Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Bom dia,
No meu painel tenho algo parecido ao que está no desenho.
E quando pinga, não é sempre, pinga também de lá.
Aqui na zona tem estado quase sempre a chover, mas assim que possa, e o tempo melhorar um pouco, vou ao telhado tirar umas fotos para meter aqui.
Obrigado


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Boa noite.
Aproveitei hoje o bom tempo para fotografar a minha instalação do painel solar Norquente.
Legendei também algumas das imagens.

Avaliem e comentem.
Obrigado
Anexos
A Valvula que pinga, alguém sabe o nome e função que tem?
A Valvula que pinga, alguém sabe o nome e função que tem?
Valvula de Segurança
Valvula de Segurança
A instalação do Painel
A instalação do Painel


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Mais algumas fotos.
Aproveito também para colocar uma questão, que o meu canalizador me fez, o qual também é instalador certificado dos paineis solares da vulcano.

Perguntou ele, neste sistema de painel solar, como é que os clientes norquente controlam a temperatura a que sai a agua quente do painel solar.
A primeira preocupação, é por motivos de segurança, imaginem que qualquer pessoa, ou pior uma criança abre a torneira de agua quente?!
Como sabem a agua que está no painel, no verão pode facilmente ultrapassar os 80 graus.
A segunda preocupação, sabem que as tubagens que tem em casa, embora respeitem normativas, que agua quente que passa nessa tubagem não deve exceder os 60 graus?!

Deixo aqui a questão e reflitam.

Aguardo comentários.
Obrigado
Anexos
Os passadores, que o canalizadou deixou, para a norquente chegar, instalar, e não ter trabalho quase nenhum
Os passadores, que o canalizadou deixou, para a norquente chegar, instalar, e não ter trabalho quase nenhum
passadores.jpg (106.08 KiB) Visto 5008 vezes
A ligação do lado oposto
A ligação do lado oposto
Valvula que pinga com mais detalhe
Valvula que pinga com mais detalhe


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

lrds Escreveu:Bom dia

Já verificou se tem a valvula (a que está no desenho) aplicada na entrada da fria para o acumulador? É que se a tem aplicada e se a pressão da rede aumenta é porque tem avaria. É facil uma valvula sofisticada avariar devido ao calcário, digo eu! E se o painel pinga é por onde? Alguma ligação necessita de ser reapertada. Tem vaso de expansão? A mim o técnico que aplicou o meu sistema disse que para 200l não era necessário porque o próprio acumulador criava uma pequena bolsa de ar no interior que absorvia a pressão adicional, e a verdade é que nunca tive problemas.
Pelo que consigo ver, penso que sim Que a tal valvula está ligada à entrada da agua fria.
Eu também acredito que possa ter avaria, porque de inicio não funcionava como agora.
Estava sempre seco e a pressão não subia. Só a norquente não acredita nessa avaria.

O painel pinga dessa valvula, pode ver das fotos que enviei.

Penso que as ligações estão bem apertadas, não identifico fugas vindas de lá.
Quanto ao vaso de expansão sinceramente não sei. O canalizador também me fez essa pergunta.
Se tivesse que adivinhar, diria que não tem, não encontro no site deles, em lado nenhum referência a isso.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

[
Eu - que as outras 8 mil pessoas tem o outro painel que ainda não partiu, mas embasia... tal como o meu...
Ele - naaaaaaaãoooo

