Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tlicas »

agradeço a quem já tem instalado norquente o favor de nos dar feedback.
cumprimentos
tlicas


nota da moderação: "para facilidade de consulta e organização do fórum o titulo deste tópico foi editado com a necessária autorização do autor" moderador: manuelcar


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por manuelcar »

tlicas, queres esclarecer qual é exactamente o teu interesse pela marca, a razão pela qual pedes feedback, e ainda porque falas no plural?
por nenuma razão especial, apenas para esclarecimento de todos.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por tlicas »

manuelcar Escreveu:tlicas, queres esclarecer qual é exactamente o teu interesse pela marca, a razão pela qual pedes feedback, e ainda porque falas no plural?
por nenuma razão especial, apenas para esclarecimento de todos.
olá manuelcar
já vou editar o post anterior e corrigir o plural pelo singular, embora pense que talvez haja mais interessados na informação. em relação à norquente, trata-se de um equipamento que faz parte do programa solar 2009 e neste momento é o mais barato (mas às vezes o barato tem rato)e não consigo encontrar feedback de instalações do mesmo e não pretendo comprar um equipamento sobre o qual a única informação disponivel é proveniente da marca e de cariz comercial. há outras marcas em que já existe feedback (vulcano- ccarvalho) e o tópico em que tal existe já está a ficar um pouco disperso. aliás até sugiro que se fosse possivel criar posts fixos com feedback por cada marca, tal seria útil. o meu interesse nisto é conseguir informação. se porventura acharem que existe algum interesse comercial ou obscuro neste tópico, é favor apagar.
cumprimentos
tlicas

nota: já não consigo editar o post anterior e substituir o plural pelo singular

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por Volt »

acho boa ideia e eu estou a seguir este topico... apenas nao tenho dito nada porque, nada tinha a acrescentar.
mas agradeço que alguem coloque aqui feedback. tambem estou a pensar adoptar um sistema destes...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por A_mais »

também sou um interessado.

pretendo instalar etse ano uma soluçao aqs solar, mas ainda estou muito indeciso pela marca/ sistema / capacidade

para já o que me está a "inquietar" mais é o facto de nem todos teram os famos 2m2 de colector, com também já se falou por aqui, ou seja, não deve ser compactivel com o requiseto para o regime bonificado da micro geração...
ponto de carga 24h para quem precisar


jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por jfkpt »

vou acompanhar com atenção este tópico uma vez que devido aos factores descritos anteriormente o painél da norquente provavelmente será a minha escolha.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por manuelcar »

muito bem!
como devem imaginar muitos comerciantes têm interesse em promover as suas marcas. e como é fácil de prever um fórum dedicado ao tema é um local privilegiado para o efeito. o problema é que os membros vêm aqui em busca de informação fidedigna e partilha de experiência, e por vezes confrontam-se com truques e manhas que não abonam em favor de um fórum útil e bem organizado. em tempos pensámos organizar isto criando secções onde os empresários e clientes possam encontrar-se. pelo menos assim estavam bem identificados. é uma experiência que talvez implementemos em breve.
desde que salvaguardado o interesse comum nada a objectar.
vou requerer uma autorização para criar tópicos organizados pelos nomes das marcas e assim quem tiver instalado pode ir publicando os seus relatórios.
que vos parece?
Porreiro, pá!


Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por tlicas »

manuelcar Escreveu:
que vos parece?
eu acho que seria útil e compreendo e louvo a preocupação tida.
cumprimentos
tlicas


AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por AdeptoSolar »

boas!

relativamente aos sistemas da norquente só me parece um pouco dúbio o facto de todos os sistemas terem sempre mais um colector do que as restantes marcas...

não há milagres...

cumprimentos,

as

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por mix »

boas, já tinha partilhado, noutro tópico, o meu processo desde que fiz o pedido no banco de um sistema ts 300l da norquente, mas penso que neste tópico fica melhor.

fiz o pedido no banco no dia 24 de abril onde me informaram que dentro de 72h seria contactado, passado uma semana, sem nenhuma palavra da parte deles, liguei para a sede da norquente onde me foram solicitados os dados pessoais e do pedido ficando de me contactar a relatar o problema, passado algum tempo sem receber noticias liguei novamente para a norquente o passou-se o mesmo.
fui ao banco onde tinha feito o pedido e eles contactaram, presumo eu a pme-link, que lhes disseram que era "normal" este tempo de espera.
no dia a seguir liguei eu para a pme-link onde me disseram que tinham lá o aviso feito pelo banco e que a norquente estava a fazer tudo para ser o mais rápido possível, se não fosse contactado até ao final da semana para voltar a ligar para eles.
no dia 15 de maio ao final da tarde(mesmo no limite do final da semana) lá fui contactado pelo instalador que me fez perguntas sobre o telhado, a distancia à caldeira, etc e agendou a instalação para dia 27 de maio, ou seja um mês depois do pedido e sem fazer nenhuma vistoria prévia, vão chegar e instalar.
resumindo 3 semanas para ser contactado e mais 2 para me virem instalar o sistema!

