Programa Energia Solar - Solargus

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

caso o kit não a inclua é importante adquirir e instalar esse componente. assim se evitam dissabores e desperdícios. atenção ainda que antes da válvula deve estar um filtro de partículas.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

vivas. eu sou o proximo a colocar este sistema. optei por ele porque conheço um instalador (vive aqui perto de mim) que jah tem uma vida inteira disto e representa esta marca.
começo agora por me dirigir ao banco.
depois darei noticias dos proximos passos.



ps: nao vou colocar o modulo solar... acham que faço mal?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:vivas. eu sou o proximo a colocar este sistema. optei por ele porque conheço um instalador (vive aqui perto de mim) que jah tem uma vida inteira disto e representa esta marca.
começo agora por me dirigir ao banco.
depois darei noticias dos proximos passos.



ps: nao vou colocar o modulo solar... acham que faço mal?

boas

a instalação do modulo solar tem a haver com a possibilidade ou não de aproveitares a tua actual fonte de aquecimento de água.
se conheces quem já tem um sistema desses montado ha vários anos pergunta-lhe quantas vezes é que costuma usar a resistencia electrica dos paineis (isto tem a haver com o poder calorifico do painel e da zona de localização do mesmo), e veres se o equipamento que tens neste momento para aquecer a agua está relativamente novo, porque penso que se tiveres que o substituir daqui a alguns anos se calhar é preferivel não comprares o modulo solar e ligares a resistencia (caso tenhas pôtencia para isso) mas não há nada como fazeres contas porque cada caso é um caso e há varias variantes que têm que ser consideradas.
vê o tempo que ainda te vai durar a fonte actual de aquecimento de água, mais o valor do modulo solar a dividir pelo preço da electricidade que teras que gastar com o aquecimento da agua dentro dos paineis.
em ultimo caso se tiveres esquentador dos antigos sempre podes pedir para montar 2 torneiras e utilizas o gaz quando não tens agua quente dos paineis só que o tens que comandar manualmente mas sempre poupas no valor do modulo solar.

boa sorte

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

alexjp4 Escreveu:vê o tempo que ainda te vai durar a fonte actual de aquecimento de água, mais o valor do modulo solar a dividir pelo preço da electricidade que teras que gastar com o aquecimento da agua dentro dos paineis.
em ultimo caso se tiveres esquentador dos antigos sempre podes pedir para montar 2 torneiras e utilizas o gaz quando não tens agua quente dos paineis só que o tens que comandar manualmente mas sempre poupas no valor do modulo solar.

boa sorte
viva.

obrigado. eu tenho um termoacumulador de 100 litros que comprei ha 3 anos. acho que, sendo assim, eh o mesmo que ter a resistencia a funcionar...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:
alexjp4 Escreveu:vê o tempo que ainda te vai durar a fonte actual de aquecimento de água, mais o valor do modulo solar a dividir pelo preço da electricidade que teras que gastar com o aquecimento da agua dentro dos paineis.
em ultimo caso se tiveres esquentador dos antigos sempre podes pedir para montar 2 torneiras e utilizas o gaz quando não tens agua quente dos paineis só que o tens que comandar manualmente mas sempre poupas no valor do modulo solar.

boa sorte
viva.

obrigado. eu tenho um termoacumulador de 100 litros que comprei ha 3 anos. acho que, sendo assim, eh o mesmo que ter a resistencia a funcionar...

