Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

manuelcar Escreveu:já agora, a vantagem destes sistemas solares é que debitam água à mesma temperatura seja qual for o caudal e pressão.
... e desde que....a água no acumulador ou outro reservatório esteja a temperatura superior a 45º, convém lembrar!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

não posso tirar o balão, a minha água é captada a cerca de 25m de profundidade e o meu motor está lá no fundo e essa brio 2000 não deve ter capacidade para me tirar água.
posso é liga-la entre o deposito que é de 1000l e a rede de abastecimento, assim mantem-me a pressão da água constante[/quote]

viva
a função do brio2000 é substituir pressostato e o balão (dá ordem de ligar e desligar o motor/bomba) e mantem sempre a pressão na rede constante.
quanto ligá-lo depois do deposito, não lhe sei dizer se é técnicamente viavel/possivel???...não conheço nenhum caso.


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmsf »

caro amigo sol maiato
podia tirar uma foto á parte de baixo do depósito para ver a ligação hidraulica
é que me parece que como está montado o depósito (quase colado ao telhado)
gostaria de ver como está montada a valvula de segurança

quanto á inclinação não se preocupe enquanto tiver a resistência ligada aquece sempre
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


sol_maiato
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta ago 26, 2009 1:59 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por sol_maiato »

pois os restantes componentes estão montados no sótão: válvula misturadora, válvula de segurança, vaso de expansão). a válvula de segurança descarrega para o depósito de água que tenho no sótão que por sua vez tem "esgoto" de segurança também...

quanto ao comentário algo "irónico-humorístico" sobre a inclinação (sem importância porque a resistência compensa) mas é realmente assim que vejo em fotos neste forum, montados todos os sistemas desta marca. o tema relativo à "inclinação ideal dos painéis" foi motivo de muitos debates acesos em vários tópicos. acho é que a "vulcano" e os seus instaladores não dão muita atenção à inclinação e estranho. eu gosto é o aspecto. se agora me propusessem levantar os painéis com a colocação de uma estrutura atrás, eu pensaria duas vezes se quereria maior captação em sacrifício da estética. este é que é o grande dilema que podia talvez ser debatido.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

este é que é o grande dilema que podia talvez ser debatido.
ao contrário. esta é uma matéria de prioridade e gosto pessoal. a inclinação e orientação ideais estão suficientemente estudadas e calculadas pelos engenheiros.
Porreiro, pá!


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

viva
a função do brio2000 é substituir pressostato e o balão (dá ordem de ligar e desligar o motor/bomba) e mantem sempre a pressão na rede constante.
quanto ligá-lo depois do deposito, não lhe sei dizer se é técnicamente viavel/possivel???...não conheço nenhum caso.[/quote]
boas
pelo que me apercebi (pesquisa na net) a brio2000 é um grupo constituido por, motor/bomba e tem um aparelho (comando, pressostato?) não sei bem só o vi em fotos. se assim for pode bombear a água do deposito para a rede.
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:viva
a função do brio2000 é substituir pressostato e o balão (dá ordem de ligar e desligar o motor/bomba) e mantem sempre a pressão na rede constante.
quanto ligá-lo depois do deposito, não lhe sei dizer se é técnicamente viavel/possivel???...não conheço nenhum caso.
boas
pelo que me apercebi (pesquisa na net) a brio2000 é um grupo constituido por, motor/bomba e tem um aparelho (comando, pressostato?) não sei bem só o vi em fotos. se assim for pode bombear a água do deposito para a rede.[/quote]


viva
o brio 2000 é vendido em separado (+-55€), se já tiver um motor+bomba é só acoplar. quando a bombear a água do depósito é uma solução para estabilizar a pressão (c/este aparelho)
convem ter presente, que pode precisar de um redutor de pressão em função da pressão debitada pelo conjunto motor+bomba.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

viva
o brio 2000 é vendido em separado (+-55€), se já tiver um motor+bomba é só acoplar. quando a bombear a água do depósito é uma solução para estabilizar a pressão (c/este aparelho)
convem ter presente, que pode precisar de um redutor de pressão em função da pressão debitada pelo conjunto motor+bomba.[/quote]
boas
a brio 2000 não regula a pressão?
Inté


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:viva
o brio 2000 é vendido em separado (+-55€), se já tiver um motor+bomba é só acoplar. quando a bombear a água do depósito é uma solução para estabilizar a pressão (c/este aparelho)
convem ter presente, que pode precisar de um redutor de pressão em função da pressão debitada pelo conjunto motor+bomba.
boas
a brio 2000 não regula a pressão?[/quote]


viva

não!
a pressão é defenida pela capacidade máxima da bomba e da potencia do motor.
posso informa-lo que no meu caso, dá +- 4,5 bar e foi aplicada uma valvula reductora para 3 bar, como aliás foi feito em outros casos que conheço.


