Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Bom dia, PaulOL
Agradeço o Post.
Fico mais esclareciedo quando ao possível "de certeza" problema.
Então pelo que percebi também não foi instalado no seu painel solar a tal valvula misturadora para controlar a temparatura da agua quente que entra em casa.
Pergunto porque gostava de saber se compramos "gato por lebre".
Isto é, uns tem isso instalado a Norquente não...
Enfim.
Devo dizer que resposta ainda não tive. Nem da Norquente nem da PMELINK.
Já contactei a Certif, que disse para encaminhar a minha reclamação original para lá, e adicionar os números de série dos paineis.
Ainda não tive hipotece de ir lá em cima ao telhado para apontar isso, mas assim que o tiver, registo e envio a reclamação para eles.
Algo me diz que vou contactar a deco... :(


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

Boas speedt_ouch,

Ao dizer que tem TUDO, inclui a valvula misturadora, que está numa foto por baixo do depósito do lado direito, tem 2 entradas, uma para água fria, outra para água quente do depósito e uma saída para a água já "temperada" ou misturada, do outro lado deve ter marcado uma escala numerica, em que pode regular (normalmente é preciso uma chave L para aliviar um parafuso, no centro) para a temperatura que entenda mais adequado para si!

Cumpts.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por sugarstorm »

Painel partido. Nada de novo por aqui. Desta vez fui eu o visado...
PMELink contactada por telefone.
Norquente contactada por mail.
Começa a odisseia.
Vou registar como anda a assistência técnica e a garantia.
Já agora informo que apesar de me ter registado no fim do ano passado para não perder a garantia com a falcatrua que inventaram, ainda estou à espera que me contactem para a primeira manutenção. Eu sou franco, não tive tempo nem paciência para andar em choradinhos horas e horas ao telefone para cá virem fazer o favor de me fazerem a manutenção :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

Eu é que fui fino :D depois de ter a encomenda feita achei que eles não «batiam» bem e ainda bem que mudei.

Tá tudo a correr bem, se bem que inicialmente tive uns problemas com a estrutura, queriam que a pagasse à parte mas o tempo deu-me razão.

Agora tenho as manutenções em dia (até já li por aí alguém que as paga ao longo dos anos!) e uma avaria da junta da resistência foi prontamente resolvida. Não há queixas.
Inté


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

Boas,

Um bocado "contra a corrente" aqui no topico quero dizer que comigo está tudo bem!!... :D :D

Na semana passada esteve aqui em casa o tecnico da Norquente e fez a manutenção prevista....
Verdade seja dita que veio porque eu tomei a iniciativa de ligar para a marcar.... caso contrario, provavelmente, ainda estava à espera....

Desta vez o tecnico propôs a troca de uma valvula e a reposição do glicol, material fora da garantia pelo que paguei €: 32,00.

Quanto ao resto tudo tem funcionado na perfeição....o sistema esteve autonomo de Fevereiro até à semana passada....
Só espero que assim continue!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

speedt_ouch Escreveu:Bom dia, PaulOL
Agradeço o Post.
Fico mais esclareciedo quando ao possível "de certeza" problema.
Então pelo que percebi também não foi instalado no seu painel solar a tal valvula misturadora para controlar a temparatura da agua quente que entra em casa.
Pergunto porque gostava de saber se compramos "gato por lebre".
Isto é, uns tem isso instalado a Norquente não...
Enfim.
Devo dizer que resposta ainda não tive. Nem da Norquente nem da PMELINK.
Já contactei a Certif, que disse para encaminhar a minha reclamação original para lá, e adicionar os números de série dos paineis.
Ainda não tive hipotece de ir lá em cima ao telhado para apontar isso, mas assim que o tiver, registo e envio a reclamação para eles.
Algo me diz que vou contactar a deco... :(
Boas,

Então como está a resolução desse problema, já foi resolvido pela Norquente?

Cpts.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por sugarstorm »

Ora 3 semanas depois de reportado o painel partido a odisseia continua.
E com uma agravante. Estou a verter cerca de 3500 litros de água por dia. Nada de mais. Apenas 200€ de água gasta até agora! São 10€ cada dia que passa!!!
Por causa de INCOMPETÊNCIA da Norquente na sua assistência, já me fiz sócio da DECO e começa agora a guerra.
Dei até 4ª feira, dia 24/10, para me resolverem de vez o problema.
Depois vou à luta, e vai ser sangrento...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

sugarstorm Escreveu:Ora 3 semanas depois de reportado o painel partido a odisseia continua.
E com uma agravante. Estou a verter cerca de 3500 litros de água por dia. Nada de mais. Apenas 200€ de água gasta até agora! São 10€ cada dia que passa!!!
Por causa de INCOMPETÊNCIA da Norquente na sua assistência, já me fiz sócio da DECO e começa agora a guerra.
Dei até 4ª feira, dia 24/10, para me resolverem de vez o problema.
Depois vou à luta, e vai ser sangrento...
Boas.
Posso perguntar por onde está a perder agua?

