Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

tiagottx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 13, 2009 1:08 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por tiagottx »

mas como tenho este esquentador há cerca de 8 meses, não vou comprar um novo, logo terá que ser instalado o módulo.

sendo assim e com o módulo, se não houver necessidade de aquecer a água para além da temperatura atingida pelo ts, o esquentador nunca será usado, certo?

vou pesquisar mais um pouco aqui pelo forum, para ver se descubro alguma coisa acerca da máquina da loiça

obrigado!

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jama »

[
  • neste momento estou em duvida se devo adquirir o modulo solar, ou se em sua alternativa devo encomendar a resistência eléctrica?

    se adquirir a resistência eléctrica, como tenho contador bi-horário poderei colocar um relógio, para que a mesma resistência esteja somente ligada no horário vazio e o esquema da passagem da agua pelo esquentador ficaria manual. se eventualmente a agua em determinada altura não viesse suficientemente quente ou se o consumo tivesse sido maior do que o sistema se encontra dimensionado, poderia sempre por optar manualmente fechar umas torneiras de passagem e obrigar a agua a entrar no esquentador e ser complementarmente aquecida.
    isto claro porque já tenho o esquentador instalado e porque penso que ele se não funcionar durante muito tempo será irá estragar.

    agradeço os vossos comentários e que eventualmente me possam auxiliar na decisão!
alen[/quote]
ha aqui um promenor a ter em conta,no caso de a agua nao estar na temperatura devida e for desviada para o esquentador a gaz,o esquentador só vai gastar o gaz nececessario para a agua que se gasta,se for a resistencia electrica é diferente vai ter que aquecer 300 litros de agua que é a capacidade do deposito,e ao outro dia ate pode estar sol e o sol já vai aquecer a agua que já tinha sido aquecida pela resistencia, penso eu que o gaz sera mais economico,corrijam-me se estiver enganado espero ter ajudado--jama
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

ha aqui um pormenor a ter em conta,no caso de a agua não estar na temperatura devida e for desviada para o esquentador a gás,o esquentador só vai gastar o gás necessário para a agua que se gasta,se for a resistência eléctrica é diferente vai ter que aquecer 300 litros de agua que é a capacidade do deposito,e ao outro dia ate pode estar sol e o sol já vai aquecer a agua que já tinha sido aquecida pela resistência, penso eu que o gás será mais económico,corrijam-me se estiver enganado espero ter ajudado--jama
há aqui um pormenor que tens que considerar. a resistência não aquece o conteúdo inteiro do depósito. a sua colocação não é no fundo do tanque.
o que temos que considerar é que quando o dia começa a temperatura no tanque deve ser tão baixa quanto possível porque é assim que se aproveita ao máximo o rendimento dos colectores. portanto, para quem aquece em período de vazio deve aquecer o suficiente para tomar o duche da manhã e mais nada. quem gosta de tomar duche pela noite deve ligar a resistência apenas ao fim da tarde. desta forma optimiza-se a fracção solar.
Porreiro, pá!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

tiagottx Escreveu:mas como tenho este esquentador há cerca de 8 meses, não vou comprar um novo, logo terá que ser instalado o módulo.

sendo assim e com o módulo, se não houver necessidade de aquecer a água para além da temperatura atingida pelo ts, o esquentador nunca será usado, certo?

vou pesquisar mais um pouco aqui pelo forum, para ver se descubro alguma coisa acerca da máquina da loiça

obrigado!
viva! tiagottx

com o esquentador a servir de apoio ao ts e aplicado o modulo solar, só vai trabalhar se a água vinda do ts estiver a temperatura inferior a 45º. de outra forma não faz sentido aplicar o modulo solar.

pesquise porque vai encontrar comentários e explicações sobre o uso da água quente para máquina da loiça e roupa.

boa sorte!