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmsf »

caro amigo quando fala na questão estetica , aceito a sua opinião se estiver com a noção de quais as perdas que terá, e quiser assumir isso e depois não se for queixar á marca ou dizer mal do produto solar, que afinal os paineis não são assim tão bons, blablabla, etc

. acho é que a "vulcano" e os seus instaladores não dão muita atenção à inclinação e estranho.

quanto a esta questão, acho que a vulcano interessa-se sim, quanto aos instaladores não ligarem ai acredito porque aqui na minha região (aveiro) acontece o mesmo, mas isso tem a ver com más praticas de instalação e mzu profissionalismo
eu como instalador não so da vulcano como mais outra marca posso lhe dizer que não encontra um painel montado por mim com menos de 35º (esta inclinação minima recomendada pela vulcano)

agora há instaladores que não querem gastar uns metros de calha para elevar o painel e optimizar o rendimento

mas isso não e a marca nem é o geral dos instaladores
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmsf »

pois os restantes componentes estão montados no sótão: válvula misturadora, válvula de segurança, vaso de expansão).

tem uma uma peça que quase nenhum instalador coloca no termossifão (vaso de espansão para as agua sanitárias)

foi colocado por livre e espontanea vontadde do instalador ou foi á sua custa
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

hoje como estou com tempo decidi fazer um ponto de situação do meu sistema.


desde maio até ao presente momento já lá vão 6 meses ... seis meses em que o sistema em 5 foi autosuficiente e um mês (este de novembro) em que tive de começar a ligar o apoio com mais regularidade. de qualquer uma da maneiras, mesmo neste mês, o solar continua a ser um bom apoio uma vez que nos dias mais limpos consigo perfeitamente aquecer a água até perto dos 40º ... basta umas horinhas de sol ppara conseguir atingir este valor. hoje é um bom exemplo disso! umas horas de sol de manhã e voilá! isto também é importante porque desta forma poupa-se alguma energia electrica.

durante os meses de verão a quantidade de água disponível é imensa. há dias em que poderia perfeitamente gastar 2x300l de água sem qualquer problema.

a nível do gasto de energia por causa da bomba circuladora ... a minha factura não se alterou nem um cêntimo. continuo a pagar +- o mesmo todos os meses. o que mudou radicalmente foi a minha factura de gás. a garrafa de 45kg que em maio estava em uso continua lá!

com os melhores cumprimento,


d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por alen »

boa noite a todos os foristas.

tenho passado algumas horas a ler muita da informação disponibilizada no fórum, inicialmente como visitante, e hoje resolvi efectuar o meu registo.

é óbvio que tenho aprendido bastante com tudo o que tenho aqui lido.

sou um potencial adquirente de um sistema de aguas quentes sanitárias.

inicialmente estava a pensar adquirir um sistema da solhart, mas depois de um conversa com o técnico da possível empresa instaladora mudei de opinião e vou em principio adquirir um equipamento da vulcano.

presentemente efectuou o aquecimento de aguas através de esquentador inteligente da vulcano, localizado no exterior da habitação.

o sistema de aqs a adquirir pretendo que o mesmo seja interligado com o referido esquentador, para ficar como sistema auxiliar complementar, que servirá para alturas de menor períodos de incidência solar ou de consumos de pico.

situação que me fez apontar para a vulcano em virtude de o técnico da solhart me ter apontado sempre a solução complementar de resistência eléctrica em vez do esquentador. alias referiu-me mesmo que não fazia a combinação solar / gás.

inicialmente estava inclinado para um sistema de cf, por uma questão estética, mas após leitura de diversos artigos neste fórum cheguei a conclusão que para ter eficiência no inverno deveria ter uma inclinação nos paneis de forma a que pudesse tirar o máximo partido do sistema no inverno, embora perdendo eficiência no verão. como estou situado no alentejo e tenho telhado com exposição solar (sem sombras) virado a sul, não me importo de perder no verão e na estética para ganhar no inverno. tal situação fez-me mudar de um sistema de cf para um ts.

em termos de capacidade estou a pensar adquiri um de 300 litros, pois apesar de em casa sermos somente 2 adultos e uma criança a família poderá aumentar e mais vale gastar algum agora do que depois chegar à conclusão que a capacidade é curta. por outro lado ficarei com maior numero de litros no inverno, para fazer face a maiores períodos sem exposição solar.

agradeço os vossos preciosos comentários.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

alen Escreveu:boa noite a todos os foristas.

tenho passado algumas horas a ler muita da informação disponibilizada no fórum, inicialmente como visitante, e hoje resolvi efectuar o meu registo.