boas

quanto a mim e foi o que fiz, foi instalar 2 torneiras que me permitem escolher se quero aquecer a agua pelo termoacomulador ou pela resistencia do painel, mas isto é porque não tenho falta de espaço e o termoacomulador não me estorva e se houver algum problema na resistencia do painel tenho sempre o termoacomulador.
porque aquecer a agua do termoacomulador com a tarifa bi horaria é quase só para bruxos, porque tens que adivinhar se no dia seguinte vais ter algum sol ou não, daí ter escolhido os paineis da norquente que não tendo um grande rendimento, têm o maior poder calorifico ou seja com 1 ou 2 horas de sol tenho de certeza agua quente.
se não houver sol durante alguns dias e se gastar a agua quente dos paineis aqueço a agua do termoacomulador que são só 50l e espero que venha o sol.rsrsrs
quanto a mim na tua situação não colocava o modulo solar, porque o que podes poupar em aquecer menos agua estas a gastar no modulo solar, para alem de que se utilizares a resistencia do painel vais começar a aquecer a agua que em principio está a uma temperatura superior a que esta no termoacomulador.
para alem de que, como 2ª fonte de energia tambem não te serve porque são os dois equipamentos electricos.
mas isso cada um sabe de si.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

alexjp4 Escreveu:quanto a mim na tua situação não colocava o modulo solar, porque o que podes poupar em aquecer menos agua estas a gastar no modulo solar, para alem de que se utilizares a resistencia do painel vais começar a aquecer a agua que em principio está a uma temperatura superior a que esta no termoacomulador.
para alem de que, como 2ª fonte de energia tambem não te serve porque são os dois equipamentos electricos.
mas isso cada um sabe de si.
viva alexjp4.
obrigado.

nao comprei com modulo solar e estou a considerar fazer o mesmo que tu, colocar uma torneira. parece-me uma optima opçao.
quanto a segundas fontes, desde que comprei a casa que tenho confiado na edp pois nunca quis instalar qualquer outra fonte de energia.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:
alexjp4 Escreveu:quanto a mim na tua situação não colocava o modulo solar, porque o que podes poupar em aquecer menos agua estas a gastar no modulo solar, para alem de que se utilizares a resistencia do painel vais começar a aquecer a agua que em principio está a uma temperatura superior a que esta no termoacomulador.
para alem de que, como 2ª fonte de energia tambem não te serve porque são os dois equipamentos electricos.
mas isso cada um sabe de si.
viva alexjp4.
obrigado.

nao comprei com modulo solar e estou a considerar fazer o mesmo que tu, colocar uma torneira. parece-me uma optima opçao.
quanto a segundas fontes, desde que comprei a casa que tenho confiado na edp pois nunca quis instalar qualquer outra fonte de energia.
boas

é conveniente montares pelo menos 2 torneiras, uma que fecha e abre a agua fria para o termoacomulador , outra que abre e fecha a agua fria para os paineis e se não for muita torneira não perdes nada em colocar outra á saida da agua quente do termoacomulador que assim evita que a agua quente que vem dos paineis se misture com a agua que está no termoacomulador.
se estas satisfeito com a edp e se necessitares do espaço do termoacomulador sempre podes tirar o termoacomulador e montas um relogio e ligas a resistencia do painel, que dá menos trabalho.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

reparem que está certo ligar o esquentador enquanto a aqs não chega. isto vai melhorar a disponibilidade e reduzir fortemente o desperdício de água à custa de um muito reduzido consumo de gás. reduzir o consumo de combustíveis fósseis à custa do aumento do desperdício de água potável parece-me ser apenas meia solução.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

alexjp4 Escreveu: é conveniente montares pelo menos 2 torneiras, uma que fecha e abre a agua fria para o termoacomulador , outra que abre e fecha a agua fria para os paineis e se não for muita torneira não perdes nada em colocar outra á saida da agua quente do termoacomulador que assim evita que a agua quente que vem dos paineis se misture com a agua que está no termoacomulador.
yeap. muito bem visto! vou fazer isso mesmo.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por alexjp4 »

manuelcar Escreveu:reparem que está certo ligar o esquentador enquanto a aqs não chega. isto vai melhorar a disponibilidade e reduzir fortemente o desperdício de água à custa de um muito reduzido consumo de gás. reduzir o consumo de combustíveis fósseis à custa do aumento do desperdício de água potável parece-me ser apenas meia solução.