Apostolakys
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda dez 14, 2009 4:28 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Apostolakys »

boas, sou novo aqui mas pelo que tenho lido neste fórum, o pessoal que vive no algarve e alentejo são verdadeiros sortudos, pois aqui é só posts a falar de resitências/esquentadores como apoio, pois no algarve se calhar só agora em novembro e dezembro é que liga-se a ficha da resistência e isto os que que têm termossifão, porque as circulações forçadas aguentam bem a noite, a minha cf de 200 litros (comprei meses antes de haver o programa ) só agora em dezembro e por descargo de consciência (está frio, mas há sol) é que liguei a resistência.
haja sempre sol no algarve.
quem tiver uns €€€ de sobra e morar em zonas frias e com pouco sol é sempre de apostar em circulação forçada, o problema é mesmo só o preço.

já agora, alguém pode-me confirmar que o programa vai acabar em dezembro???

apostolakys


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por CrOhN »

apostolakys Escreveu: ...
quem tiver uns €€€ de sobra e morar em zonas frias e com pouco sol é sempre de apostar em circulação forçada, o problema é mesmo só o preço.
....
apostolakys
disseste tudo.
apostolakys Escreveu: já agora, alguém pode-me confirmar que o programa vai acabar em dezembro???

apostolakys
já está respondido aqui pelo forum. dizem que sim.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

quem tiver uns €€€ de sobra e morar em zonas frias e com pouco sol é sempre de apostar em circulação forçada, o problema é mesmo só o preço.
o problema não está nas temperaturas mas sim nas horas de insolação que não são iguais em todo o país.
Porreiro, pá!


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

boas a todos.

após uns meses a instalação do meu painel vulcano ts 200 só pode dizer marvavilhas, quando está sol é claro, ah e se fosse hoje tinha colocado um ts300.

como na altura referi e aquando da instalação optei por colocar um esquentador compativel com solar que neste caso foi um wtd 14 da vulcano.

acontece e que de há uns tempos para cá a água não aquecia como devia de aquecer.

chamei a assitencia da vulcano e a conclusão que o técnico chegou foi que não estava a chegar alimentação sufeciente ao esquentador isto porque estava a gastar gáz butano. a solução foi passar para gáz proponao e o problema ficou resolvido.

espero que esta dica venha a ajudar alguém que dela necessite.


lost
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta set 10, 2009 10:23 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lost »

boas,

depois de alguma indecisão, lá encomendei um painel vulcano, circulação forçada de 300l.

não pedi módulo solar porque pretendo ligá-lo a uma caldeira a gasóleo e fica a resistência de reserva.

queria pedir ao d'eu se me poderia mandar por pm o contacto do instalador, visto eu também ser da zona de esposende.

um abraço.


pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por pirika »

bom dia.
não aderi ao programa solar em 2009 pois nem sempre se tem fundo de maneio para o que queremos.

no entanto, ouvi há alguns dias um comentário de que este programa solar iria continuar. será que alguém me pode confirmar isso? será que os bancos já podem adiantar algumas informações?

obrigado


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

pirika Escreveu:bom dia.
não aderi ao programa solar em 2009 pois nem sempre se tem fundo de maneio para o que queremos.

no entanto, ouvi há alguns dias um comentário de que este programa solar iria continuar. será que alguém me pode confirmar isso? será que os bancos já podem adiantar algumas informações?

obrigado

viva!

pelo que se consta, temos de esperar que seja aprovado o orçamento do estado para 2010 e depois logo se verá....????!!!!!!


alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por alen »

boa noite

posso informar-vos que neste últimos dias o meu sistema de aqs (vulcano ts 300lt) tem sido auto-suficiente para o consumo de agua quente para o meu agregado familiar. por esse motivo estou satisfeito com o mesmo.

no entanto após a instalação do mesmo, já tive duas roturas nas ligações da agua quente.

estou desconfiado e não passa de uma desconfiança, que tais roturas se devem a um aumento da temperatura da agua dentro da canalização, conjugado com um aumento de pressão.

o que eu acho estranho é que as roturas não têm acontecido no período em que existe consumo de agua, mas sim em períodos em que não se consume agua e que o sol tem estado mais forte.

pelo que penso que a agua conforme sobe de temperatura no interior do deposito aumenta de volume e sai para a canalização, aumentando a pressão no interior da mesma.

neste momento não sei (porque tudo está tapado com isolamento) se foi instalado alguma torneira termoestática no sistema de forma a reduzir a temperatura de saída da agua do deposito. sei que vaso de expansão não tem e também não deve ter nenhuma válvula redutora de pressão.

após as roturas, cada vez que saiu de casa tenho deixado a torneira de segurança fechada, deixando de ter agua em toda a casa, o que obviamente também acontece no sistema solar.

qual as vossas opiniões sobre o que poderá estar a acontecer e quais as medidas de verificação que devo executar ou medidas correctivas que devo implementar para evitar novas roturas.