é óbvio que tenho aprendido bastante com tudo o que tenho aqui lido.

sou um potencial adquirente de um sistema de aguas quentes sanitárias.

inicialmente estava a pensar adquirir um sistema da solhart, mas depois de um conversa com o técnico da possível empresa instaladora mudei de opinião e vou em principio adquirir um equipamento da vulcano.

presentemente efectuou o aquecimento de aguas através de esquentador inteligente da vulcano, localizado no exterior da habitação.

o sistema de aqs a adquirir pretendo que o mesmo seja interligado com o referido esquentador, para ficar como sistema auxiliar complementar, que servirá para alturas de menor períodos de incidência solar ou de consumos de pico.

situação que me fez apontar para a vulcano em virtude de o técnico da solhart me ter apontado sempre a solução complementar de resistência eléctrica em vez do esquentador. alias referiu-me mesmo que não fazia a combinação solar / gás.

inicialmente estava inclinado para um sistema de cf, por uma questão estética, mas após leitura de diversos artigos neste fórum cheguei a conclusão que para ter eficiência no inverno deveria ter uma inclinação nos paneis de forma a que pudesse tirar o máximo partido do sistema no inverno, embora perdendo eficiência no verão. como estou situado no alentejo e tenho telhado com exposição solar (sem sombras) virado a sul, não me importo de perder no verão e na estética para ganhar no inverno. tal situação fez-me mudar de um sistema de cf para um ts.

em termos de capacidade estou a pensar adquiri um de 300 litros, pois apesar de em casa sermos somente 2 adultos e uma criança a família poderá aumentar e mais vale gastar algum agora do que depois chegar à conclusão que a capacidade é curta. por outro lado ficarei com maior numero de litros no inverno, para fazer face a maiores períodos sem exposição solar.

agradeço os vossos preciosos comentários.

bom dia! "alen"

parece-me haver alguns conceitos ainda não correctamente assimilados sobre este assunto, se não vejamos:

- o facto de ter um esquentador vulcano inteligente, por si só não primordial para conjugar como apoio, é preciso saber se faz de modulante em função da temperatura da água, neste caso está correcta a opção, o contrário já não é valido. se pretender um esquentador opte vulcano wrs (solar) que faz o apoio aos painéis solares.
no meu caso pessoal o apoio é feiro por um cilindro eléctrico conjugado com a tarifa bi-horária.

- o cf tem outras vantagem independentemente da questão estética, se a estética para si é importante, a questão da inclinação não é razão para mudar de opinião, pois os painéis podem ser colocadas com a inclinação que pretender indiferente ser ts ou cf.
eu optei pelo ts 300l por outras razões não essa (sistema mais simples logo menos manutenção, o valor do investimento €€€... etc.

- em termos de capacidade, é um boa opção tendo em conta o futuro.



alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por alen »

boa tarde

respondendo ao email anterior.

parece-me haver alguns conceitos ainda não correctamente assimilados sobre este assunto, se não vejamos:

admito que possa haver.

- o facto de ter um esquentador vulcano inteligente, por si só não primordial para conjugar como apoio, é preciso saber se faz de modulante em função da temperatura da água, neste caso está correcta a opção, o contrário já não é valido. se pretender um esquentador opte vulcano wrs (solar) que faz o apoio aos painéis solares.

pelo que sei não é modulante, mas como penso a vir adquirir o modulo solar, a agua somente irá passar pelo esquentador quando se encontrar abaixo de uma determinada temperatura. bem sei que não consigo com este esquema manter uma temperatura certa de saida da agua, mas posso minimizar esse efeito, com um ajuste nos afinadores da chama e do caudal de agua do esquentador. caso pretendesse afastar esta situação teria de colocar mais uma torneira de três vias depois do esquentador e dessa forma iria garantir que com a mistura de agua fria a temperatura da agua não iria exceder o predeterminado na vavula.


