Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

vulturus / manuelcar,

no caso da caldeira ser de produção de a.q.s. directa, tem de tem em conta o seguinte:

há caldeiras no mercado que tem uma peça chamada "fluxostato" que quando detecta a passagem de aguas para consumo reage dando ordem em simultâneo ao queimador e bomba para produzirem a.q.s.

há caldeiras no mercado que tem a mesma peça "fluxostato" que quando detecta a passagem de aguas para consumo reage dando ordem somente a bomba circuladora, para produzirem a.q.s. nesse tipo de caldeira a temperatura do corpo só fará entrar em funcionamento o queimador caso baixe essa temperatura "do aquecimento" não está directamente ligada a produção das a.q.s. normalmente são caldeiras digitais... algumas marcas a tem.

no caso desse tipo de apoio que falou, ficará sempre dependente de ter a caldeira ligada inclusive no verão, embora com consumos baixo, mas não poderá deixar de ter a caldeira ligada e garantir a temperatura do corpo da caldeira a gasóleo...

se fosse uma caldeira a gás ou esquentador esse entra em funcionamento instantâneo, de acordo com a necessidade de mais ou menos temperatura da agua de consumo dispondo da modulação da chama...ai sim é importante o modulo solar, uma vez que quando não é preciso aquecer tambem não gasta nada.


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

quando falei com o técnico ele disse que iria ser montada uma misturadora que pelo que percebi daria para regular a temperatura da água que sai do sistema solar.
quanto à questão colocada pelo msms não sei responder exactamente. sei que a caldeira tem um sistema digital e tem um depósito de água quente pois, de tempos a tempos arranca para aquecer essa água. espero que a coisa fique bem montada, pelo menos o técnico pareceu-me uma pessoa bastante competente


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

não ponho em causa as competencias de cada um...

"sei que a caldeira tem um sistema digital e tem um depósito de água quente"

se a caldeira é de acumulação (com acumulador) levanta duvidas a forma como foi integrada... se é de produção directas tambem, são situações diferentes... o certo é que não poderá deixar de ter a caldeira ligada no verão, correcto?

pelo que percebi, a forma como aquecrá as a.q.s. quando o sol não seja suficinete, essa sim deixa-me com duvidas se será a melhor opção.

pode dizer-me que marca e modelo é a caldeira em questão?

apartir dai poderei afirmar (sem ver) e dar o meu parecer.

se entender é claro...

um abraço.


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

msms esteja à vontade para falar na minha incompetência no que toca a caldeiras sistemas de água quente e afins porque é mesmo verdade a única relação que tenho com isto é na óptica do utilizador
a minha caldeira é o modelo gavina 30 gti-r da roca. quanto ao sistema solar que vamos instalar acho que irá ter sempre o apoio da caldeira. o sistema solar irá ser colocado num arrumo aí a uns 7m a 8m da casa. para ficar ligado ou teria que meter tubagem nova ou aproveitava a já existente, a da caldeira. a utilização da caldeira como referi anteriormente é para não ter que comprar módulo solar ou arranjar outro sistema de apoio.
assim, gostava de saber se ao desligar a caldeira impeço a água quente de circular nos canos. a minha ideia passava por desligá-la no tempo mais quente
obrigado pelas dúvidas levantadas!


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por system32 »

posso falar do meu caso:
vou instalar o modulo solar e liga-lo à minha caldeira que tem chama modulante..
assim quando a temperatura estiver acima dos 45º a agua passa ao lado da caldeira (modulo solar).
quando a temperatura for inferior, passa pela caldeira, que está regulada para produzir agua a 45º. a caldeira regula o tamanho da chama de modo a aquecer só o necessario (até aos 45º).
assim no verão ela, pura a e simplesmente, fica desligada!!

o probela pode existir se não tivemos uma caldeira/esquentador com chama modulante. ai se entrar agua a 40º (por exemplo) ela vai ser aquecida +30º (por exemplo, se a agua entrasse a 15º normalmente sairia a 45º) ficamos com 70º ou mais ainda e isso pode danificar a caldeira. a solução barata é controlar manualmente (na pior das hipoteses, com a torneira de segurança) e com a ajuda de um termometro, a temperatura de saida do esquentador.
msms Escreveu:boas,

não ponho em causa as competencias de cada um...

