Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

polar555
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo mai 24, 2009 2:01 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por polar555 »

manuelcar Escreveu:
não sei se pelo facto de agora ter 300l de água no telhado terá havido um incremento na pressão da água.
não, o que sucede é que eliminaste a maior restrição à circulação de água que era o esquentador.
estou confiante de ter um bom rendimento nas estações menos quentes
infelizmente, no inverno a coisa não funciona da mesma maneira. quer dizer, nos dias de sol do inverno (os mais frios) funciona bem.
tenho lido as vossas intervenções com muito interesse pois também ando a pensar em instalar um sistema em minha casa. a minha pergunta é se o caudal de água quente melhora, mesmo tendo uma caldeira como apoio?


man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por man »

a minha experiência nestas coisa é pequena. no entanto está-se a passar qualquer coisa estranha relativamente à pressão e caudal do meu sitema que foi acabado de instalar.
apesar do meu circuito de circulação forçada ter à entrada do depósito uma válvula redutora de pressão, um vaso de expansão de 24 lts, a válvula de segurança que está a seguir (6 bar) perde muita água. ( o depósito não está ligado a nenhuma caldeira, o apoio é eléctrico).
ontem à noite rodei muito no sentido do “menos (-)” o parafuso da válvula redutora de pressão (ficou com cerca de duas voltas em relação as seis do dia anterior). hoje de manha reparei que verteu, ainda assim muita água. inicialmente perderia mais de 30 litros. hoje tinha mais de 20 litros. ao tomar banho reparei que o caudal inicialmente era razoável mas passado um minuto estava muito baixo não permitindo tomar banho convenientemente.
agradeço desde já qualquer indicação para tentar compreender o que se passa.
polar555 Escreveu:
manuelcar Escreveu:
não sei se pelo facto de agora ter 300l de água no telhado terá havido um incremento na pressão da água.
não, o que sucede é que eliminaste a maior restrição à circulação de água que era o esquentador.
estou confiante de ter um bom rendimento nas estações menos quentes
infelizmente, no inverno a coisa não funciona da mesma maneira. quer dizer, nos dias de sol do inverno (os mais frios) funciona bem.
tenho lido as vossas intervenções com muito interesse pois também ando a pensar em instalar um sistema em minha casa. a minha pergunta é se o caudal de água quente melhora, mesmo tendo uma caldeira como apoio?

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Berto »

ora boas pessoal...

preciso de umas dicas...
.a cerca de um mes e meio fiz a encomenfa do ts 200l da solahart com modulo solar.mas ja recebi a noticia por parte do instalador ,que a solahart nao autoriza a ligaçao de modulos solares pelo protocolo,ou seja,para por modulo solar ,a responsabilidade é toda do cliente...a minha grande duvida é:

o banco devolve me o dinheiro?

posso obrigar legitimamente a colocaçao do modulo solar?

que vou fazer com esquentador?

posso cancelar a encomenda e mudar para outra marca,argumentado a indisponibilidade da marca na instalaçao do modulo solar?

aguardo respostas dos entendidos...


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por cblfreitas »

não havendo colocação do módulo solar, o banco devolve o dinheiro. no entanto, o fabricante ou importador (neste caso a digal) tem que informar a pmelink de que se deve proceder à devolução. relativamente ao esquentador pode usar duas vias possíveis (pelo menos):

- uma é desliga-lo, pedir a instalação de uma resistência eléctrica (julgo que vem de origem) e a instalação de um quadro de controlo com relógio programador para poder utilizar a resistência quando o sol deixar de ter capacidade para fornecer água quente suficiente;

- outra é pedir ao instalador para realizar um esquema de ligação com termostáto e válvula de 3 vias motorizada que decida a utilização do esquentador com água directa da rede, sempre que a temperatura no ts seja inferior a 40/45 ºc (julgo que há um esquema deste sistema num outro tópico, mas já não sei qual). de qualquer forma este esquema teria que ser concebido pelo instalador e deve ficar por algo acima dos 200€.

em qualquer dos casos é sempre desejável (para não dizer obrigatória) a instalação de uma misturadora termostática à saída do ts. com isto e com o esquema que refiro acima ficaria com uma solução muito mais eficiente que a do módulo solar (a água circula a 45ºc por via da misturadora e não se gasta água do ts se esta não estiver acima dos 45ºc).

quanto à possibilidade de desistir da encomenda, julgo que também o pode fazer até uma semana antes da instalação. neste caso devolvem-lhe a totalidade do dinheiro e pode depois fazer nova encomenda a partir do zero.

espero ter esclarecido e não me ter enganado em nada..........


