Programa energia solar - Sanitech

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Solarsol
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta ago 28, 2009 12:08 am

Re: Programa energia solar - Sanitech - Prospecto

Mensagem por Solarsol »

quem quiser o prospecto da sanitech com fotos e caracteristicas dos paineis solares do programa governamental pode enviar email solicitando-o para

***********************

cumprimentos

solariberico

mensagem moderada porque todos os membros do fórum sabem onde pedir informações sobre a matéria. moderador: manuelcar


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

O meu AQS da Sanitech

Mensagem por jackslater »

boa noite,

hoje começaram a instalar o meu sistema de aquecimento de águas, do instalador não tenho nada apontar por enquanto, adiaram a montagem mas comunicaram, chegaram atrasados mas comunicaram, por isso tudo aceitavel.

deixo aqui umas fotos e amanha depois de montado escrevo mais umas coisas porque tive uma conversa muito produtiva com o instalador, em relação a retirar maior efeciencia da resistencia.

Imagem
Imagem
Imagem


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

movi a mensagem para este tópico por ser aqui o seu lugar.
uma questão, qual é o ângulo que os colectores fazem com a horizontal?
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

o instalador disse que eram 45º graus.


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

manuel é facil instalar a sonda que me falas-te?

é que o instalador deu-me a ideia de colocar a sonda e depois ligar á sonda um quadro de controlo, ou seja a resistencia só ligava quando a sonda dectava uma temperatura inferior á pretendia por exempllo:

para os banhos da noite a sonda media a temperatura ás 18:00 se tive menos dos 40º(por exemplo, qual é a temperatura ideal?), ia aquecer até ao 40º e parava, e só ligava quando era precisa.

dáva-me jeito uma bi-horária que as horas do vazio fossem entre ás 18:00 e as 20:00, as resistencia demoram muito tempo aquecer a agua caso necessite?

outra questão a resistencia para á temperatura que pré-defenirmos?

um abraço


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

é tudo uma questão de controlo e pode ser feito numa base horária e de temperatura. relativamente ao tempo que demora a aquecer é muito variável, mas estou em crer que 15 minutos em média devem chegar.
tira lá uma foto onde se veja melhor o ângulo dos colectores porque nesta parece bem maior que 45º
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

manuel tens olho, fui almoçar e o painel já estava diferente deixo aqui fotos novas:

Imagem

Imagem


vou regular a temperatura para 40º o que acham?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por CrOhN »

pelo aspecto andará perto dos 50º. perfeitamente ajustado a tirar o máximo no inverno, e, por acréscimo, não fica tão sobrecarregado no verão.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

agora sim, parece-me bem!
a temperatura de conforto para um duche anda pelos 38 - 40º, mas tens que compensar as perdas. 45º deve ser um valor mais realista caso o isolamento da tubagem seja bom.
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

tá tudo montadinho, a resistencia ficou a desligar ao 45 graus, e a 42 para casa.

vou colocar o contador de energia para ver quanto é que a resistencia consome, por agora fica desligada, amanha já exprimento o sistema.


depois coloco aqui os valores


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

excelente ideia o contador de energia. vai relatando as leituras.
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

sou um gajo muito curioso, e depois de instalado o sistema estive a fazer testes, achei uma coisa estranha mas posso estar enganado.

vamos por partes, sistema solar sem modulo solar, ou seja ou tenho o esquentador ou tenho o painel solar (n«ajuda do painel é a resistencia) o teste foi o seguinte:

fechei a torneira da agua fria que abastece o tanque do painel solar e fechei a troneira do esquentador, quando abri a troneira da água quente estou a ir buscar água ao depósito certo?, até aqui tudo bem o que eu estranhei foi o pouco tempo que a água do depósito corre, esta pouco tempo a correr com pressão, não era suposto o depositor estar cheio? a mim não me pareceu cheio, pelo tempo que teve a correr.

um abraço.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

ao fechar a torneira de fornecimento ao tanque só sai a água necessária para igualar a pressão atmosférica.
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

estupido, claro, o tanque pode estar cheio mas não tem pressão por causa de não ter "o empurrão" da fria.

amanha já digo se funciona bem, espero sol.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

isto já parece mais um diário, cá vai:

ontem acabaram o serviço hoje ao meio dia já tinha água quente á borla e quentinha para lavar a loiça.

fui comprar uma ficha eléctrica 2€, um relógio de tomada 2,30€, uma sonda 6€ e um contador de consumo eléctrico 14€.