Eu estou francamente decepcionado com a DECO, que apenas enviou correspondencia à Norquente, coisa que eu também fiz.
A DECO não beneficiou em nada a minha causa.

Seja como for, com a Norquente, que tem paineis certificados, já tive três partidos.
Fugas de agua injustificadas pela valvula em dias nublelados inclusivé, uma constante.
Aumento de pressão da agua sem explicação no circuito de casa.
Agora, o cilindro/depósito apresenta duas fugas.
Pinga dia e noite de pois sitios diferentes.

Continuo à espera de resolução.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

speedt_ouch Escreveu:
sugarstorm Escreveu:Ora 3 semanas depois de reportado o painel partido a odisseia continua.
E com uma agravante. Estou a verter cerca de 3500 litros de água por dia. Nada de mais. Apenas 200€ de água gasta até agora! São 10€ cada dia que passa!!!
Por causa de INCOMPETÊNCIA da Norquente na sua assistência, já me fiz sócio da DECO e começa agora a guerra.
Dei até 4ª feira, dia 24/10, para me resolverem de vez o problema.
Depois vou à luta, e vai ser sangrento...
Boas.
Posso perguntar por onde está a perder agua?

Eu estou francamente decepcionado com a DECO, que apenas enviou correspondencia à Norquente, coisa que eu também fiz.
A DECO não beneficiou em nada a minha causa.

Seja como for, com a Norquente, que tem paineis certificados, já tive três partidos.
Fugas de agua injustificadas pela valvula em dias nublelados inclusivé, uma constante.
Aumento de pressão da agua sem explicação no circuito de casa.
Agora, o cilindro/depósito apresenta duas fugas.
Pinga dia e noite de pois sitios diferentes.

Continuo à espera de resolução.

Boas

Devem relatar o sucedido tamebm ao Certif que é a empresa que certifica os colectores solares se a Norquente está a vender e instalar equipamentos que não estão dentro das normas que foram certificadas o Certif deve ter conhecimento para poder agir.
Eu tinha os paineis com humidade lá dentro e estive vários meses a espera que os viessem substituir mas quando vieram vinha lá a anotação do nome do engº do Certif.
Ao fim e ao cabo eles para alem de ganharem pela certificação tambem é a reputação deles que está em causa pois andam a certificar equipamentos que não estão dentro dos parametros pelo qual os equipamentos foram certificados.
Porque para alem de certificarem os equipamentos deveriam fazer algum acompanhamento na fase posterior de fabricação (mas isto custa dinheiro).

Boa sorte!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Venho aqui expor uma fotos, para propor uma análise a que se deverá esta situação?
Foto 1.jpg
Foto 1.jpg (50.13 KiB) Visto 7102 vezes
Foto 2.jpg
Foto 2.jpg (46.05 KiB) Visto 7102 vezes

Qual será a causa desta mancha verde(?):
1 - Depósito roto
2 - Fuga de glicol do primário
3 - Descarga de glicol pela válvula de segurança
4 - (?)


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

PaulOL Escreveu:Boas,

Venho aqui expor uma fotos, para propor uma análise a que se deverá esta situação?
Foto 1.jpg
Foto 2.jpg

Qual será a causa desta mancha verde(?):
1 - Depósito roto
2 - Fuga de glicol do primário
3 - Descarga de glicol pela válvula de segurança
4 - (?)
Boas.
Eu tenho o mesmo problema.
Alías, o verde todo passa para as loiças nas casas de banho.
Manchou o meu polivá todo e é quase impossível de sair.

O meu painel é da norquente, o teu não dá para ver...

Mas a mim disseram que é normal. "não acredito"
Disseram que é por ter agua muito acida.
Mas primeiro disseram que era porque a agua vinha de poço ou furo.
Quando eu disse que não, que não vinha, mudaram a teoria.

Nas fotos vejo que o isolamento é so branco, o próprio para o esterior.
Eu nem essa sorte tive.
Levei com o preto e vai de chuta. Já está todo deteriorado.

Por causa do verde consultem com um canalizador.
Parece que a causa, é que o painel tem depósito de cobre, no meu caso coincide.
Depois há um a reacção quimica com a agua quente, e fica dessa cor.