"sei que a caldeira tem um sistema digital e tem um depósito de água quente"

se a caldeira é de acumulação (com acumulador) levanta duvidas a forma como foi integrada... se é de produção directas tambem, são situações diferentes... o certo é que não poderá deixar de ter a caldeira ligada no verão, correcto?

pelo que percebi, a forma como aquecrá as a.q.s. quando o sol não seja suficinete, essa sim deixa-me com duvidas se será a melhor opção.

pode dizer-me que marca e modelo é a caldeira em questão?

apartir dai poderei afirmar (sem ver) e dar o meu parecer.

se entender é claro...

um abraço.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por c_s_amaral »

neste momento o meu processo de aqusição anda por maus caminhos
depois de feita a encomenda e o pagamento no dia ultimo dia 7, hoje dia 16 a digal ainda não recebeu nada da pmelink. a pmelink só diz que vai analisar a situação para ver o que se passa.

aconteceu o mesmo a alguém?


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

vulturus,

preciso da sua ajuda, basiei-me em informação fidigna, e mesmo assim não consigo perceber alguma das tuas informações ajuda-me...

"a minha caldeira é o modelo gavina 30 gti-r da roca."
sobre essa caldeira só não consegui saber de que tipo é as sondas utilizadas se é sonda tpc ou tp1000. informação fundamental para mais adiante explicar... o que voce chama acumulador da sua caldeira é algo com tamanhao pequeno? cerca de um palmo ou dois correcto? ou com mais capacidade tipo xx litros de agua? é que essa caldeira será de produção directa, sem acumulador....


"quanto ao sistema solar que vamos instalar acho que irá ter sempre o apoio da caldeira."
o que voce quer dizer é que o acumulador novo vai ter 2 serpentinas? sistema de circulação forçada.
e a caldeira irá fornecer calor a serpentina mais alta? é isso?

"o sistema solar irá ser colocado num arrumo aí a uns 7m a 8m da casa."
sem problemas desde que haja um cuidado na forma de isolar essa tubagem.


"para ficar ligado ou teria que meter tubagem nova ou aproveitava a já existente, a da caldeira."
a caldeira tambem está nesse arrumo onde vai ficar o acumulador do sistema solar? correcto?


5º "assim, gostava de saber se ao desligar a caldeira impeço a água quente de circular nos canos. a minha ideia passava por desligá-la no tempo mais quente"
a utilização da caldeira como referi anteriormente é para não ter que comprar módulo solar ou arranjar outro sistema de apoio.

estou a tentar perceber o que tem lá em casa é o que pensaram em fazer, a forma como vai ser feita a interligação, depois poderei sugerir...

pontos fundamental, se a sua caldeira é ou não de acumulação./ se o acumulador novo é de duas serpentinas aguardo sua resposta...


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

caro msms agradeço o interesse demonstrado no meu caso. só amanhã à noite é que estou junto da caldeira para ver se tem ou não um acumulador. quanto ao acumulador do sistema de circulação forçada só quando o vir é que poderei dizer alguma coisa, estou a confiar no técnico que compreendeu a nossa intenção de aproveitar a caldeira e os canos já instalados. eu continuo a achar que a caldeira que tenho deve ter algum acumulador pois como lhe disse, de tempos a tempos, mesmo só com a opção de águas sanitárias, ela liga-se (queima combustível) durante algum tempo, achando eu que isso é para aquecer água que tem em depósito.
amanhã já dou mais informações