obrigado pela vossa colaboração,

alen

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jama »

alen Escreveu:boa noite

posso informar-vos que neste últimos dias o meu sistema de aqs (vulcano ts 300lt) tem sido auto-suficiente para o consumo de agua quente para o meu agregado familiar. por esse motivo estou satisfeito com o mesmo.

no entanto após a instalação do mesmo, já tive duas roturas nas ligações da agua quente.

estou desconfiado e não passa de uma desconfiança, que tais roturas se devem a um aumento da temperatura da agua dentro da canalização, conjugado com um aumento de pressão.

o que eu acho estranho é que as roturas não têm acontecido no período em que existe consumo de agua, mas sim em períodos em que não se consume agua e que o sol tem estado mais forte.

pelo que penso que a agua conforme sobe de temperatura no interior do deposito aumenta de volume e sai para a canalização, aumentando a pressão no interior da mesma.

neste momento não sei (porque tudo está tapado com isolamento) se foi instalado alguma torneira termoestática no sistema de forma a reduzir a temperatura de saída da agua do deposito. sei que vaso de expansão não tem e também não deve ter nenhuma válvula redutora de pressão.

após as roturas, cada vez que saiu de casa tenho deixado a torneira de segurança fechada, deixando de ter agua em toda a casa, o que obviamente também acontece no sistema solar.

qual as vossas opiniões sobre o que poderá estar a acontecer e quais as medidas de verificação que devo executar ou medidas correctivas que devo implementar para evitar novas roturas.


obrigado pela vossa colaboração,

alen
boa noite ,eu tambem tenho um problema identico ou seja,quando o sol esta mais forte por volta do meio dia a valvula de sugurança que esta junto ao deposito do termo sifao começa a pingar constantemente ate o sol se por,pus o problema ao instalador ele disse-me que é muita pressao na rede sera que é? a funçao dessa valvula nao é para quando a pressao dentro do deposito aumenta fazer a descarga da pressao e depois nao continuar a verter, como esta a acontecer?quem poder ajudar,agradecia.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

jama Escreveu:
alen Escreveu:boa noite

posso informar-vos que neste últimos dias o meu sistema de aqs (vulcano ts 300lt) tem sido auto-suficiente para o consumo de agua quente para o meu agregado familiar. por esse motivo estou satisfeito com o mesmo.

no entanto após a instalação do mesmo, já tive duas roturas nas ligações da agua quente.

estou desconfiado e não passa de uma desconfiança, que tais roturas se devem a um aumento da temperatura da agua dentro da canalização, conjugado com um aumento de pressão.

o que eu acho estranho é que as roturas não têm acontecido no período em que existe consumo de agua, mas sim em períodos em que não se consume agua e que o sol tem estado mais forte.

pelo que penso que a agua conforme sobe de temperatura no interior do deposito aumenta de volume e sai para a canalização, aumentando a pressão no interior da mesma.

neste momento não sei (porque tudo está tapado com isolamento) se foi instalado alguma torneira termoestática no sistema de forma a reduzir a temperatura de saída da agua do deposito. sei que vaso de expansão não tem e também não deve ter nenhuma válvula redutora de pressão.

após as roturas, cada vez que saiu de casa tenho deixado a torneira de segurança fechada, deixando de ter agua em toda a casa, o que obviamente também acontece no sistema solar.

qual as vossas opiniões sobre o que poderá estar a acontecer e quais as medidas de verificação que devo executar ou medidas correctivas que devo implementar para evitar novas roturas.


obrigado pela vossa colaboração,

alen
boa noite ,eu tambem tenho um problema identico ou seja,quando o sol esta mais forte por volta do meio dia a valvula de sugurança que esta junto ao deposito do termo sifao começa a pingar constantemente ate o sol se por,pus o problema ao instalador ele disse-me que é muita pressao na rede sera que é? a funçao dessa valvula nao é para quando a pressao dentro do deposito aumenta fazer a descarga da pressao e depois nao continuar a verter, como esta a acontecer?quem poder ajudar,agradecia.
boas
a valvula de seguranças é mesmo assim, quando a pressão aumenta ela vai pingando, não faz uma descarga. a valvula tem uma mola dentro, quando a pressão aumenta vai forçando a mola. pelo menos é assim nas valvulas de segurança que conheço.
Inté


alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por alen »

lrds Escreveu:
jama Escreveu:
alen Escreveu:boa noite

posso informar-vos que neste últimos dias o meu sistema de aqs (vulcano ts 300lt) tem sido auto-suficiente para o consumo de agua quente para o meu agregado familiar. por esse motivo estou satisfeito com o mesmo.