Todo o mal é o depósito ser de cobre e não outro material.
Por essa e por outras é que nas canalizações das casas é que o cobre já não é permitido.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

speedt_ouch Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas,

Venho aqui expor uma fotos, para propor uma análise a que se deverá esta situação?
Foto 1.jpg
Foto 2.jpg

Qual será a causa desta mancha verde(?):
1 - Depósito roto
2 - Fuga de glicol do primário
3 - Descarga de glicol pela válvula de segurança
4 - (?)
Boas.
Eu tenho o mesmo problema.
Alías, o verde todo passa para as loiças nas casas de banho.
Manchou o meu polivá todo e é quase impossível de sair.

O meu painel é da norquente, o teu não dá para ver...

Mas a mim disseram que é normal. "não acredito"
Disseram que é por ter agua muito acida.
Mas primeiro disseram que era porque a agua vinha de poço ou furo.
Quando eu disse que não, que não vinha, mudaram a teoria.

Nas fotos vejo que o isolamento é so branco, o próprio para o esterior.
Eu nem essa sorte tive.
Levei com o preto e vai de chuta. Já está todo deteriorado.

Por causa do verde consultem com um canalizador.
Parece que a causa, é que o painel tem depósito de cobre, no meu caso coincide.
Depois há um a reacção quimica com a agua quente, e fica dessa cor.

Todo o mal é o depósito ser de cobre e não outro material.
Por essa e por outras é que nas canalizações das casas é que o cobre já não é permitido.
Boas

Quanto a mim o verde é o acetato de cobre mais conhecido por "verdete" que é como a ferrugem no ferro que se produz quando o cobre está em contacto com o ar e humidade neste caso agua, se não for prejudicial á saude bem não deve fazer.
A estar a acontecer isso em que já te mancha as loiças e segundo o manual técnico dos depósitos estes são de cobre estanhados por dentro, o que está a acontecer é: ou os depósitos não foram estanhados por dentro (redução de custos e não cumprimento com as carcteristicas técnicas)) ou ficaram mal estanhados (defeito de fabrico), quanto a mim em primeiro lugar deveriam tentar saber se essa agua nessas condições é potável e em segundo lugar reclamar para o depósito ser substituído.
Quanto a ser normal não é (a não ser que a falta de qualidade já seja normal nos depósitos dos AQS da Norquente) e na questão da acidez da agua na maioria do território nacional prevalece as aguas calcárias e não acidas.
A mim tambem colocaram o isolamento preto e ao fim de um ano já estava a desfazer e eu reclamei e substituiram pelo branco, tens é que reclamar porque os equipamentos estão dentro da garantia quando já não estiverem, então eles substituem mas tens que pagar!
O estar a sair esse liquido na valvula deve ser o glicol solar que com o calor dilata aumentando a pressão e a valvula abre mas para o aspecto da valvula já passou muito liquido por ela para ser só o glicol solar.
Reclamem e vão subindo a parada, primeiro com o instalador, depois a Norquente, a ex Pmelink, o Certif (quem tem a obrigação de acompanhar a qualidade no processo de fabrico, depois a DECO, ou para não perderem tempo reclamem logo para todos.
Pode ser que resolvam o caso.

Boa sorte


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Agradeço os comentários e indicações, já aqui postadas, do que poderá ser!

Trata-se efectivamente de um Termossifão de 300L da Norquente!... mais um!!!! :o

Estão em cima da mesa algumas possibilidades, que ainda não tenho a certeza absoluta de qual é a correcta para o que se visiona nas fotos… por isso é que pus à discussão esta questão!

Pessoalmente inclino-me para o depósito roto…pois basta a temperatura da água ser um pouco elevada e havendo sol, está sempre a escorrer água cá para baixo! :evil:

Cpts.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:Boas,

Agradeço os comentários e indicações, já aqui postadas, do que poderá ser!

Trata-se efectivamente de um Termossifão de 300L da Norquente!... mais um!!!! :o

Estão em cima da mesa algumas possibilidades, que ainda não tenho a certeza absoluta de qual é a correcta para o que se visiona nas fotos… por isso é que pus à discussão esta questão!

