Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

parece que o defeito estará na válvula que não está a fechar quando devia, achava melhor contactares com o instalador, e por falar nisso já fizeste a manutenção anual ou não?
Vamos Tornar o Mundo Melhor...


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por c_s_amaral »

tugamor Escreveu:parece que o defeito estará na válvula que não está a fechar quando devia, achava melhor contactares com o instalador, e por falar nisso já fizeste a manutenção anual ou não?
por coincidencia isto aconteceu pela primeira vez no dia em que fizeram a manutenção.

deve ter sido mesmo coincidencia pois foi a primeira vez em que fiquei mais de 48 horas sem gastar água quente e logo em dias de muito calor.


bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por bracara »

o meu solahart ts300l, também já por duas vezes (na mesma semana) fez descargas deste tipo.
ficou a deitar àgua quente durante cerca de 25 mns (deve ter despejado quase a totalidade do depósito), depois disto a descarga parou.

a minha dúvida é se é normal estar a descarregar durante 25 mns (àgua sem fim) até que a temperatura da àgua do depósito desça muito (40º), ou se seria mais normal a descarga demorar apenas uns mns, mas os suficientes para fazer descer uns graus à temperatura (até uma temperatura aceitavel para o depósito 80º-90º)?

é que assim perde-se muita água e já me aconteceu isto 2 vezes na mesma semana. não me posso dar ao luxo de 'deitar' fora 600l.


Hugo RSF
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo mai 25, 2008 1:29 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Hugo RSF »

bem, não percebo nada de energia solar, mas percebo alguma coisa de termodinâmica e dinâmica dos fluídos e postos isto:

se me pergunta se é normal despejar o depósito para a temperatura dentro dele ser de 40º, eu digo que não, não é normal!

mas se me pergunta se é normal deitar uns quantos litros fora até voltar a ter dentro do depósito uma temperatura que o sensor não dispare, aí já digo que sim!
repare,

tem 600l!
a temperatura desses 600l atingem 99º!
o sensor detecta 99º e dispara!
começa a deitar água fora e a meter água "fria" no depósito!

até a água que está dentro do depósito baixar toda 1 grau, é preciso que "bastante" (dá para fazer uns calculos exactos, mas julgo que percebe a ideia) água "fria" (que também não está a 1 grau) entre e se misture... e estamos a falar de um grau! e não nos podemos esquecer que no processo de arrefecimento pela entrada de água "fria", o painél continua a aquecer a água dodepósito. se a água fria que entra, demorar mais tempo a arrefecer 1 grau, que o painel demora a aquecer esse mesmo grau, está-se mesmo a ver o que acontece...

portanto, "perder" bastante água quando isto acontece, considero normal, perder o volume de água equivalente ao depósito, não acho nada normal!!!


um membro num post atrasado referiu que uma solução é "abusar" da água quente, e sinceramente parece-me uma boa solução a quem isto acontece! vai lavar as mãos, lava com água quente! vai regar as plantas (a que aceitarem) lava com água quente! vai lavar o carro, lava com água quente! etc...

a outra solução, é não ter paineis tão rentáveis (eu vou colocar o modelo j por exemplo) como o modelo kj da solahart que é realmente dos painéis mais rentáveis que temos por cá. até poderia ser uma forma de aferir da rentabilidade de um painel:

para um mesmo depósito, deixava-se ao sol sem consumo a ver quanto tempo demora cada um a disparar!!!!


bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por bracara »

mas alguém me sabe dizer se o comportamento desta válvula é mesmo este? (deixar entrar àgua fria até que a àgua que sai do depósito atinja uma determinada temperatura)
a que temperatura é que a válvula deixa de descarregar àgua quente?

quanto à dica para usar àgua quente para tudo, já a tenho colocado em prática.. mas quando estamos 2 ou 3 foras de casa, o consumo é inexistente...

posso fazer alguma coisa para minimizar esta perda de água? (p.e. colocando vasos de expansão?)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por jmal »

para o pessoal que vai de férias, não seria prudente tapar os painéis, em caso de fácil acesso, assim não se desperdiçava água.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Hugo RSF
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo mai 25, 2008 1:29 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Hugo RSF »

bracara Escreveu:mas alguém me sabe dizer se o comportamento desta válvula é mesmo este? (deixar entrar àgua fria até que a àgua que sai do depósito atinja uma determinada temperatura)
a que temperatura é que a válvula deixa de descarregar àgua quente?

quanto à dica para usar àgua quente para tudo, já a tenho colocado em prática.. mas quando estamos 2 ou 3 foras de casa, o consumo é inexistente...

posso fazer alguma coisa para minimizar esta perda de água? (p.e. colocando vasos de expansão?)
eu diria que sim, que é normal!

a valvula julgo que dispara por 2 motivos: pressão ou temperatura. na temperatura julgo que é aos 99º ou perto disso. presumo que deixará de funcionar aos 98º, mas como expliquei em cima, não se pode esquecer que embora esteja água fria a entrar, o painel continua a aquecer essa água...

eu julgo que o que deve acontecer nestes casos em que a água atinge os 99º (se for este o valor de disparo, digamos assim) é que entre a água fria que entra e o aquecer da água por parte do painel, a temperatura total da água dentro do painel, deve andar ali sempre entre 98º e 99º, 98º e 99º e então a valvula não está sempre aberta, mas está constantemente a disparar... digo eu, não sei...


