...continuo a pensar que a maioria das marcas aproveitou a comparticipação dada pelo estado para "engrossar" a sua margem de lucro na venda dos kits....

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”