hoje, 26 de maio, fui contactado novamente pelo instalador, já estava mesmo a prever lol, ah e tal ainda não recebemos o equipamento (parece que a norquente anda com falta de stock), teria que ser adiado para dia 8 de junho, mas como faço questão de estar em casa no dia da instalação e só tenho disponibilidade às 4as teve que ficar adiado para dia 17!!!!!
assim que tiver mais novidades comunico!

ps:para além do $ a vulcano até ver teria sido a melhor escolha (dentro dos 3 que existiam na altura)

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


ajms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado mar 29, 2008 11:43 pm

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por ajms »

também sou um interessado no sistema norquente.

talvez a diferença do preço da norquente para as outras marcas pelo menos para a vulcano se justifique a isso, a demora de entrega . será?!?
mesmo assim, se for só isso, eu espero 4 ou 5 semanas. mais de 1000€ de diferença é mais que o meu ordenado mensal!

Avatar do Utilizador

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por D'eu »

como já disse no antigo tópico onde se estava a discutir este assunto ... acho muito pouco profissional o facto de pedirem as informações da instalação por telefone. acima de tudo, eu não sou profissional da área solar e não tenho as qualificações necessárias para determinar se a instalação do equipamento é possível ou não isto porque, há tantas condicionantes que nos passam ao lado que ... torna-se difícil avaliar bem em algumas situações. imaginem que o telhado da casa, sua disposição ou espaço disponível não são suficientes para a instalação ... quer dizer, no dia agendado para a instalação chega lá o técnico, com o material para instalar e diz ... não dá. quer dizer, perdemos semanas à espera que nos instalem algo e depois ... ficamos sem nada. acho isso sinceramente muito mau, mas é a minha opinião.

já agora, a visita ao local não é obrigatória? não vem escrita nas condições de venda?

quanto aos tempos de demora ... supostamente as empresas deveriam ter condições e infraestruturas para dar resposta aos pedidos dentro dos prazos estabelecidos. foi essa uma das razões para os pré-requisitos serem tão exigentes ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por nj05 »

ola a todos

no meu caso sou da zona de águeda e fiz a encomenda de um sistema de circulação forçada norquente no dia 30 de abril. fiz a encomenda na cgd e paguei a pronto.

o instalador esteve em minha casa finalmente na quinta-feira passada para ver o local. disse que de momento a norquente tem os painéis esgotados e em princípio só no dia 8 ou 9 de junho iria fazer a entrega dos mesmos.

a minha instalação ficou marcada para dias os 10 e 11 de junho (nos dois dias de feriado, o que até é óptimo dado que posso acompanhar toda a instalação).

tenho um amigo que encomendou um ts300 também da norquente cerca de 2 semanas antes de mim, mas fez crédito. foi visitado no mesmo dia que eu e tem instalação marcada para dia 12 de junho.

ficámos os dois com boa impressão do instalador. foi bastante solícito e esclarecedor acerca das várias questões que lhe colocámos. não nos levantou qualquer tipo de problema relativamente à instalação a fazer, nem pediu quaisquer valores extra a pagar. de qualquer forma as nossa instalações são relativamente simples e não colocam questões técnicas de maior nem quantidades de tubagem muito significativas.

logo que tenha mais dados vou disponibilizando mais informação acerca da comparação do meu sistema com o do meu amigo.

cumps

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por Volt »

excelente!

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por alexjp4 »

boas

tambem fiz a minha encomenda de um ts 200l da norquente no dia 8/5/2009 e paguei-o a pronto e atá agora nada, já reclamei para a pmelink por e-mail ao qual me responderam logo por e-mail no dia seguinte a dizer que a minha reclamação tinha sido enviada para a norquente e na 2ª feira (25/5/09) telefonaram-me a saber se já tinha sido contactado pela norquente se não fosse contactado até 5ª feira para lhes dizer, é o que vou fazer a seguir.
andam a queichar-se que há crise mas depois não têm capacidade para fazer face as encomendas, comprei porque era fabricado em portugal (para alem de ser o mais brato), mas depois devo-o ter instalado lá para o inverno.
quando enviar o e-mail para a pmelink vou perguntar quais são as novas marcas que entraram no protocol e os preços porque se forem semelhantes desisto da norquente.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por alexjp4 »

d'eu Escreveu:como já disse no antigo tópico onde se estava a discutir este assunto ... acho muito pouco profissional o facto de pedirem as informações da instalação por telefone. acima de tudo, eu não sou profissional da área solar e não tenho as qualificações necessárias para determinar se a instalação do equipamento é possível ou não isto porque, há tantas condicionantes que nos passam ao lado que ... torna-se difícil avaliar bem em algumas situações. imaginem que o telhado da casa, sua disposição ou espaço disponível não são suficientes para a instalação ... quer dizer, no dia agendado para a instalação chega lá o técnico, com o material para instalar e diz ... não dá. quer dizer, perdemos semanas à espera que nos instalem algo e depois ... ficamos sem nada. acho isso sinceramente muito mau, mas é a minha opinião.


já agora, a visita ao local não é obrigatória? não vem escrito nas condições de venda?