boas

penso que não há vantagem nenhuma em ter o esquentador ligado, e este arrancar enquanto não chega a aqs porque o desperdicio da diferença da agua é minimo, porque quando abres a torneira, o esquentador começa logo a gastar gas e até chegar a agua dos paineis está a gastar agua que tambem não tem a temperatura ideal, portanto está a ser desperdiçada e com a agravante de que estas a gastar gas e a fazer mais poluição do que se estivesses só gastar agua, no meu caso a agua que passa pela torneira até atingir a temperatura dos 45/50cº é de 6l o que não deve ser muita a diferença com os outros casos excepto se for num prédio em que tenha uma grande tubagem.
claro que o ideal era abrir a torneira e sair logo agua quente mas isso sai caro para um sistema de aqs.
por mim se tivesse esquentador a gas desligava-o, só o ligava quando tivesse a certeza que não tinha agua quente dos paineis.


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Magma »

então não preciso o módulo solar já que vais fazer essa tarefa manualmente.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por alexjp4 »

magma Escreveu:então não preciso o módulo solar já que vais fazer essa tarefa manualmente.

boas

exacto fazes manualmente e poupas no módulo solar é só uma questão de saber gerir a temperatura da agua, e mesmo que alguma vez deixes a torneira da agua do painel solar fechada e gastares agua quente aquecida por outra forma de aquecimento sempre ficas a ganhar.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

peço desculpa por soh agora aqui vir.
comprei os paineis da solargus 200l e tenho-os a funcionar desde dia 8 de outubro. como soh eu uso a agua quente em casa (os caes tomam banho de agua fria), nao tenho sentido a necessidade de ligar a resistencia e a agua "morna" tem sido suficiente para mim.
aqui estao algumas fotos da soluçao:
Foto 1
Foto 1
15112009(002).jpg (254.7 KiB) Visto 7136 vezes
Foto 2
Foto 2
15112009(003)a.jpg (266.99 KiB) Visto 7136 vezes
Foto 3
Foto 3
15112009(004)a.jpg (301.67 KiB) Visto 7136 vezes
Foto 4
Foto 4
15112009(005)a.jpg (298.61 KiB) Visto 7136 vezes
Foto 5
Foto 5
15112009(006).jpg (290.53 KiB) Visto 7136 vezes
Foto 6
Foto 6
15112009(007).jpg (271.65 KiB) Visto 7136 vezes
Foto 7
Foto 7
15112009(008).jpg (270.04 KiB) Visto 7136 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por lrds »

mix Escreveu:e no segundo:
foto4.jpg
foto5.jpg
foto6.jpg
mesmo com a chuva o trabalho ficou concluido, mas o instalador ficou de passar por cá amanhã pois com a chuva não dava para ver se existiam fugas. (espero que amanhã não chova como hj)
para já (ainda não testei o sistema pois foi montado hoje e com o sol que está também não será amanhã) estou satisfeito com o serviço, nenhum problema a apontar, recomendo!

[[]]
boas

uma pergunta, pagou alguma coisa pela estrutura de apoio dos paineis?
pelo que vejo esse telhado é parecido com o meu, e querem-me cobrar a estrutura, 190,00+iva.
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por lrds »

volt Escreveu:vivas a todos.

peço desculpa por soh agora aqui vir.
comprei os paineis da solargus 200l e tenho-os a funcionar desde dia 8 de outubro. como soh eu uso a agua quente em casa (os caes tomam banho de agua fria), nao tenho sentido a necessidade de ligar a resistencia e a agua "morna" tem sido suficiente para mim.
aqui estao algumas fotos da soluçao:
15112009(002).jpg
15112009(003)a.jpg
15112009(004)a.jpg
15112009(005)a.jpg
15112009(006).jpg
15112009(007).jpg
15112009(008).jpg
boas
e tu pagaste alguma coisa pela estrutura?
Inté

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

vivas. ainda nao paguei nenhum "extra". pediram-me um valor pelo facto de terem de furar a placa, mas eu liguei para a pmelink e estou a aguardar resposta.

quando souber o valor total, digo. para jah, custou-me 1076,3€.