Boas

Os meus paineis tambem embasiam e como eles dizem que é normal e nada fazem, é como tu dizes no site deles diz que os paineis são estanques já reclamei junto da CERTIF que é a entidade que certifica os paineis, já me pediram a morada e o contacto, não sei se é para virem ver se é para a Norquente vir resolver?
Envia um e-mail tambem para a CERTIF a queixares-te do que te está a acontecer porque isso é defeito de fabrico porque os paineis não devem deixar entar agua.
è que não vale apena andarmo-nos a chatear, já liguei várias vezes para a Norquente por causa da manutenção anual que não fizeram o ano passado e por causa dos embasiamento dos paineis, e não ligaram nenhuma então liguei para a PMELINK que agora tem outro nome e eles disseram-me que tenho direito a 6 manutenções que não me preocupasse por eles não terem vindo o ano passado e que iam reportar o sucedido, e com o embasiamento dos paineis apresentei queixa na CERTIF que é quem lhes certifica os paineis .
Quanto ao pagares pelo que foi substituido vai ver no contrato que vem lá o que está na garantia e o que a garantia não cobre se te cobraram e estiver na garantia reclama e se não aceitarem devolver o que pagaste apresenta queixa na DECO e na ASAE ou no livro de reclamações se morares perto deles.
Quando compramos as coisas a entidades que não assumem as suas responsabilidades temos que nos secorrer das armas que temos, para valer dos nossos direitos.
Quanto a valvula não sei porque não consegui abrir a fotografia, por isso não te posso ajudar.

boa sorte!


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

Esse local da valvula por onde pinga a água é um manipulo para purga manual, certo? pelo menos foi o que compreendi no desenho. Diz nas legendas ponto 5, punho para descarga manual. O problema virá daí. Ou está mal apertado, a mola terá perdido a força, ou poderá ter algum lixo que fará com que não vede bem.

Quanto à questão da água quente, o meu sistema tem uma valvula termostatica à saída do acumulador e regulamos conforme queremos, no meu caso medi com um termometro a temperatura da água e regulei para 45º. Embora eu ache que a valvula não funciona 100% porque a temperatura da água que chega à torneira é mais alta consoante está também mais alta no acumulador. Agora no verão tenho de lhe dar o apertozinho para não ir tão quente. De qualquer modo a tubagem que tenho montada aguenta 90º a 4 bar de pressão. Já aconteceu com a bailarina ter água a 100º e não houve problemas com tubagens. De qualquer modo e para evitar um descuido com a lenha, já lhe montei uma termostatica.

Os paineis estarem humidos por dentro acho que é normal, pelo menos se desaparece depois do sol começar a bater com força. Dizem até que os paineis têm uns respiros para esse problema, nos meus não os vi. É um fenomeno que deve acontecer em todos, digo eu.
Inté


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Boas, assim farei.
Já estou a preparar o relatório para apresentar por escrito.
As outras fotos que meti dá para ver correcto?
Dá para comparar com a sua instalação e ver se falta alguma coisa?
Se temos os mesmos componentes?
É que o meu canalizador é o instalador certificado da vulcano, e também andou ai a instalar quando havia o apoio o estado.
Diz até que as instalações dos paineis que fez, algumas delas foram fiscalizadas por uma entidade criada pelo governo para esse fim.
Eu quero saber se tenho ou não a valvula misturadora para controlar a temperatura da agua que entra na rede de casa. O canalizador diz que o meu não tem.
Estes paineis da norquente tem vaso de expansão? O canalizador também diz que pode ser isso que tenha avariado e faz com que a pressão aumente.
Entretanto, ontem o canalizador para ter a certeza que o problema não é da minha valvula redutora, ontem susbtitui-a.
Foi metida ontem, tem filtro e melhor performance.
Não é que pouco depois do canalizador concluir a instalação da nova valvula e de a regular para os 3kg a pressão aumentou?!
Quando cheguei já ia nos 5, conforme a fotografia.
Anexos
Valvula antiga, que a norquente dizia que estava avariada!
Valvula antiga, que a norquente dizia que estava avariada!
2012-05-19 15.11.58 (Custom).jpg (142.95 KiB) Visto 4964 vezes
Nova valvula! Poucos minutos depois de a instalar
Nova valvula! Poucos minutos depois de a instalar
2012-05-23 19.45.32 (Custom).jpg (128.31 KiB) Visto 4964 vezes


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

lrds Escreveu:Esse local da valvula por onde pinga a água é um manipulo para purga manual, certo? pelo menos foi o que compreendi no desenho. Diz nas legendas ponto 5, punho para descarga manual. O problema virá daí. Ou está mal apertado, a mola terá perdido a força, ou poderá ter algum lixo que fará com que não vede bem.

