Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por alen »

manuelcar Escreveu:estas situações decorrem directamente do facto de não terem instalado um vaso de expansão no circuito secundário. aparentemente ninguém a tem porque os instaladores ou os fabricantes se esqueceram de que se trata de um componente importante cuja função pode até evitar desperdícios de água quente e rotura de canos.

obrigado pela sua opinião.

já tinha pesquisado e chegado à conclusão que a instalação de pelo menos uma valvula redutora de pressão depois do sistema ts poderia resolver a questão.

sugeriu-me a instalação de uma vaso de expansão. sabe dizer qual destas duas soluções será a melhor e quais são as vantagens e desvantagens de uma e outra solução?

apesar de ter uma ideia do que é um vaso de expansão pode explicar-me melhor o que é concretamente a colocação de um vaso de expansão no circuito secundário?

e já agora se poder optar por umas das duas soluções apresentadas quais os custos respectivos (aproximados) de uma ou de outra solução?

talvez esteja a pedir de mais, mas sempre tenho ouvido dizer pedir não custa.

obrigado!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

pedir não custa realmente e este fórum serve mesmo para trocar ideias. aqui vai então.
o circuito secundário é o circuito aqs que inclui o tanque de acumulação. quando a temperatura sobe, aumenta também o volume ocupado pela água e a esse aumento de volume corresponde um aumento de pressão sobre o circuito uma vez que os fluidos são incomprimíveis. a partir de um certo valor a válvula de segurança abre e alivia, caso contrário tanto os canos como o tanque podem romper ou, pelo menos, ver a sua vida útil fortemente diminuida.
é por isso que uma válvula de limitadora de pressão não tem qualquer utilidade.
a solução está num dispositivo que permita absorver o aumento de volume e esse dispositivo chama-se vaso de expansão (também lhe chamam balão) e existem dois tipos fundamentais conforme a aplicação.
sobre s custos nada posso dizer mas como sabes andam por aqui diversos profissionais do sector que te podem informar.
o motivo porque tanta gente anda a instalar redutoras de pressão é justamente porque os fabricantes dos kits não enviam os vasos de expansão e os instaladores sugerem estas soluções simples mas infelizmente ineficazes no contexto.
Porreiro, pá!


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por cblfreitas »

o motivo porque tanta gente anda a instalar redutoras de pressão é justamente porque os fabricantes dos kits não enviam os vasos de expansão e os instaladores sugerem estas soluções simples mas infelizmente ineficazes no contexto.
de facto a válvula redutora não resolve o problema da pressão adicional que os sistemas tem que absorver quando a temperatura da água acumulada aumenta. um sistema de 150 a 200 litros absorve bem porque o aumento de volume é pequeno e aí bastará uma válvula de segurança, para situações mais críticas. já para volumes de 300 litros, um vaso de expansão começa a ter importância significativa.

a válvula redutora, por seu lado, faz falta quando a água da rede atinge pressões exageradas. ainda ontem estive numa instalação em que o manómetro de pressão à entrada de água fria oscilava continuamente entre os 5 e os 6 bar. no chão estava a prova de que a válvula de segurança de aqs (7 bar) já havia disparado e o depósito de acumulação (apesar de não ter vaso de expansão) estava a apenas 50 ºc, não sendo portanto causa do excesso de pressão. nestes casos, sim, uma válvula redutora faz falta.


alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por alen »

boa tarde a todos

obrigado pela vossa colaboração.

das explicações que me deram o que eu não sabia era a diferença entre circuito primário e secundário, mas agora já me ecnontro elucidado.

realmente o meu sistema de ts é de 300 litros encontra-se virado a sul e com uma inclinação próxima dos 45 graus para poder optimizar a captação do sol no inverno, que é quando ele é mais raro.

o meu sistema não tem instalado nenhum vaso de expansão, pelo que o aumento de temperatura provoca realmente o aumento de volume da agua que como é obvio aumenta a pressão dentro da canalização do esquentador e da casa, uma vez que é o meio auxiliar a todo o sistema.

o vaso de expansão deve ser instalado em que local? perto do deposito em cima do telhado ou pode ser em qualquer parte da canalização que traz a agua quente, mas sempre antes do kit solar?
no meu caso como tenho sotão, caso possa ser, poderia coloca-lo dentro do sotão, ou então junto do esquentador que se encontra no exterior da casa, mas devidamente resguardado.
e existem diferentes capacidades de vasos de expansão ou não?