o que acham da instalaçao (detectam qualidade [ou falta dela] pelas fotos)?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:vivas. ainda nao paguei nenhum "extra". pediram-me um valor pelo facto de terem de furar a placa, mas eu liguei para a pmelink e estou a aguardar resposta.

quando souber o valor total, digo. para jah, custou-me 1076,3€.

o que acham da instalaçao (detectam qualidade [ou falta dela] pelas fotos)?
boas

querem-te levar dinheiro por furarem a placa???? então como é que eles levavam e traziam a agua de casa???
cá para mim é mais um instalador a ver se engana os clientes.
o que está escrito no contrato é que o equipamento fica a funcionar em condições ou compraste o equipamento sem montagem??
fizeste bem em pedir esclarecimentos á pmelink, pelo menos ficam a saber os instaladores que andam a enganar os clientes, e devias pedir tambem esclarecimentos a solargus.
quanto á montagem não sou técnico, por isso não sei há quem diga mal do tubo multicamada como parece ser um dos que tens e que não está isolado, há quem diga que o tubo da agua fria tambem deve estar isolado, por isso não sei.
pode ser que apareça mais opiniões de quem realmente percebe.

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por mix »

boas
lrds Escreveu: boas

uma pergunta, pagou alguma coisa pela estrutura de apoio dos paineis?
pelo que vejo esse telhado é parecido com o meu, e querem-me cobrar a estrutura, 190,00+iva.
não, não paguei nada pela estrutura. a única coisa que me apareceu para pagar foi uma torneira e uns metros, poucos, de tubo de cobre, mas como tinha a certeza que não tinha nem de perto na minha instalação 10m de tubo de cobre reclamei para a solargus e não tive que os pagar.
volt Escreveu:vivas. ainda nao paguei nenhum "extra". pediram-me um valor pelo facto de terem de furar a placa, mas eu liguei para a pmelink e estou a aguardar resposta.

quando souber o valor total, digo. para jah, custou-me 1076,3€.

o que acham da instalaçao (detectam qualidade [ou falta dela] pelas fotos)?
também não sou técnico e comparando a tua instalação com a minha as únicas diferenças que reparei são a ligação de água fria não se encontrar isolada(embora não faça a mínima ideia da utilidade de isolar a água que ainda não foi aquecida), o isolamento utilizado no teu telhado ser diferente(parece papel de alumínio de embrulhar os alimentos) e o teu vaso de expansão estar deitado (não sei se isso poderá causar algum problema, pois como disse não sou técnico!)
de resto não noto nenhuma diferença.

bons banhos

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por alexjp4 »

uma pergunta, pagou alguma coisa pela estrutura de apoio dos paineis?
pelo que vejo esse telhado é parecido com o meu, e querem-me cobrar a estrutura, 190,00+iva.[/quote]

não, não paguei nada pela estrutura. a única coisa que me apareceu para pagar foi uma torneira e uns metros, poucos, de tubo de cobre, mas como tinha a certeza que não tinha nem de perto na minha instalação 10m de tubo de cobre reclamei para a solargus e não tive que os pagar.

[quote="volt"]vivas. ainda nao paguei nenhum "extra". pediram-me um valor pelo facto de terem de furar a placa, mas eu liguei para a pmelink e estou a aguardar resposta.

quando souber o valor total, digo. para jah, custou-me 1076,3€.


boas

denunciem estas situações á pmelink e ao fabricante, já chega de oportunistas e vigaristas!!!!
e até penso que deveriam pôr os nomes dessas empresas para os outros foristas terem cuidado com esses oportunistas, e começar a haver uma selecção de quem é competente e honesto e de quem é oportunista.


pedro rosa
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 19, 2009 10:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por pedro rosa »

boas! tomei conhecimento deste forum há 2-3 dias e fiquei abismado com a falta de profissionalismo destes "colegas de profissão" . mais tarde deixarei algumas fotos para quem queira comentar e tirarem algumas conclusões.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”