Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por CrOhN »

não sei. se o ponto de saida de agua quente do painel é mesmo no topo, quase que aposto que, estando o acumulador cheio de água quente, pelo menos a água quente do fundo vai ser arrefecida na parte do painel que fica ao mesmo nivel. esta perca será significativa, tambem não sei.

um pequeno offtopicª

tenho um acumulador eléctrico da vulcano em que o termostato é eléctrónico, funciona bem, o problema é que foi concebido para que, para fazer reset ao termostato, basta desligar da corrente. o problema é que a temperatura por defeito são 50º, ora se eu quiser meter um relógio para ligar só na bi-horária, e aquecer mais para ter mais autonomia durante o dia, não posso, porque volta sempre aos 50º. já questionei a assitência sobre a possibilidade de alterar, mas, nada feito. foi-me comunicado que é mesmo assim. eu tambem lhes disse: "é assim, mas está mal!" se sabia que aquilo funcionava assim, nunca tinha comprado aqule modelo, preferia um de termostato simples, ao menos esses não se "esquecem" do que definimos.


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

lrds Escreveu:
crohn Escreveu:já apreciei alguns sistemas vulcano, e realmente o topo do painel fica ligeiramente mais alto que a parte mais baixa do acumulador. por acaso já me tinha interrogado sobre a eficiência dos mesmos nestas circunstâncias. agora como este, é demais.
boas
na página 5 deste tópico está uma montagem vulcano e também está + ou - assim. mas pensando bem no assunto penso que, a não ser que esteja errado, o mais importante é a entrada do circuito no painel que está muito abaixo do acumulador. será?
boas

a instalação da pagina 5 é a minha.

posso garantir que a minha entrada do depoisto está bem mais acima, no entanto na altura questionei a vulcano e foi-me dito que o painel tinha sido desenvolvido para trabalhar assim. a realidade é que até ao momento e desde que tenha sol ele aquece bem.

sem também que os paineis mais vendidos pela vulcano forma os ts de 200l ou seja existem uns milhares em portugal.


mplm
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 28, 2010 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por mplm »

obrigado a todos pelas dicas, vou falar com o instalador.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

mplm Escreveu:obrigado a todos pelas dicas, vou falar com o instalador.
boas

deves exigir que a entrada no acumolador do circuito primario, fique uns centimetros acima da saída do painel, o fluido ao aquecer sobe não desce.
Inté


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

deves exigir um sistema instalado de acordo com as normas do fabricante, ou exigir ao fabricante um serviço de acordo com as normas de instalação.
Porreiro, pá!


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmsf »

boas
em relação á montagem da pagina 5 e uma vez que foi executada pela minha pessoa
ela esta de acordo com o que a marca manda
se a marca manda a estrutura assim acredito que é porque funciona
tb porque a entrada do fluido no deposito encontra-se por volta de 20cm acima do painel embora não pareça

em relação á outra situação aqui relatada acredito tb que não funcione pois a ligação entre o painel e o depósito está a descer para o depósito, logo a circulação natural não deve estar a ser feita em condições segundo diz o nosso amigo, aquece em dias de muito sol porque ai o aumento de pressão é tanta que o fluido consegue superar a gravidade e circula
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

boas!

tenho seguido esta questão e na verdade, como passo algumas vezes em frente há fabrica da vulcano em cacia - aveiro, chamou-me atenção o modelo exposto no jardim (ts 200l) que está precisamente montado de igual forma aos do "mplm" e do "vespita", pelo menos no que respeita ao posicionamento do acumulador em relação ao painel...

até

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

caros foristas, faltam 19 dias para o sistema solar cá de casa ter perfazido um ano desde a sua instalação. neste ano, cá em casa muita coisa mudou ... nomeadamente o consumo de gás. este inverno já não tivemos de recorrer constantemente ao homem do gás e mesmo com o aquecimento central ligado (não o dia todo) a poupança em gás foi substancial. quanto? não sei bem dizer porque a frequência com que ligamos o aquecimento central não é sempre a mesma.
como esperávamos, o sistema solar não é autosuficiente para o aquecimento da água no inverno... mas é uma ajuda uma vez que permitiu sempre aquecer qualquer coisa a água antes de a resistência completar o aquecimento à noite. durante o inverno a nossa conta da electricidade aumentou em média 17,50€ sendo que a água aquecida pela resistência não é suficiente para 4 banhos fartos. têm de ser 4 banhos mais rápidos para a água chegar para todos. de qualquer modo, a economia foi evidente.
de abril até mais ou menos finais de setembro/outubro, com excepção a alguns dias, o sistema solar foi autosuficiente. sempre que a água (300l) são aquecidos até +- aos 60º pelos paineis, são sempre possíveis 4 banhos fartos e, por vezes, ainda sobra água.
o acumulador/cilindro tem-se portado muito bem ... conservando muito bem a temperatura da água de um dia para o outro. as perdas numa noite situam-se em média à volta dos 3º.
por tudo isto, só tenho a dizer bem do sistema. estou contente e o meio ambiente também. olhem as toneladas de co2 que com este poupança de hidrocarbonetos não foram para a atmosfera!

