Programa energia solar - Sanitech

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

mantém-te por aqui. sabes que vão sempre aparecer outros a fazer as mesmas perguntas que tu e pedir a partilha de experiências.
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

claro que vou ficar por aqui, ideias não me falta para novas energias.

para mim é que dei por encerrado este tópico, pelo menos por enquanto.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

report, água quente ainda não faltou mas com tempo enebuado a minha resistencia já ligou, e não gasta assim tão pouco.


uma duvida eu tenho a minha resistencia a ligar entre as 18:00 e 19:00 caso seja preciso, porque os banhos são apartir dessa hora. a minha questão é será que era mais rentavel se eu ligasse das 5:00 ás 6:00 para aproveitar a bi-hóraria?

eu acho que não compensa porque posso estar aquecer água (a metade do preço) que só vai ser utilizada á noite e durante o dia até pode fazer muito sol.


FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por FSC »

jack, que apoio ao solar tens?
estive a ler este tópico e concordo perfeitamente com o termo-acumulador em série com o ts. assim tens sempre água quente e não tens preocupações com temporizações, tarifários e legionella. só é preciso colocar uma misturadora à saída do termo-acumulador. se tiveres água quente no ts a resistência no termo-acumulador não vai ligar porque a água que nele entra já vai quente. é simples. o termoacumulador só tem de aguentar temperaturas até 95 graus. resistências nos ts é que me fazem confusão. de manhã temos de ter água quente e quando começa a haver sol, o painel vai aquecer o quê? água quente!!!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

ts é que me fazem confusão. de manhã temos de ter água quente e quando começa a haver sol, o painel vai aquecer o quê? água quente!!!
pois eu tenho a ligar das 18:00 ás 19:00 caso a agua do tanque seja inferior a 45º (a resistencia esta a desligar aos 45º), porque não acho nada eficaz ligar na hora da bi-horária ou seja de madrugada porque depois durante o dia a água já esta quente.

quanto ao termo-acumulador ainda tenho de pensar bem nisso porque não fica barato, mas a ideia é essa, o termo-acumulador é abastecido pelo ts e só liga para compensar quando os dias teem pouco sol e como esta resguardado não sofre grandes perdas de calor.

ando a fazer as leituras, e por azar tenho tido dias muito enebuados mas pelo andar da carrugem ou tenho de colocar o esquentador com modulo solar ou entao com o termo-acumulador situações a estudar depois de usar uns meses para ver o real gasto da resistencia.


Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por Shrek »

jackslater Escreveu:
ts é que me fazem confusão. de manhã temos de ter água quente e quando começa a haver sol, o painel vai aquecer o quê? água quente!!!
pois eu tenho a ligar das 18:00 ás 19:00 caso a agua do tanque seja inferior a 45º (a resistencia esta a desligar aos 45º), porque não acho nada eficaz ligar na hora da bi-horária ou seja de madrugada porque depois durante o dia a água já esta quente.

quanto ao termo-acumulador ainda tenho de pensar bem nisso porque não fica barato, mas a ideia é essa, o termo-acumulador é abastecido pelo ts e só liga para compensar quando os dias teem pouco sol e como esta resguardado não sofre grandes perdas de calor.

ando a fazer as leituras, e por azar tenho tido dias muito enebuados mas pelo andar da carrugem ou tenho de colocar o esquentador com modulo solar ou entao com o termo-acumulador situações a estudar depois de usar uns meses para ver o real gasto da resistencia.
a minha opinião é a seguinte:
se o acumulador aguentar 12h sem grandes perdas de temperatura, claramente que se ligares 1 hora durante a período vazio é cerda de 40% mais barato, ou seja, se o ligares entre as 6h e as 7h da manhã e quando chegar às 18/19 a temperatura da água for suficiente para os banhos vais gastar menos concerteza.
se a tua resistência é de 1800w, 1h em cheio custa €0,233 e em vazio €0,125 (já que tens contador, podes confirmar estes valores?).
o uso dum apoio parametrizado para uma certa hora com tempo incerto pode ocasionar desperdicio. no entanto, não quer dizer que seja de 100%. repara que se durante o dia estiver sol, vais ter com certeza água a uma temperatura boa para os banhos do fim do dia e ainda o que não gastares fica no depósito. durante a madrugada, vai apenas gastar o necessário para repor a temperatura regulada (45º). atingindo esta, a resistência desliga-se.
por outro lado, se 1 hora de dia é suficiente e pelas perdas que tem precisares de 2 horas de madrugada para garantir banhos ao fim do dia, então é preferível 1 hora de dia.
quando durante o dia houver sol para elevar a temperatura a 45º, com programação para dia não gastarias nada mas durante a madrugada ias gastar porque consumiste no fim do dia...
tens de experimentar qual das opções te fica mais barata e ir afinando as regulações jogando no limite do apoio electrico...

eu estou com o mesmo dilema. mais complicado para mim porque temos hábitos diferentes e os banhos são de manhã, de tarde e ao fim do dia. assim, estou a tentar gastar, para já, só em vazio. como ontem à noite a água já estava só a cerca de 33º, programei para se ligar hoje de madrugada durante 1,5h. depois dos consumos de hoje, a água à pouco estava nos 38º o que quer dizer que para já é suficiente. quando deixar de ser, vou aumentando em incrementos de 15 minutos. até pode vir a ser necessário ligar 1h de dia... aliás, esta hora durante o dia faz parte das minhas estimativas de consumo anual.

quanto à adição dum termo-acumulador faz bem as contas sobre quantos kw de apoio podes comprar com o que vais gastar na sua aquisição e instalação... e não te esqueças que vais continuar a usar apoio electrico com ele.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por CrOhN »

não sei se é o vosso caso, mas no meu sistema a resistência fica a meio do acumuldador, assim como a sonda do termostato. desta forma, a resistência electrica tende a aquecer só a parte superior do acumulador. mesmo que esteja sempre ligada, só aquece a parte de cima, o sol quando aparece, aquece a partir de baixo, já que o permutador é na parte inferior. é um pouco como ter um acumulador com 2 serpentinas.