gostaria realmente que alguém me informasse o preço aproximado do vaso de expansão apropriado para o meu caso, para poder fazer contas ao orçamento.

obrigado
alen


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por PaulOL »

alen Escreveu:boa tarde a todos

obrigado pela vossa colaboração.

das explicações que me deram o que eu não sabia era a diferença entre circuito primário e secundário, mas agora já me ecnontro elucidado.

realmente o meu sistema de ts é de 300 litros encontra-se virado a sul e com uma inclinação próxima dos 45 graus para poder optimizar a captação do sol no inverno, que é quando ele é mais raro.

o meu sistema não tem instalado nenhum vaso de expansão, pelo que o aumento de temperatura provoca realmente o aumento de volume da agua que como é obvio aumenta a pressão dentro da canalização do esquentador e da casa, uma vez que é o meio auxiliar a todo o sistema.

o vaso de expansão deve ser instalado em que local? perto do deposito em cima do telhado ou pode ser em qualquer parte da canalização que traz a agua quente, mas sempre antes do kit solar?
no meu caso como tenho sotão, caso possa ser, poderia coloca-lo dentro do sotão, ou então junto do esquentador que se encontra no exterior da casa, mas devidamente resguardado.
e existem diferentes capacidades de vasos de expansão ou não?

gostaria realmente que alguém me informasse o preço aproximado do vaso de expansão apropriado para o meu caso, para poder fazer contas ao orçamento.

obrigado
alen
boas! alen

se fizer uma pesquisa no forum, vai concerteza encontrar respostas para as questões colocadas.
vou dar-lhe umas pistas, visualize o tópico "programa energia solar - solargus" tem 4 páginas ou o endereço:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=47&t=10492
e também este:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=100

repare no pequeno "balão" verde ou azul, por baixo dos ts é isso que procura.

um abraço


s3co
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta fev 11, 2010 11:19 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por s3co »

bom dia:
esta é a minha primeira pergunta neste fórum, embora seja frequentador (anonimamente) das questões aqui colocadas, então aqui vai a questão:
- desde outubro de 2009 que tenho o conjunto da vulcano de cf 300l, o que se passa é isto na parte inferior da canalização e do depósito, saídas e entradas de água para o depósito, existe uma válvula azulada com uns números (tuv- 1/2w 1115 - 6 bar) com a saída virada para o "exterior" entenda-se "exterior" como a despensa local onde está colocado o depósito e o esquentador de apoio, ora esta válvula verte água fria "pinga" quando o liquido de aquecimento está a circular e deixa de o fazer quando o liquido pára de circular.
o instalador diz que é pressão a mais (?) da água da rede e que será preciso limitar essa pressão, eu fiquei duvidoso desta solução pois se é pressão a mais porque é que esta válvula não verte nada quando o liquido não está a circular (esta situação acontece independentemente da temperatura da água no depósito, ou seja assim que o liquido começa a circular a válvula começa a pingar!), resultado tenho de ter um recipiente por baixo desta válvula e como está muito junto ao chão o recipiente é pequeno, cerca de 3l e tenho de o vazar a cada 2/3 dias.
será que me podem elucidar. obrigado.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

ainda que a descrição não seja muito clara. parece-me que se trata exactamente da mesma situação. o aumento da temperatura (não o valor em si) provoca o aumento do volume e consequentemente da pressão. isto sucede sempre que a bomba do primário entra em funcionamento.
mais uma vez um instalador falha o diagnóstico e induz em erro o seu cliente. o que pode acontecer é a pressão da rede ser excessiva, mas isso só se pode afirmar depois de a medir, nunca atribuir-lhe a causa de um efeito que tem elevada probabilidade de ser resultado da falta de um equipamento reconhecidamente necessário.
Porreiro, pá!