um abraço

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

boas
estes sistemas de aqs têm a vantagem de nos educar também no consumo da água. começamo-noa a aperceber que ao tomarmos duches mais rápidos a água chega para todos e poupamos!
Inté


digitalzoo
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça jul 01, 2008 2:15 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por digitalzoo »

boas

já tenho o painel instalado

termossifão 300l vulcano, com apoio eléctrico.
contrato e pagamento em 10/12/2009
factura com data de 31/12/2009
instalação 08/04/2010

até agora só posso dar feedback dos instaladores, competentes, simpáticos, pacientes e seguros com as dúvidas e questões do cliente, nota-se que sabem o que fazem e não tentam atirar areia para os olhos do utilizador
numa palavra, profissionais
parabéns à vulcano
quanto ao equipamento, por enquanto, só posso dizer que tem bom aspecto, sólido, com bons acabamentos, bem embalado e.... pesado
Anexos
pormenor
pormenor
IMG_8499_1_1.jpg (70.31 KiB) Visto 8425 vezes
sistema completo hoje ao fim do dia
sistema completo hoje ao fim do dia
IMG_8480_1_1.jpg (72.4 KiB) Visto 8425 vezes
estrutura ontem
estrutura ontem
IMG_8476_1_1.jpg (84.23 KiB) Visto 8425 vezes


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

boas! digitalzoo

antes de mais os parabéns, mais um no clube

só um pequeno reparo, os instaladores podiam e deviam ter um pouquinho mais de brio profissional, então só a saída da água quente é que tem direito a um isolamento condigno, digo com espessura e protecção uv, então o resto...? falharam redondamente nesta questão, a meu ver é de reclamar o mais breve possível enquanto o assunto está quentinho...

até


PASB
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 29, 2009 10:32 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PASB »

boas!

finalmente tenho o meu sistema ts300 instalado e a funcionar, apesar de não ter a inclinação e orientação ideal tenho tido sempre agua quente de manhã, mesmo quando os miudos tomam duche à noite.

o que não está a correr bem é que o kit solar perde agua quando estamos a utilizar aqua quente, meio balde cada duche, assim hoje fiz o pedido de assistência. vamos ver quando é que os tecnicos da vulcano vão substituir o equipamento.

paulo


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por c_s_amaral »

lrds Escreveu:boas
estes sistemas de aqs têm a vantagem de nos educar também no consumo da água. começamo-noa a aperceber que ao tomarmos duches mais rápidos a água chega para todos e poupamos!
eu instalei redutores de caudal nos chuveiros e mudei os chuveiros para outros com os "buracos" bem menores e apesar de termos menos água a sair até ficamos com a sensação que temos mais.


PASB
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 29, 2009 10:32 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PASB »

ontem tive a visita do tecnico da vulcano. problema resolvido com a substituição de uma peça que tinha defeito de fabrico.

o tempo de resposta correspondeu às minhas expectativas.

alexandre santos
pasb Escreveu:boas!

finalmente tenho o meu sistema ts300 instalado e a funcionar, apesar de não ter a inclinação e orientação ideal tenho tido sempre agua quente de manhã, mesmo quando os miudos tomam duche à noite.

o que não está a correr bem é que o kit solar perde agua quando estamos a utilizar aqua quente, meio balde cada duche, assim hoje fiz o pedido de assistência. vamos ver quando é que os tecnicos da vulcano vão substituir o equipamento.

paulo


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por solsombra »

boas,

não tendo grandes conhecimentos sobre este tipo de instalação, ao ver as fotos fiquei com uma dúvida que exponho:

o limite inferior do depósito não tem que ficar no mínimo ao nível do bordo superior do painel?

desde já agradeço as vossas respostas.

solsombra


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

solsombra Escreveu:boas,

não tendo grandes conhecimentos sobre este tipo de instalação, ao ver as fotos fiquei com uma dúvida que exponho:

o limite inferior do depósito não tem que ficar no mínimo ao nível do bordo superior do painel?

desde já agradeço as vossas respostas.

solsombra

boas! solsombra

e que tal fazer uma pequena leitura para trás (pouco) neste tópico, vai ver que não se arrepende e vai com certeza encontrar a resposta...

até


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

vais reparar que o ponto de entrada do primário no tanque está ao nível do topo do colector. isto garante uma boa circulação do termosifão. já vimos aí em tempos uma foto onde isso não acontecia, ou pelo menos não parecia acontecer.
Porreiro, pá!


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por solsombra »

paulol Escreveu:
solsombra Escreveu:boas,

não tendo grandes conhecimentos sobre este tipo de instalação, ao ver as fotos fiquei com uma dúvida que exponho:

o limite inferior do depósito não tem que ficar no mínimo ao nível do bordo superior do painel?

desde já agradeço as vossas respostas.

solsombra

boas! solsombra

e que tal fazer uma pequena leitura para trás (pouco) neste tópico, vai ver que não se arrepende e vai com certeza encontrar a resposta...


boas

peço desculpa por não ter lido o que havia sido escrito antes.

cump

solsombra
até


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!


JotteX
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta abr 09, 2009 9:46 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por JotteX »

boa tarde.
não deixei de estar atento a esta parte especifica deste fórum chegando a algumas conclusão, tendo algumas duvidas e confirmei também algumas das minhas certezas.
quanto ao material "calefi" usado nessas instalações especificas é a única certeza que eu tinha e que confirmei. não há melhor do que isso em misturadoras, purgadores, grupos de segurança, etc. claro que o material dessa qualidade paga-se..! tudo o que é bom custa o seu dinheiro!!!
a duvida que tenho surge numa das fotos que são mostradas por um utilizador a que chama aquilo de "controlador" serve afinal para quê? caso esta pessoa em especial queira acumular uma outra fonte de energia energia? esse controlador dá para mais um função?
outra coisa que não entendo é o porquê de escolherem vulcano, uma vez que é uma das marcas mais qualidade duvidosa tem!?!?!?!?!?
quer no sistema forçado quer no sistema termossifão gostaria que fizessem o teste de desligar mesmo a resistência eléctrica da electricidade e fazer o teste.
com esses sistemas quantos meses do verão são autónomos de água quente?
gostava de ver esclarecidas estas questões se possível.
sem mais.
jr

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”