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

boas,

alguem trabalha com um medidor de consumos da velleman?

configurei-o e coloquei a tarifa da bi-horária das 22:00 ás 8:00 - 0,06 e das 8:00 ás 22:00 - 0,13

o problema é que já gastei 7,7 kwh o que pelas minhas contas isto dá +/- 1 euro e no contador de consumos dá 3,50 euros.

em que devo confiar no kwh e depois faço as contas ou nas contas do medidor?


nota: no campo do tempo aparece 0.98 será que para ele a hora não é 60 minutos, não sei achei estranho.


um abraço


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

atenção que a montagem de um acumulador suplementar, como foi aqui sugerido, exige equipamento suplementar. bomba regulador e sensores.
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

alguem sabe-me dizer quanto custa um modulo solar para um esquentador? sei que na medida do governo custam 100 euros.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por PaulOL »

jackslater Escreveu:alguem sabe-me dizer quanto custa um modulo solar para um esquentador? sei que na medida do governo custam 100 euros.
viva

por volta dos 80€ + iva


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por PaulOL »

vivam

como vem ao assunto, algumas vezes, os termoacumuladores convem alertar que a gama mais comum no mercado, sá permite temperatura máxima de 75º. pois os que permitem 95º é preciso acrescentar muitos mais €€€€....


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

boas pessoal da água quente ecológica,

depois de aquase um mês de utilização vou deixar aqui um resumo de gastos:


resistência electrica : 3,12 euros
atenção que não utilizei a resistência durante 10 dias.


tenho a resistência a ligar das 6:00 ás 7:00 e das 18:00 ás 19:00, depois de vários testes até ao momento este foi o melhor plano para ter água quente todo o dia excpto ás por volta das 15:00 e as 17:00 caso não tenha existido sol.
mas esse periodo não necessito de água.


agora vamos ver como correr dezembro vai estar sempre ligado.

quanto á misturadora tem estado a 3,5 e podia até estar a 3 mas prontos, calculo que para o mês que vem vá aumentar para 4 ou 4,5 depende do frio.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por PaulOL »

quanto á misturadora tem estado a 3,5 e podia até estar a 3 mas prontos, calculo que para o mês que vem vá aumentar para 4 ou 4,5 depende do frio.[/quote]


viva,

como ainda não tenho sistema montado, pode trocar por "miudos", como quem diz, por ºgraus de temperatura os valores citados neste paragrafo?
como pode compreender esses nºs são...???

obg.


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

manuelcar, para o termoaculador é preciso bomba e sensores?? explica?

no meu ver era montar na garagem um termoacumulador que recebe agua do aqs, ou seja quando abro a agua quente sai agua do ta e entra água proviniente do ts e ao sair do ts entra a da rede ou seja pressao ok.

ou estou a explicar mal ou nao funciona assim?

estou sériamente a pensar colocar um de 50l por aqui por estes lados gasta-se bastante água e com o tempo váriavel é dificil arranjar uma programação mais eficiente possivel.

com o ta de 50l como apoio alem de não sofrer perdas por estar ao tempo era rápido aquecer (quando necessário) por a água já estar pré aquecida no aqs.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

o que falávamos aqui, ou pensei eu, era de um acumulador suplementar para onde é enviada a água quente a partir de uma certa temperatura do acumulador principal. para o esquema que eu estava a pensar são necessários sensores, bomba e controlador diferencial. devo ter feito confusão...
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

já se falou tanta coisa se calhar até falamos nisso.

mas achas que é viável a questão do ta de 50l como apoio?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

eu acho que vale a pena ter um segundo acumulador em situações específicas. no entanto não me parece um investimento razoável no teu caso e tendo um termosifão com resistencia. nesse caso não necessitas de mais nada senão ir acertando os horários da resistencia e os horários dos duches.
o que eu estava a pensar era uma situação diferente que recolhia a energia num tanque secundário e seria aqui que o apoio iria funcionar. mas em rigor isto era um sistema de circulação forçada, portanto uma coisa completamente diferente.
eu tenho um cf e tenho um tanque de 650 litros que faz aqs e ac. no entanto acho o tanque excessivamente grande uma vez que não tem nenhum sentido acumular tanta energia no tanque quando o piso radiante também é um excelente acumulador.
o tanque que tens no telhado tem um isolamento muito melhor do que os termoacumuladores eléctricos e foram desenhados para estarem expostos à intempérie. a resistencia aquece cerca de metade do volume de água pelo que deve bastar ligá-la meia ou uma hora antes da hora dos duches. isso vais acertando com a experiencia.
se tomas duches ao fim do dia já sabes que se o dia esteve relativamente pouco nublado a resistencia não vai ligar. se tomas duche de manhã vai acontecer mais ou menos o mesmo compensando apenas as perdas da noite. isto são apenas cerca de 3 meses no ano, não há grande crise porque os gastos anuais e o consumo de energias fósseis serão grandemente reduzidos graças ao excelente e inteligente investimento que fizeste.
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

só pensei nisso porque sou muito "picuinhas", e este mes vamos no dia 5, já gastei 2 euros em energia porque o tempo esta muito enublado, mas é como tu dizes são so 2 ou 3 meses, antes de avançar para uma ideia destas vou esperar que passe o inverno e o proximo verão para tirar melhores conclusões.

um abraço

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”