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por henriquefala »

oi boas
mais uma vez interrogo me se o deposito tera um eficaz e indispensavel vaso de expansão? uma vez que muitas marcas simplesmente ignoram ou nao incluem o vaso de expansão que tantos problemas evita.


s3co
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta fev 11, 2010 11:19 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por s3co »

obrigado pela resposta.
se bem entendi o que "falta" será um vaso de expansão, verdade?
é que eu já tenho um instalado, mas o que lá está ligado é o líquido da circulação forçada, para além de uma válvula que o instalador direccionou para uma vasilha, segundo ele porque o liquido é caro e assim caso saia é reaproveitado.
pelo que disse então eu deveria ter outro vaso de espansão.
junto as fotos para melhor compreensão, a válvula que referi está em baixo (1ª foto) entre a torneira "vermelha" e outra "preta".
Anexos
2304.jpg
2304.jpg (147.94 KiB) Visto 8684 vezes
Foto do sistema
Foto do sistema
2305.jpg (147.5 KiB) Visto 8684 vezes


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

nada a acrescentar. tens um vaso de expansão no circuito primário e, como não tens no secundário, sempre que a temperatura sobe a válvula de segurança dispara.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por rastaparta »

o esquema, como a marca aconselha seria com está na figura:
Anexos
esquema.jpg
esquema.jpg (41.44 KiB) Visto 8656 vezes


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

correcto, sendo que o uso do vaso de expansão deve ser considerado obrigatório para evitar as perdas de agua pela valvula de segurança, enquanto o redutor de pressão é de uso facultativo condicionado pelas condições locais de pressão na rede.
Porreiro, pá!


mplm
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 28, 2010 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por mplm »

boas a todos
eu sou novo aqui no forum e tenho uma duvida de inesperiente em relação ao meu painel da vulcano, é o seguinte é preciso fazer muito sol para ter agua quente e mesmo sem a utilizar no dia seguinte está sempre fria é normal?

deixo as fotos da instalação.
já agora nunca vi nenhum igual ao meu com o deposito tão baixo.

cumps
mplm
Anexos
solar_2.jpg
solar_2.jpg (46.03 KiB) Visto 8472 vezes
solar_1.jpg
solar_1.jpg (75.25 KiB) Visto 8472 vezes


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

boas

realmente também nunca vi nada assim. pelo menos metade do acumulador está abaixo da parte mais elevada dos paineis. eu não sei mas provavelmente isso não iré funcionar correctamente.....
Inté


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por cblfreitas »

de facto, assim a circulação natural tem a vida muito dificultada. quer-me parecer que a sua inexperiência é bem menor que a do instalador que montou isso.
no seu lugar enviava essas fotos para a vulcano. imagino que irão aí a correr, para resolver o problema.
na verdade há coisas que não se deviam desculpar...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

um termosifão não funciona assim. enviar fotografia ao instalador, ao fabricante, à pmelink, ao instituto de defesa do consumidor e à deco acompanhado de uma reclamação, de um pedido de reparação e da indicação do valor dispendido a cada dia em consumo de energias não renováveis devido ao não funcionamento do sistema.
para maior efeito convém referir na carta em p/s o nome de todas as entidades para quem foram enviadas as cópias.

boa sorte!
Porreiro, pá!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por CrOhN »

já apreciei alguns sistemas vulcano, e realmente o topo do painel fica ligeiramente mais alto que a parte mais baixa do acumulador. por acaso já me tinha interrogado sobre a eficiência dos mesmos nestas circunstâncias. agora como este, é demais.


sol_maiato
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta ago 26, 2009 1:59 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por sol_maiato »

apenas para dar o meu contributo à questão que vinha sendo debatida atrás, para lembrar que o vaso de expansão dos sistmas ts vulcano já se encontra dentro do depósito. veja-se o esquema do depósito, no site da vulcano. vaso de expansão de 3 litros.
cump.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

lembrar que o vaso de expansão dos sistmas ts vulcano já se encontra dentro do depósito. veja-se o esquema do depósito, no site da vulcano. vaso de expansão de 3 litros.
sim. mas esse é o vaso de expansão do circuito primário. o que debatemos aqui é o outro... ou a falta dele.
Porreiro, pá!


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lrds »

crohn Escreveu:já apreciei alguns sistemas vulcano, e realmente o topo do painel fica ligeiramente mais alto que a parte mais baixa do acumulador. por acaso já me tinha interrogado sobre a eficiência dos mesmos nestas circunstâncias. agora como este, é demais.
boas
na página 5 deste tópico está uma montagem vulcano e também está + ou - assim. mas pensando bem no assunto penso que, a não ser que esteja errado, o mais importante é a entrada do circuito no painel que está muito abaixo do acumulador. será?
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”