Quanto à questão da água quente, o meu sistema tem uma valvula termostatica à saída do acumulador e regulamos conforme queremos, no meu caso medi com um termometro a temperatura da água e regulei para 45º. Embora eu ache que a valvula não funciona 100% porque a temperatura da água que chega à torneira é mais alta consoante está também mais alta no acumulador. Agora no verão tenho de lhe dar o apertozinho para não ir tão quente. De qualquer modo a tubagem que tenho montada aguenta 90º a 4 bar de pressão. Já aconteceu com a bailarina ter água a 100º e não houve problemas com tubagens. De qualquer modo e para evitar um descuido com a lenha, já lhe montei uma termostatica.

Os paineis estarem humidos por dentro acho que é normal, pelo menos se desaparece depois do sol começar a bater com força. Dizem até que os paineis têm uns respiros para esse problema, nos meus não os vi. É um fenomeno que deve acontecer em todos, digo eu.
Boas,
A valvula com o manipulo vermelho está bem apertado.
Ja tentei apertar mais não dá.
Nem pinga sempre, é só pinga quando a pressão está muito alta.
Que função tem essa valvula? Apenas cortar a agua e fazer descarga manual?

O seu painel é da Norquente também correcto?
Não identifica nas minhas fotos a valvula termostatica em lado algum?!
É porque não foi instalada correcto?
Dá para meter umas fotos da sua valvula ou da sua instalação?
Tudo que tenho relacionado com o painel já publiquei no site, não tenho mais nenhuma válvula em lado algum.
Obrigado


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

speedt_ouch Escreveu:
lrds Escreveu:Esse local da valvula por onde pinga a água é um manipulo para purga manual, certo? pelo menos foi o que compreendi no desenho. Diz nas legendas ponto 5, punho para descarga manual. O problema virá daí. Ou está mal apertado, a mola terá perdido a força, ou poderá ter algum lixo que fará com que não vede bem.

Quanto à questão da água quente, o meu sistema tem uma valvula termostatica à saída do acumulador e regulamos conforme queremos, no meu caso medi com um termometro a temperatura da água e regulei para 45º. Embora eu ache que a valvula não funciona 100% porque a temperatura da água que chega à torneira é mais alta consoante está também mais alta no acumulador. Agora no verão tenho de lhe dar o apertozinho para não ir tão quente. De qualquer modo a tubagem que tenho montada aguenta 90º a 4 bar de pressão. Já aconteceu com a bailarina ter água a 100º e não houve problemas com tubagens. De qualquer modo e para evitar um descuido com a lenha, já lhe montei uma termostatica.

Os paineis estarem humidos por dentro acho que é normal, pelo menos se desaparece depois do sol começar a bater com força. Dizem até que os paineis têm uns respiros para esse problema, nos meus não os vi. É um fenomeno que deve acontecer em todos, digo eu.
Boas,
A valvula com o manipulo vermelho está bem apertado.
Ja tentei apertar mais não dá.
Nem pinga sempre, é só pinga quando a pressão está muito alta.
Que função tem essa valvula? Apenas cortar a agua e fazer descarga manual?

O seu painel é da Norquente também correcto?
Não identifica nas minhas fotos a valvula termostatica em lado algum?!
É porque não foi instalada correcto?
Dá para meter umas fotos da sua valvula ou da sua instalação?
Tudo que tenho relacionado com o painel já publiquei no site, não tenho mais nenhuma válvula em lado algum.
Obrigado