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

caro msmsnão descobri nenhum depósito/acumulador de águas, suponho que ela aquece a água no momento apesar de continuar a achar estranho que ela se ligue de tempos a tempos.
como lhe disse a questão da serpentina só quando o técnico cá voltar novamente. quanto à minha caldeira deixo aí uma imagem do interior.
Imagem
grato pelo interesse e eventuais sugestões


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por cblfreitas »

boa tarde,

já entro tarde na conversa, mas julgo que posso ajudar. a gavina tem um pequeno permutador onde aquece uma quantidade pequena de água, penso que se trata do cilindro cinzento que se vê na foto. desta forma quando se abre a torneira de água quente, a resposta da caldeira é mais rápida, pois já tem um pequeno volume de água pré-aquecida. por isso é que você se dá conta de que a caldeira arranca de vez em quandoe por períodos curtos. nesses momentos está a repor a temperatura nesse pequeno volume do permutador.
assim, ao ligar directamente a caldeira ao sistema solar a entrada de água já vai ser quente evitando que a caldeira tenha que arrancar tantas vezes (não quer dizer que não arranque, uma vez que quando a água estiver parada, a temperatura do permutador vai caír e a caldeira irá repor). julgo que no catálogo da sua caldeira diz mesmo que está preparada para ligação ao sistema solar. se não o tiver pode procurar no site da marca que está lá disponível. o que vai precisar é de colocar uma válvula misturadora termostática à saída do acumulador solar e depois regular a temperatura da água da caldeira para cerca de 45ºc.
quanto ao desligar a caldeira, não terá problema uma vez que o circuito de aqs não é interrompido.
penso que não estou a dizer nenhuma asneira, mas se houver alguém que conheça melhor a gavina que corrija, pois eu não trabalho com caldeiras.

cumprimentos.


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

vulturus.

obrigado pela foto...
PERMUTADOR DE SERPENTINA.jpg
PERMUTADOR DE SERPENTINA.jpg (36.49 KiB) Visto 3288 vezes
isto é um permutador de a.q.s.(directa) não um acumulador.


-durante a tarde iniciei a minha explicação, depois fui jantar, sai e voltei, conclui e quando vou inseri-la ...

perdi tudo... deu um trabalhão... pois chega a um ponto aqui no forum que não vemos o que se escreve dificultando tudo...


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

vulturus.

em relação as sondas que equipa a sua caldeira prende-se essencialmente pela temperatura que pode alcançar sem se danificar, o ideal era ter a pt1000, se ela for dessas optino, se não tambem não se pode trocar...mas já falo nela.

a sua caldeira não tiver um fluxostatos, funciona como disse e bem o nosso amigo "cblfreitas"
"desta forma quando se abre a torneira de água quente, a resposta da caldeira é mais rápida, pois já tem um pequeno volume de água pré-aquecida. por isso é que você se dá conta de que a caldeira arranca de vez em quandoe por períodos curtos. nesses momentos está a repor a temperatura nesse pequeno volume do permutador."

se tiver um fluxostato ela só irá funcionar se houver um verdadeiro consumo de a.q.s.
FLUXOSTATOS ZANTIA.jpg
FLUXOSTATOS ZANTIA.jpg (22.12 KiB) Visto 3284 vezes
foto de dois modelos diferentes
FLUXOSTATOS ZANTIA 2.jpg
FLUXOSTATOS ZANTIA 2.jpg (11.82 KiB) Visto 3284 vezes
de resto quando ouve a caldeira a funcionar está a repor a temperatura do corpo da caldeira, pois ela nunca sabe a que horas chega a casa os donos, ou quem precise de a.q.s. não é verdade?

....