Pessoalmente inclino-me para o depósito roto…pois basta a temperatura da água ser um pouco elevada e havendo sol, está sempre a escorrer água cá para baixo! :evil:

Cpts.
Boas

Penso que para alem de haver um problema no estanhamento do depósito daí essa quantidade de liquido verde o sistema de permuta de calor deve estar roto daí entrar agua para o sistema e quando está calor a agua ao dilatar aumenta de pressão e a valvula que é de 3 bars abre e deixa sair o liquido.
Já agora uma pergunta, a agua que sai das torneiras de agua quente tambem sai verde?
Se fores á valvula e a abrires se sair liquido e em especial com pressão é de certeza o sistema de permuta que está roto porque esse circuito não tem pressão (claro que se estiver muito calor pode ter) por isso é que está lá essa valvula.
Em todo o caso isso não é normal! Pode sair algum liquido no inicio quando o sistema é abastecido com o glicol mas chega a uma altura que já não deita mais porque a pressão interior do circuito ao aumentar tem espaço dentro do circuito ou então sai gases (vapor de agua da diluição do glicol.)
Penso eu de que.
Continua a reclamar!!

boa sorte!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:Boas

Penso que para alem de haver um problema no estanhamento do depósito daí essa quantidade de liquido verde o sistema de permuta de calor deve estar roto daí entrar agua para o sistema e quando está calor a agua ao dilatar aumenta de pressão e a valvula que é de 3 bars abre e deixa sair o liquido.
Já agora uma pergunta, a agua que sai das torneiras de agua quente tambem sai verde?
Se fores á valvula e a abrires se sair liquido e em especial com pressão é de certeza o sistema de permuta que está roto porque esse circuito não tem pressão (claro que se estiver muito calor pode ter) por isso é que está lá essa valvula.
Em todo o caso isso não é normal! Pode sair algum liquido no inicio quando o sistema é abastecido com o glicol mas chega a uma altura que já não deita mais porque a pressão interior do circuito ao aumentar tem espaço dentro do circuito ou então sai gases (vapor de agua da diluição do glicol.)
Penso eu de que.
Continua a reclamar!!

boa sorte!
Boas,

Por enquanto a água nas torneiras ainda sai normal... e espero que assim continue! :mrgreen:

As reclamações já estão a rolar!!!!

obg.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

Reclamar, reclamar, reclamar....

Mas quando reclamamos à distancia anda tudo muito lento, e ainda por cima com decos, pmlinks e units ou lá o que é.... enfim é de desesperar
Inté


vasco
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda mar 24, 2008 11:35 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por vasco »

Boa noite,
Sou mais um cliente, vítima da empresa Norquente.
Semelhante ao que li até aqui, tb tenho sistema solar termossifão que adquiri em 2010, e desde maio de 2012 tenho o depósito a a pingar àgua, segundo um técnico que monta painéis deste, identificou uma má soldadura no tubo que liga ao depósito, que com pressão verte água, neste momento está a perder cerca de 2000 litros por mês, segundo este técnico o depósito precisa ser trocado!
Já enviar mail inclusivo um vídeo, também já liguei para Norquente, além da dificuldade que alguém atenda o telefone, quando atendem dizem-me sempre que irão marcar uma visita ao local, mas desde o dia da montagem ainda ninguém cá apareceu, nem para reparar nem para fazer a manutenção.
Já contactei a Deco também não me adiantaram nada.
Gostaria de saber se alguém aqui do fórum já tem o seu problema resolvido e o que fizeram?
Gostaria de saber também se já alguém escreveu no livro de reclamações da empresa? Eu a pensar em deslocar-me à empresa, fazer cerca de 400km, propositadamente para o fazer.
Obrigado.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

vasco Escreveu:Boa noite,
Sou mais um cliente, vítima da empresa Norquente.
Semelhante ao que li até aqui, tb tenho sistema solar termossifão que adquiri em 2010, e desde maio de 2012 tenho o depósito a a pingar àgua, segundo um técnico que monta painéis deste, identificou uma má soldadura no tubo que liga ao depósito, que com pressão verte água, neste momento está a perder cerca de 2000 litros por mês, segundo este técnico o depósito precisa ser trocado!
Já enviar mail inclusivo um vídeo, também já liguei para Norquente, além da dificuldade que alguém atenda o telefone, quando atendem dizem-me sempre que irão marcar uma visita ao local, mas desde o dia da montagem ainda ninguém cá apareceu, nem para reparar nem para fazer a manutenção.
Já contactei a Deco também não me adiantaram nada.
Gostaria de saber se alguém aqui do fórum já tem o seu problema resolvido e o que fizeram?
Gostaria de saber também se já alguém escreveu no livro de reclamações da empresa? Eu a pensar em deslocar-me à empresa, fazer cerca de 400km, propositadamente para o fazer.
Obrigado.