Boas

Estas fotografias já consigo ver, a valvula do manipulo vermelho dá-me a sensação que é uma valvula de purga e de descarga de pressão como os termoacomuladores têm, faz com que a agua saia quando a pressão aumenta isto automáticamente ou manualmente se rodares o manipulo faz com que saia a agua para sair o ar quando se enche o depósito.
Experimenta a rodar o manipulo para sair a agua e depois volta a por o manipulo na posição inicial porque pode não estar a fechar bem quando tinha o termoacomulador e se rodasse um pouco o manipulo ele ficava numa posição que deixava sair a agua e não ia ao lugar (mas a valvula já tinha mais de 13 anos).
O vaso de expansão já li algures que está dentro do proprio depósito mas não confirmo.
Na verdade não tens a valvula termostatica, no meu caso é verde e tem uns numeros que é para se regular a temperatura, amnhã se não me esquecer tiro fotos da minha instalação e coloco aqui)
Quanto aos paineis não é normal eles embaciarem porque eles deverão ser estanques e os respiros não os vistes porque os paineis não os têm que tal como disse e vem escrito no site da Norquente os paineis são estanques ora se são estanques não devem ter humidade interior porque isso faz com que o rendimento deles seja inferior.
Outra coisa é o isolamento dos tubos que tens, com esse isolamento preto daqui a pouco tempo começa a desfazer-se se estiver ao sol, o meu em pouco mais de um ano começou a desfazer-se e quando vieram fazer a manutenção anual (em 2010) tiveram que o substituir por outro isolamento (este é branco e é protegido contra os raios UV) que faz com que o isolamento se detiore.


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Bom dia.
Muito obrigado pela informação.
O meu canalizador já me tinha chamado à atenção do isolamento da tubagem, e sim, já se está a desfazer.
Eu bem via no meu vizinho, que tem painel mas da marca vulcano, que todos os tubos estão revestidos com algo branco. Será o tal isolamento.
É incrivel com uma empresa certificada engana uns e outros.
Só começo a descobrir os "podres" porque ando com um problema estranho e então comecei a pesquisar e a investigar.
Coisa que veio alargar a lista de faltas ou incoerencias...
Fico ansiosamente à espera de ver fotos da sua instalação para ter por onde comparar.

Entretanto, já mandei uma detalhada reclamação à pmelink ontem, com fotografias e informação esclarecedora.
Adicionalmente liguei para a pmelink.
Dizem que encaminham as reclamações para a marca do painel e que depois eles resolvem.
Estou para ver...

Assim que tiver novidades, escrevo aqui.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

speedt_ouch Escreveu:

O seu painel é da Norquente também correcto?
Não identifica nas minhas fotos a valvula termostatica em lado algum?!
É porque não foi instalada correcto?
Dá para meter umas fotos da sua valvula ou da sua instalação?
Tudo que tenho relacionado com o painel já publiquei no site, não tenho mais nenhuma válvula em lado algum.
Obrigado
Não o meu é wikora.


Essa valvula é uma valvula de segurança e ao mesmo tempo de retenção. Basta ler o ficheiro que tem as funções, logo ao inicio ao lado da foto da dita.
Na pag. 2 tem as legendas pontos de 1 a 8 onde se fica a perceber melhor para que servem os variados sectores da valvula.


Portanto, pingar quando se atinge determinadas pressões é normal, neste caso está regulada para 7 bars. O que não é normal é aumentar a pressão na rede de abastecimento.

Estive a olhar para a foto e para o esquema da valvula na página 2. Enquanto o esquema do desenho tem apenas a entrada de água e a saída para o acumulador, na foto há mais um tubo que bem debaixo, não percebo porquê???
Ainda por cima é do lado da entrada de água fria, porquê os 2 tubos na entrada da fria?
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

É que eu ia recomendar que fechasses o abastecimento e desapertasses o tubo da entrada da valvula e não poderia vir água do acumulador.
Inté


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

Boas,
A valvula com o manipulo vermelho está bem apertado.
Ja tentei apertar mais não dá.
Nem pinga sempre, é só pinga quando a pressão está muito alta.
Que função tem essa valvula? Apenas cortar a agua e fazer descarga manual?