no entanto após a instalação do mesmo, já tive duas roturas nas ligações da agua quente.

estou desconfiado e não passa de uma desconfiança, que tais roturas se devem a um aumento da temperatura da agua dentro da canalização, conjugado com um aumento de pressão.

o que eu acho estranho é que as roturas não têm acontecido no período em que existe consumo de agua, mas sim em períodos em que não se consume agua e que o sol tem estado mais forte.

pelo que penso que a agua conforme sobe de temperatura no interior do deposito aumenta de volume e sai para a canalização, aumentando a pressão no interior da mesma.

neste momento não sei (porque tudo está tapado com isolamento) se foi instalado alguma torneira termoestática no sistema de forma a reduzir a temperatura de saída da agua do deposito. sei que vaso de expansão não tem e também não deve ter nenhuma válvula redutora de pressão.

após as roturas, cada vez que saiu de casa tenho deixado a torneira de segurança fechada, deixando de ter agua em toda a casa, o que obviamente também acontece no sistema solar.

qual as vossas opiniões sobre o que poderá estar a acontecer e quais as medidas de verificação que devo executar ou medidas correctivas que devo implementar para evitar novas roturas.


obrigado pela vossa colaboração,

alen
boa noite ,eu tambem tenho um problema identico ou seja,quando o sol esta mais forte por volta do meio dia a valvula de sugurança que esta junto ao deposito do termo sifao começa a pingar constantemente ate o sol se por,pus o problema ao instalador ele disse-me que é muita pressao na rede sera que é? a funçao dessa valvula nao é para quando a pressao dentro do deposito aumenta fazer a descarga da pressao e depois nao continuar a verter, como esta a acontecer?quem poder ajudar,agradecia.
boas
a valvula de seguranças é mesmo assim, quando a pressão aumenta ela vai pingando, não faz uma descarga. a valvula tem uma mola dentro, quando a pressão aumenta vai forçando a mola. pelo menos é assim nas valvulas de segurança que conheço.

boa tarde

peço imensa desculpa, mas acho que não fui claro.

a rotura que falo não é na valvula de segurança, mas sim na canalização já existente e dentro de casa.
na primeira inundou-me cerca de 200 m2 da casa. ou seja toda a casa, com excepção de um quarto.
na segunda ficou-se pelo meu quarto.
resta-me referi que a canalização tem cerca de 6/7 anos de uso sem problemas na canalização da agua quante e agora dois logo seguidos.
claro que algo está mal, ainda não sei bem o que é. o que pretendia era ir afastando algumas hipoteses, e para isso pretendia saber se de facto o sistema de aqs, por causa da expansão do volume da agua quando aquece, sem tem hipotese de criar uma maior pressão dentro da tubagem da propira casa.

obrigado
alen


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

boa tarde

peço imensa desculpa, mas acho que não fui claro.

a rotura que falo não é na valvula de segurança, mas sim na canalização já existente e dentro de casa.
na primeira inundou-me cerca de 200 m2 da casa. ou seja toda a casa, com excepção de um quarto.
na segunda ficou-se pelo meu quarto.
resta-me referi que a canalização tem cerca de 6/7 anos de uso sem problemas na canalização da agua quante e agora dois logo seguidos.
claro que algo está mal, ainda não sei bem o que é. o que pretendia era ir afastando algumas hipoteses, e para isso pretendia saber se de facto o sistema de aqs, por causa da expansão do volume da agua quando aquece, sem tem hipotese de criar uma maior pressão dentro da tubagem da propira casa.

obrigado
alen[/quote]
boas
então com tanta água assim não consegue ver donde ela vem? pode até ser um acessório com defeito. mas se é muita pressão o melhor é instalar um redutor à entrada do acumulador, assim protege a tubagem e o próprio acumulador.
Inté


alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por alen »

lrds Escreveu:boa tarde

peço imensa desculpa, mas acho que não fui claro.

a rotura que falo não é na valvula de segurança, mas sim na canalização já existente e dentro de casa.
na primeira inundou-me cerca de 200 m2 da casa. ou seja toda a casa, com excepção de um quarto.
na segunda ficou-se pelo meu quarto.
resta-me referi que a canalização tem cerca de 6/7 anos de uso sem problemas na canalização da agua quante e agora dois logo seguidos.
claro que algo está mal, ainda não sei bem o que é. o que pretendia era ir afastando algumas hipoteses, e para isso pretendia saber se de facto o sistema de aqs, por causa da expansão do volume da agua quando aquece, sem tem hipotese de criar uma maior pressão dentro da tubagem da propira casa.