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por cblfreitas »

a minha experiência nestas coisa é pequena. no entanto está-se a passar qualquer coisa estranha relativamente à pressão e caudal do meu sitema que foi acabado de instalar.
apesar do meu circuito de circulação forçada ter à entrada do depósito uma válvula redutora de pressão, um vaso de expansão de 24 lts, a válvula de segurança que está a seguir (6 bar) perde muita água. ( o depósito não está ligado a nenhuma caldeira, o apoio é eléctrico).
ontem à noite rodei muito no sentido do “menos (-)” o parafuso da válvula redutora de pressão (ficou com cerca de duas voltas em relação as seis do dia anterior). hoje de manha reparei que verteu, ainda assim muita água. inicialmente perderia mais de 30 litros. hoje tinha mais de 20 litros. ao tomar banho reparei que o caudal inicialmente era razoável mas passado um minuto estava muito baixo não permitindo tomar banho convenientemente.
não é fácil fazer disparar uma válvula de segurança de aqs regulada para 6 bar. a válvula redutora, por seu lado, vem normalmente regulada de fábrica para 3 bar. logo, à primeira vista diria que é a válvula de segurança que está defeituosa. verifique se foi bem instalada (sentido da seta a apontar para a entrada do depósito) e se puder verifique também a pressão do vaso de expansão que está ligado à tubagem de entrada de água do tanque (esta deverá ter sido acertada pelo instalador, mas já agora não se perde em verificar, não vá estar com uma pressão exagerada).

de qualquer forma, julgo que a primeira coisa a fazer é chamar mesmo o instalador para resolver o problema.


nasc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 15, 2009 11:07 pm
Localização: Freamunde, Paços de Ferreira

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por nasc »

boa noite,

foi esta tarde instalado o meu solahart ts302kf, após um mês e meio de espera por ruptura de stocks.

correu tudo bem e em cerca de 2 horas já se tomaram 2 banhocas com água morna (vivo na zona de paços de ferreira).

resistência (55 graus) desligada até ao final do mês e depois vamos testar.

vamos ver se amanhã de manhã a água ainda está boa para o banho.

nasc


Gafas
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça jun 03, 2008 8:27 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Gafas »

boas

vinha pedir aos utilizadores do sistema solar de circulação forçada se me poderiam informar sobre o material que o kit contem. isto é tubo incluido para ligação, valvulas de segurança etc.... pois gostaria de saber qual o material excedente que terei de pagar ao instalador. ainda mais,ao não haver o modulo solar penso que será necessaria uma valvula termoestática.
e já agora qual o valor que pagaram em excesso. o meu instalador que cá teve em casa falou em cerca de 250 euros.

obrigado


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

gafas,

a resposta a sua pergunta não é linear... cada fabricante tem uma forma de "fazer" o kit, basicamente são mais ou menos iguais mas não poderemos responder sem saber qual é que está a por em questão, a marca que defendo, tem vindo a actualizar ao longo do tempo o seu sistema...

não consigo colocar aqui o ficheiro não permite mais de 2 mb, poderei mandar via e-mail, se entender o meu e-mail é [email protected]

lembre-me qual o assunto.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por manuelcar »

se me poderiam informar sobre o material que o kit contem
é da maior conveniência colocar a pergunta directamente, por mail ou carta, ao fabricante. relativamente aos extras necessários e respectivos custos é fundamental obter uma proposta escrita descriminando equipamentos e custos de instalação associados.
Porreiro, pá!


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por c_s_amaral »

bom dia a todos.

finalmente tomei a decisão e acabei de encomendar um sistema de aquecimento ts da solahart.
embora aqui na madeira não seja das marcas mais comuns é concerteza uma mas melhores. para já não vou instalar modulo solar, porque segundo informações que obtive de um instalador da minha confiança, aqui na madeira é raro ter recorrer ao apoio electrico. é um sistema de 300l, que para 3 pessoas deve dar e sobrar

o processo já foi feito à mais de uma semana, mas a "menina" do banco esqueceu-se de enviar a prova de pagamento e só hoje é que essa questão ficou resolvida. da forma que me explicaram, o dinheiro continua na minha conta até que o sistema seja instalado, mas fica cativo e a autorização de pagamento já está assinada.


jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por jotamira »

caros foristas;

ainda no que toca a prazos, alguém tem ideia quanto tempo demora até que a pmelink reenvie ao consumidor as cópias assinadas dos contratos de manutenção? há alguém que já tenha instalado sistema que já tenha consigo o respectivo contrato?

é que eu já tenho o meu instalado desde 13/07 e até agora ainda não me foi devolvido o contrato de manutenção assinado por parte da pmelink. a única coisa que me enviaram foi a factura/recibo relativa à instalação.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde


man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por man »

o representante da riello em portugal já me respondeu. disse-me que a caldeira pode receber água até à temperatura de 55 ºc.
portanto, parece-me, perfeitamente compatível com o módulo solar.
é evidente que vou comprar um.
há diferenças entre as marcas?
qual é o melhor módulo solar do mercado?
agradeço os contributos recebidos
msms Escreveu:boas,

man,

vou averiguar em relação a sua caldeira, riello-familly, gostaria de saber mais detalhes para o ajudar, as caldeiras habitualmen vem com uma placa de caracteristica, pode dar-me alguns dados.

e um trato de lhe informar a "versão" correcta...

embora tenha 10 meses, poderá ter adiquirido uma em fim de ciclo, mas não me convence...

quanto ao aumento da temperatura como diziam anteriormente, não é possivél... o que se passa é que quando a caldeira atinge a temperatura que pedimos ela desliga-se...