O seu painel é da Norquente também correcto?
Não identifica nas minhas fotos a valvula termostatica em lado algum?!
É porque não foi instalada correcto?
Dá para meter umas fotos da sua valvula ou da sua instalação?
Tudo que tenho relacionado com o painel já publiquei no site, não tenho mais nenhuma válvula em lado algum.
Obrigado[/quote]


Boas

A valvula do manipulo vermelho experimenta a roda-lo em sentido contrário para ver se ela deixa de pingar.
Aqui vão umas fotos das valvulas ue o meu sistema tem e a valvula verde é a termostática, que o teu sistema não tem e deveria ter, assim como as proteções dos tubos que já foram trocadas, inicialmente eram iguais aos teus mas começaram a desfazer-se todo e foram substituidos por estes com a proteção branca, quando eles forem aí fazer a manutenção mostra-lhes que o isolamento se está a desfazer e faz com que substituam por um igual ao meu que pelo que parece aguenta os UV.
Envia as fotografias para a PMELINK e diz-lhes que o instalador não instalou a valvula que isso é um perigo no verão pois a agua chega ás torneiras com uma temperatura muito elevada podendo provocar queimaduras.
Boa sorte!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

as fotos não passaram não sei porquê???
Não consigo enviar as fotos mas não tens a valvula termostática.
Vou tentar novamente se consigo enviar as fotos.


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Boas,
Obrigado pelas dicas.
Pena as fotos não terem passado, Cada foto deve ser inferior a 150KB aqui no forum, caso contrário é excluída.
À PMELINK já segui relatório detalhado, das intervenções, das faltas e das substituições, e fotos de tudo.
Estou a aguardar resposta por partes deles e da Norquente.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

speedt_ouch Escreveu:Boas,
Obrigado pelas dicas.
Pena as fotos não terem passado, Cada foto deve ser inferior a 150KB aqui no forum, caso contrário é excluída.
À PMELINK já segui relatório detalhado, das intervenções, das faltas e das substituições, e fotos de tudo.
Estou a aguardar resposta por partes deles e da Norquente.

Boas

O aumento da pressão na rede se calhar deve-se ao facto de eles terem interligado o tubo da agua fria com o da agua quente, que é o tubo que está paralelo ao depósito só que no teu caso não tens a valvula termostática e daí (digo eu) a pressão ao aumentar no depósito vai aumentar tambem na rede (agua fria), já que andas em maré de experiências experimenta a fechar a patilha da torneira de purga que está debaixo do depósito ela deve fechar a passagem de agua fria e daí não haver retorno, pode ser que não haja aumento de pressão.
Mas o que te falta mesmo é a valvula termostática que no meu caso está junto a valvula de purga e daí o tubo vir da agua fria para que se possa fazer a mistura das aguas para sair a temperatura pré estabelecida.
Se os teus paineis tambem têm humidade (embaciam) envia tambem as fotos e relata o que se está a passar para o CERTIF porque esses devem fazer alguma coisa, visto que é a entidade que está a certificar os paineis e nas normas os paineis são estanques e se estão a deixar entrar agua é porque não estão em conformidade com as normas que os estão a certificar e até põe em causa a credibilidade do CERTIF, porque a PMELINK a unica coisa que faz é enviar a reclamação para a Norquente mas eles não ligam nenhuma já lá têm o dinheiro.
As fotos têm 74KB mas não as consigo colocar aqui.???
se quizeres envia-me por MP o teu e-mail que eu tento enviar-te por e-mail as fotografias.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

já que andas em maré de experiências experimenta a fechar a patilha da torneira de purga que está debaixo do depósito ela deve fechar a passagem de agua fria e daí não haver retorno, pode ser que não haja aumento de pressão.

Não vale a pena fazeres isto, eu pensava que a agua fria entrava dentro da valvula de purga e depois é que ia para o tubo de agua quente mas não é isso que acontece, agora é que vi melhor as fotografias, terias que desligar o tubo que está em baixo paralelo ao depósito e que leva a agua fria para o circuito da agua quente, e colocar tampões nas ligações do tubo, mas depois podem vir da Norquente dizer que andas-te a mexer no circuito e armarem confusão.


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

alexjp4 Escreveu:já que andas em maré de experiências experimenta a fechar a patilha da torneira de purga que está debaixo do depósito ela deve fechar a passagem de agua fria e daí não haver retorno, pode ser que não haja aumento de pressão.