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

cont...

o que manda fazer quem tem o cap solar, no seu caso é colocar um acumulador de 2 serpentinas de forma a ligar a serpentina de cima com a fonte de calor mais cara (gasóleo) e a de baixo a mais barata (sol).

deve ser essa a forma que irá ser montadao o seu sistema...

ora vejamos algun contra:

se utilizarem demasiado a.q.s. a noite, nos banho estc, faz baixar a temperatura do acumulador, fazendo com que a caldeira entre en funcionamento e faça passar agua do cirquito "primário" do aquecimento pela serpentina de cima do acumulador. só que vejamos, quando acordar e precisr de utilizar a.q.s. essa já estará pronta para ser utilizada... e imagina que utilizou um pouco... durante o dia o sol não vai aquecer o que já esta aquecido (neste caso noturno e com gasóleo) isso é o que chamamos energia solar camuflada, no fundo quando chega o sol, já não é preciso...

...cont


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

...cont...

vejamos um caso "caldeira que represento" (não devo dizer marcas), tem um fluxostato e sondas pt1000 (temperaturas + altas) não corre o risco de "descolar" da sonda (avariar), é o fluxostato que detecta que está a acontecer o consumo de a.q.s. e da ordem a bomba circuladora para começar a levar agua quente do corpo da caldeira para aquecer a agua do consumo (há caldeiras com duas bombas outra s com uma e val de 3 vias, que é o seu caso), a diferenca é que o que relatei na resposta anterior, é que sómente irá aquecer realmente a agua que consumir, deixando durante a noite o acumulador com pouca temperatura, caso for necessário só aquece com o gasóleo a agua que consumir...

nesse caso quando chega o sol, ele irá fazer a sua função de verdadeiro sistema solar, correcto.

nesse caso coloca-se uma resistencia electrica (mas com uma ligação junto a caldeira ), de forma a que quando "apagar-mos a caldeira definitivamente (por exemplo no verão) liga-se então essa ligação que será ela que irá garantir que mesmo havendo consumo noturno, ele aquecerá o acumulador durante a noite, (aconselho ao minimo de temperatura) de forma a que quando vier o sol novamente tenhamos ainda margem para aproveitar o que é de todos e de graça.

inconvenientes ao meu ver é que a ligação do acumulador é de 3/4" e a entrada da agua fria é de 1/2 há um estrangular do caudal...(no caso anterior "cap" as ligações serão todas a no minimo 3/4" isso aumenta o caudal (saida de aqua) notando-se sempre quen estiver habituado a caudais reduzidos nota a diferença para um maior volume de saida de a.q.s.


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

...cont

por isso é que costumo dizer que cada caso é um caso, não deveria ser "chapa 5" para todos...

mas tanbem é verdade que há muitos artistas pelo meio...e é claro que é uma ajuda extra que o governo dá e que eu sou o primeiro a felicitar qualquer um que independentemente da marca, decide aderir ao solar, mas estejam bem atentos, por vezes podem ter um dito sistema solar que não chega a se-lo verdadeiramente, compreende?

disponibilizo para debater esse assunto e sei que muitos que irão ler não vai concordar comigo, mas mentudo é verdade a 100% tem imensas variantes que poderá influenciar caso a caso, dai não ser possivél analizar de forma exaustiva como gosto de fazer.

tambem estamos com a nossa marca no programa solar, e por vezes deixamos de vender a tal solução chave na mão quando explicamos ao cliente situações expecificas das suas instalações, e por vezez a opção é a medida.

veja bem o que eles sofrem
Neve 10-01-2009 SEDE ZANTIA (36).jpg
Neve 10-01-2009 SEDE ZANTIA (36).jpg (61.59 KiB) Visto 3276 vezes

disponham...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por manuelcar »

infelizmente é bem verdade que muitos dos que aqui vêm atraídos pelo incentivo do programa necessitam de uma solução mais personalizada. dezenas de membros gostariam de incorporar o solar no aquecimento, e muitos outros têm pré-existências que apontariam para outras soluções de integração. e não necessariamente a preços superiores ou muito superiores.
quem gasta 4 botijas de propano por mês durante 3 meses por ano deverá ter uma natural apetência por um investimento superior do que quem apenas usa gás para aqs.