quanto aos tempos de demora ... supostamente as empresas deveriam ter condições e infraestruturas para dar resposta aos pedidos dentro dos prazos estabelecidos. foi essa uma das razões para os pré-requisitos serem tão exigentes ...

d'eu
os dados que se dá pelo telefone é apenas para eles terem uma ideia do que têm que fazer porque já vi (não sei se foram instalados atraves do protocol ou não), mas paineis instalados perpendicularmente em relação ao telhado (esteticamente deixa um pouco a desejar mas o que interessa é que deve funcionar), por isso desde que o telhado aguente eles instalam os paineis
na verdade não vem qualquer menção no contrato em como o instalador tem que ir ver o local, um colega da minha mulher fez o pedido na cgd e cobraram-lhe 50€ para a deslocação do técnico ir ver a casa, penso que esse dinheiro não se justifica porque no dia da instalação se não for possivel montar o sistema eles dão um orçamento que nós aceitamos ou não e se for possivel instalar os paineis já poupamos 50€.
quanto aos tempos de demora é o que se está a ver, só é pena eles não serem penalizados e nós resarcidos pelo tempo de demora.
tenho a minha encomenda ts 200l e pago desde o dia 8/5/2009 e até agora nada.
se entrar no protocol outra marca com os preços parecidos com os da norquente anulo imediatamente a encomenda da norquente.

Avatar do Utilizador

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por D'eu »

alex:

os 50€ que lhe cobraram devem dever-se ao facto de ele ter pedido uma pré-visita. ou seja, uma visita para receber informações sem ter ainda aderido ao programa. esta situação é uma possibilidade e está nas regras do programa. custando, na realidade, 50€.

passo a desenvolver as razões da minha dúvida anterior:

pergunta 45: o depósito termossifão de 300l trás serpentina de forma a poder utilizar uma caldeira a lenha (ou outra) para aquecer água nos meses de inverno? tem que se adquirir essa serpentina extra ou algum tipo de acessório para que tal seja possivel?

o depósito de termossifão não inclui qualquer permutador de serpentina logo não poderá ser ligado directamente a uma segunda fonte de calor. terá de ser verificado na altura da visita prévia, a ser feita pelo instalador, se existe a possibilidade de fazer algum tipo de ligação ao sistema de apoio já existente, se for possível será feita a orçamentação dos equipamentos necessários para essa ligação assim como da sua instalação (será um valor extra que não se encontra ao abrigo do projecto).

pergunta 44: algum dos painéis está disponível com estrutura adaptável numa parede vertical da casa?

não. é possível fazê-lo, mas terá de ser verificado pelo instalador, na altura da visita prévia à instalação. poderá ser necessária a apresentação de um orçamento para adaptar os painéis (ou painel) numa parede vertical.


pergunta 49: é possível ser visitado por um instalador antes de efectuar a encomenda?

sim, está disponível a pré-visita mediante o pagamento de 50€. este valor não será devolvido ao cliente e deverá ser pago a pronto (transferência bancária ou depósito em dinheiro ou cheque).
o cliente poderá seleccionar qual a marca que pretende que efectue a pré-visita, não sendo obrigado a comprar o sistema solar dessa marca.

fonte: http://www.medidasolartermico2009.com/faq.html

por isto concluo que só pagas 50€ se quiseres pré-visita sem efectuares encomenda e que, a pré-visita deve ser obrigatória com a encomenda realizada. certo?

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Instalações Norquente - Favor postar aqui

Mensagem por alexjp4 »

no contrato de aquisição dos paineis não espesifica que há uma pré vistoria, dizem sim que seremos conctatados futuramente pela empresa instaladora.
e os 50€ ele pagou mesmo fazendo a encomenda no banco e aderindo ao crédito.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Berto »

boas a todos...

eu tmb estou a espera de um ts 200l da norquente.dei entrada dos papeis no banco no dia 22/05/2009 e ate hoje ninguem me contactou...lol tmb nao tenho pressa nenhuma so pago os paineis depois do tecnico vir ca a casa ,senao passa o mes de prazo e volto a fazer novo contracto,talvez com outra marca.optei por esta pelo simples motivo de ser barato...o sistema de 200l com instalacao e manutencao durante 6 anos por apenas 578,30 euros (sem modulo solar) e de aproveitar.quando isto tudo se iniciou estava tentado a por o sistema de circulacao forcada,mas depois de muito reflectir axei que nao compensava.so somos 2 ca em casa,e o 3 elemento ainda nao esta nos nossos planos:) juntando ao facto que nesse valor tiro 30% que vou buscar no irs ,entao fico com um sistema aqs por cerca de 450 euros.lol podem dizer o q seja da norquente ,mas a verdade so e uma, durante 6 anos nao me vou xater com o sistema ,pois tem garantia e manutencao (e custou me o preco de um simples computador e exe mesmo computador ao fim de 5 anos ja e uma antiquidade)...depois dixo ve se...pode ser que exista algo melhor,pode ser q a familia tenha aumentado....pode ser muita coisa.

escrevi este pequeno texto para todos verem q cada caso e um caso e que a diferenca entre o bom e o menos bom muitas das vezes compensa


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

olá berto
exte foi um dixcurxo muito curioxo.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”