- o cf tem outras vantagem independentemente da questão estética, se a estética para si é importante, a questão da inclinação não é razão para mudar de opinião, pois os painéis podem ser colocadas com a inclinação que pretender indiferente ser ts ou cf.
eu optei pelo ts 300l por outras razões não essa (sistema mais simples logo menos manutenção, o valor do investimento €€€... etc.

o que pretendi dizer é que para obter o melhor rendimento no inverno cheguei à conclusão que os paneis teriam de ficar inclinados, quer o istema escolhido fosse ts ou cf. posto isto para mim ter uns paineis inclinados ou uns paneis inclinado com um contentor, tanto me faz, pelo que em principio irei optar pelo mais economico. caso diferente seria se podesse ter os paneis juntos ao telhado. se assim fosse com um sistema iria certamente optar por esse independentemente do preço (diferença existente).


- em termos de capacidade, é um boa opção tendo em conta o futuro.




obrigado pela colaboração.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

viva! “alen”

confesso que não sou técnico de esquentadores, mas não me parece viável as afinações que se propõe realizar, principalmente devido á inconstante temperatura da água de entrada no esquentador.
a válvula desviadora do modulo solar, normalmente está calibrada para fazer o desvio para o apoio, sempre que a temperatura da água é inferior a 45º. daqui podemos concluir que tanto pode desviar a 44º como a 20º ou até menos. o maior risco que vejo nesta situação é para a deterioração do esquentador devido á temperatura elevadíssima que a água pode atingir e a caldeira não estar preparada, pelo menos repetitivamente, alem de fazer um consumo de gás desproporcional á necessidade o que é um desperdício.
não vejo a necessidade de “colocar uma torneira de três vias depois do esquentador “ , porque ao aplicar o modulo solar a água desviada para o apoio (esquentador) vai passar na misturadora termostática e assim vai para o circuito aqs á temperatura desejada.


alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por alen »

boa tarde

agradeço as respostas.

mas uma duvida se levanta no meu espírito.

informou-me do seguinte, que eu compreendo e lhe dou razão.

"a válvula desviadora do modulo solar, normalmente está calibrada para fazer o desvio para o apoio, sempre que a temperatura da água é inferior a 45º. daqui podemos concluir que tanto pode desviar a 44º como a 20º ou até menos. o maior risco que vejo nesta situação é para a deterioração do esquentador devido á temperatura elevadíssima que a água pode atingir e a caldeira não estar preparada, pelo menos repetitivamente, alem de fazer um consumo de gás desproporcional á necessidade o que é um desperdício.
não vejo a necessidade de “colocar uma torneira de três vias depois do esquentador “ , porque ao aplicar o modulo solar a água desviada para o apoio (esquentador) vai passar na misturadora termostática e assim vai para o circuito aqs á temperatura desejada."

no entanto no meu ultimo post o que pretendia dizer era colocar uma misturadora com regulação de temperatura.
o que me iria permitir?
se a agua estivesse no deposito (para utilizar os seus valores entre os 20º e os 44º), seria desviada pelo modulo solar, seria complementarmente aquecida pelo esquentador (se ele aguenta ou não, isso já é outra coisa, que eu também não sei) e se a temperatura da agua à saída fosse muito elevada seria remisturada com agua fria.
desta forma evitava que alguém se pudesse magoar em virtude de a agua estar demasiado quente. é claro que na minha casa as torneira são reguláveis, para todos os cuidados nunca são de mais quando existem crianças.

neste momento estou em duvida se devo adquirir o modulo solar, ou se em sua alternativa devo encomendar a resistência eléctrica?

se adquirir a resistência eléctrica, como tenho contador bi-horário poderei colocar um relógio, para que a mesma resistência esteja somente ligada no horário vazio e o esquema da passagem da agua pelo esquentador ficaria manual. se eventualmente a agua em determinada altura não viesse suficientemente quente ou se o consumo tivesse sido maior do que o sistema se encontra dimensionado, poderia sempre por optar manualmente fechar umas torneiras de passagem e obrigar a agua a entrar no esquentador e ser complementarmente aquecida.
isto claro porque já tenho o esquentador instalado e porque penso que ele se não funcionar durante muito tempo será irá estragar.

agradeço os vossos comentários e que eventualmente me possam auxiliar na decisão!

alen


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

viva! alen

vou dar-lhe a minha opinião pessoal, que acredito haver gente mais credenciada (técnico) para o aconselhar, mas mesmo assim aqui vai o meu conselho.