no caso aqui descrito parece-me razoável a solução de um tanque com duas serpentinas (não disponível no protocolo). o solar aquece a serpentina inferior e acumula ao longo do dia. a caldeira, activada e pilotada pelo controlador solar (não disponível) aquece a serpentina superior e fornece o que falta. a função termostática do controlador pode ter uma programação horária que permita eliminar arranques intempestivos e extemporâneos da caldeira.
durante o dia o sol não vai aquecer o que já esta aquecido (neste caso noturno e com gasóleo) isso é o que chamamos energia solar camuflada, no fundo quando chega o sol, já não é preciso
neste caso, uma vez que a caldeira apenas aquece o topo do tanque, e o circuito solar funciona no fundo, há um grande potencial de acumulação de energia solar que, por estratificação, acabará por reduzir significativamente, não só o uso da caldeira, como a quantidade de energia necessária para atingir a temperatura-alvo quando a caldeira tiver que ser activada.

dependendo de o sistema fornecer aquecimento central e do tipo de aquecimento instalado (radiadores, convectores ou piso radiante) novas configurações podem ser recomendáveis.

o que quero dizer é que, em acordo com o msms, um sistema chave-na-mão acaba por ser adequado a muito poucas situações.
Porreiro, pá!


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

obrigado a todos pelas achegas que têm dado à minha situação.
deixem lá ver se eu percebi o que tenho que dizer ao técnico quando cá vier. basta dizer-lhe para me montar 2 serpentinas no acumulador e que primeira fique ligada à caldeira e à segunda à energia dos painéis?
mais uma vez vos agradeço o interesse e peço desculpa pela minha falta de conhecimentos nesta área

p.s.- espero que o meu instalador da di... ande aqui pelo fórum


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por cblfreitas »

ora vejamos algun contra:

se utilizarem demasiado a.q.s. a noite, nos banho estc, faz baixar a temperatura do acumulador, fazendo com que a caldeira entre en funcionamento e faça passar agua do cirquito "primário" do aquecimento pela serpentina de cima do acumulador. só que vejamos, quando acordar e precisr de utilizar a.q.s. essa já estará pronta para ser utilizada... e imagina que utilizou um pouco... durante o dia o sol não vai aquecer o que já esta aquecido (neste caso noturno e com gasóleo) isso é o que chamamos energia solar camuflada, no fundo quando chega o sol, já não é preciso...
relativamente a isto não sei se vou dizer algum disparate, mas julgo que ligaria esta caldeira de forma directa e não à segunda serpentina. isto porque a caldeira produz aqs, controla a tempertura de saída da água e só vai funcionar na medida do necessário. se a água entrar quente para o permutador, a caldeira nem chega a arrancar. se não estiver suficientemente quente, a caldeira só irá funcionar até atingir a temperatura para que está regulada. no fundo ao ter aquele pequeno volume de água no permutador, acaba por funcionar como uma ligação a um esquentador modulante, evitando-se o problema que refere.

quanto aos depósitos do programa solar térmico, julgo que há várias opções (na circulação forçada) que possuem as duas serpentinas de origem.


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por MSMS »

boas,

a questão das duas serpentinas, no nosso caso sempre que é de cf (só painel no telhado ) tem sempre 2 serpentina .

relativamente ao que disse o manuelcar é mesmo assim, o que eu chamava a atenção é que a ligação directa é possivél mesmo com caldeiras a gasóleo, (desde que tenha um fluxostato que detecta a passagem da agua e coloque somente a bomba a funcionar e a sonda de temperatura tp100) depende do caso.

um abraço.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Berto »

boas pessoal...

chegou finalmente o dia da minha instalaçao (estava a ver que nao)

o instalador chegou por volta das 8 e meia e ate agora ja montou o suporte,e ja colocou o deposito no sitio.neste momento estao a tratar das tubagens.ate agora ,nada a salientar.uma equipa de 3 pessoas,verdadeiramente profissionais

no fim do dia coloco as fotos...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”