1º mãos á obra, montei a ficha no cabo da resistência.
2º programei o contador de consumo, é espectacular diz-nos os amperes, volts, watts tudo e mais alguma coisa, programei a bi-hóraria e o preço da mesma.
3º programei o relógio

tudo a funcionar, um aspecto a ter em conta quando liguei a resistência ela começou a consumir temos duas hipóteses:
1º o instalador disse que a resistência parava ao 45º, será verdade?
2º a água do tanque podia não estar a mais de 45º - por ser o primeiro dia.


tomar banho propriamente dito:

tomamos 2 banhos e tínhamos lavado a loiça ao almoço e jantar.
tomamos banho na casa de banho mais distante do painel e no 1º andar
pressão espectacular
a água não estava assim tão quente esperava mais, mas isso é porque o tanque podia não ter a água a 45º (e por isso é que a resistência ligou) e por ser o primeiro dia.
amanha vou continuar a explorar o brinquedo novo, se vir que a água continua a não satisfazer vou aumentar os 45º graus.

outra coisa andaram a falar sobre o consumo das resistências a minha gasta 1900 watts.

depois quando ligar a resistência novamente (para testes vou deixar desligada) vou deixar aqui os consumos.

manuel comprei a sonda que me indicas-te sabes-me dizer como a coloco?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

lamento. não conheço a configuração do teu tanque, mas a ideia é colocá-lo tão próximo da saída de aqs quanto possível e convenientemente isolado. no meu caso foi fácil pois existia um encaixe apropriado para isso.
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

boas,

mais um dia mais um relatório.

hoje deu para a loiça almoço e jantar e deu para dois magnificos banhos com água a escaldar nada como de ontem, hoje estava muito bom, amanha tenho de ir diminuir a temperatura na vávula/misturadora (aquela "troneira" que liga a fria com a quente do tanque).

quanto ao contracto, veio cá o tecnico instalador e eu disse que não concordava com aquela clausula e ele compreendeu e até me monstrou outro contracto de outra marca e era igual, e levou para tras para ir denunciar á marca, amanha diz-me qualquer coisa.

depois tivemos na conversa e descobri muitas coisas sobre os paineis solares para o aquecimento de água e tambem dos fotovoltaicos.

não sabem de nenhuma cena para colocar no "telefone" do chuveiro para contar os litros? por curiosidade, já que vou contar a enegia gasta (até agora 0) tambem podia ver o consumo de água.


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por mamilcar »

jackslater Escreveu:boas,

mais um dia mais um relatório.

hoje deu para a loiça almoço e jantar e deu para dois magnificos banhos com água a escaldar nada como de ontem, hoje estava muito bom, amanha tenho de ir diminuir a temperatura na vávula/misturadora (aquela "troneira" que liga a fria com a quente do tanque).

quanto ao contracto, veio cá o tecnico instalador e eu disse que não concordava com aquela clausula e ele compreendeu e até me monstrou outro contracto de outra marca e era igual, e levou para tras para ir denunciar á marca, amanha diz-me qualquer coisa.

depois tivemos na conversa e descobri muitas coisas sobre os paineis solares para o aquecimento de água e tambem dos fotovoltaicos.

não sabem de nenhuma cena para colocar no "telefone" do chuveiro para contar os litros? por curiosidade, já que vou contar a enegia gasta (até agora 0) tambem podia ver o consumo de água.

boas,

deves ter a valvula misturadora regulada para proximo dos 50/55º !...
não sei quis são as tuas preferencias mas talvez fosse melhor regulares a válvula para uma temperatura ligeiramente acima da do “conforto” para banhos.
assim... não precisas de misturar agua na torneira da banheira (é mais pratico!..), poupas agua e, principalmente, rentabilizas o teu ts, isto é, se a temperatura da agua no ts for de +/- 90º e se a válvula estiver regulada para +/- 40º quase que duplicas a capacidade do teu do mesmo!....

um abraço


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

boas,

mais um dia e este deve ser o ultimo relato, mais 2 banhos mais 2 lavagens de loiça mais agua quente ecologica e á borlix.

regulei a misturadora mas ainda posso dar lá mais um toque, depois quando o tempo começar a ficar mais frio logo ajusto.

só volto a relatar caso exista alguma novidade.

consumos electricos por enquanto nicles, nada, rien. quando houver eu digo.

mais um greenperson satisfeito.

um abraço e obrigado por tudo, qualquer dúvida digam que se eu poder ajudar, ajudo.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”