atendendo que já tem o esquentador, que não é modulante, não tem outro sistema que possa dar apoio ao solar, não investindo em outra alternativa e como também está numa situação geográfica "privilegiada" com a localização no alentejo. eu optava por colocar a resistência eléctrica e válvula termostática em vez do modulo solar.
como também vai dar preferência aos painéis orientados para o inverno, poucos serão os dias que irá precisar de apoio, julgo eu, mas para esses dias lá estaria a resistência e se conjugada com a tarifa bi-horária seria óptimo.

agora o difícil é prever se num final do dia temos a água a temperatura suficiente para os banhos e outras necessidades, pois todos sabemos que a resposta da resistência não e imediata, mas para uma resposta rápida a sua opção de colocar um vai-passe ao esquentador com a colocação de válvulas manuais, é acertado, até para ir dando algum "trabalho" ao esquentador.


tiagottx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 13, 2009 1:08 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por tiagottx »

viva!

sou novo cá pelo fórum, e pouco percebo disto :p

cá em casa estou à espera que venham instalar o ts 300lt da vulcano para usar com um esquentador ventilado vulcano click wrd kme.

o instalador disse que não poderia mexer na temperatura a partir da qual o sistema irá usar o esquentador(45º?), e foi-me sugerido que poderia instalar um bypass com 2 torneiras de segurança para a água poder circular como se não tivesse esquentador, pois no verão a temperatura da água vinda do painel será provávelmente suficiente para banhos/loiça/etc, e assim posso inibir a água suficientemente aquecida de passar (desnecessáriamente?) pelo esquentador para não provocar desgaste no mesmo. de qualquer maneira tenho sempre a hipótese de não usar esse bypass e a água percorrer o circuíto normal. isto pode ser assim???

já agora, não conhecendo eu o sistema de aquecimento das máquinas de lavar loiça, será vantajoso ligar também água quente à entrada da máquina da loiça, ou as máquinas não detectam a temperatura da água que entra e aquecem-na sempre??? sei que para a de roupa não vale a pena pois posso querer lavar a frio...

obrigado desde já

edit - lembrei-me agora que a situação do bypass creio ser apenas no caso de o esquentador estar preparado para ts e não ter que levar o módulo...


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

viva! tiagottx

tentando ajudar em alguns pontos, envio a minha opinião:

"cá em casa estou à espera que venham instalar o ts 300lt da vulcano para usar com um esquentador ventilado vulcano click wrd kme."

-não é aconselhavel o ideal é o wrs, que faz modulação da chama em função da temperatura da água preveniente do ts, é especifico para apoio solar.

"o instalador disse que não poderia mexer na temperatura a partir da qual o sistema irá usar o esquentador(45º?), e foi-me sugerido que poderia instalar um bypass com 2 torneiras de segurança para a água poder circular como se não tivesse esquentador, pois no verão a temperatura da água vinda do painel será provávelmente suficiente para banhos/loiça/etc, e assim posso inibir a água suficientemente aquecida de passar (desnecessáriamente?) pelo esquentador para não provocar desgaste no mesmo. de qualquer maneira tenho sempre a hipótese de não usar esse bypass e a água percorrer o circuíto normal. isto pode ser assim???"

- o instalador estava-se a referir á utilização do modulo solar, os 45º é o valor de actuação da valvula desviadora, para a valvula misturadora se superior, para o apoio (esquentador) se inferior. mas não aconselho esta opção devido ao tipo de esquentador que pretende utilizar, não faz modulação, embora é bom por ter um sistema de segurança de limitação de temperatura.

"já agora, não conhecendo eu o sistema de aquecimento das máquinas de lavar loiça, será vantajoso ligar também água quente à entrada da máquina da loiça, ou as máquinas não detectam a temperatura da água que entra e aquecem-na sempre??? sei que para a de roupa não vale a pena pois posso querer lavar a frio..."

- existem modelos preparados para admitir água previamente aquecida... mais não lhe sei dizer, mas se pesquisar neste forum vai encontar matéria suficiente para o elucidar, se a memória não me falha.

"edit - lembrei-me agora que a situação do bypass creio ser apenas no caso de o esquentador estar preparado para ts e não ter que levar o módulo..."

- na minha opinião o bypass deve ser utilizado quando o esquentador não está preparado para o modulo solar e ou não faz molulação por temperatura da água.

espero ter ajudado.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”