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por lrds »

boas

já escrevi isto em algum lado mas vou recontar uma experiência minha que tem a haver com a pressão da água.

a minha casa era alimentada por motor de balão que setava regulado para 3,5 bar e minima 2,5. eu, tenho uma bailarina, e o que acontecia nesse tempo era que quando a acendia não tardava 15 minutos começava logo a pingar pela valvula de segurança de 6 bar. e pingava ininterruptamente sempre que tivesse uma boa fogueira, por vezes era mesmo um fio de água.

agora, desde que instalei o aqs, a água é da companhia e é raro chegar aos 2 bar anda sempre por volta de 1,5 bar e por vezes nem chega, acontece que presentemente é muito raro a bailarina pingar. portanto uma das causas, senão a maior, de os acumoladores descarregarem deve ser a pressão da água.
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por lrds »

alguém sabe onde posso comprar um contador para electricidade? para medir os gastos com a resistência do acumulador do aqs. um do tipo que se ligue directamente na tomada e que por sua vez permita ligar uma tomada também. assim parecido com os relógios usados para programar algo.
Inté

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

no lidl de vez em quando aparecem os contadores de electricidade, tipo programador horário para ligar á tomada, não sei onde moras mas no leroy merlin existem sempre, é uma questão de escolheres o modelo mas o modo de funcionamento é aquele que estás a pedir, já liguei um a diversos electrodomésticos para ver os seus consumos, ligo o contador á tomada e depois ligo o que quero ao contador, è um aparelhometro ai para 10 euros.
espero ter ajudado.
Vamos Tornar o Mundo Melhor...


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por c_s_amaral »

entretanto desmontaram a valvula, limparam e nunca mais tive descargas grandes. pode ter descarregado mas durante pouco tempo e ainda ficou 10 dias a "trabalhar" sem consumo.

depois do temporal de 20 fevereiro (na madeira) fiquei sem água potavel em casa durante 2 meses e por vezes a água vinha com alguma sujidade e essa sujidade podia estar acumulada e a impedir qua a valvula funcionasse em condiçoes.

durante esse tempo nem imaginam quantas vezes por semana tinha de limpar os bicos das torneiras. até autoclismos tive de desmontar...


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por c_s_amaral »

depois de já ter contactado o instalador e de nada ter sido feito, na ultima quarta feira enviei um mail à digal, e ontem responderam-me que alguém iria lá casa substituir a valvula de água quente.


jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por jotamira »

mamilcar Escreveu:
jotamira Escreveu:vou deixar aqui o meu primeiro balanço do meu solahart ts300l, cerca de um ano após a instalação.

posso dizer-vos que não podia estar mais satisfeito. zero problemas em relação ao funcionamento do sistema e uma economia de cerca de 75% a 80% em termos de €€€€€€.
optei por usar apoio eléctrico e gastei cerca de 65€ a mais de energia durante o ano. anteriormente gastava 4 botijas de gás propano de 45kg (cada uma custa cerca de 75€ ou mais dependendo da zona). tendo em consideração que moro no norte e junto à costa, e somos 5 pessoas cá em casa, acho que o rendimento do ts foi fantástico.
por outro lado, acabei com o uso de gás cá em casa.

durante o pico do inverno, apoio ligado das 5h00 ás 7h00 e das 22h00 ás 23h00 (não temos tempo para tomar banho os 5 pela manhã) foi mais que suficiente para que não faltasse água quente.

jotamira

boas jotamira,

parabéns pelos objectivos alcançados!... mais economia e menos combustíveis.... fosseis...

felizmente os meus resultados também são muito bons o que mostra que tomamos decisões correctas ao investir em energias renováveis para aqs, embora com opções diferentes, já que continuei usar o gas como apoio bem como no fogão da cozinha (a minha maria assim o impôs)... de qualquer maneira o "homem do gás" cada vez menos vem cá a casa ....

agora faço a pergunto que já fiz noutro subforum:
já foste contactado pelo instalador/marca para fazer a manutenção anual?


três meses volvidos sobre esta mensagem, e 14 meses após a instalação do sistema, vieram hoje fazer a 1ª manutenção programada. a marcação foi feita pelo instalador. segundo o relatório técnico está tudo 5*** .

li alguns testemunhos de válvulas com diversas descargas eventualmente por excesso de temperatura. estive fora 8 dias durante o mês de agosto e pelo consumo de água parece-me que esta situação não aconteceu. também sou da opinião, como já comentaram aqui, que esta situação poderá dever-se a questões relacionadas com a pressão da água.

esperemos que no próximo ano, continue tudo como até aqui .

jotamira.
por uma pegada cada vez mais verde

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”