obrigado
alen
boas
então com tanta água assim não consegue ver donde ela vem? pode até ser um acessório com defeito. mas se é muita pressão o melhor é instalar um redutor à entrada do acumulador, assim protege a tubagem e o próprio acumulador.[/quote]

boa tarde

claro que consigo ver onde é a rotura.

apanhei mais de 300 litros de agua dentro de casa. sem exagero.

a minha dificuldade não é ver onde estava a rotura, mais sim o que a causou. ou melhor o que as causou, pois foram duas.

e tentar evitar novas situações.

a minha instalação de aguas foi efectuada em spd (termoplastico) e o que aconteceu foi que os acessórios separaram-se da tubagem.

como o spd aguenta tempratura tão altas e a pressões tão elevadas os tecnicos do sistema dizem-me que o mesmo tem de estar mal montado.

a questão que levanto é como é possivel a canalização estar montada à cerca de 8 anos sem problemas e apos a instalação do painel ter tido duas roturas em três dias.

claro que associei logo ao sistema do termosifão.

o que pergiuntei, ou pelo menos tentei era que alguém apresenta-se alguma posivel causa para tais efeitos.

obrigado


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

alen Escreveu:
lrds Escreveu:boa tarde

peço imensa desculpa, mas acho que não fui claro.

a rotura que falo não é na valvula de segurança, mas sim na canalização já existente e dentro de casa.
na primeira inundou-me cerca de 200 m2 da casa. ou seja toda a casa, com excepção de um quarto.
na segunda ficou-se pelo meu quarto.
resta-me referi que a canalização tem cerca de 6/7 anos de uso sem problemas na canalização da agua quante e agora dois logo seguidos.
claro que algo está mal, ainda não sei bem o que é. o que pretendia era ir afastando algumas hipoteses, e para isso pretendia saber se de facto o sistema de aqs, por causa da expansão do volume da agua quando aquece, sem tem hipotese de criar uma maior pressão dentro da tubagem da propira casa.

obrigado
alen
boas
então com tanta água assim não consegue ver donde ela vem? pode até ser um acessório com defeito. mas se é muita pressão o melhor é instalar um redutor à entrada do acumulador, assim protege a tubagem e o próprio acumulador.
boa tarde

claro que consigo ver onde é a rotura.

apanhei mais de 300 litros de agua dentro de casa. sem exagero.

a minha dificuldade não é ver onde estava a rotura, mais sim o que a causou. ou melhor o que as causou, pois foram duas.

e tentar evitar novas situações.

a minha instalação de aguas foi efectuada em spd (termoplastico) e o que aconteceu foi que os acessórios separaram-se da tubagem.

como o spd aguenta tempratura tão altas e a pressões tão elevadas os tecnicos do sistema dizem-me que o mesmo tem de estar mal montado.

a questão que levanto é como é possivel a canalização estar montada à cerca de 8 anos sem problemas e apos a instalação do painel ter tido duas roturas em três dias.

claro que associei logo ao sistema do termosifão.

o que pergiuntei, ou pelo menos tentei era que alguém apresenta-se alguma posivel causa para tais efeitos.

obrigado[/quote]
boas
possivelmente a causa é o aumento da pressão na rede de águas. antes de ter o termossifão possivelmente nunca tinha havido tanta pressão na tubagem.
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

boas! alen

julgo que uma das medidas que devia tomar era de por fazer um teste de pressão a toda a canalização existente, que terá de ser feita por um técnico com equipamento apropriado para o efeito.
pelo que descreveu e na minha modesta opinião, a origem do problema deve estar realmente numa deficiente montagem do spd que associado a um aumento de pressão, deu as inundações que descreveu e muito provavelmente não vai ficar por aí, se nada for feito.
também pode tomar medidas para que o aumento de pressão não cheque á tubagem da habitação, com a colocação de um redutor de pressão, por exemplo.

um abraço


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

estas situações decorrem directamente do facto de não terem instalado um vaso de expansão no circuito secundário. aparentemente ninguém a tem porque os instaladores ou os fabricantes se esqueceram de que se trata de um componente importante cuja função pode até evitar desperdícios de água quente e rotura de canos.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”