Não vale a pena fazeres isto, eu pensava que a agua fria entrava dentro da valvula de purga e depois é que ia para o tubo de agua quente mas não é isso que acontece, agora é que vi melhor as fotografias, terias que desligar o tubo que está em baixo paralelo ao depósito e que leva a agua fria para o circuito da agua quente, e colocar tampões nas ligações do tubo, mas depois podem vir da Norquente dizer que andas-te a mexer no circuito e armarem confusão.
Boas,
Eu o que fiz, foi, no sotão desligar os dois passadores (torneiras) que estão nos tubos.
Um é da agua fria que entra no painel.
O outro é da agua quente que vem do painel.

Já tinha feito isso antes, e com os passadores (torneiras) fechados, a pressão NÃO aumenta.

Realmente ainda não obtive resposta de ninguém, nem da PMELINK nem da Norquente.
Só espero até ao final da semana depois logo se vê.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

Bom dia

No meu sistema a água fria também está ligada à termostática, mas como está tudo isolado nem percebo muito bem que material é que tem aplicado. Vou ver melhor e tentar perceber o que tem.

De qualquer modo nunca detectei pressão adicional na água fria, nem na quente. Tenho um manómetro na bailarina que está interligada com o acumulador que acusaria qqer aumento da pressão
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

speedt_ouch Escreveu:
alexjp4 Escreveu:já que andas em maré de experiências experimenta a fechar a patilha da torneira de purga que está debaixo do depósito ela deve fechar a passagem de agua fria e daí não haver retorno, pode ser que não haja aumento de pressão.

Não vale a pena fazeres isto, eu pensava que a agua fria entrava dentro da valvula de purga e depois é que ia para o tubo de agua quente mas não é isso que acontece, agora é que vi melhor as fotografias, terias que desligar o tubo que está em baixo paralelo ao depósito e que leva a agua fria para o circuito da agua quente, e colocar tampões nas ligações do tubo, mas depois podem vir da Norquente dizer que andas-te a mexer no circuito e armarem confusão.
Boas,
Eu o que fiz, foi, no sotão desligar os dois passadores (torneiras) que estão nos tubos.
Um é da agua fria que entra no painel.
O outro é da agua quente que vem do painel.

Já tinha feito isso antes, e com os passadores (torneiras) fechados, a pressão NÃO aumenta.

Realmente ainda não obtive resposta de ninguém, nem da PMELINK nem da Norquente.
Só espero até ao final da semana depois logo se vê.
Boas "speedt_ouch"

Estive a dar uma vista de olhos por aqui, em tempos dediquei algum tempo a este tópico, porque também tenho um TS300 L da Norquente! :mrgreen:
É óbvio que algo está errado no funcionamento do TS, quanto ao equipamento, pelo que visionei nas fotos tem TUDO no sítio certo e correcto, ou seja, pelo menos está igual ao meu TS.
Como se sabe, os TS da Norquente têm um vaso de expansão incorporado no interior do depósito (2,8 litros) na minha opinião (não sou técnico) parece-me que no seu caso este não está com certeza a funcionar devidamente, daí a válvula de segurança estar sempre a pingar, está no fundo a fazer o seu serviço!...provavelmente este será o diagnóstico mais grave para o que relata, todas as outras possibilidades serão mais fáceis de resolver, pelo que desejava estar enganado mas…
Julgo que o problema só é resolvido mudando o depósito e como a Norquente tem andado a diligenciar as suas responsabilidades (está a fazer 3 anos o meu TS e Manutenção = “0” zero :evil: ) ou não parece muito interessada em DIGNIFICAR a MARCA… sendo assim, está aí um “bico de obra” jeitoso!
No meu caso, além de passadores manuais na entrada e na saída, optei também por montar uma válvula de retenção anterior à entrada da água fria no TS, até agora não há razão de queixa (funcionamento) até ao dia que… e pelos relatos aqui postados, não se vislumbra algo de bom! :evil:

Boa Sorte!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”