o que talvez estivessem a referir seria o facto de se a sua caldeira não fosse das que "lê" a temperatura de entrada ela sempre que abrisse a agua quente, ela arrancaria... e de seguida voltava a apagar-se... talvez essas "explosões" a que se referiam não fosse mais do que a caldeira a inflamar-se e voltava a apargar-se...

isso provocaria um aumento escomunal no consumo da caldeira...penso que não é o caso da sua.

existem várias formas de fazer o mesmo que um "modulo solar" as primeiras que apareceram é uma solução + cara envolvendo tecnologia simples...

tense uma sonda no acumulador ts, e um termostato (nesse caso digital) ligado a uma válvula que desvia para dentro do acumulador caso a agua quente esteja abaixo da temperatura desejada.

caso a temperatura é mais elevada vai directamente para o consumo...

o modulo solar somente passou a colocar a valvula misturadora após essas soluções que sempre existiram...

não consigo passar o esquema que preparei...

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por fyntas »

sr man
o poder receber não significa que vai poupar, já alguem lhe respondeu qual o beneficio que tera em adquirir o modulo?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

jotamira Escreveu:caros foristas;

ainda no que toca a prazos, alguém tem ideia quanto tempo demora até que a pmelink reenvie ao consumidor as cópias assinadas dos contratos de manutenção? há alguém que já tenha instalado sistema que já tenha consigo o respectivo contrato?

é que eu já tenho o meu instalado desde 13/07 e até agora ainda não me foi devolvido o contrato de manutenção assinado por parte da pmelink. a única coisa que me enviaram foi a factura/recibo relativa à instalação.

jotamira
caro amigo,

a minha instalação foi efectuada no principio de junho e ainda nada me foi enviado, excepto a factura.

cumprimentos
Vamos Tornar o Mundo Melhor...


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

jotamira,

quanto as cópias assinadas dos contratos de manutenção.

essa já foi de certeza assinada por si no momento em que o instalador pede para assinar a conclusão do contrato, normalmente é uma única folha.

envio uma copia que de forma geral são todas iguais, se tiver alguma duvida diga.

um abraço.
Anexos
ANEXOS CTO PROG SOLAR INSTAL (2).pdf
(44.81 KiB) Transferido 1895 vezes


jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por jotamira »

msms Escreveu:boas,

jotamira,

quanto as cópias assinadas dos contratos de manutenção.

essa já foi de certeza assinada por si no momento em que o instalador pede para assinar a conclusão do contrato, normalmente é uma única folha.

envio uma copia que de forma geral são todas iguais, se tiver alguma duvida diga.

um abraço.
dúvidas não há. é claro que assinei o contrato, em duplicado, no dia da instalação. agora só estou à espera que me devolvam um exemplar assinado pela pmelink. pelos vistos ainda vou ter que esperar muito. é típico em portugal.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

jotamira,

olha, o contrato que assinou no banco? penso que teria tambem incluido o contrato de manutenção...
não tenho a certeza de que será a pme link a enviar outro...

pois esse contrato é da responsabilidade da marca que contratou, embora todas as marca da mesma forma.

posso informar-me amanhã e depois digo.

um abraço.


man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por man »

eu percebo pouco disto mas não vejo alternativa ao módulo solar.
a outra opção é aquecer 300 l de água constantemente (ou a electricidade ou com uma segunda serpentina, ligada por exemplo à caldeira).
uma terceira opção seria com uma torneira termostática à saída do depósito (eu tenho essa torneira). dizem-me que podia ligar directamente à caldeira a gás. mas nesse caso estaria eventualmente a arrefecer a água (eg no verão) para depois passar na caldeira que está a 4 metros de distância da entrada de água na casa ( e do lado exterior à casa). ao passar na caldeira parece-me que iria ainda gastar algum gás. arrefecia para depois aquecer?
o módulo solar permitiria regular a passagem pela caldeira apenas quando a temperatura era baixa.
o meu raciocínio é correcto?
fyntas Escreveu:sr man
o poder receber não significa que vai poupar, já alguem lhe respondeu qual o beneficio que tera em adquirir o modulo?


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

cá em casa não optámos pelo módulo solar. vamos fazer uma ligação, pequena, da água aquecida pelo sistema de circulação forçada à caldeira a gasóleo que actualmente possuímos. pelo que eu percebi se a água vier à temperatura que colocámos na caldeira, cerca de 45º, a caldeira não arranca, se for menos arranca e gastará menos gasóleo pois a água não virá do sistema solar completamente fria. sei que não é a solução ideal para acabar com a dependência em relação a energias não renováveis mas acho que é a melhor opção para optimizar o que temos cá em casa.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por manuelcar »

é uma excelente solução que faz muito melhor serviço do que a instalação do módulo solar.
de notar que a adopção do solar térmico não permite eliminar definitivamente os consumos convencionais, mas deve reduzi-los fortemente.
atenção apenas para que a temperatura de admissão na caldeira não ultrapasse os parâmetros indicados pelo fabricante. isso resolve-se com uma misturadora de 3 vias esse sim, um componente fundamental numa instalação solar.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”