Boas

A mim vieram substituir os colectores solares e fazer a manutenção ao fim de bastante tempo não sei se já estava agendada :evil: ou se foi tambem pressão do Certif (a empresa certificadora que supostamente deveria verificar que os paineis estão de acordo com o que certificaram).
Não custa nada experimenta tambem enviar a reclamação para o Certif ao fim ao cabo eles é que dizem que o equipamento cumpre com as normas estabelecidas e se não está eles deveriam retirar a certificação por alguma coisa os consumidores confiam nos equipamentos que dizem que estão certificado e que as empresas certificadoras são idóneas. :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por PaulOL »

Finalmente… :)

… foi SÓ uma espera de 27-Agosto a 23-Novembro!!

Na semana passada veio cá uma equipa, por sinal o mesmo responsável pela instalação inicial, mudar o depósito de 300 litros, mais a válvula de segurança do primário e encher o circuito primário com água+3L de glicol!

Como o TS está aplicado no cume de 2 águas, por cima do 1º andar, estando o depósito na água do lado da rua!!!... foi uma tarefa um bocado “pesada” e perigosa, levar um depósito de 300L para cima e trazer outro para baixo, por sinal bem mais pesado que o novo, mas com alguma calma e muita força de braços e umas telhas partidas, no final, lá se concluiu a operação com êxito!

A explicação deste técnico foi que o permutador que está dentro do depósito furou, misturando-se o glicol com a água quente sanitária, como a válvula do circuito primário é de 3Kg, assim que a água no depósito aquecia a pressão aumentava fazendo com que esta estive-se sempre a descarregar e daí a cor verde!...segundo ele, esta situação é raro acontecer nesta zona, as águas ácidas costumam ser responsáveis por esta situação, mas por aqui, predomina água calcária (levaram uma amostra da água mas não me informaram do resultado), o facto é que furou…vou ver como se comporta este novo depósito, espero que seja melhor que o anterior, mas se algo correr mal, de preferência, que seja dentro da garantia, pois parece que o preço de um novo passa uma milada de aéreos… :evil:

Aproveitando a desmontagem do depósito, tentei que me alterassem a localização do TS no telhado (2m pró lado e 1m em frente), para um local menos perigoso, pelo que pedi com alguma antecedência um orçamento, fui informado verbalmente que seria o custo de uma aplicação + - 400€ + IVA, como não precisava de outra estrutura, nem acrescentar tubagem nova, achei um absurdo, para não aplicar outros adjectivos… :twisted: evidentemente que estava disposto a pagar o trabalho, mas não desta maneira, perdi a ideia e ficou tudo como estava!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:Finalmente… :)

… foi SÓ uma espera de 27-Agosto a 23-Novembro!!

Na semana passada veio cá uma equipa, por sinal o mesmo responsável pela instalação inicial, mudar o depósito de 300 litros, mais a válvula de segurança do primário e encher o circuito primário com água+3L de glicol!

Como o TS está aplicado no cume de 2 águas, por cima do 1º andar, estando o depósito na água do lado da rua!!!... foi uma tarefa um bocado “pesada” e perigosa, levar um depósito de 300L para cima e trazer outro para baixo, por sinal bem mais pesado que o novo, mas com alguma calma e muita força de braços e umas telhas partidas, no final, lá se concluiu a operação com êxito!

A explicação deste técnico foi que o permutador que está dentro do depósito furou, misturando-se o glicol com a água quente sanitária, como a válvula do circuito primário é de 3Kg, assim que a água no depósito aquecia a pressão aumentava fazendo com que esta estive-se sempre a descarregar e daí a cor verde!...segundo ele, esta situação é raro acontecer nesta zona, as águas ácidas costumam ser responsáveis por esta situação, mas por aqui, predomina água calcária (levaram uma amostra da água mas não me informaram do resultado), o facto é que furou…vou ver como se comporta este novo depósito, espero que seja melhor que o anterior, mas se algo correr mal, de preferência, que seja dentro da garantia, pois parece que o preço de um novo passa uma milada de aéreos… :evil:

Aproveitando a desmontagem do depósito, tentei que me alterassem a localização do TS no telhado (2m pró lado e 1m em frente), para um local menos perigoso, pelo que pedi com alguma antecedência um orçamento, fui informado verbalmente que seria o custo de uma aplicação + - 400€ + IVA, como não precisava de outra estrutura, nem acrescentar tubagem nova, achei um absurdo, para não aplicar outros adjectivos… :twisted: evidentemente que estava disposto a pagar o trabalho, mas não desta maneira, perdi a ideia e ficou tudo como estava!
Boas

Isso não é um roubo, é um assalto :mrgreen: ainda por cima com o depósito fora e com a deslocação que já a tinham feito o tempo para mudarem de sitio a estrutura não devia demorar mais de 2 a 3h, agora querem ganhar o que não ganharam com as instalações, não lhes apresentas-te a conta das telhas que partiram?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”